Características do design da cozinha de verão
A disposição de uma cozinha de verão em uma casa particular ou no campo determina em grande parte sua funcionalidade. É importante que o espaço seja esteticamente agradável. Uma sala devidamente decorada torna-se o local preferido de todos os membros da família e convidados. Considere as características de design de uma cozinha de verão, levando em consideração o tipo de construção e os diferentes aspectos dos projetos.
Peculiaridades
A cozinha de verão nada mais é do que uma sala para cozinhar e comer. Acrescenta um pouco de conforto para a família na casa de campo de verão, especialmente se servir como um terraço para refeições, um mirante para reuniões amigáveis ou familiares, festas agradáveis e barulhentas, tornando-se um lugar para preparar pratos em uma lareira.
Uma característica distintiva de tal edifício é o fato de que seu projeto não é ditado por normas estabelecidas. Neste caso, importa a sua própria ideia de projeto do espaço de um edifício de verão e um conjunto de suas funções úteis.
Para tornar o espaço confortável e funcional, um projeto de design é inicialmente selecionado para ele. A forma do edifício pode ser diferente. Muitas vezes é retangular, embora soluções em forma de hexágono e octógono não sejam menos interessantes, assim como variedades com assimetria, que podem ser devidas à presença de diferentes inclinações de cobertura. Às vezes, a estrutura parece um telhado, apoiada em quatro pilares.
No entanto, seja qual for o edifício, existem sempre duas áreas funcionais: cozinhar e comer.
Tipos de estruturas
Todos os tipos de edifícios de verão existentes são divididos em duas categorias: abertos e fechados. As variedades fechadas assemelham-se mais a uma casa normal, mas na maioria dos casos não têm isolamento.
As vantagens indiscutíveis de tais edifícios são:
- proteção contra intempéries (chuva, vento, calor);
- proteção contra insetos (especialmente à noite).
As estruturas de tipo aberto distinguem-se pela ausência de paredes, embora em algumas variedades em um edifício de verão possa haver um ou dois andares, bem como uma divisória ou uma tela de tecido comum. Estes edifícios têm um aspecto original, proporcionam uma maior união com a natureza, mas este conforto só é relevante com bom tempo.
Por razões práticas, essas opções são frequentemente abandonadas: nas condições das latitudes russas, o calor, a chuva e o granizo apresentam muitas vezes surpresas desagradáveis para os membros da família e para o próprio edifício. Essa estrutura exigirá reparos mais rápidos, mesmo que seja feita de materiais duráveis.
Se acredita que as paredes não são necessárias para cozinhar, então, em clima frio e ventoso, sentar à mesa não será confortável. A construção de um tipo aberto exigirá menos materiais de construção e você pode usar uma churrasqueira portátil para cozinhar. A opção de construção pode ser temporária ou estacionária. No entanto, todos os utensílios domésticos localizados neste edifício (incluindo pratos e comida) estarão na zona de acesso de animais de estimação e insetos. Nem todo mundo gosta disso.
Já as cozinhas de verão fechadas são mais convenientes porque estão protegidas de animais de estimação, embora o calor do fogão ou da churrasqueira incomode o cozinheiro. A construção de tal edifício exigirá mais materiais, enquanto será construída de forma mais completa (você terá que preencher as rachaduras, cobrir os pisos externos).De fora parecerá mais fácil do que uma estrutura aberta, mas se, além de um espaço fechado, a cozinha tiver um gazebo aberto ou terraço, esta estrutura será especial.
Projeto
Projetar uma cozinha de verão permite calcular vários critérios. É importante uma abordagem razoável da localização no local e da escolha dos materiais de construção.
O local em que o edifício está planejado para ser erguido deve atender a certos requisitos.
- Deve estar localizado próximo às instalações principais (casa particular, chalé de verão), para que não seja difícil trazer pratos ou comida.
- O local do futuro local deve ter acessos convenientes, sem obstáculos na comunicação entre a casa e o prédio de verão.
- A proximidade da localização da cozinha de verão às comunicações (água, luz e esgotos) é importante.
Após determinar a localização, a área do edifício é medida. Nesta fase, é determinado o grau de comodidade: escolhem um espaço para zona de refeições, um espaço para fogão ou churrasqueira, bancos e cadeiras. Para maior clareza, um desenho esquemático ou um desenho esquemático à mão é executado. Neste caso, o desenho retrata todas as peças de mobiliário.
O formato da futura cozinha depende da comodidade da dona de casa no preparo dos alimentos e da localização confortável da casa durante as refeições. Ao mesmo tempo, deve haver espaço para liberdade de movimento.
Elementos de design
A lista principal de detalhes necessários para o projeto da cozinha inclui:
- assar;
- braseiro;
- lava-louças;
- mesa para cozinhar;
- mesa de jantar;
- cadeiras;
- prateleiras ou gavetas para pratos;
- armário para pratos.
Além disso, se o espaço permitir, elementos auxiliares podem ser incluídos no projeto. Estes incluem um sofá compacto, TV, cadeira de balanço, lenha.
Cozinha de verão: qual é a melhor?
Enquanto anteriormente um edifício autônomo era considerado uma estrutura ideal, hoje o foco está em estruturas modulares anexadas. Essa extensão eliminará confusão e comunicação desnecessárias, e o chão da casa ficará menos sujo.
Ao mesmo tempo, hoje a solitária cozinha de verão não parece ser um componente harmonioso do local de uma casa de campo ou particular. É ótimo se a extensão for adjacente à casa principal de uma das paredes.
Existem muitas opções para tal arranjo hoje. A entrada pode ser feita pela porta principal ou lateral. O projeto deve levar em consideração a localização das janelas: não se pode prender a cozinha pela lateral da parede com janelas, a habitação principal ficará escura e úmida. É melhor erguer uma estrutura anexando-a a uma parede em branco com uma saída lateral.
Uma nuance importante é a disposição da adega. Nem sempre é possível, uma vez que um poço adjacente à habitação principal pode derrubar a fundação, o que por sua vez levará ao afundamento da estrutura. Portanto, é melhor recusar tal elemento.
Entre a área aberta e a varanda, vale a pena escolher um segundo projeto. A primeira envolve a concretagem do canteiro, instalação de pilares de sustentação, execução de coberturas, fogões, churrasqueira, organização de cozinha e área de lavagem. O segundo é mais confortável e tem mais partições. Dependendo do tipo de edificação, pode haver divisórias até o meio da altura das paredes.
As cozinhas combinadas de verão estão na moda hoje. Eles representam a combinação de uma área fechada com uma área aberta. A casa de mudança pode ser adjacente ao terraço, o forno com churrasqueira e churrasqueira pode ser colocado sob um dossel. Para maior conforto, equipam portadas de correr ou caixilhos envidraçados, que, se necessário, podem ser afastados, como as portas de correr.
Eles tentam manter o bloco de utilidades protegido das intempéries por meio de paredes, caso contrário os produtos que serão armazenados nele podem ficar úmidos.
Se considerarmos opções com telhados diferentes, vale a pena considerar: edifícios com telhado de galpão não são tão convenientes quanto estruturas com duas inclinações.Mesmo que você economize espaço e construa um fogão separado no quintal, a inclinação limita a altura das paredes e diminui o tamanho da sala.
Se o cômodo principal tiver dois andares, a extensão de verão com um fogão e uma área para refeições pode ser localizada abaixo, conectando-se ao cômodo principal por meio de uma escada. Hoje, você pode escolher um projeto pronto com uma cozinha de verão e uma casa conectada por uma parede ou uma transição em forma de escada.
Materiais (editar)
O mercado da construção oferece uma vasta gama de materiais para a construção e decoração de uma cozinha de verão. Eles são adequados para trabalhos de construção e acabamento em geral. O projeto prevê diferentes matérias-primas, que dependem do estilo da habitação principal (casa de veraneio).
A madeira é um dos tipos de material mais procurados para edifícios de verão. As cozinhas de madeira são as estruturas mais populares da aldeia. Normalmente, compra-se uma madeira para sua construção, usando-a como estantes, um esqueleto. A madeira é reconhecida como a melhor solução para cozinhas de estrutura fechada. É fácil de trabalhar, esse material permite fazer uma base de tipo leve.
Porém, a madeira deverá ser envernizada periodicamente para manter seu bom aspecto. Além das estruturas fechadas, os pisos são erguidos de madeira para edifícios abertos.
Além de madeira, bloco de espuma ou tijolo é usado para construção. O tijolo decorativo é apropriado na decoração de paredes, para decorar racks, decorando o espaço próximo a elas com trepadeiras.
O forjamento também é usado no design de cozinhas de verão. A decoração forjada é cara, mas também fica linda.
Se o projeto prevê janelas, o vidro reforçado é utilizado na construção de uma cozinha de verão tipo fechada. É frequentemente utilizado na vidraça de janelas panorâmicas em edifícios de tijolo. Esta solução permite reduzir a perda de calor sem reduzir a intensidade da iluminação na sala.
Uma cozinha de verão envidraçada e isolada pode ser usada durante todo o ano se for aquecida. Para o acabamento, pode-se usar lajes OSB, forro.
Para a fundação, geralmente são utilizadas pedras naturais ou artificiais. Os fornos são feitos de tijolos, às vezes a pedra é usada no revestimento. Quem tenta fazer tudo para a sua consciência dá muita atenção ao telhado: em alguns casos, o metal é escolhido para ele, em outros, o metal. Ao mesmo tempo, para maior conforto, a cobertura é forrada com madeira por baixo, não esquecendo o isolamento.
No entanto, um dossel de metal transmitirá o som das gotas de chuva, o que com o tempo começará a irritar todas as famílias. Portanto, em vez deste material, é mais aconselhável usar ardósia ou ladrilhos betuminosos, ondulina.
Existem muitos requisitos para o material do piso da cozinha de verão. Deve ser durável, confiável, capaz de suportar cargas pesadas e resistente à abrasão. Nesse caso, o uso de madeira e linóleo é inadequado. A melhor opção seriam os ladrilhos da rua. Para evitar o escorregamento, é necessário adquirir matrizes com relevo, efeito antiderrapante e textura de superfície fosca.
Ao revestir cozinhas abertas com este material, podem ser enxaguadas com mangueira: este acabamento não tem medo de água. Freqüentemente, lajes de pavimentação são usadas para edifícios abertos.
Projeto
A decoração interior da cozinha de verão é diferente. Se o orçamento permitir, eles tentam arranjar no mesmo desenho estilístico com o desenho da casa. Mas mesmo que a extensão seja limitada pela filmagem, deve haver um lugar para um vestiário e uma sala de jantar nele. Se houver muito espaço, os fundos permitem, para um maior conforto, o prolongamento tipo fechado é isolado e decorado com lareira. Se desejado, tal item pode carregar uma carga exclusivamente decorativa ou aquecer o ambiente, criando uma atmosfera favorável.
A área de jantar não deve ser muito estreita. A largura mínima deve ser de cerca de 3 m, enquanto o comprimento deve ser maior.É aconselhável comprar esses móveis para que possam ser movidos se necessário.
No entanto, se a mesa fizer parte de uma ideia de design e for feita na forma de um pilar forrado com pedra artificial, você deve tentar escolher um material de revestimento de fácil manutenção.
Os móveis são selecionados com base em considerações práticas. Tons de branco e elementos pretensiosos do sofá e poltronas são inadequados aqui. Normalmente procuram preencher o espaço com itens fáceis de limpar e que se distinguem pela fiabilidade das estruturas. Excluem-se os móveis com arestas vivas.
É bom quando todos os detalhes do arranjo estão sujeitos a um conceito de estilo, enfatizando a originalidade atual.
Considere algumas idéias para decorar uma cozinha de verão.
- Um espaço aberto com uma área para cozinhar e um hozbolk localizado no mesmo plano é uma solução prática. Vigas e tetos de tábuas criam um clima especial e um sabor nacional.
- Solução elegante de um anexo com duas paredes vazias: uma delas tem uma zona de cozinhar, que se divide da zona de refeições por meio de um forno e um exaustor. A disposição linear das peças do móvel economiza espaço para movimento.
- Cozinha de verão aberta com telhado de duas águas, localizada em quatro pilares. O projeto acomoda uma área de cozinha combinada com um balcão de bar, uma área para refeições e uma lareira.
- Uma das opções compactas convenientes com um teto com vigas. Paredes de tijolo, mesa semelhante, que faz parte da área de cozinha, compõem um conjunto harmonioso, aliado ao material metálico da área doméstica e cadeiras altas de madeira.
- Parte da cozinha na varanda fechada pode ser convertida em uma aconchegante sala de estar. As janelas nas laterais adjacentes enchem o espaço de luz, enquanto os móveis e as cortinas criam uma atmosfera convidativa.
Ao organizar uma cozinha de verão, é importante considerar: deve ser feito no mesmo estilo não só com a decoração interior da casa. O que importa é o idílio com a fachada da casa e a paisagem. Isso criará uma sensação de ordem.
Ao mesmo tempo, não é de todo necessário que o edifício coincida em design em uma única cor e arquitetura. É importante que haja uma sobreposição de elementos individuais.
Claro, o estilo desempenha um papel importante. Por exemplo, a direção do loft com sua demonstração de acentos de tijolo e imitação de instalações industriais é difícil de apoiar aqui, mas é perfeitamente possível escolher elementos da Provença e do estilo country.
Se algum elemento inerente a uma dessas direções estiver presente na decoração do interior da habitação principal, a unidade dos dois edifícios será mais harmoniosa.
Belos exemplos do interior
Vamos considerar vários exemplos de interiores de cozinhas de verão: isso nos permitirá avaliar o seu design, para compreender quais prioridades de composições de interiores estão em destaque hoje.
- Um exemplo de uso de plástico de vime para rattan. Esta sala de jantar parece apropriada em uma cozinha combinada.
- Uma cozinha de madeira maciça com lareira e fornalha parece interessante. O piso de tábuas confere-lhe um sabor especial. Móveis lacônicos foram usados para o trocador, a mesa da sala de jantar é de madeira.
- Ampliação de casa aberta com cortinas de tecido e móveis móveis. Uma organização clara de cada área funcional é inerente ao espaço. A sala de jantar fica encostada a uma parede com duas pequenas janelas.
- Um excelente recanto para uma cozinha de verão. Além da área de cozinha, haverá cadeiras e uma mesa de jantar. Foi alocado um local para armazenamento de lenha e alimentos.
- Um exemplo de desenho de um espaço fechado. A zona de cozinhar está desenhada no mesmo estilo, tem uma mesa confortável, forno e lenha. A presença de janelas traz luz para a sala.
- Exemplo de espaço fechado com lareira e TV. A espaçosa cozinha de verão é feita em tons de cores naturais, para além da zona de refeições e da zona de cozinhar, distingue-se por um espaço acolhedor para os hóspedes.
- Uma das técnicas chiques para decorar uma cozinha de verão com uma área combinada para cozinhar e jantar. A mesa em forma de U permite que você coloque muitos convidados ou uma grande família atrás dela.
- O uso de portas de vidro permite encher o ambiente de luz, uma zona de cozinhar compacta pode ser colocada em um canto, coloque uma mesa redonda ao lado dela para duas pessoas.
Ao tomar qualquer decisão de projeto, é importante usar a iluminação corretamente. Isso é especialmente verdadeiro para opções de tipo fechado em salas com falta de luz. Nesse caso, a iluminação separada de cada área funcional faz sentido: isso dará uma organização discreta à sala.
Na hora de escolher, vale a pena dar preferência às lâmpadas LED. Para iluminação de edifícios abertos, é melhor escolher modelos resistentes à umidade.
Para informações sobre como decorar uma cozinha de verão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.