O estilo de Wright em interiores e exteriores de casas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Espectro de cores
  3. Arquitetura
  4. Design de interiores
  5. Como fazer um projeto?
  6. Belos exemplos

No design, a ideia de harmonia total com a natureza está se tornando cada vez mais importante a cada ano. Isso se aplica a interiores e exteriores. É importante que os edifícios se encaixem na paisagem de maneira convincente e que o design interior da residência esteja em consonância com o pensamento ecológico. Uma dessas direções, semelhante à natureza, é o estilo de Wright. Caso contrário, é denominado "estilo pradaria".

Peculiaridades

Tais edifícios tornam-se acréscimos lacônicos à paisagem - são simples e confortáveis, e pensados ​​externamente para que o olhar perceba a casa e seu entorno natural como um todo. Esta é a filosofia da arquitetura orgânica, que foi fundada pelo inovador arquiteto americano Frank Lloyd Wright.

Não gostava de estruturas volumosas e complicadas, acreditava que o edifício deveria ser amigo da paisagem natural. E os inspiradores de tais inovações foram as estepes americanas (de onde vem o nome "estilo da pradaria"). Durante sua vida, Wright construiu um grande número de casas, e também escolas, igrejas, museus, bem como edifícios de escritórios e muito mais foram erguidos de acordo com seus projetos.

Mas foi a arquitetura orgânica, expressa pelas "casas de pradaria", que se tornou a contribuição mais significativa de Wright e, portanto, o estilo dessas casas passou merecidamente a levar seu nome.

Características típicas das casas:

  • os edifícios são orientados horizontalmente;
  • as casas parecem baixas e angulares;
  • a fachada é visualmente dividida em várias seções;
  • o layout do edifício é aberto;
  • a casa é decorada com materiais naturais em diferentes combinações.

Ao mesmo tempo, os edifícios são lacônicos e aconchegantes ao mesmo tempo. Não pode haver pretensão e pompa, complexidade, elementos que não possam ser chamados de funcionais.

As casas modernas são geralmente retangulares ou em forma de L, e isso é feito principalmente para economizar espaço de construção. As casas geralmente não são altas, mesmo com 2 e 3 andares. A sensação de terreno é devido à orientação horizontal dos edifícios.

E os edifícios parecem angulares devido ao número considerável de projeções retangulares (por exemplo, extensões, janelas salientes).

Espectro de cores

Apenas cores naturais são usadas. A prioridade é neutra e calorosa. Mais frequentemente usado areia, bege, terracota, marrom e cinza. O que não é surpreendente: na verdade, essas cores se encaixam organicamente em qualquer paisagem. Mas o branco, tão amado na direção grega mediterrânea ou nórdica, está quase ausente no estilo de Wright.

O telhado sempre será mais escuro do que as paredes, mas o preenchimento das saliências será mais claro. O desenho dos cantos deve estar em sintonia com a cor do telhado. O esquema de cores é baseado no minimalismo, é neutro e calmo.

Acredita-se que deixe a própria casa ser contida, e as árvores floridas no local ou as flores em um canteiro de flores podem se tornar detalhes brilhantes - apenas decoração natural. E, é claro, a grama verde e o céu azul vão decorar a "casa da pradaria" melhor do que qualquer outra coisa.

As cores também agradam à percepção humana, não se cansam delas e a sua combinação está associada ao conforto e segurança. E eles também devem enfatizar a angularidade do edifício, porque no caso do estilo de Wright, esta é uma dignidade inequívoca da casa.

A ênfase é colocada na segmentação de edifícios, e a cor é a melhor ferramenta para colocar acentos.

Arquitetura

As casas modernas de Wright parecem compactas, mas não modestas. Estas ainda não são pequenas casas onde você tem que se amontoar e se sentir apertado. Mas, é claro, não há sensação de luxo, espaço real aqui.Isso pode ser considerado uma opção de compromisso. Embora, em média, a casa de Wright tenha 150-200 metros quadrados.

Janela

Em tais casas, eles são diretamente adjacentes ao telhado. Ou eles podem até mesmo percorrer o perímetro de todo o edifício com uma fita sólida. As janelas são geralmente retangulares ou quadradas, possuem alguns lintéis. As venezianas não são usadas, as janelas são emolduradas por faixas de concreto ou tábuas grossas.

Se a casa for cara, as janelas panorâmicas estarão em ambos os lados da entrada principal.

Cobertura

Não há porão e fundação em tais edifícios, a verdade é que a própria casa geralmente é construída em uma colina. Os telhados são de três ou quatro inclinações e têm uma ligeira inclinação. Às vezes, eles são completamente planos. Os telhados das casas de estilo Wright distinguem-se por saliências bastante largas: tal elemento cita a arquitetura oriental.

Acabamento de fachada

As paredes das casas são construídas com tijolos, pedra natural, blocos de cerâmica. Para pisos, são utilizadas vigas de concreto e madeira. Praticamente não existem estruturas de moldura neste estilo, e não existem casas inteiramente de madeira.

Os acabamentos são ecléticos: concreto e vidro são combinados silenciosamente com madeira natural e pedra bruta. A pedra pode ser combinada com paredes suavemente rebocadas.

Anteriormente, o tijolo era o material mais popular para a construção das casas de Wright, agora é mais sensato usar blocos de cerâmica de tamanho maior. Freqüentemente, hoje em dia, é usado um material de imitação que apenas se assemelha a madeira ou pedra natural. Isso não entra em conflito com o estilo.

