Opções de belo revestimento para casas de madeira: características de escolha e uso
Durante a construção ou restauração de uma casa de campo, uma das funções principais é atribuída ao revestimento externo do edifício. A aparência do edifício depende inteiramente dele, assim como várias características técnicas, cada uma das quais de grande importância.
Propriedades e características gerais
O negócio da construção e a introdução das mais recentes inovações estão avançando. A madeira natural como material para o revestimento de casas de campo e chalés continua a ser um dos materiais de construção mais populares e procurados.
Freqüentemente, os construtores, usando a madeira como material de revestimento, podem recorrer ao revestimento externo da casa. Isso permite que você alcance um resultado bonito e visível, crie a aparência de uma "cabana russa" e embainhe a casa com a mais alta qualidade. Existem muitas razões pelas quais é seguro dizer que o revestimento de uma casa é um procedimento de construção desejável e por vezes obrigatório.
Além disso, há uma série de fatores e pré-requisitos que devem ser considerados ao escolher um material de revestimento:
- Fatores climáticos desfavoráveis sempre podem contribuir para colapsos e algum tipo de destruição. Para evitar isso, recomenda-se o recurso a revestimentos residenciais, principalmente com proteção adicional contra encharcamento com umidade sedimentar e condensado.
- A água térmica e a permeabilidade ao vapor devem ser excluídas, proporcionando assim o revestimento da casa com material que pressupõe calor e impermeabilização de alta qualidade.
- O ruído também pode interferir, por isso vale a pena escolher um material com bom isolamento acústico.
- Acontece que, com o tempo, o painel freqüentemente perde sua aparência atraente devido ao desbotamento. Para prevenir uma situação indesejável, é recomendável escolher um material de revestimento que reaja firmemente à influência da luz solar e dos raios ultravioleta.
- O fogo pode ultrapassar a qualquer momento. Para evitar isso, existem materiais para revestimento doméstico, cujo uso irá proteger e proteger a casa de fogo aberto.
- Os especialistas muitas vezes apresentam requisitos de materiais que garantem a facilidade de instalação, o que torna desnecessário o uso de equipamentos especiais.
A melhor opção, segundo os construtores, é a escolha do material de revestimento, que desempenha principalmente funções de proteção e estética.
No entanto, os proprietários de residências muitas vezes têm que escolher entre confiabilidade e estética, já que é muito difícil encontrar um material que atenda a ambas as características.
Requisitos de acabamento de fachada
Para aumentar a vida útil da habitação, vale a pena cuidar da possível influência de fatores externos desfavoráveis e garantir a proteção das estruturas de suporte. Um bom isolamento térmico e barreira de vapor, excluindo a possibilidade de penetração de humidade para o meio da casa, bem como a sua evaporação no exterior são os principais objectivos de uma fachada de casa bem montada. Não se esqueça que a fachada é necessária não só para proteger toda a casa, mas o próprio edifício deve proteger a estrutura da fachada.É por isso o projeto do edifício em si é o aspecto mais importante no planejamento de toda a instalação.
Ao decorar paredes de toras de um edifício, vários materiais isolantes são usados mais frequentemente de uma vez para fornecer o melhor isolamento.
As condições meteorológicas e vários fatores externos representam um grande perigo para a fachada durante a execução dos trabalhos de acabamento. Caso contrário, terá de voltar a reparar a fachada todos os anos, e o processo é complicado e muito trabalhoso.
Para que o revestimento das toras da moradia a ser erguida não sofra, é necessário dar atenção especial aos diversos meios de proteção química a fim de prevenir a influência da chuva, vento, geada e outros fatores climáticos. Para que os raios solares não tenham um efeito negativo no revestimento, após a construção de uma casa a partir de uma viga arredondada, pode-se também recorrer ao uso de tinta acrílica sobre o revestimento.
Tipos populares
Casa de bloco
Entre os materiais modernos para revestimento de fachadas, uma das primeiras posições é ocupada por uma casa de quarteirão, que é evidenciada por estatísticas e críticas de consumidores. Este tipo de revestimento é especialmente popular no Canadá e no norte da Europa. A casa de bloco é utilizada não só para revestimento de fachadas, mas também para decoração de interiores. É uma placa de revestimento que se parece com uma casa de toras.
Ao escolher uma tábua para revestimento, deve-se prestar atenção aos anéis de crescimento: quanto mais próximos um do outro, melhor e melhor é a qualidade da madeira.
