Casa para um terreno estreito: projetos e arranjo
Parcelas estreitas não são incomuns, especialmente onde os terrenos são caros. Apesar das peculiaridades de tal território, não é tão difícil escolher um projeto de casa para construir. Você pode escolher a opção de um andar ou dois, fornecer um local para arrumar uma garagem ou fazer um sótão.
Peculiaridades
Uma seção estreita é considerada uma área com largura de 15 a 25 metros, enquanto o comprimento mínimo começa a partir de 10 metros. Na hora de construir é preciso levar em conta várias normas, observar uma certa distância até a sebe, a casa vizinha, e com isso, não sobra tanto espaço livre.
Nela só pode ser colocada uma longa construção retangular, o que não agrada os proprietários, que temem que a casa se assemelhe a um quartel.
Na verdade, nem tudo é tão assustador, casas para lotes estreitos podem ter um visual atraente e moderno, se você escolher o projeto de construção certo.
A peculiaridade de tais estruturas é que sua área é limitada e raramente ultrapassa 150 metros quadrados. Se isso não for suficiente para você, você pode aumentar a área residencial adicionando uma superestrutura no segundo andar. Um compromisso mais econômico poderia ser o sótão. Freqüentemente, os proprietários de terrenos estreitos sofrem de falta de privacidade se as casas vizinhas estiverem localizadas próximas umas das outras.
Este problema pode ser resolvido com o auxílio do projeto paisagístico e da correta localização dos espaços verdes. Há também um ponto positivo - a aquisição de um lote estreito costuma ser mais barato. Além disso, normalmente próximo a tais locais já existe uma infraestrutura pronta, você pode trazer todas as comunicações para a casa para uma estadia confortável.
Visualizações
Existem várias variações de estruturas típicas que são adequadas para a construção de um território não padronizado. Essas casas já foram projetadas levando em consideração as peculiaridades de uma estreita faixa de terreno e permitem o aproveitamento ergonômico da área do local.
Tipo americano
Uma opção bastante popular para o desenvolvimento do setor privado nos Estados Unidos. A casa tem uma forma retangular, os parâmetros típicos são 6x12 metros. Ao mesmo tempo, o edifício é de dois andares, de modo que todas as áreas de serviço e utilidades podem ser colocadas dentro para uma estadia confortável.
O layout geralmente é semelhante a este:
- o primeiro andar contém uma sala de estar grande o suficiente para tal chalé, uma cozinha e sala de jantar combinadas, um escritório e um banheiro;
- no segundo andar há dois quartos espaçosos - master e convidado, além de duas crianças. Além disso, há um banheiro e outro quarto pequeno com toalete e chuveiro.
Essa casa é projetada para uma família com 2 a 3 filhos, enquanto também há um espaço para receber convidados. O prédio de dois andares permite que você mantenha a privacidade em detrimento dos quartos privados, mas ao mesmo tempo cria um espaço comum onde os residentes podem se reunir e passar algum tempo juntos.
Além disso, uma grande vantagem pode ser considerada a presença de vários banheiros.
Com sótão
Esta é uma opção mais econômica do que uma de dois andares. Menos material é gasto na construção de tal edifício, mas, ao mesmo tempo, a presença de um sótão permite que você forneça espaço adicional. A casa, via de regra, tem dimensões de 16,5x5 metros, enquanto o teto do térreo é alto o suficiente, o que cria uma sensação de amplitude. Uma grande varanda está anexada ao final do edifício.
Um layout típico implica a seguinte disposição de quartos:
- no rés-do-chão encontra-se uma confortável sala de estar combinada com uma pequena cozinha, um quarto de vestir e uma casa de banho;
- no segundo andar existe uma área de lazer, que inclui dois quartos, cada um com uma casa de banho separada.
Esta opção é adequada para um jovem casal ou uma família com um filho. Um dos quartos pode ser convertido em berçário. A presença de banheiros separados permitirá que todos os residentes se sintam confortáveis.
Com garagem
Muitas pessoas têm um carro, então você precisa fornecer uma vaga para ele no site. A garagem pode ser montada diretamente sob o telhado da casa, deixando espaço suficiente no interior. Essa estrutura será um pouco mais longa - 19 x 6,5 metros, o que permite acomodar tudo o que você precisa.
