Gorgulho da framboesa e morango
Existem muitas pragas que podem causar grandes danos à cultura. Isso inclui o gorgulho da framboesa e morango. O inseto está relacionado à ordem dos besouros e à família dos gorgulhos. No artigo de hoje, aprenderemos tudo sobre esse parasita.
O que é isso?
Antes de entender os danos que o gorgulho da framboesa-morango pode causar, é aconselhável responder à pergunta principal: "O que é?"
O gorgulho nocivo está relacionado à classe dos besouros dos coleópteros. A praga é um grande perigo não só para as framboesas, mas também para outras culturas plantadas no local.... Estamos falando de morangos, amoras, morangos. O parasita é capaz de provocar muitas consequências negativas de sua intervenção.
A considerada praga revela-se muito perigosa em todas as fases do seu desenvolvimento: tanto na forma madura como na larval. Os besouros geralmente se alimentam de placas de folhas e brotos jovens, após o que põem ovos em botões. Devido a tais manipulações, danos muito graves são causados à cultura.
O inseto coleóptero é modesto em tamanho e parece completamente imperceptível. Seu comprimento é de apenas 2-3 mm. As pragas têm um corpo oval. É coberto por pêlos característicos de tons claros. Os gorgulhos dos coleópteros geralmente entram em uma fase ativa por volta do meio da primavera, quando as temperaturas chegam a 13-15 graus Celsius.
Fartos de morango e rebentos de morango, os gorgulhos passam gradualmente a plantações posteriores, nomeadamente, amoras e framboesas. Os insetos danificam intensamente as placas das folhas das plantas, sugam seus sucos e podem roer completamente as cavidades internas dos botões.
Besouros coleópteros maduros geralmente colocam suas larvas na cavidade interna dos botões. Existe uma larva para cada um. As fêmeas roem ativamente os talos para que depois disso os botões simplesmente caiam no chão. Sem essas manipulações, as larvas não serão capazes de se desenvolver normalmente. E eles se desenvolvem por cerca de 20 dias, após os quais as pupas se formam em 7-9 dias. Eles também estão localizados no meio dos botões.
Os besouros eclodem no verão, no final de julho. Depois disso, começa sua nutrição intensiva com as plantas do local.
Quando a temperatura chega a 10 graus Celsius, os insetos vão para o inverno na camada superior do solo ou na cama. No ano seguinte, todo o "caminho" de desenvolvimento dos parasitas se repete.
Como reconhecer?
O gorgulho coleóptero é uma das pragas de plantas mais perigosas. Sua detecção nem sempre é simples e rápida. Acontece que o inseto não é percebido de imediato, porque é muito diminuto. O parasita pode começar seu efeito "negativo" a partir do meio da primavera, quando os indicadores de temperatura do ar provavelmente subirão para +10 ou +13 graus Celsius.
É possível encontrar um besouro perigoso em uma casa de verão por uma série de sinais básicos:
- o aparecimento do gorgulho framboesa-morango coincidirá com danos simultâneos aos botões das plantas na própria base;
- buracos muito pequenos nas lâminas das folhas das plantas, eles também indicarão a atividade de pragas;
- botões encolhendo, na parte interna da qual há larvas, será outro sinal do aparecimento de um perigoso besouro do gorgulho da framboesa-morango;
- se o besouro começou a atacar o patamar, então pedúnculos plantas pode começar a cair.
Como lutar?
Se as plantas na área da casa forem atacadas pelo gorgulho da framboesa-morango, você não deve entrar em pânico. É possível e necessário combater essa praga. Existem muitas maneiras e técnicas diferentes pelas quais é possível se livrar do besouro coleóptero.
Remédios populares
Esses métodos comprovados demonstram uma eficiência muito alta na luta contra os besouros pragas. Analisaremos várias receitas populares para preparar um remédio eficaz para o gorgulho.
- Uma tintura feita de pimenta amarga ajudará a se livrar do inseto. Para fazer isso, você precisa levar 1 kg de pimenta em vagens ou 1,5 pimentão seco, além de 10 litros de líquido. Os frutos devem ser esmagados, enchidos com água e enviados para infusão por 2 a 3 dias. É aconselhável colocar a solução em uma tigela de esmalte. Após o tempo especificado, a tintura deve ser colocada em fogo baixo, fervida e depois fervida um pouco (10 minutos são suficientes). Depois disso, a infusão da solução deve ser realizada novamente. Após 2 dias, a mistura é filtrada, complementada com suco de pimenta espremido. Um remédio popular pronto precisa ser pulverizado nas plantações nos canteiros, e é melhor armazená-lo em recipientes de vidro hermeticamente fechados em locais escuros e frios.
- Uma solução à base de mostarda é muito popular. Para prepará-lo, é necessário tomar 100 g de mostarda para 5 litros de água, após o que os componentes são bem misturados. A mistura resultante deve ser usada contra parasitas durante a floração e a formação dos botões. O tratamento deve ser repetido após 10-12 dias para destruir a próxima geração de insetos.
