Casas minimalistas
A casa própria é o sonho de muitos. Nada mais bonito do que à noite, após um dia de trabalho, aconchegue-se na sua própria varanda com uma xícara de chá e admire a vista da cidade ou da natureza. Se você está planejando apenas construir sua casa e escolher um estilo, este material é para você.
Características distintas
O estilo mais popular hoje, tanto na construção quanto no interior, é o minimalismo. Esta é uma tendência moderna que possui várias diferenças marcantes:
- layout original, mas não pretensioso;
- design lacônico;
- via de regra, a casa não tem mais de 2 andares;
- falta de partições desnecessárias;
- boa iluminação e muitas janelas grandes;
- uma combinação de não mais do que 2-3 tons no interior;
- quartos espaçosos (podem ser diferentes em quadratura, não necessariamente grandes).
Em uma casa de campo no estilo minimalista, não deve haver itens desnecessários - o olho deve "descansar" e a cabeça deve "respirar". É realmente fácil e agradável estar em um interior assim, não há variedade de texturas, tons e móveis, pressionando de todos os lados.
O minimalismo trata principalmente de funcionalidade e organização. Cada coisa está em seu lugar e tudo que é pessoal está escondido de olhos curiosos.
Portanto, esse estilo não é adequado para quem está acostumado a ver várias coisinhas fofas no interior, que não ligam para a bagunça e não se preocupam com ela.
Materiais de Decoração
Na construção de uma casa no estilo minimalista, são utilizados diferentes materiais: tijolo, que depois é rebocado, pedra decorativa para decoração exterior, pastilhas de madeira, muito betão, vidro, metal.
A arquitetura nesta direção é perceptível e parece incomum. Via de regra, são edifícios baixos com telhado plano ou ligeiramente inclinado. A forma externa da casa pode se assemelhar a blocos de construção com grandes janelas.
Dentro de uma casa assim, o interior também é geralmente executado em um estilo minimalista. Os seguintes materiais são usados para decorar os quartos:
- gesso liso e tintas mate;
- laminado para madeira natural;
- papel de parede sem padrão intenso, cores pastéis não brilhantes;
- concreto como decoração de parede ou teto;
- azulejos de cerâmica elegantes;
- madeira natural (por exemplo, degraus de escadas, pisos, móveis, etc.).
Para dar conforto e maciez interior austera e ascética, são usados tecidos naturais: tecidos para janelas, cobertores, tapetes.
Projetos exteriores
Casas em um estilo lacônico podem ser grandes ou pequenas. Para o estilo minimalista, o número de metros quadrados não importa - pode ser aplicado em qualquer área. Tradicionalmente, as casas modernas são construídas em 1-2 andares, pois desta forma você pode economizar significativamente em materiais e construção, sem perder em quadratura. Uma casa de um andar pode ter a mesma área que uma casa de dois andares, mas ao mesmo tempo haverá mais espaço utilizável e menos materiais serão consumidos.
Portanto, este tipo de casa é perfeito para uma casa de veraneio.
Se você precisa construir uma casa de verão, então é melhor escolher uma casa de madeira. Esta é uma opção econômica e rápida, enquanto o estilo de construção pode ser qualquer coisa. Para o minimalismo, é importante a combinação de linhas verticais e horizontais, a cobertura clássica é plana, com possibilidade de construção de um mirante ou terraço aberto. Mas ninguém o proíbe de fazer um telhado de duas águas comum, basta escolher materiais adequados ao minimalismo - não laterais, mas revestimentos mais modernos, por exemplo, telhas flexíveis.
Uma casa de campo adequada para viver o ano todo precisa ser mais sólida. Pode ser construída em tijolo, monobloco, madeira. Tijolo e monobloco são isolados, rebocados em várias camadas. É assim que se obtém uma fachada minimalista clássica. Adicionado ao gesso está a decoração feita de painéis de madeira - este é um acento da moda que irá adicionar calor e conforto à casa.
Outra vantagem das casas minimalistas é um grande número de janelas para que o interior da casa seja claro. O envidraçamento panorâmico também dá o efeito de um espaço maior. Mesmo uma pequena casa com janelas do chão ao teto parecerá mais espaçosa por dentro. Normalmente, essas janelas são feitas ao entrar no terraço, na parte lateral da casa que está fechada aos olhares indiscretos.
E esta é uma ótima solução para quem quer muita luz e ar em sua casa.
Casas de madeira ou casas de bar não se enquadram bem na descrição do minimalismo., a árvore é encontrada aqui apenas como decoração no exterior e no interior. Mas ninguém vai te proibir de construir uma casa de madeira com características desse estilo: deve ser lacônica, com a forma geométrica correta, com um telhado levemente inclinado (você não pode fazer um telhado plano para casa de uma barra).
Outro tipo de minimalismo é o estilo escandinavo de construção. Essas casas são construídas com materiais naturais: madeira, pedra, vidro, etc. Podem ter vários andares, mas na maioria das vezes são pequenas casas de um ou dois andares feitas de pinho, faia ou bétula. A base é em pedra natural e é bastante alta. Janelas - janelas de madeira e vidros duplos, economizando calor e energia.
O estilo escandinavo de construção não é apenas uma aparência espetacular, mas também funcionalidade, economia de recursos e respeito ao meio ambiente.
Para a construção, em regra, utilizam-se a tecnologia de madeira ou moldura, revestindo-se de lajes horizontais ou verticais estreitas. Nessas casas, o telhado geralmente não é plano, mas sim o tradicional escandinavo - empena íngreme. O sótão costuma ser um espaço habitacional e a forma do telhado permite que a precipitação não se prolongue sobre ele, o que significa que não precisa ser limpo por você.
Talvez esta opção de minimalismo seja adequada para você.