Além de a casa de bloco pertencer às opções mais econômicas, também é um material ecologicamente correto que possui características e vantagens características, a saber:
- durabilidade... O revestimento não racha nem deforma. Os fabricantes garantem que o revestimento com ripas de blocos e papelão ondulado manterá uma aparência atraente e estética por muitos anos;
- uma casa de bloco é freqüentemente revestida, se necessário, para esconder defeitos de construção;
- este material não é caracterizado por mofo, fungos e qualquer apodrecimento;
- a colocação de uma fachada com carril e o seu tratamento por meio de uma casa de bloco não implica conhecimentos especiais, exigindo também um mínimo de tempo e esforço;
- o material tem excelentes propriedades de impermeabilização, especialmente a casa de blocos de pinho, que inicialmente é necessária para ser processada.
Dos aspectos negativos do uso de uma casa de bloco, o seguinte pode ser distinguido:
- alta inflamabilidade, já que para sua fabricação é utilizada madeira, que está sujeita a incêndios;
- o material tem baixa permeabilidade ao vapor, o que aumenta o risco de condensação.
Resina
Uma boa opção na hora de escolher um material para o revestimento da fachada de uma casa é a ripa de madeira. Possui alto isolamento acústico e térmico, além de conferir à estrutura um efeito decorativo. Este material tem vantagens óbvias como:
- durabilidade, uma vez que não cede ao apodrecimento sob a influência de fatores externos, não é afetada por um ambiente úmido;
- proporciona uma aparência estética do edifício.
No entanto, também existem características negativas dessa escolha, a saber:
- precisa de cuidados cuidadosos;
- tem um preço alto;
- tem baixa resistência ao fogo;
- para manter uma aparência apresentável, é necessária uma pintura periódica.
Tijolo
Outro material popular preferido por muitos construtores para o revestimento de habitações rústicas é o tijolo. O revestimento final da fachada com tijolos dará à estrutura o aspecto mais estético e bem cuidado, porém, é importante notar que este é um prazer bastante caro, e nem todos terão que pagar. Como alternativa, você sempre pode recorrer ao uso de painéis de fachada de tijolo. Revestir a casa com tijolos é muito bom uma vez que este material tem as seguintes vantagens:
- o tijolo não é influenciado pelas condições climáticas e outros fatores externos que podem levar à degradação do material;
- o tijolo não é inflamável, porém, o efeito do fogo reduz o nível de sua resistência em mais de 50%;
- o material é caracterizado por um bom isolamento acústico.
Dentre as propriedades dos tijolos, também existem pontos negativos, como:
- possui características de baixa economia de calor, pelo que é necessário o uso de isolamento adicional durante o processo de construção;
- Preço Alto.
Grés porcelânico
O grés porcelânico é um material popular para o revestimento da fachada de uma casa, que protege bem de influências naturais e fatores externos. O acabamento com este material tem um visual atraente e moderno. O grés porcelânico apresenta as seguintes vantagens:
- possui propriedades de absorção de umidade, o que o torna não afetado pela umidade;
- as tensões mecânicas não representam perigo para o grés porcelânico devido à sua resistência e dureza características;
- é incombustível e monolítico. A sua construção é sólida e não apresenta fissuras.
No entanto, apesar de uma série de vantagens, as seguintes desvantagens deste material também devem ser observadas:
- tem alto custo e não é uma solução econômica;
- caracterizado por um processo de instalação complexo e demorado.
Telhas de clínquer
Os ladrilhos de clínquer são outro material ideal para decorar a fachada de um edifício de uma forma elegante e atraente. Além da aparência estética e apresentável, este material também proporcionará proteção contra fatores externos e intempéries, por isso se diferencia pela durabilidade e qualidade. Para a fabricação de telhas de clínquer, utiliza-se glicina de xisto, fundente e pigmento corante.
Os fabricantes enfrentam uma tarefa importante para prevenir até mesmo a menor falha e realizar o trabalho com eficiência. Caso contrário, ocorrerá deformação do material e o resultado do trabalho no produto se deteriorará visivelmente.
Muitos construtores dão preferência às telhas de clínquer, porque este material está em grande demanda devido a uma série de vantagens óbvias como:
- a utilização de telhas de clínquer proporciona uma longa vida útil devido às suas propriedades úteis e de alta qualidade;
- este material não se deforma como resultado da influência de geadas severas e mudanças bruscas de temperatura devido ao baixo nível de absorção de umidade;
- esse material é bom por sua despretensão e não requer cuidados especiais, pois pouca poeira se instala na superfície e raramente aparecem musgos e líquenes.
As características negativas deste material incluem o seguinte:
- fragilidade especial, já que o clínquer é feito de cerâmica;
- Preço Alto.
