Qual é a aparência de um gorgulho e como se livrar dele?
Existem muitos parasitas e pragas de insetos que atacam vegetais e fruteiras na área. Essas pragas incluem o gorgulho. É perigoso, ataca muitas plantas, diminuindo o rendimento. No artigo de hoje, descobriremos a aparência de um gorgulho e como você pode se livrar dele.
Descrição
O gorgulho é uma das pragas de insetos mais perigosas. Ele come ativamente quase todas as espécies e variedades de plantas conhecidas nas parcelas. O gorgulho pode facilmente devorar raízes, lâminas de folhas, caules e frutos de plantações. Mesmo nem a mais numerosa colônia desses parasitas é capaz de deixar o residente de verão sem uma safra de framboesas ou morangos. Também existe um tipo de inseto que se alimenta de cereais.
O gorgulho é um pequeno besouro que pertence à família dos coleópteros. O aparecimento deste conhecido parasita depende da fase de seu desenvolvimento e crescimento. As larvas do besouro são muito semelhantes aos vermes em miniatura com um corpo grosso. Na maioria das vezes são de cor branca, creme ou amarela. O formato das larvas costuma repetir a letra "C". Cerdas muito pequenas podem ser vistas ao longo de todo o comprimento do corpo. E na cabeça da larva do gorgulho há uma concha quitinosa especial de cor escura. Via de regra, os jovens vivem e se desenvolvem sob a camada de terra. É aqui que os insetos se alimentam das raízes das plantas. As larvas de certas subespécies de gorgulho podem ser encontradas no topo da camada de terra. Aqui, eles comem elementos vegetais acima do solo: caules, folhas, botões e assim por diante.
Isso é seguido por outro estágio no desenvolvimento do gorgulho - a pupa. É possível notar os contornos das futuras asas, assim como a cabeça e as pernas com uma tromba. Contra esse pano de fundo, o corpo do inseto ainda apresenta uma estrutura macia, apresenta uma cor clara.
A aparência dos besouros maduros é muito diferente. Tudo depende do tipo específico de praga. Os gorgulhos podem ser divididos em várias categorias principais.
- Pelo parâmetro do comprimento do corpo. Os menores parasitas raramente crescem acima de 1 mm. E os maiores têm 0,5 cm.
- Pela estrutura do corpo. Na natureza, existem parasitas que possuem uma estrutura corporal esférica, em forma de pêra ou em forma de bastão.
- Colorindo. Gorgulhos diferentes têm cores diferentes por natureza. Assim, um revestimento do tipo quitina pode apresentar quase qualquer cor, por exemplo, marrom, preto, vermelho ou amarelo. Você também pode encontrar insetos que possuem padrões especiais ou um brilho metálico na superfície de sua concha. A coloração de certas variedades parece muito boa.
- Ao longo do comprimento do tronco. Existem gorgulhos que têm probóscide curta e longa.
Em geral, um adulto é um besouro coleóptero com uma cabeça tubular cilíndrica alongada. Graças a este último, as pragas podem não apenas receber comida, mas também colocar ovos em tecidos vegetais a uma profundidade impressionante.
Os besouros em questão têm asas. Esses componentes são muito bem desenvolvidos, usados pelos insetos para o fim a que se destinam - para o vôo. O tamanho das fêmeas costuma ser mais impressionante do que o tamanho dos machos.
Em todos os outros personagens, não há diferenças especiais entre insetos de sexos diferentes.
Espécies de insetos
Existem várias espécies de gorgulho.Cada subespécie é muito perigosa para o plantio no jardim. Vamos descobrir quais características e aparência têm as diferentes subespécies de elefantes.
Beterraba
Normalmente, o gorgulho da beterraba exibe uma expressiva cor preta no corpo. No entanto, seu abdômen é cinza e o dorso é marrom. Ao longo de todo o comprimento do corpo do inseto, faixas características de espessura mínima são visíveis. Esse parasita se torna especialmente ativo assim que os primeiros brotos de beterraba plantados no local eclodem. Daí o nome.
O gorgulho da beterraba também pode causar sérios danos a outras plantas, como pepinos, cenouras e repolho. As larvas deste parasita são brancas. Na maioria das vezes, eles se alimentam de rizomas de plantas.
A subespécie de inseto em consideração não tem medo de geadas graves, uma vez que tem a capacidade de se enterrar rápida e facilmente nas camadas do solo.
Cinza do sul
Este besouro é caracterizado pelo seu tamanho miniatura. Em casos raros, cresce para mais de 8 mm. O inseto tem uma cor de corpo escura. O besouro cinza do sul voa muito bem, pode viajar distâncias impressionantes em busca de alimento. Esta praga pertence à categoria dos onívoros. Ele pode ser visto até mesmo na grama.