Opções de interiores
Uma casa minimalista por dentro geralmente também é decorada em um estilo semelhante. O interior é caracterizado pelas seguintes características:
- espaço;
- tons monocromáticos na decoração de paredes e tetos;
- falta de molduras de estuque, decoração desnecessária, padrões coloridos;
- muita luz, inclusive natural;
- móveis funcionais;
- falta de vários pequenos itens e decoração (estatuetas, ímãs, etc.);
- falta de desordem.
Quanto ao layout dentro de uma casa assim, pode ser qualquer, o principal é não "raso" com os cômodos. Melhor ter 2 quartos grandes e completos do que 3 pequenos, onde não há para onde se virar e onde há pouca luz e ar. As reformas são mais bem feitas no mesmo estilo em todos os quartos, incluindo banheiros e toaletes.
Desta forma, você pode conseguir um único espaço onde não só seja agradável estar, mas também mais fácil de respirar.
Não é necessário colar papéis de parede diferentes em salas diferentes, especialmente em cores vivas e com padrões em relevo fantasiosos. A melhor opção é o papel de parede branco liso pintável, que pode ser revestido com qualquer tom de tinta segura. Obviamente, se você não quiser pintar as paredes, pode escolher um papel de parede clássico que pode ser colado novamente a cada 5-7 anos. Mas eles devem atender a alguns requisitos.
- A largura do rolo é de pelo menos 1 m, portanto, você obterá uma parede perfeitamente plana e sem juntas.
- Textura: lisa ou ligeiramente texturizada em toda a superfície do rolo.
- Escolha impressões elegantes e lacônicas de grande porte, por exemplo, pode ser papel de parede que imita concreto ou madeira e, o melhor de tudo, apenas imagens simples. Sem flores, plantas, monogramas e similares.
É melhor escolher um teto fosco, sem holofotes e pseudo-cristal. O sistema de iluminação deve corresponder ao estilo: lustres lacônicos, pequenas lâmpadas nos trilhos. Candeeiros de pé, candeeiros e acessórios de iluminação são melhor seleccionados da mesma colecção.
À primeira vista, um interior minimalista pode parecer "frio" e impessoal. Tapetes, bons tecidos (cortinas nas janelas, cobertores, travesseiros) ajudam a suavizá-lo e trazem conforto.
Os móveis podem ser feitos de madeira em tons quentes, mas não em tons de wengué ou vermelho.
Belos exemplos
Há um grande número de designs de casas minimalistas. Mostraremos alguns dos melhores aqui.
- Uma variante de uma pequena casa térrea com uma área de aproximadamente 100-150 metros quadrados. A forma correta e clara, um andar e muitas janelas grandes. Essa casa pode ser uma excelente solução para um chalé de verão ou uma casa para residência permanente para uma pequena família. A fachada parece lacónica e interessante: estuque suave e claro, inserções de painéis de madeira, bons azulejos e janelas de madeira com vidros duplos.
- A próxima opção é incrivelmente bonita. Aqui a área da casa já é muito maior - cerca de 200 quadrados. O estilo da casa pode ser descrito como uma mistura de minimalismo e scandi. A casa tem dois andares - o segundo andar é sótão. Preste atenção nas janelas panorâmicas e como a casa está dividida por cor e textura. Aqui, o gesso branco liso é combinado com painéis estreitos de madeira escura, quase preta. O telhado é alto, com interessantes telhas contrastantes.
- Se você precisa de uma casa muito maior em área, recomendamos prestar atenção a esse projeto: uma grande casa de dois pisos com um anexo lateral em forma de vaga coberta e uma açoteia. Este ramal está conectado à casa, na planta o projeto se parece com a letra "G". Esta é uma ótima solução para uma família numerosa e residência permanente. A própria casa e a extensão são feitas no mesmo estilo - minimalismo e scandi são combinados aqui. O exterior é feito de madeira: painéis e vigas horizontais de madeira. As cercas perto da casa e no terraço parecem interessantes. O esquema de cores da casa também chama a atenção, a combinação de bege e cinza parece fresca.
- A próxima opção é um representante típico do estilo escandinavo. Uma casa de madeira sobre uma base alta de pedra com um telhado alto e íngreme. A casa é pequena, mas tem dois pisos - o segundo é no sótão. O esquema de cores também é clássico para este estilo: uma combinação contrastante de preto e madeira clara. Existem também grandes janelas do chão ao teto aqui, o que dá muito espaço e muita luz interior.
Já para os interiores no estilo minimalista, optamos por vários básicos, que mostram os princípios clássicos dessa direção.
- Na primeira versão, uma sala de estar e uma cozinha são conectadas em um grande cômodo, grandes janelas panorâmicas dão ainda mais espaço, um cômodo estreito torna-se visualmente mais amplo. As paredes são brancas, o chão contrastando com o escuro, assim como os móveis de madeira. Têxteis, móveis estofados e iluminação adicionam conforto ao interior.
- Outra opção de sala espaçosa e lacônica: pé-direito alto, paredes brancas e cinza, chão claro e os mesmos móveis. O ponto forte aqui são os travesseiros amarelos no sofá cinza. Apesar das cortinas escuras, o quarto é claro devido às grandes janelas.
- Muitas pessoas se perguntam se é possível fazer um quarto infantil de estilo minimalista. Sim, desde que não se empolgue com móveis e decoração desnecessários. Por exemplo, o interior de um apartamento em um estilo lacônico. O berçário aqui é feito em cores claras, as janelas que vão até o chão são cortadas por longas cortinas lisas de cor azul brilhante. Uma das paredes contrasta, na cor das cortinas, com uma interessante decoração em forma de nuvens brancas. Móveis conversíveis e gavetas escondidas economizam espaço.
Visão geral de uma casa minimalista com uma área de 410 m2. no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.