Tapume
Existem muitos materiais populares para revestimento e restauração de uma casa de campo, desde papelão ondulado até revestimento lateral. Ao recorrer ao revestimento exterior das casas, os construtores optam frequentemente pelo tapume. A aparência estética, o isolamento térmico de alta qualidade e a alta resistência conferem a este material de revestimento uma boa e honesta reputação no mercado. Na aparência, o revestimento é um painel estreito em forma de faixa com uma borda perfurada e fixação na forma de uma fechadura. Muitas vezes é usado nos casos em que é necessário ocultar quaisquer defeitos de construção e danos.
Existem os seguintes tipos de tapume:
- vinil;
- Madeira;
- cimento;
- aço;
- alumínio;
- cerâmica.
O tapume tem uma série de vantagens que descrevem suas características positivas, a saber:
- mantém sua aparência cara e estética por meio século, o que demonstra sua durabilidade como material. Além disso, na presença de revestimento lateral, a pintura permanente do revestimento não é necessária;
- ao escolher um tapume com instalação, é improvável que surjam problemas, uma vez que o projeto não implica trabalho complexo;
- em caso de contaminação do material do revestimento, pode-se limpá-lo facilmente com água comum.
O tapume também tem qualidades negativas como:
- a maioria dos revestimentos está sujeita a tensões mecânicas;
- não possui uma ampla gama de cores para todos os gostos;
- Preço Alto;
- as folhas de vinil tornam-se quebradiças no frio extremo.
Para edifícios combinados
Uma combinação de fachadas é uma ótima maneira de criar uma estrutura original, elegante e única. As fachadas combinadas envolvem a divisão em zonas funcionais e blocos de acordo com os diferentes materiais de revestimento utilizados. Tendo certas ideias de design, você pode realizar uma ideia única, transformar ou recriar um estilo interessante da fachada da casa.
Hoje, o acabamento homogêneo das fachadas com material de revestimento foi substituído com bastante sucesso por um combinado, graças à criatividade e à imaginação de um bom arquiteto. Para implementar o revestimento combinado, pelo menos dois tipos de materiais de acabamento são usados.
O revestimento combinado das fachadas de uma casa de campo apresenta uma série de vantagens inegáveis, a saber:
- se você combinar e gesso corretamente os materiais de revestimento, você pode facilmente alterar a percepção visual da estrutura: alongar, reduzir, expandir;
- este tipo de instalação não é demorado, não envolve custos elevados devido ao uso fragmentado de materiais caros de alta qualidade;
- fachada individual e original da casa é fornecida.
Existem muitos tipos de combinações de diferentes materiais, entre os quais merecem destaque:
- o acabamento de diferentes pisos com vários materiais é bem-vindo se a casa que está sendo projetada for um edifício de vários andares;
- ficará bem se você pintar e enfatizar algumas partes do edifício combinando materiais de revestimento em todo o perímetro da casa.
Atenção deve ser dada às duas tecnologias existentes para a combinação de materiais.
A tecnologia vertical envolve o uso de materiais em tons contrastantes. A aparência estética fornece o design de toda a fachada com um material e o design de quaisquer partes e elementos da estrutura, janelas ou aberturas de portas com outro.
A tecnologia horizontal para o projeto de fachadas combinadas é uma seleção direta das partes horizontais da fachada, pedestais, pisos e telhados. Na maioria das vezes, essa tecnologia é realizada com uma combinação de materiais específicos: pedra e madeira, tijolo e madeira e, às vezes, até azulejo e madeira.
Métodos de instalação
Qualquer instalação começa com a criação de um desenho e um projeto, a marcação necessária, um plano necessário para uma representação precisa de todas as obras futuras. O processo de preparação começa com trabalhos preliminares como o nivelamento das paredes, remoção de defeitos e diversas rugosidades existentes na superfície. Isso está diretamente relacionado à criação do torneamento, em que uma distância de 5-7 cm é formada.
Assim, todos os defeitos indesejados e irregularidades serão ocultados e não permanecerão perceptíveis. Após a criação do projeto, deve-se, com foco nele, marcar as paredes, instalar perfis e balizas existentes.
É necessário montar os suportes de forma que o degrau vertical não ultrapasse 80 cm, e o degrau horizontal não ultrapasse o valor total da junta de montagem e a largura da laje.
Um dos aspectos mais importantes de um trabalho de instalação de fachada bem executado é um bom isolamento térmico, afinal, trata-se de algo muito significativo, que ajuda a poupar significativamente dinheiro e a não ir à falência com o aquecimento de uma casa de campo. Diretamente para esses fins, são utilizadas placas de isolamento especiais, fixadas na parede com os fixadores necessários.