- Uma solução caseira de cebolas e celidônia serve. Você deve levar um prato de 3 litros, 1 colher de chá de celidônia e 2 colher de chá de cascas de cebola. Esses componentes são derramados com água fervente. Assim que a tintura tiver tempo de esfriar, ela precisará ser filtrada. O produto resultante é utilizado para processar as plantações de framboesas antes da formação das primeiras flores, bem como 2 semanas após o início da floração.
- Resultados muito bons podem ser obtidos com uma solução de amônia. Preparar esta composição é simples: tome 2 colheres de sopa. eu. amônia e um balde de água. Combine os componentes e mexa bem. Depois disso, a solução pronta pode começar a processar as plantas nos canteiros.
Este remédio popular não só ajuda a vencer os besouros, mas também promove o crescimento ativo das plantações.
- Uma decocção eficaz de tansy se manifesta perfeitamente. Para fazer isso, você precisa misturar 10 litros de líquido e 700 g de tansy seca ou 3 kg de componente fresco. A tanásia é derramada com líquido e a composição é permitida em infusão por 2 dias. Depois disso, o caldo é colocado no fogo e fervido por cerca de 30-40 minutos. Quando a temperatura do caldo cair, ele precisará ser filtrado, acrescentando-se 6 a 7 litros de água fria. A solução preparada deve ser bem mexida e, em seguida, combinada com 100 g de sabão ralado. Depois disso, as plantas podem ser tratadas com o agente.
Produtos químicos
É possível se livrar do gorgulho coleóptero por meio de vários produtos químicos. As seguintes posições são as mais eficazes:
- Fufanon-Nova;
- Iskra-M;
- "Kemifos";
- "Alatar";
- Atellix.
Cada um dos produtos químicos listados deve ser usado estritamente de acordo com as instruções. Como exatamente processar plantas de besouro está indicado na embalagem da marca junto com os produtos. É melhor comprá-los em lojas especializadas.
Biológicos
É possível proteger as plantas dos besouros coleópteros por meio de produtos biológicos. Esses produtos são atraentes por seu conteúdo natural e totalmente seguro.Não poluem o meio ambiente, não se acumulam na camada de solo, assim como nas próprias lavouras.
O uso de produtos biológicos modernos e de alta qualidade pode continuar ao longo da temporada. No entanto, neste caso, o residente de verão deve levar em consideração que:
- os resultados não serão visíveis imediatamente, mas somente após um certo intervalo de tempo;
- para alcançar um efeito tangível a partir do uso de produtos biológicos, o processamento repetido de plantas é imperativo;
- produtos biológicos modernos são vulneráveis às condições meteorológicas: seu desempenho pode ser reduzido devido à precipitação, redução dos valores de temperatura e passagem de neblina.
Para se livrar dos gorgulhos coleópteros nocivos, é aconselhável usar os seguintes produtos biológicos de alta qualidade:
- Iskra-Bio;
- Fitoverm;
- "Nemabakt";
- Akarin;
- Antonem-F.
Agentes especiais e misturas de efeitos biológicos são preenchidos com enzimas especiais do fungo ou bactérias patogênicas. Este último pode proteger eficazmente as plantações de pragas de insetos por vários anos. Os meios não só provocam paralisia dos parasitas na baga, mas também levam à sua morte inevitável em 7 a 10 dias.
Quando processar?
Após o degelo da neve, é necessário fazer o processamento das plantas na primavera, antes do surgimento dos botões. Mas, ao mesmo tempo, certos recursos devem ser levados em consideração:
- nos territórios do sul, o processamento é desejável no final de março;
- nas regiões centrais, é desejável processar os plantios em abril;
- na região norte do país, vale a pena planejar o processamento dos plantios no início de junho.
Medidas de prevenção
Para não tentar se livrar do besouro framboesa-morango que apareceu no site, faz sentido recorrer a uma série de medidas preventivas. Graças a eles, as plantas podem ser protegidas de forma eficaz contra ataques de pragas perigosas.
Vamos examinar as principais medidas para prevenir o aparecimento do besouro coleóptero.
- Envolva-se na prevenção expediente no outono (nos primeiros dias da temporada).
- O gorgulho pode ser muito prejudicial para a cultura da framboesa, portanto, é necessário livrar-se dele na primeira suspeita. As culturas devem ser processadas imediatamente com produtos populares e biológicos.
- É sempre necessário remover todas as placas de folhas caídas em tempo hábil. Isso se deve ao fato de que os gorgulhos sobrevivem ao inverno com esses componentes.
- Com as geadas iniciais, é imperativo desenterrar e afrouxando a camada de solo. Essas atividades poderão trazer à tona os besouros que estão se escondendo para o inverno. Depois disso, as pragas morrerão assim que vierem as geadas.
- É imperativo realizar cobertura morta do solo. As agulhas podem ser usadas como cobertura adequada.
O comentário foi enviado com sucesso.