O inverno desse parasita ocorre na camada do solo a uma profundidade de até meio metro. Com o início da estação da primavera, o gorgulho volta à superfície e, após 10 dias, começa a pôr ovos. As fêmeas os colocam a uma profundidade de 20 cm e em número de 10. Já nos primeiros dias de agosto, os besouros maduros começam a voar.
Arroz
A subespécie especificada de gorgulho é mais freqüentemente encontrada nas regiões do sul. Este parasita é considerado o mais perigoso para as lavouras de grãos. O besouro do arroz não tem medo da seca, pode comer frutas e plantas de forma intensiva.
Em condições adequadas e confortáveis, a fêmea desta praga é capaz de pôr ovos até 8 vezes por ano.
Palma
Numerosas subespécies. Os parasitas das palmeiras se alimentam de diferentes variedades de palmeiras. Isso inclui várias árvores frutíferas. Por exemplo, existe um elefante vermelho desta espécie, que pode atacar rapidamente as tamareiras. Por causa disso, esse parasita muitas vezes destrói grandes plantações dessas safras. O elefante palmeira tem uma casca dura.
Pinho
O grande parasita do pinheiro ataca mais frequentemente as coníferas. No entanto, os besouros desta espécie também podem ser encontrados na videira, folhagem de ameixa cereja, na maçã, ameixa, cerejeira. O besouro tem a cor do corpo marrom escuro ou preto. Nas asas, você pode ver finas listras curvas de tonalidade amarela. As larvas do besouro do pinheiro são curvas e de cor amarelada-esbranquiçada. O inseto voa muito bem.
O elefante pinheiro é especialmente ativo à tarde ou à noite. Durante o dia, o parasita se esconde em rachaduras na casca das árvores.
Urtiga
Este elefante tem pernas, a maioria das quais de cor escura. Em raras ocasiões, as pernas apresentam uma tonalidade marrom-avermelhada. Existem escamas especiais no corpo da praga. Eles formam manchas características. Nos homens, as escamas são mais uniformemente distribuídas do que nas mulheres.
Frondoso com marcas de varíola
O elefante com marcas de folhas tem asas nas quais escamas estão presentes, formando uma interessante impressão salpicada. Uma faixa reta e escura corre no meio das costas.
Nódulo eriçado
O perigoso elefante de cerdas geralmente se alimenta de ervilhas, feijões, lentilhas e alfafa. Danos graves podem ser causados não apenas por indivíduos maduros, mas também por larvas muito pequenas. A reprodução desta espécie é bissexual.
Besouros adultos podem hibernar no inverno, mas as larvas hibernam em raras ocasiões.
Alfafa
Este gorgulho é frondoso. É geralmente encontrado no norte do Cáucaso, bem como na região do Volga. Um adulto pode ter cerca de 5,5 mm de comprimento. O inseto é verde.A zona elitral é complementada com manchas marrom-acinzentadas. As larvas da praga da alfafa são caracterizadas por uma cor esverdeada clara. A cabeça do parasita é densa e espessa. Existem 3 faixas longitudinais visíveis na parte superior das costas.
Farinha
Outro nome para esta espécie é celeiro. Esta praga se alimenta de cereais e grãos. A praga tem superfície brilhante e corpo de cor escura. O inseto é muito termofílico, se sente bem em condições de temperatura de 22 a 26 graus Celsius. Ele também pode comer estoques caseiros de cereais e cereais.
Ele se multiplica ativamente se a temperatura em que está localizado não cair para 10 graus.
Como lutar?
Os elefantes são parasitas muito perigosos e irritantes que podem ser encontrados em árvores frutíferas, vegetais e até mesmo flores (por exemplo, rosas). Se um jardineiro perceber que suas plantações estão sofrendo com esse inseto, ele precisa começar a combatê-lo o mais rápido possível.
Produtos químicos
Existem vários produtos químicos através dos quais as pragas em questão podem ser envenenadas. O uso de tais fundos traz os resultados mais graves. Com os produtos químicos certos, os elefantes podem ser completamente exterminados. A pulverização de plantios no combate ao gorgulho deve ser realizada várias vezes durante a temporada. O principal é começar a luta a tempo. Se forem usados produtos químicos, certifique-se de ler as instruções de uso. Você não pode se afastar da liderança, pois isso pode causar sérios danos às plantas e à sua saúde.
É possível remover os elefantes besouros irritantes e perigosos usando essas drogas populares:
- Actellik;
- "Sensei";
- "Karachar";
- "Kemifos";
- "Fufanon".
