Painéis térmicos de fachada de clinquer: características de aplicação e detalhes de instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Especificações
  4. Regras de instalação
  5. Fabricantes e avaliações

A fachada é conhecida por ter uma função protetora e decorativa. Para sua organização, são utilizados materiais como isolamento, placas e painéis de revestimento, além de filmes impermeabilizantes e a vapor. Porém, hoje existe um material que combina as melhores propriedades das telhas de clínquer e do isolamento de poliuretano. Estamos falando de painéis térmicos.

Peculiaridades

Os painéis térmicos de clínquer são um material que desempenha simultaneamente a função de isolamento e a função de material decorativo de fachada. Estruturalmente, o painel térmico inclui várias camadas.

  • Telhas de clínquer, que contém argila natural de graus gordurosos especiais. A matéria-prima é submetida à queima de alta temperatura, devido à qual adquire maior resistência e resistência à umidade. Externamente, o clínquer é semelhante à superfície da alvenaria. Dependendo do tipo de material, pode imitar tijolos de diferentes tamanhos e tonalidades, tijolos envelhecidos, bem como superfícies de pedra bruta ou processada. A espessura do clínquer está na faixa de 7-15 mm.
  • Isolamento, devido ao qual uma baixa condutividade térmica do ladrilho é alcançada. O mais comum, devido às suas propriedades técnicas, é a espuma de poliuretano. Quando combinado com o clínquer, forma um produto incombustível, uma vez que ambos os componentes não se inflamam e não emitem compostos tóxicos sob a influência de altas temperaturas. O poliestireno pode substituir a espuma de poliuretano. A espessura da camada de isolamento térmico é de 30 a 100 mm.
  • Camada de chips de mármore ou lascas de madeira comprimidas, que atuam como um componente de reforço, conferem rigidez adicional à placa. Além disso, quando se trata de uma camada de cavacos, também contribui para o aumento da eficiência térmica do material. Isso se deve ao fato dos cavacos serem feitos de madeira de coníferas, que se caracteriza por sua capacidade de reter bem o calor.

Todas as camadas são presas com segurança, formando um painel térmico monolítico. Este projeto é o mais popular entre os painéis rachados.

Existem também opções de duas camadas, que consistem apenas em clínquer e isolamento, e quatro camadas, semelhantes às três camadas, mas com uma camada refratária adicional.

A fixação dos produtos à fachada é efectuada "a seco", por meio de fechos e sistemas, ou "húmida", utilizando adesivos e outras misturas, métodos. Os painéis térmicos do tipo PK-1, PK-2, que possuem travas especiais que se encaixam nos elementos da moldura, são fixados pelo método "seco". Os painéis do tipo PK-1F e PK-2F são mais versáteis, podem ser colados na fachada ou fixados na caixa. A escolha de um método de instalação específico deve-se principalmente ao estado da fundação do edifício, à capacidade de suporte da sua fachada, bem como à condutividade térmica das paredes da fachada.

Vantagens e desvantagens

O próprio ladrilho de clínquer é um material de acabamento popular, o que é bastante lógico, dadas as suas características de alto desempenho. No entanto, o clínquer não difere na eficiência térmica, ao passo que a sua combinação com o isolamento permitiu obter um material ainda mais eficaz para a decoração de interiores e exteriores.

Os painéis térmicos com superfície de clínquer apresentam as seguintes vantagens:

  • indicadores de alta resistência;
  • longo período de operação - até 25-30 anos;
  • eficiência térmica do material;
  • melhor desempenho do isolamento acústico;
  • preservação da cor do material devido à ausência de corantes na composição da matéria-prima - esta ou aquela tonalidade proporciona certos tipos de argila e pequenas mudanças na tecnologia de seu cozimento;
  • resistência a extremos de temperatura;
  • bioestabilidade - mofo, fungos e outras formas de vida de microorganismos não aparecem na superfície do material, os roedores o contornam;
  • Amizade ambiental;
  • facilidade de instalação - o isolamento é realizado de forma mais fácil e rápida devido à rejeição da instalação alternada de isolamento e revestimento;
  • versatilidade de uso;
  • a capacidade de ocultar pequenos defeitos na superfície da parede ao escolher uma fachada cortina;
  • aparência atraente e respeitável;
  • resistência à umidade, permeabilidade ao vapor;
  • altas taxas de segurança contra incêndio;
  • resistência à geada;
  • resistência ao clima.