O layout dessas casas inclui:
- garagem no rés-do-chão, podendo o acesso ser feito tanto pelo portão de entrada, como por uma porta independente, pelo interior do edifício;
- além disso, a cozinha encontra-se abaixo, conjugada no mesmo espaço com a sala, e com uma instalação sanitária;
- no segundo andar encontram-se três amplas salas de estar onde se podem equipar os quartos e quartos das crianças, bem como duas casas de banho.
No interior tem tudo o que precisa para a vida, e o layout com garagem sob o telhado permite não sobrecarregar o local com estruturas adicionais e economizar um pouco durante a construção.
O edifício é adequado para uma família jovem com crianças, existe espaço suficiente no interior para que todos os membros da família tenham o seu próprio espaço.
Projetos
Você pode considerar exemplos de planos prontos para entender como equipar uma casa comprida. Esses projetos geralmente envolvem 1-2 andares, enquanto a casa pode ser de tijolos ou estrutura. A opção de três andares pode ser uma solução original, no entanto, o edifício será bastante pesado. Isso impõe uma série de restrições - nem todos os locais podem ser usados para essa construção, portanto, essas casas são consideradas com muito menos frequência.
O layout interno das instalações deve ser planejado de forma a acomodar tudo o que você precisa - áreas técnicas, espaço geral e pessoal. Com isso em mente, o projeto deve ser selecionado individualmente - nem todo mundo precisa de uma casa de três quartos. Mesmo um edifício com largura não superior a 6 metros pode ser confortável e conveniente se tudo for planejado corretamente. Também opções populares são 7 x 11 ou 9 x 13. Essas casas podem ser usadas como uma casa de campo ou moradia para um jovem casal.
Parcelas estreitas geralmente são pequenas, para 3-4 acres, menos freqüentemente existem parcelas de 6 ou 8 acres, então a área principal é ocupada por uma casa de um ou dois andares. O resto da área pode ser plantado com uma pequena horta ou horta.
Uma história
Usando este projeto como exemplo, você pode considerar todas as características de uma pequena casa. O prédio tem um andar, mas ao mesmo tempo acomoda tudo que você precisa:
- existe uma cozinha combinada com uma sala de jantar e sala de estar;
- a área comum não está dividida em quartos separados, o que permite criar uma sensação de amplitude;
- na outra parte da casa existe um quarto grande e dois quartos mais pequenos - podem ser usados como quartos de crianças ou de hóspedes e, se desejar, pode equipar um escritório numa divisão separada;
- só existe uma casa de banho neste edifício, tipo combinado;
- há também uma garagem sob o telhado.
Além disso, na varanda, você pode equipar um terraço de verão para relaxar. A área dessa casa é de 113 m². m. Este projeto é adequado para uma família de 2-4 pessoas. Uma característica interessante - o diagrama fornece uma lareira, que pode se tornar uma solução original no interior da sala. Não é muito difícil equipá-lo em um chalé particular, você pode notar essa ideia.
Double decker
Uma pequena área impõe certas restrições. Uma casa com dois pisos permite-lhe expandir a área habitacional e manter-se dentro do enquadramento dado. As dimensões desta estrutura são 9x13, mas no seu interior estão todas as premissas para uma estadia confortável:
- no rés-do-chão existe uma zona comum - combina sala de estar, cozinha e sala de jantar;
- há também um pequeno quarto e um banheiro próximo;
- além disso, existe uma garagem para um carro e do outro lado da casa existe uma esplanada;
- o segundo andar contém três quartos - um grande e dois pequenos, uma casa de banho e um quarto de vestir;
- além disso, a casa possui varanda.
Uma casa de campo com esse layout é adequada para uma família grande - há um local para equipar os quartos das crianças separados e dar espaço pessoal a cada criança. Uma varanda e um terraço são uma boa solução, no verão você pode passar um tempo lá com a família e amigos. A área total deste edifício é de 140 m². m.
Dicas de construção
Para o desenvolvimento, você pode usar um dos projetos padrão, adaptando o esquema para atender às suas necessidades. No entanto, é importante cumprir certos padrões. De acordo com SNiP 2.08.01-89, os seguintes requisitos se aplicam a edifícios residenciais:
- se houver 2 ou mais quartos, a área da sala de estar deve ser de pelo menos 16 m². m;
- os próprios aposentos e a cozinha não podem ter menos de 7 a 8 m². m;
- a largura mínima do corredor é de 0,85 sq. m, e o corredor tem 1,4 sq. m.