Mas não se deve abrir mão de uma grande quantidade de vidro - esse é um cartão de visita do estilo. Não há grades nas janelas, mas seu design segmentado cria uma harmonia geométrica que agrada aos olhos.

Design de interiores

As casas de Wright têm tectos altos, janelas panorâmicas, cultivam o espaço e a luz como "enchimentos" naturais, ou, para ser mais preciso, os donos da casa. E nisso também se adivinha a harmonia com a natureza. E se você escolher lâmpadas, então elas são quadradas, angulares, desprovidas da redondeza clássica.

Eles também se parecem com lanternas de papel da cultura asiática, adequadas para a direção geométrica do estilo.

Soluções de design dentro de casa:

  • guarda-roupas monocromáticos que diferem da cor das paredes, devido aos quais uma imagem integral geral é criada a partir dos segmentos angulares do interior;
  • a disposição da casa é tal que a divisão dos cômodos não é feita de forma padronizada, com auxílio de paredes, mas sim por zoneamento de bordas - por exemplo, as paredes são pintadas próximo à cozinha, e a sala de jantar é decorada com alvenaria de pedra natural;
  • os tectos podem ser caiados, mas muitas vezes são estruturas suspensas de gesso cartonado, que também podem ser multi-níveis, para que possam zonear o espaço com tal técnica sem paredes;
  • nos tectos podem haver inserções de madeira, instalações inteiras com uma das cores dominantes no interior;
  • lustres-hélices são usados ​​- funcionais e de um ponto de vista decorativo, formando estilo;
  • uma vez que a própria casa cria uma sensação de terreno, pode haver muitos móveis baixos nela - como sofás ou sofás com poltronas, mesas de centro, aparadores, cômodas, consoles.

O design dessa casa é criado para os próximos anos. Não se destina a ser redesenhado para se adequar a novos estilos de moda. A decoração pode mudar, mudanças sazonais são bem-vindas, mas não a aparência geral da casa.

Como fazer um projeto?

Normalmente, para a documentação do projeto, eles procuram especialistas que fornecem aos clientes projetos padrão - seus exemplos podem ser considerados em detalhes. Às vezes, o cliente pede não um projeto típico, mas individual. Pode ser um chalé, uma casa de campo térrea ou de dois andares com garagem e outras edificações no território. Estes são edifícios de tijolos relativamente pequenos e edifícios de estrutura. Uma pessoa com experiência em design ou um especialista em áreas relacionadas à arquitetura pode elaborar um projeto de forma independente.

Freqüentemente, o cliente e a empresa de design, os construtores trabalham em conjunto.Os futuros proprietários podem desenhar um esboço da casa, e os especialistas irão considerá-lo como um desejo para uma futura construção.

Freqüentemente, uma casa é construída por uma empresa, mas todo o design de interiores, design de interiores, é assumido pelos próprios proprietários. Nesse caso, a observação, o gosto formado e a análise de interiores bem-sucedidos semelhantes vêm em socorro.

Fotos das casas mais atraentes, seu design de interiores são avaliados, e algo de seu emerge disso.

Belos exemplos

Estas fotos motivam a iniciar a construção e "estabelecer-se" em um contexto arquitetônico e de design tão atraente. Sugerimos olhar para esses exemplos de sucesso, que podem ser muito mais do que apresentados aqui.

  • Casa típica no estilo descrito, conveniente para uma família numerosa que prefere viver fora da cidade, mais perto da natureza. Pedra e madeira coexistem na decoração, a segmentação da estrutura é deliberadamente enfatizada. As pastilhas brancas foram tecidas com sucesso na gama geral de castanhos.
  • Casa mais compacta de dois andares, que pode ser construída em uma área relativamente pequena. Uma solução interessante é feita com janelas de um lado da casa.
  • Uma variação moderna da casa de estilo Wright, a decoração principal das quais são enormes janelas. Em uma casa assim, haverá muito sol e luz.
  • A casa parece muito baixa mas fica no alto de uma colina e se encaixa harmoniosamente na paisagem. A casa tem garagem embutida.
  • Uma opção de compromisso, mais perto das habituais casas típicas. No primeiro andar, as janelas são maiores do que no segundo, o que separa visualmente as áreas comuns da casa das individuais (quartos).
  • Essas fotos mostram claramente que o zoneamento na casa é feito sem paredes. Uma zona flui suavemente para outra. O esquema de cores é calmo e aconchegante.
  • Há muita pedra e vidro neste interior, geometria reina aqui junto com decoração primorosamente escolhida.
  • Terraços e varandas em tais projetos, muitas vezes se torna o argumento final a favor de "comprar / construir este edifício específico".
  • Outra solução interessante, em que muito é retirado das culturas orientais.
  • Na arquitetura orgânica de Wright, a própria ideia de estar perto da natureza é linda, e a harmonia dos tons naturais no acabamento prova isso mais uma vez.
      Entre uma infinidade de estilos, projetos, soluções, você precisa escolher algo próprio, não impulsivamente e sobre emoções, mas para que a escolha agrade por muitos anos. E de preferência mais de uma geração. Os edifícios de Wright são projetados para pessoas que amam estar perto da natureza, cores conservadoras e um amor pela abundância de luz e espaço.

      O vídeo a seguir mostrará como fazer um projeto de casa no estilo Wright.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário