Tudo sobre conserto de gerador a diesel
O conserto simples de geradores a diesel está ao alcance de qualquer pessoa que esteja familiarizada com o dispositivo de um carro ou motocicleta. O artigo apresenta possíveis avarias de centrais a diesel e métodos para a sua eliminação, bem como conselhos sobre a sua prevenção.
Dispositivo
A principal tarefa da usina portátil - conversão de energia mecânica em energia elétrica.
Dispositivos que operam com combustível diesel se distinguem pela alta confiabilidade de operação e baixo custo de operação.
Mas o projeto desses geradores é mais complicado do que os geradores a gasolina e exigem um serviço melhor. Portanto, para realizar reparos é imprescindível conhecer sua estrutura.
Um gerador a diesel, como um gerador a gasolina, consiste em 4 partes principais:
- motor de combustão interna (também conhecido como motor de combustão interna);
- gerador elétrico de corrente alternada (ou contínua);
- um acoplamento conectando os eixos do motor de combustão interna e o gerador;
- Sistema de controle.
O motor possui os seguintes sistemas:
- Comida;
- distribuição de gás;
- lubrificantes;
- equipamento elétrico;
- resfriamento e outros.
Em que um motor a diesel, ao contrário de um motor a gasolina, não tem sistema de ignição. As velas de ignição são necessárias apenas para iniciar.
O gerador consiste em 3 partes principais:
- estator estacionário;
- rotor rotativo;
- contato deslizante (alguns modelos podem não ter).
Em caso de avaria, é importante identificar corretamente o problema.
Às vezes, as mesmas falhas externas podem ser causadas por motivos diferentes. E se o reparo não puder ser feito por conta própria, especialistas qualificados virão em seu socorro.
Se você decidir consertar o dano sozinho, não se esqueça das precauções de segurança.
- Trabalhe em uma área bem ventilada ou ao ar livre. Cuidado com os vapores da gasolina. Evite faíscas.
- Ao reparar um sistema elétrico, preste atenção especial aos capacitores. Mesmo após a instalação ser desligada, uma carga muito grande pode permanecer neles. Antes do trabalho, eles precisam ser descarregados, para fazer isso, curto-circuite seus contatos. Recomenda-se fazer isso por meio de resistência.
- Não permita que óleo e gasolina entrem em contato com peças de borracha e plástico.
- Prepare trapos suficientes. Ao trabalhar com um motor de combustão interna, suas mãos inevitavelmente ficarão sujas e a sujeira nos fios e contatos elétricos será indesejável.
- Alguns fixadores podem azedar de vez em quando. Para separá-los, eles precisam ser umedecidos com querosene.
- A caixa deve ser aterrada.
Possíveis avarias e sua eliminação
Determine o que causou as falhas antes de reparar. É possível que o problema seja devido a mau uso do gerador. Sempre comece sua renovação do simples ao complexo.
Quebras de ICE
Primeiro, considere o mau funcionamento do motor de combustão interna. A verificação da condição do sistema de combustível deve ser iniciada a partir do tanque de gás para os injetores:
- o sistema deve ser vedado, gotejamentos de ar e combustível não são permitidos;
- certifique-se de que o combustível vem do tanque para os filtros grosso e fino;
- verifique a bomba de reforço;
- certifique-se de que o combustível é fornecido para a bomba de combustível de alta pressão (bomba injetora);
- verifique o correto funcionamento dos injetores.
Para verificar se há ar, desparafuse os tubos de alimentação e bombeie o combustível com a bomba manual. Não deve haver bolhas de ar no jato de líquido. Inspecione os bicos. Se houver acúmulo de carbono, tente removê-lo com álcool isopropílico.
Se isso não funcionar, os bicos injetores devem ser substituídos.O fluxo de combustível a partir deles deve ser suave, na forma de pequenas gotas. Caso contrário, os bicos devem ser substituídos (é a parte que fica dentro da câmara de combustão).
Os problemas de funcionamento do motor de arranque incluem:
- contatos elétricos ruins - eles devem estar limpos e brilhantes;
- mau funcionamento do relé retrator - deve ser substituído;
- queima do enrolamento - o motor de arranque deve ser alterado.
Se o motor parar, execute as seguintes ações.
- Verifique o sistema de controle - um dos sensores pode estar quebrado. Às vezes, um equipamento eletrônico com defeito é verificado por um testador, portanto, para verificá-lo, é melhor substituí-lo por um que esteja funcionando.
- A sujeira pode se acumular no tanque e nas linhas de combustível, especialmente durante a estação fria. Os bloqueios devem ser removidos.
Para limpar ferrugem forte dentro do tanque, remova-o e pegue um punhado de pequenas pedras. Em seguida, coloque um pouco de óleo ou solvente. Agite o tanque vigorosamente para que as pedras removam toda a sujeira. Em seguida, remova essa substância e enxágue a cavidade interna.
Se houver um alto consumo de óleo, você precisa mudar os anéis do pistão.
Para isso, é melhor entrar em contato com a assistência técnica, pois é necessário desmontar totalmente o motor de combustão interna. Batidas fortes ocorrem quando há problemas com rolamentos, buchas e outras peças móveis.
Se a cor dos gases de exaustão mudou, a causa provável é a entrada de refrigerante nas câmaras de combustão. Para corrigir, faça o seguinte:
- verifique a bomba injetora e os injetores;
- substitua os anéis do pistão;
- verifique as juntas da cabeça do cilindro e o sistema de refrigeração.
Com uma rotação do motor instável você precisa inspecionar a bomba de injeção e o sistema de alimentação. Faça o mesmo se depois de algum tempo o motor parar sozinho ou se a cor dos gases de escapamento ficar preta. A cor normal do escapamento é clara. Ele se instala depois de um tempo, quando o condensado evapora. Se houver muita fumaça, você precisa inspecionar o grupo de pistão e verificar a compressão.
Se houver falta de energia, então, provavelmente, o problema está no sistema de alimentação. Razões possíveis:
- o tempo de injeção de combustível está incorreto;
- filtros entupidos;
- mau funcionamento da bomba de injeção;
- a folga nas válvulas está perdida ou elas estão queimadas;
- os injetores estão com defeito;
- um objeto estranho entrou no sistema de exaustão.
Inspecione o silencioso periodicamente. Devido à alta temperatura dos gases de escapamento, ele pode queimar ou rachar.
E se for um motor a diesel de dois tempos (às vezes existem), ele pode ficar entupido com óleo não queimado, especialmente ao operar em baixa potência.
Se o motor superaquecer, verifique o radiador do sistema de refrigeração. Com o tempo, ele fica obstruído com depósitos, portanto, deve ser limpo ou substituído.
Falhas elétricas
Se o gerador não fornece a tensão necessária ou "pula", inspecione o contato deslizante. Com o tempo, as escovas de grafite se desgastam e devem ser substituídas por outras semelhantes.
Lubrificar os pincéis ocorre quando o anticongelante ou óleo entra em contato com eles. Para reparo, eles devem ser removidos, desengraxados e reinstalados. Se isso acontecer com frequência, verifique o aperto de todos os tubos. Com o tempo, as molas que pressionam as escovas contra o rotor também enfraquecem. Eles precisam ser trocados ou apertados.
O rotor deve estar firmemente assentado nos mancais e girar sem balançar. Se houver, o reparo deve ser iniciado imediatamente, caso contrário, o rolamento quebrará o assento. Então você tem que mudar a tampa lateral.
Se houve um curto-circuito do enrolamento, você precisa retroceder. Isso só pode ser feito em uma central de atendimento, pois o procedimento é muito complicado. A integridade dos enrolamentos é verificada com um multímetro. A resistência de todas as fases deve ser aproximadamente a mesma.
Preste atenção às velas de ignição... Eles precisam ser limpos periodicamente de depósitos de carbono, assim como os bicos. Ou mude. Um sintoma de mau funcionamento - o motor não dá partida na primeira vez com um sistema de potência funcionando.Às vezes, o sistema de controle também se perde, então você precisa redefinir as configurações. Em modelos caros, um computador é conectado ao gerador, com a ajuda do qual é realizado um reset.
Ainda assim, um mau funcionamento é mais fácil de prevenir do que consertar. Agora vamos falar sobre a prevenção de avarias.
Medidas preventivas
Para operação normal do gerador, trate-o com cuidado e siga algumas regras simples.
- Siga o manual de instruções cuidadosamente.
- Verifique o combustível para ver as condições meteorológicas. Na estação fria, o combustível de inverno deve ser usado. No inverno, um lubrificante mais fluido é necessário, já que o óleo engrossa no frio.
- Certifique-se de que a amperagem do gerador corresponda à potência total dos consumidores. Se o consumo de energia ultrapassar o gerado, o gerador não funcionará corretamente.
- A bateria deve ser substituída a cada 3-5 anos. Durante esse tempo, a capacidade até mesmo da bateria da mais alta qualidade diminui, portanto, ela não fornece a corrente com a potência necessária. Isso leva a problemas de inicialização.
- Faça a manutenção programada após um determinado horário de trabalho. Normalmente são 250 mil horas de motor.
- Lembre-se de limpar periodicamente os filtros de combustível e ar, drenar o reservatório e verificar a limpeza e o nível de óleo.
- Verifique a integridade de todas as conexões parafusadas ocasionalmente. Eles podem relaxar com a vibração.
- Mantenha o dispositivo limpo. Desmonte-o periodicamente para limpeza e lubrificação. Preste atenção especial às aletas e ao dissipador de calor de refrigeração.
- Evite operar a unidade em ambientes extremamente empoeirados e com alta umidade. Isso encurta sua vida útil.
- É quase impossível realizar grandes reparações por conta própria. Confie-o apenas a especialistas qualificados que tenham equipamento profissional.
Para consertar um gerador a diesel, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.