Também é importante ter em mente que o comprimento da sala não deve exceder a largura em mais de duas vezes. Os padrões devem ser seguidos para que o projeto receba a aprovação das agências governamentais que emitem licenças de construção.
Para não se confundir com os cálculos, pode contactar os especialistas que prestam serviços para o desenvolvimento de layouts individuais. Ao mesmo tempo, você pode fazer um esboço para tornar mais fácil para o arquiteto entender seus desejos.
O layout deve ser ergonômico, confortável para os residentes, portanto, todos os cômodos devem estar corretamente posicionados.
- Na parte inferior, geralmente são colocadas as áreas comuns - sala de estar, cozinha, sala de jantar. Eles também equipam uma sala de caldeira lá. Às vezes, eles adicionam um quarto de hóspedes e um banheiro.
- O segundo andar é reservado para espaço pessoal - quartos, creches, um escritório, um camarim. Via de regra, há 1 ou 2 banheiros próximos aos quartos.
- A garagem pode ser localizada na cave. Se for possível equipá-lo, geralmente aí são instalados uma sala de caldeiras e um depósito. Às vezes, eles adicionam uma oficina, sauna, lavanderia.
A melhor opção para um pequeno chalé não é dividir a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar em divisões separadas, mas sim organizar várias zonas numa divisão grande para poupar mais espaço livre.
Várias técnicas de design irão ajudá-lo a definir os limites, por exemplo, usando diferentes tipos de piso, instalando uma barra ou estante aberta, pintando as paredes com cores contrastantes.
Você também pode economizar espaço usando as escadas se escolher um modelo de parafuso. No entanto, vale a pena considerar que será difícil para pessoas mais velhas ou crianças pequenas subirem escadas. Se houver tais membros da família na casa, então é melhor escolher uma opção menos traumática. Como um meio-termo, você pode considerar uma escada nos parafusos. Devido aos fechos especiais, parece que está flutuando no ar, então este design não parece volumoso, mesmo em um pequeno corredor.
É bom se você conseguir construir uma casa com as extremidades a oeste e a leste. Esse arranjo ajudará a criar luz solar uniforme ao longo do dia. É bom se o terreno for contíguo com a estrada pelo norte - então nessa parte pode equipar uma garagem e fazer uma sala de estar pelo sul. Existem outras nuances que podem ser úteis:
- na hora de organizar a fachada, é melhor escolher um design minimalista para não desordenar uma pequena cabana;
- um telhado em estilo chalé que se projeta do prédio é uma boa opção se você planeja fazer um terraço;
- para liberar mais espaço no local, pode-se colocar a casa com um dos lados quase próximo à cerca.
Um edifício bem projetado será aconchegante e confortável. Você pode verificar isso olhando para as casas já construídas.
Belos exemplos
O edifício de dois andares em estilo minimalista moderno não parece volumoso, apesar da silhueta alongada. A casa tem uma pequena varanda e uma esplanada de verão aberta, enquanto há espaço livre suficiente no terreno.
Versão compacta com garagem.A casa tem dois andares, o que permite expandir a área de estar. Uma área de lazer pode ser organizada acima da garagem.
Uma pequena casa com sótão é uma ótima opção. O telhado largo cria uma cobertura sobre a varanda, para que não tenha de se preocupar com chuva ou mau tempo. O projeto inclui ainda uma garagem no rés-do-chão.
Opção com sótão. Uma solução interessante são as claraboias, que permitem o acesso aos raios solares e tornam os quartos mais luminosos. Esta casa tem uma pequena varanda e garagem.
Casa estreita de um andar, adequada para uma família de 2-3 pessoas ou como casa de campo de verão. A garagem está anexada a um dos lados e uma entrada de automóveis está equipada.
Aconchegante casa térrea com terraço de verão. Para um melhor acesso à luz natural, estão equipadas janelas panorâmicas. Uma das laterais da casa fica praticamente ao lado da cerca para economizar espaço livre no local.
O comentário foi enviado com sucesso.