O primeiro tratamento das plantas do parasita deve ser realizado antes da fase de floração (cerca de 5 dias). Na próxima vez, será necessário processar os plantios em 1,5 semanas ou um pouco antes. Recomenda-se comprar quaisquer preparações químicas para combater elefantes apenas em lojas especializadas.
É melhor não fazer essas compras no mercado ou de comerciantes não verificados. Um produto de má qualidade pode não só não ajudar, mas também prejudicar ainda mais as safras plantadas nos canteiros.
Agentes biológicos
É possível se livrar de elefantes nocivos não apenas com produtos químicos, mas também com a ajuda de vários agentes biológicos. Todos os insetos têm seus próprios inimigos naturais, portanto, você pode pedir ajuda a eles. Os parasitas considerados podem ser destruídos por pássaros, formigas e algumas espécies de vespas.
Além disso, nas lojas de jardinagem, você pode encontrar uma composição especial em pó com nematóides. Este pó deve ser diluído em água de acordo com as instruções. O produto acabado é pulverizado com os arbustos afetados. Os nematóides rapidamente chegam aos elefantes, o que certamente os levará à morte. Recomenda-se processar plantas quando o sol se põe.
Métodos tradicionais
Muitos jardineiros imediatamente se comprometem a destruir os gorgulhos por meio de remédios populares. A maioria deles é testada pelo tempo e por muitas pessoas. Considere as receitas dos meios mais eficazes e eficientes para esquecer os ataques dos gorgulhos nas plantações.
- Você pode preparar cascas de cebola, cascas de alho ou galhos de coníferas. Os componentes encontrados são enviados para um tanque amplo, então despejados com o líquido e mantidos neste estado por 2 semanas. Após o tempo especificado, a tintura precisará ser filtrada. Uma solução de trabalho é preparada a partir da composição obtida combinando-a com água nas proporções de 1 a 10. O produto resultante deve ser tratado com a cultura a cada 5 dias.
- Existe outro remédio popular eficaz que você pode preparar facilmente em casa. Para fazer isso, tome 1 balde de água.É necessário insistir 150 g de camomila nele durante o dia. Depois disso, você precisará adicionar mais 50 g de sabão à composição.
- O jardineiro pode insistir em 400 g de absinto seco e triturado em 10 litros de água. É o suficiente para resistir à solução por cerca de um dia. A seguir, deve-se ferver por 30 minutos, neste caso adicionar mais sabão (40 g). A mistura de plantio final no local precisará ser processada de acordo com o esquema padrão (a cada 5 dias).
Medidas de prevenção
Qualquer tipo de besouro elefante tem todas as chances de deixar o residente de verão sem uma colheita rica e de alta qualidade. Claro, o inseto descoberto pode ser destruído para salvar o resto das plantações, mas é muito mais fácil evitar o seu aparecimento no local. Vamos descobrir o que fazer para não enfrentar os ataques dos gorgulhos.
- Ao plantar fruteiras, é aconselhável escolher locais distantes de culturas silvestres.
- O solo no local não pode ser deixado sem afrouxamento regular. Isso muitas vezes leva ao aparecimento de elefantes.
- Depois de concluir as atividades de colheita, é recomendável coletar cuidadosamente os restos das copas e destruir imediatamente. Isso também se aplica a folhas caídas no local.
- No momento em que os botões incham, o residente de verão precisará sacudir constantemente os besouros. A atividade é enfadonha e tediosa, mas não deve ser negligenciada.
- Excelentes resultados podem ser alcançados usando as chamadas correias de retenção. Existem muitas maneiras de modelá-los.
- Será possível espantar insetos nocivos com o absinto comum.
- É muito importante certificar-se sempre de que não há frutos estragados e podres no jardim.
- Os troncos de quaisquer árvores frutíferas devem ser processados com cal.
- É importante cumprir as regras de rotação de culturas.
- É igualmente importante monitorar as condições de todas as plantações e árvores frutíferas do local. Só assim o residente de verão poderá descobrir em tempo útil que o gorgulho se instalou no território.
- As plantas que não sobreviveram ao inverno e congelaram precisarão ser desenterradas. E os locais onde eles estavam anteriormente precisarão ser tratados com qualquer solução anti-séptica de alta qualidade.
- Quaisquer produtos químicos e preparações devem ser usados apenas de acordo com as instruções.
- Se for planejado mover as mudas de morango compradas para os canteiros, primeiro deve ser tratado com misturas anti-sépticas. Com isso, será possível prevenir o aparecimento de doenças fúngicas, virais e outras doenças perigosas.
Se você seguir estritamente todos os pontos acima, não terá medo do aparecimento de gorgulhos no site. É claro que, neste caso, todas as plantas plantadas precisarão ser fornecidas com cuidado competente para que tenham imunidade forte e sejam saudáveis.
O comentário foi enviado com sucesso.