Casas Art Déco
A direção de design art déco teve origem na França na década de 1920. século passado e rapidamente se tornou popular muito além das fronteiras do país. Típico desse estilo é a riqueza de cores e texturas, formas geométricas inesperadas e rica ornamentação. Art Déco apresenta glamour aliado ao progresso técnico, todas as soluções de design se distinguem por um alto grau de receptividade a todos os tipos de inovações de interiores.
Características de design
Pela primeira vez, eles começaram a falar sobre a direção da moda da Art Déco no início do século passado na França, e já nos anos 20 e 30. rapidamente conquistou um exército de fãs. Seu nome é traduzido do francês como "arte decorativa". Este é um estilo muito expressivo e gracioso, graças ao qual o interior vivo parece luxuoso, sofisticado e rico. Era essa atmosfera que era tão necessária para as pessoas no final dos anos 1930, quando as pessoas estavam cansadas da pobreza e de outras consequências da Grande Depressão.
Esta direção estilística combina harmoniosamente primitivismo lacônico e luxo pretensioso, metal e madeira cromados, funcionalismo e motivos jazzísticos frívolos. O exemplo padrão desse estilo era o design de interiores de hotéis 5 estrelas, restaurantes respeitáveis e alguns outros locais da moda da época. No entanto, esse estilo estava longe de ser acessível para todos, apenas pessoas ricas poderiam implementá-lo na prática; para americanos comuns com seus apartamentos pequenos, esse projeto não estava disponível. Art Déco é reconhecível pelas seguintes características:
- geometria lacônica;
- assimetria, linhas quebradas e em ziguezague;
- o uso de materiais caros de revestimento;
- pompa ostentosa de elementos decorativos;
- uma abundância de metal e espelhos;
- o uso de marfim, mosaico de vidro, vitrais multicoloridos, cristais caros, madeiras preciosas e baixelas luxuosas;
- a presença no interior das peles de animais silvestres: antílope, tigre ou urso;
- máscaras, tambores e estatuetas exóticas;
- uma abundância de brilho nas superfícies.
Materiais e cores de acabamento
Esses interiores elegantes exigem uma decoração de superfície adequada na casa. Para revestimentos de pisos, geralmente é usado parquete feito de madeiras nobres. O acabamento com ladrilhos pretos e brancos ou pedra natural tornou-se generalizado. Em interiores modernos, o uso de imitações econômicas de placas de parquete de linóleo ou laminado é permitido.
Cem anos atrás, o teto era rebocado de branco e decorado com molduras de gesso. Hoje em dia, o Art Déco prefere estruturas de vários níveis feitas de PVC ou drywall, e a moldagem de estuque é feita de poliestireno expandido ou materiais de poliuretano. É permitida a instalação de tetos elásticos - neste caso, devem ser pintados com impressão fotográfica.
Existem muitas opções interessantes para decorar paredes, na maioria das vezes é gesso decorativo ou cortinas com papel de parede de seda. Neste último caso, utiliza-se material com estampas sobre o tema dos hieróglifos asiáticos, ornamentos africanos, difundiu-se uma estampa geométrica. Em alguns interiores, as superfícies são decoradas com painéis de madeira decorativos. Devem ser monocromáticos, pintados em tons discretos.
As janelas nos interiores Art Déco são grandes e fornecem muita luz, de preferência em caixilharia de madeira. As aberturas das janelas são decoradas com um tule transparente quase sem peso e, à noite, fechadas com cortinas pesadas e densas.
Móveis e decoração
Quanto aos móveis, o princípio básico da Art Déco é o máximo rigor em tudo. Em vez de linhas suaves - nítidas, e em vez dos comuns nos velhos tempos, ornamentos florais - padrões geométricos e abstratos. Nenhum design de interiores está completo sem o uso de formas como quadrado, cubo, círculo e bola. Não é por acaso que os móveis costumam repetir os contornos dessas formas. As fachadas dos móveis são revestidas com laca preta com madrepérola, podendo ser utilizados metais dourados ou cromados, marfim e couro genuíno.
Motivos étnicos certamente estão presentes na decoração. Espalharam-se caixões entalhados, divisórias chinesas, tapetes orientais feitos à mão, estatuetas africanas, tambores, máscaras e também peles de animais selvagens. As descobertas arqueológicas do início do século passado refletiram-se na formação do estilo. Foi assim que os elementos da arte do Antigo Egito, Roma, Babilônia e Assíria apareceram no design de interiores, e os ornamentos astecas e incas estão longe de ser incomuns.
Exemplos de projetos
Na verdade, o interior de um edifício residencial em estilo art déco combina pompa externa, as tradições de civilizações antigas com as conquistas do progresso tecnológico. O luxo reside não só na utilização de diversos materiais de acabamento, mas também na confirmação visual da riqueza, que se manifesta em elementos decorativos ricos e vibrantes.
O comentário foi enviado com sucesso.