Não é novidade que um material com características tão impressionantes tem um custo mais alto do que muitos outros.

Nomeando as lacunas, profissionais e usuários comuns notam o grande peso do material, portanto, exige o reforço da fachada e do alicerce, sua fragilidade durante o transporte, instalação e armazenamento. Mesmo caindo de uma pequena altura, o painel térmico de clínquer pode rachar ou estourar.

Especificações

Graças à tecnologia do ar de alta temperatura, foi possível obter um clínquer resistente à umidade. Suas taxas de absorção de água são de 2–4%. Isso, por sua vez, tem um efeito benéfico na resistência ao gelo do painel térmico. Pode suportar até 150 ciclos de congelamento e descongelamento (quantidade suficiente para 60-70 anos de operação) sem alterar suas características técnicas. O isolamento também é caracterizado pela baixa absorção de umidade, que é igual a - 0,5-1%.

Os números de força também são bastante impressionantes, com média de 3 kg / cm². Isto significa que terá de aplicar uma força de pelo menos 10 kg para arrancar pelo menos um elemento do painel térmico da parede. Na prática, uma tentativa de divisão do painel térmico em camadas acaba, no pior dos casos, na destruição do painel, mas não de forma alguma em sua divisão em camadas.

Todos os tipos de painéis térmicos pertencem à classe G-1, ou seja, são materiais que não suportam combustão. Uma característica da espuma de poliuretano e da espuma de poliestireno é a sua instabilidade à exposição aos raios ultravioleta. Sob a influência da luz solar, a camada de polímero superior do isolamento é destruída, o que causa uma violação da resistência do material. O uso de uma camada protetora de aparas minerais ou aparas de madeira de alguma forma neutraliza essa desvantagem. No entanto, o transporte e armazenamento adequados do material ajudarão a evitar a destruição do isolamento.

Deve ser transportado e armazenado em embalagem, sendo importante proteger da luz solar as embalagens abertas com painéis térmicos de clínquer.

Os painéis de clínquer podem ser de vários tamanhos. Não há requisitos de tamanho de governança padrão único. As mais difundidas são as lajes de 113x65 cm, por serem as mais convenientes na instalação. O peso do material varia de 10-23 kg e depende da espessura. Os painéis de clinquer da fachada são geralmente maiores e mais finos, enquanto os painéis do porão são menores, mas mais grossos.

Regras de instalação

A primeira etapa é calcular o número necessário de painéis. Para isso, é necessário saber a área da fachada (multiplicar seu comprimento pela largura), bem como a soma das áreas de todas as aberturas de portas e janelas. Além disso, o segundo é subtraído do primeiro valor. O resultado é a área prevista para o revestimento.

Conhecendo o tamanho dos ladrilhos, será possível calcular facilmente quantas peças são necessárias para cobrir 1 m². Normalmente, essas informações ainda contêm instruções para o material. O número resultante de ladrilhos para um m² só pode ser multiplicado pelo número de m² a serem acabados. Se você obtiver um número fracionário, arredonde-o. Além disso, não devemos esquecer que é necessário um estoque - normalmente, este é outro 7-15% do material total.

O revestimento da casa deve começar com a preparação das superfícies das paredes. Eles devem ser limpos e nivelados. Se um sistema articulado for usado, é possível não se esforçar para eliminar todos os pequenos defeitos.

É imperativo aplicar 2-3 camadas de primer na superfície, o que protegerá a fachada da umidade e microorganismos, e também irá melhorar a adesão dos materiais. Além disso, ao longo do pedestal, 20 cm abaixo do nível do chão, um perfil de alumínio é montado - esta é uma espécie de início para as fileiras de clínquer subsequentes. Comece posicionando os painéis pelo canto esquerdo inferior, formando uma fileira horizontal.

A cola é aplicada na própria superfície das paredes e nos ladrilhos. Espalhe a cola na parede sobre uma área um pouco maior que a área do ladrilho. A cola deve ser aplicada no lado avesso do ladrilho, é mais cómodo fazê-lo com talocha dentada. Além disso, o painel é pressionado contra a parede, nivelado e mantido por algum tempo para melhor fixação.

O material não deve ser empilhado de ponta a ponta, é necessário manter um pequeno espaço entre os elementos. Isso pode ser feito usando balizas de construção. Se estiver ausente, uma haste de aço com seção transversal circular e diâmetro de 6–8 mm é adequada.

Para decorar os cantos, você pode usar elementos de canto especiais ou prender painéis em cada lado do canto, mantendo a junta no ponto mais agudo do canto... Após a secagem da cola, todas as juntas são seladas com um composto à base de silicone. À medida que este último endurece, as costuras são tratadas com argamassa. Deve ser elástico e resistente à umidade. A tonalidade da argamassa é combinada com a cor dos painéis para criar o efeito de uma parede monolítica ou um tom mais escuro ou mais claro do que a tonalidade do material de base, então uma imitação muito realista da alvenaria é obtida.

A instalação do sistema de dobradiças é feita de forma um pouco diferente.

  • Um subsistema é montado em superfícies preparadas feitas de perfis de metal ou toras de madeira.
  • Os elementos metálicos devem ter proteção anticorrosiva, e as superfícies de madeira da caixa devem ser impregnadas com anti-sépticos e retardantes de fogo. Fixa-se à fachada com buchas.
  • Além disso, os painéis térmicos são pendurados na caixa com a ajuda de fechos. Em alguns casos, a parede sob a caixa é protegida com uma película permeável ao vapor, por exemplo, ao colocar painéis em concreto aerado.

É assim que as fachadas ventiladas costumam ser organizadas. Sua característica é uma folga de ar entre a parede e o material de revestimento.

Um ponto importante: ao calcular a quantidade necessária de material para uma fachada com dobradiças, você deve calcular a área do torneamento, não a fachada. Se você negligenciar esta regra, o material pode não ser suficiente.

Durante o trabalho, não podem ser evitadas situações em que é necessário cortar o painel de clínquer. Para isso, é melhor usar duas ferramentas: para o clínquer - com um disco de diamante, uma camada de isolamento - com uma faca térmica. Isso evitará rachaduras nas telhas e a perda de partículas de isolamento no corte.

Fabricantes e avaliações

Existem muitos tipos de painéis térmicos no mercado hoje. Você só deve confiar em marcas conhecidas e com boa reputação. Clínquer de qualidade é produzido há muito tempo na Alemanha.

Hoje, os painéis térmicos revestidos de clínquer podem ser encontrados nos produtos das empresas alemãs Feldhaus Klinker, Stroeher, ABC. Eles são da mais alta qualidade, quase sempre com uma camada de reforço e um revestimento à prova de fogo. Estes últimos garantem a segurança dos produtos e sua durabilidade. Entre as desvantagens está o alto custo de produção.

Os painéis poloneses são cerca de 20% mais baratos do que os alemães. No entanto, as empresas líderes realizam a produção com tecnologias alemãs. O resultado são produtos mais acessíveis e não inferiores em qualidade aos alemães. Przysucha e Cerrard estão entre as marcas polonesas de painéis térmicos que têm sido muito apreciadas pelos usuários.

Por muito tempo, não houve fabricantes nacionais que produzissem produtos de qualidade.Felizmente, a situação está começando a mudar hoje - painéis decentes de clínquer Agora, fabricantes da Rússia também são oferecidos por empresas como "Workshop of Facade Materials", Termosit, UMB e FTP-Europa... Demonstrando boa qualidade, esses painéis são 20-30% mais baratos do que os produtos europeus.

Placas baseadas em espuma de poliuretano geralmente têm um custo mais alto do que as contrapartes com poliestireno expandido. Isso se deve às melhores propriedades de isolamento térmico da espuma de poliuretano, aos melhores indicadores de respeito ao meio ambiente e resistência ao fogo.

Para obter informações sobre como instalar os painéis térmicos frontais, consulte o vídeo abaixo.

1 comentário

Nossa casa fora da cidade acabou sendo simplesmente maravilhosa. Bem isolado com painéis térmicos de clínquer e tem uma aparência bonita. Pelo dinheiro, ficou tudo bem, que tudo é rápido e simples, você pode fazer por conta própria. Claro, a casa ficou mais quente e agora não há umidade nos cantos.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário