Estilo mediterrâneo no interior e exterior da casa
Se você quiser estender o verão por um ano inteiro, você deve escolher um estilo com um nome romântico no design de interiores - Mediterrâneo... Lembra a serenidade do relaxamento, do mar e do calor, dos dias ensolarados. Esse estilo está associado à alegria e leveza de ser, para muitas pessoas é a melhor vacina contra a depressão. Vamos dar uma olhada nas características do estilo mediterrâneo no interior e no exterior da casa.
Peculiaridades
O estilo mediterrâneo já existe há muito tempo. As suas origens remontam à antiguidade e os exemplos mais autênticos de estilo encontram-se na Itália e na Grécia. Por toda a costa sul da Europa, o estilo espalhou-se, enraizou-se, diluído com o sabor local dos países “capturados”. E mesmo no Norte da África, você pode encontrar seus ecos, onde, baseado no estilo mediterrâneo, surgiu um brilhante desenho marroquino.
Uma casa de campo ou uma villa de estilo mediterrâneo é um verdadeiro luxo, uma estrutura bonita e de alto status que não pode ser encomendada de nenhuma maneira. Nas regiões do norte, tais estruturas não serão tão convincentes, embora sempre possam ser encontrados compromissos. Em projetos arquitetônicos de casas no estilo mediterrâneo, uma solução é comum, graças à qual a casa será fresca e confortável, mesmo no calor extremo.
Para uma casa neste estilo, as seguintes características são características:
- telhados de cor vermelha, laranja ou marrom;
- plano aberto;
- grandes janelas (e até no banheiro);
- pátio - isto é, um pátio com área de estar, geralmente mobiliado com vasos de plantas;
- nichos, varandas, aberturas em arco, galerias, cercas, terraços abertos.
Apartamento de estilo mediterrâneo não precisa ser enorme. É possível equipar um pequeno apartamento para que seja orgânico ao estilo. Embora o interior predominantemente mediterrâneo esteja disposto em uma casa espaçosa, cujas janelas estão voltadas para o lado ensolarado.
Quanto menos divisórias houver no apartamento, melhor.
Responsável por um interior aconchegante móveis de madeira uma aparência deliberadamente áspera, têxteis de luz natural, na maioria das vezes com um padrão branco-azulado. O interior deve estar repleto de luz solar e do agradável frescor da folhagem verde. Motivos marinhos devem ser adivinhados, deve ser propício ao relaxamento - sejam noites familiares à mesa com os presentes da cozinha mediterrânea ou desenhando para si mesmo no sábado à noite.
O estilo costuma ser dividido em italiano e grego. Na direção grega, a paleta de cores é representada por branco, azul, esmeralda e amarelo limão. Rosa e vermelho são usados como acentos de maneira bem controlada. A tendência italiana é considerada mais viva: amarelo ativo, verde, dourado, marrom e oliva são os mais comuns. E o Mediterrâneo italiano também é considerado o mais vintage, por isso a rugosidade e aspereza das superfícies no interior são bem-vindas.
Materiais e cores
Seja um pequeno apartamento ou uma grande casa moderna, em qualquer caso, você precisa fazer um projeto para a transformação futura. Vale a pena determinar que tipo de acabamento será, quais materiais serão usados. Vamos dar uma olhada em como organizar uma casa adequadamente.
- Teto... Normalmente é pintado em tons suaves e o branco é, obviamente, a cor principal. As vigas de madeira podem ser localizadas ao longo do perímetro do teto (e mais frequentemente sua imitação).Teto extenso é encontrado, embora hoje cada vez mais gravite em eco-materiais na decoração.
- Paredes... E podem ser decoradas com mosaicos, pintadas, decoradas com gesso decorativo, alvenaria imitada. A superfície das paredes geralmente é fosca ou áspera. Mesmo a criação de irregularidades especiais é um truque comum de design.
- Piso... Não há nada mais popular do que a madeira natural, mas os ladrilhos e o laminado há muito se estabeleceram no interior do Mediterrâneo, por isso podem ser usados. Normalmente, o piso é mais escuro do que o teto e as paredes. O esquema de cores é em tons de terracota.
- Mobiliário... Enorme e confortável, se, é claro, a área do quarto permitir. O fone de ouvido grande e prático é complementado por elementos forjados. O destaque do interior mediterrâneo pode ser o mobiliário de design semelhante, mas pintado em cores diferentes. Será claro, aconchegante e alegre no verão. Os tons de madeira são preferidos, guarda-roupas e cômodas padrão complementam os baús de madeira.
Cadeiras e poltronas de vime feitas à mão, pequenas cômodas de vime são atributos comuns do estilo mediterrâneo.
- Iluminação... Deve haver muita luz na sala. Normalmente eles não economizam em lustres, lâmpadas e arandelas, já que a luz fraca e o crepúsculo raramente reinam em tal espaço.
Claro, é impossível imaginar design sem decoração, pequenos acentos que conferem individualidade ao interior. Vários artesanatos e painéis de pedras do mar e conchas são apropriados. Vasos brilhantes com plantas verdes são o melhor complemento para as cores básicas calmas do design. Talheres de cerâmica com motivos marinhos complementam a atmosfera de um feriado de verão à beira-mar. Molduras coloridas, vasos de vidro de vários formatos interessantes, persianas e cortinas de ar mais leves, tecidos quentes ficam bem aqui.
Como decorar a fachada?
A imagem arquitetônica de tal edifício será coletiva... Ele combina soluções tradicionais e recursos reconhecíveis, e o que está na moda e exige design hoje. Isso também se aplica a pequenas casas térreas e chalés e chalés de verão e quaisquer projetos de casas de campo modernas.
Na hora de decorar a fachada, vale a pena utilizar as seguintes principais características do estilo:
- soluções simples de planejamento de espaço;
- as paredes são pintadas em cores claras ou pastéis;
- os telhados das casas são planos;
- terraços longos, varandas espaçosas;
- cercas altas;
- a casa combina-se organicamente com o terreno, a natureza, rodeada de vegetação e árvores.
E então você terá que determinar a qual direção específica se referir Projeto de casa. Grego e italiano não são as únicas opções, é possível fazer a casa num estilo marroquino mais alegre e etnicamente expressivo. Mas a Provença - o estilo do sul da França, tanto espanhola quanto turca - pode ser atribuída ao estilo mediterrâneo.
- O estilo grego é caracterizado por colunas, capitéis, arcos, frontões com saliências... E não são apenas decorativos: estes elementos ajudam a criar sombras e a favorecer a livre circulação do ar.
As paredes dessa casa são brancas ou azuis (aqui vale a pena lembrar o estilo das Cíclades, que só permite o gesso branco nas fachadas).
- Casa em estilo italiano - são os tons castanhos diluídos em branco, são grelhas nas janelas, pérgulas e amplos terraços-galerias, quer adjacentes ao edifício principal, quer sob o mesmo tecto.
- Destinos espanhóis e sul-franceses O estilo mediterrâneo implica uma semelhança de características: as janelas são mais altas, mas também mais estreitas, muitas varandas com canteiros de flores. Os edifícios são geralmente de dois andares, com telhados planos e telhas vermelhas ou marrons.
- Destinos turcos e marroquinos - são telhados de duas águas, torres semicirculares com janelas em arco, balaustradas e arcadas. E, é claro, essas são paredes necessariamente arredondadas que parecem maciças.Amplas janelas, terraços e decoração assimétrica tornam esta casa elegante, cheia de ar e calor agradável.
Ideias de interiores para salas diferentes
É interessante recolher o interior aos poucos, encontrando soluções originais, mas fundamentalmente corretas em termos de estilo. E esse tipo de reparo é realmente muito trabalhoso.
Banheiro
A tradição do design grego implora por si mesma aqui como nenhuma outra. O que poderia ser melhor no banheiro do que as cores azul e branca, cheias de frescor e ar? E essas cores estão associadas à brisa do mar. E para que o interior da casa de banho seja totalmente mediterrâneo, não há necessidade de ter medo de colocar plantas neste espaço. Banheiras com ervas são muito refrescantes e animam o banheiro. Como decoração, é difícil não tomar por base um mosaico que decora uma borda ou mesmo cria um painel em uma das paredes.
E aqui se você escolher a direção italiana, as cores das paredes serão terracota, bege, marrom. Pedra branca fica bem junto com madeira. E ainda muitas vezes em tais paredes de "pedra" do banheiro na parte inferior terminam com papel de parede de "vime".
Cozinhas
Nas casas mediterrâneas, eles cozinham deliciosamente e muito, então a atitude em relação ao design da cozinha é reverente. O design, em geral, requer espaço... Mas, ao começar a trabalhar a fundo, você pode criar uma atmosfera de estilo mediterrâneo em Khrushchev. Num interior assim, deve haver muitos pratos, ou melhor, cerâmicas com temática marinha. Produtos forjados também são bem-vindos aqui, várias instalações de armazenamento autênticas - de cestos pequenos aos maiores.
Um avental decorado com mosaicos pode se tornar o principal elemento decorativo do interior.
Aliás, você pode decorar uma mesa com mosaicos (e até mesmo com ladrilhos quebrados) - vai ficar bem interessante e vai dar um frescor agradável ao ambiente. Se forem utilizados móveis de cozinha padrão, é desejável que suas fachadas sejam feitas sem polimento. Uma cozinha de madeira rústica é uma ótima solução.
Quartos de dormir
Deve ser o mais confortável possível. Se o quarto for espaçoso, com janelas grandes, é melhor não entrar nele. Direção grega implica paredes brancas e móveis de madeira escura. O teto também é branco. Potes e banheiras com plantas de interior definitivamente não serão supérfluos.
Na direção italiana as cores são geralmente maiores. Muitas vezes, no quarto, há cor aqua em combinação com branco. De móveis, há sempre uma cama enorme e uma cômoda para roupa de cama. Um grande espelho em uma grande moldura de madeira é a solução perfeita para um quarto. Arandelas sobre a cama, pinturas - não há necessidade de economizar na decoração.
Infantil
Preferem-se enfeites azuis de parede e teto. Tudo relacionado ao mar é mais apropriado aqui. Se a criança esperava ver o tema dos heróis My Little Pony ou da Marvel, você precisa conversar com ela com antecedência sobre uma solução alternativa. O papel de parede é possível, especialmente se for encontrada uma opção com uma agradável impressão marinha infantil. O tema das aventuras dos piratas ou, por exemplo, das pequenas sereias será uma solução de compromisso.
Você pode brincar com o tema náutico, por exemplo, escolher uma cama na forma de um navio com uma escada de corda decorativa e vários atributos de bravos marinheiros... Neste caso, o piso pode ser acabado com um laminado leve, sobre o qual se assentará confortavelmente um tapete listrado de branco e azul. É melhor pendurar cortinas romanas na janela, que chegam até o parapeito da janela. Mas com todo esse design, é preciso lembrar que o espaço e o frescor devem permanecer uma condição inabalável para um lindo viveiro mediterrâneo.
Sala de estar
É bom se a sala de estar for espaçosa, é ótimo se as janelas forem abobadadas. Gesso e madeira são freqüentemente usados para acabamento. As paredes podem ser simplesmente pintadas em bege ou creme quente. As cortinas são selecionadas bem iluminadas e arejadas para que flutuem agradavelmente sob a brisa refrescante da rua. Toda a sala de estar, idealmente, deve ter a aparência de fora da janela ou uma bela vista para o mar, ou ainda um jardim imerso em vegetação.... Se você conseguir criar essa impressão, tudo deu certo.
E isso pode ser feito mesmo que, na realidade, do lado de fora da janela, haja geadas siberianas.
Belos exemplos
E o acréscimo visual à visão geral são exemplos de belos interiores em estilo mediterrâneo que inspiram a reforma do design. Considere 15 motivações fotográficas que celebram o estilo mediterrâneo.
- Um exemplo de sala, quando não importa o que está fora da janela, imerge você na atmosfera do Mediterrâneo, envolve-o com aconchego e parece que a brisa do mar está soprando no quarto.
- Sala de estar típica italiana, espaçoso e confortável, propício a noites familiares, recepção de convidados e relaxamento em qualquer uma de suas variações.
- Cozinha muito atmosférica, que vai ser muito difícil de sair, como é aconchegante e confortável. Deve-se prestar atenção ao interessante desenho do teto e das vigas pintadas de azul.
- Se a sala for pequena mas você ainda deseja executá-lo no estilo mediterrâneo, você precisa procurar opções de compromisso como esta. Um interior muito equilibrado, calmo e ao mesmo tempo leve e alegre.
- Quando você quer combinar o mediterrâneo com o rústico, você consegue algo assim. Uma solução muito boa para uma simples casa de campo que não pretende ser pomposa, mas sim muito acolhedora e hospitaleira.
- Uma solução simples mas elegante para combinar duas zonas - uma cozinha e uma sala de estar. Tudo se combina neste interior, e ainda não é eclético. Os elementos unificados serão o piso e o teto, reunindo essas diferentes partes do mesmo espaço.
- Um exemplo de que o estilo mediterrâneo pode nascer em uma cozinha padrão em Khrushchev. E ele desvia favoravelmente a atenção da filmagem modesta.
- A luminosa sala de estar não é a maior, as enormes janelas salvam o dia. O teto é feito de uma forma interessante, e o lustre da hélice obviamente combina com o estilo.
- Sala de casa de campo, cheia de frescor de verão e mar, e em diferentes horas do dia é diferente devido ao jogo de luz. Neste exemplo, as fotos são incrivelmente bem escolhidas.
- Um quarto luminoso em que o design clássico não se opõe às inclusões modernas como uma TV - tudo veio junto. Mas para que o plasma não pareça estranho, a noção de cabeceira de ferro forjado preta é boa.
- E esta opção também pode ser mudada para a realidade dos apartamentos eslavos típicos. Os armários espelhados são o achado perfeito, e a combinação de cores é escolhida com bom gosto e complementa perfeitamente a estética mediterrânea.
- Muito branco, ladrilhos no chão, cadeiras de vime, móveis rústicos - características típicas do estilo, que não são difíceis de recriar se você desmontar a imagem em detalhes.
- Este quarto está mais perto de Direção marroquina Estilo mediterrâneo.
Se a sala for grande, pode haver uma lareira ou fogão de verdade nela, mas a imitação às vezes transforma muito o espaço.
- O esplendor dos interiores italianos em uma imagem simples - tudo está em consonância aqui. Não há cores do tema marinho, mas o lustre de hélice já dá a dica de um lugar onde é sempre muito aconchegante e confortável, onde você quer se refrescar.
- Muitas janelas, mesmo as grandes, resolvem o problema de iluminação das salas. Mas se este interior quiser ser incorporado em uma sala de estar padrão de um apartamento comum, em vez de janelas que não existem em tal número de janelas, pode haver inserções decorativas espelhadas.
Veja o próximo vídeo para 5 ideias para um interior em estilo mediterrâneo.
O comentário foi enviado com sucesso.