É importante que não haja a menor distância entre a parede e o isolamento em si.Na maior parte das vezes, a fixação da camada de isolamento é efectuada por meio de parafusos de cabeça larga ou buchas. A distância da camada de isolamento ao futuro revestimento varia em 50 mm.
Uma etapa muito importante durante a instalação é a proteção contra explosão.
Para isso, é utilizada uma membrana especial à prova de vento, que é instalada sobre a própria camada de isolamento. Um aspecto importante é a necessidade de cobrir os perfis de suporte de carga. Para isso, é utilizado um fio de prumo, sendo importante controlar a distância entre eles. Freqüentemente, a fixação de perfis é realizada com parafusos autoatarraxantes para metal com arruela de pressão.
Em seguida, ocorre a fixação dos próprios painéis, material selecionado para decorar a fachada de uma casa particular. Para fixar os painéis aos perfis de apoio, são necessários grampos especiais ou outros dispositivos. Sua escolha depende do material usado. A complexidade da instalação da fachada de uma casa ou da reconstrução de um edifício antigo depende do próprio material de revestimento.
Para atingir o resultado de máxima qualidade, é necessário observar uma sequência clara de execução dos pontos atribuídos. Caso contrário, é provável que ocorram defeitos e defeitos óbvios.
Ideias interessantes
A decoração de fachadas está longe de ser a última coisa nas condições de uma construção moderna. É necessário para ocultar os defeitos e imperfeições existentes nas obras. A decoração também é frequentemente utilizada para atualizar a aparência de uma casa de campo, restaurá-la e obter maior atratividade. A estrutura pode ter uma aparência gótica, escandinava e bizantina. Tudo depende dos desejos e da imaginação do design. Alguns aspectos práticos são um argumento importante a favor da decoração da fachada. Por exemplo, isolamento.
Atualmente, ele identifica várias das preferências mais populares para decorar fachadas de casas particulares.
Decoração de fachadas curvas e em moldura
Como resultado dos últimos anos, tem havido um aumento na demanda por várias fachadas curvas e em moldura, para a fabricação das quais se utiliza MDF de alta qualidade. Com estes materiais, pode decorar bem tanto as paredes do edifício como os recantos de uma casa de campo. Além disso, existem algumas tecnologias desenvolvidas, a partir das quais pode-se realizar a instalação da fachada da casa de acordo com qualquer estilo e sentido arquitetônico que enfatize a individualidade.
Provença
Este estilo é mais preferível para adeptos de materiais naturais de revestimento, como tijolo, cerâmica, pedra. Principalmente a presença de tons claros, nos quais a decoração da fachada da casa é realizada. Este acabamento é revigorado por um painel colorido e destacado com uma base de cerâmica. Você também pode decorar a fachada com gesso decorativo, elementos aéreos ou pintura.
escandinavo
Os fundadores deste estilo são amantes da concisão, da ausência predominante de uma decoração proeminente e da presença de uniformidade. Assim, o estilo escandinavo de instalação visa aumentar visualmente o tamanho do espaço. Este estilo é caracterizado por materiais de revestimento como madeira, tijolo ou alvenaria. Tons de cores claros e quentes e sem contrastes são adequados para o estilo escandinavo.
Alta tecnologia
Este estilo caracteriza-se por uma origem moderna, aposta na utilização de várias tecnologias de construção modernas, assumindo a máxima comodidade. O estilo de alta tecnologia é caracterizado pelo uso extensivo de vidros em combinação com várias formas geométricas.
estilo europeu
A arte arquitetônica mundial é dominada por um número considerável de vários estilos de design, incluindo traços característicos das tendências góticas e bizantinas.Tanto nos países ocidentais quanto na Rússia, os estilos e designs góticos que vieram da Idade Média são especialmente populares e procurados. A tendência de combinar o estilo gótico com qualquer outro é popular. Este estilo é caracterizado por dificuldades na instalação da fachada.
Além dos estilos acima, existem outros, cada um dos quais tem suas próprias características e aspectos práticos, a saber:
- vanguarda;
- país;
- colonial;
- clássico;
- minimalismo.
Soluções de design muito interessantes e originais podem ser obtidas como resultado da combinação correta de dois ou mais estilos de decoração de fachada. Hoje, existe uma opinião entre os designers de que o design mais original e inusitado pode ser obtido através de uma combinação de um "chalé" moderno com alguns acréscimos ao estilo clássico.
Para obter informações sobre como revestir uma casa de madeira com tapume, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.