Martelos a diesel: dispositivo e variedades

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Dispositivo e princípio de operação
  4. Tipos básicos
  5. Características de operação

O martelo a diesel é um dispositivo especial projetado para cravar estacas no solo. O princípio de operação desse equipamento é semelhante ao de um motor a diesel. Vale a pena examinar mais de perto o que é um agregado e os tipos que possui.

O que é isso?

Um martelo diesel é um motor de combustão interna de ação direta, cujo objetivo é cravar as fundações de estacas. O princípio de operação do bate-estaca é semelhante ao de um motor a diesel de dois tempos. Características de tal equipamento:

  • em autonomia de trabalho;
  • operação fácil;
  • design simples.

Para operação, os martelos a diesel são suspensos por uma lança especial, usando garras de dispositivo que fornecem levantamento e abaixamento do equipamento. Vale ressaltar que tais punhos também são chamados de "gatos".

Eles permitem que o martelo se mova para cima e para baixo em uma determinada direção e cravem a pilha.

Vantagens e desvantagens

Independentemente do tipo de martelo a diesel, essas unidades têm seus lados positivo e negativo. As vantagens incluem:

  • design simples;
  • autonomia de trabalho;
  • características de alto desempenho.

Quanto às deficiências, não são tantas. O primeiro é a vibração do solo que ocorre após ser atingido por um martelo. A segunda desvantagem é a grande quantidade de poeira gerada durante a operação. Outra desvantagem é o aumento da emissão de substâncias nocivas, levando à poluição atmosférica e deterioração das condições de trabalho.

Dispositivo e princípio de operação

O projeto de um martelo a diesel inclui os seguintes elementos:

  • bloco de pistão;
  • choque ou peça de trabalho;
  • bombear;
  • suporte de dobradiça.

Por sua vez, a parte da bateria também contém elementos adicionais. Seu design inclui um cilindro, um tanque de combustível e "grampos".

Com a ajuda deste último, o martelo é suspenso nos cabos de derivação. A estrutura do martelo é montada a partir de guias localizadas em um plano vertical. Eles são geralmente conectados com um apoio de cabeça na parte inferior para garantir a rigidez da estrutura. A parte superior do martelo é considerada de impacto e se move livremente.

O apoio de cabeça da estrutura contém um pistão devido ao qual a estrutura se move. O princípio do martelo não é tão complicado quanto pode parecer. O golpe no arnês ocorre depois que o cilindro pode ser levantado até a parada, onde a travessa está localizada, e então abaixe-a bruscamente. Deve-se observar que no momento da subida, o ar é comprimido, ocasionando o aumento da temperatura. Ao mesmo tempo, uma corrente de combustível líquido entra nele, que instantaneamente se inflama e forma gases, permitindo que o cilindro suba bruscamente.

Quando o cilindro atinge a travessa e começa a se mover para baixo, o ar nele começará a se comprimir novamente. Assim, quando o elemento é abaixado, uma explosão ocorrerá novamente, seguida de uma repetição do ciclo. É assim que a unidade funciona.

Uma das peças principais do martelo é a bomba de combustível.

Com sua ajuda, ocorre uma descarga oportuna da mistura combustível no cilindro, que está localizado no apoio de cabeça. O abastecimento da mistura é feito por meio de uma linha especial de combustível, ao final da qual existe um bico injetor. Liberar a alavanca coloca o injetor em movimento e o combustível entra no cilindro. A própria alavanca está localizada no topo da estrutura da bomba.

É digno de nota que o processo de abastecimento de combustível é automatizado e realizado diretamente pelo cilindro quando ele cai. Este resultado é alcançado devido ao batente fornecido pelo lado de fora.

Um dispositivo com um gancho é colocado entre a travessa e o cilindro. Ele mantém o cilindro na posição necessária. O dispositivo é fixado por meio de um cabo de guincho, devido ao trabalho do qual o martelo é levantado durante a instalação do equipamento na estaca.

Tipos básicos

Em primeiro lugar, é preciso atentar para o fato de que existem várias classificações de martelos a diesel. Vale a pena dar uma olhada em dois deles, já que são os mais populares.

Por tipo de design

Se considerarmos a classificação por características de design, os martelos a diesel são divididos:

  • em tubular;
  • haste.

As características desses tipos devem ser consideradas separadamente, dependendo do tipo escolhido.

haste

O design contém os seguintes elementos:

  • um pistão que fica em um suporte especial;
  • guias verticais;
  • um sistema para fornecer uma mistura combustível;
  • “Gatos”, proporcionando fixação da estrutura no local pretendido.

Após um exame mais detalhado dos detalhes, você notará que o bloco é uma estrutura monolítica.

É fundido dentro do corpo do martelo, e no próprio bloco, além do pistão, existem também anéis de compressão, mangueiras por onde flui o combustível e bicos injetores. Estes últimos são responsáveis ​​por pulverizar a mistura na bomba.

O bloco em si, como já foi observado, é sobre um suporte articulado. Sua parede inferior mantém guias verticais que permitem que o martelo se mova durante a cravação de estacas. Para tornar a estrutura mais rígida, optou-se por conectar as guias entre si por meio de uma travessia horizontal.

Quando o equipamento é inicializado, o martelo se move ao longo dos trilhos. Ele se move para cima e para baixo para cravar pilhas. Adicionalmente, deve-se observar a presença de uma câmara para combustão do fluido combustível na parte inferior do corpo da parte de impacto.

Tubular

A peculiaridade do design dos martelos tubulares a diesel é que ele é totalmente unificado e criado com base em um trator. Ou seja, a produção desses equipamentos é realizada de acordo com um esquema comprovado e bem estabelecido.

Assim, esse tipo de martelo é praticamente indistinguível de um aparelho tubular padrão.

Elementos estruturais básicos.

  1. "Gatos". Eles são o principal equipamento para fixar o martelo. A vantagem do dispositivo é a presença de um mecanismo automático que garante a fixação oportuna do elemento ou seu reset.
  2. Pistão de impacto. Contém anéis de compressão para melhor desempenho.
  3. Shabot. Esta é a superfície de impacto, no processo de operação do martelo, em contato com o atacante.
  4. Cilindro da peça de trabalho. Nele, é realizada uma explosão da mistura combustível, que garante o levantamento do martelo.
  5. Sistema de refrigeração. Evita o superaquecimento do equipamento.
  6. Sistema de lubrificação. Proporciona durabilidade da estrutura.
  7. Tubo guia. É feito de aço de alta resistência.

A diferença entre os dois tipos de construção é a presença de um sistema de refrigeração forçada de água. Ele está disponível para unidades do tipo tubular e, para unidades de haste de bombeamento, está ausente.

Nesse sentido, ao utilizar equipamentos do segundo tipo, torna-se necessário organizar intervalos regulares. Isso é feito para que os elementos estruturais esfriem naturalmente. Se isso não for previsto, o martelo pode falhar.

Por peso

A classificação por peso da parte impactante do martelo implica a presença de três grupos:

  • martelos leves - até 600 kg;
  • martelos médios - 600-1800 kg;
  • martelos pesados ​​- todas as ferramentas com peso superior a 2,5 toneladas.

Estes últimos são considerados os mais demandados em qualquer canteiro de obras. Os primeiros são utilizados para cravar pequenas estacas em solos moles, bem como para diversos estudos.

Características de operação

Em primeiro lugar, é necessário atentar para o fato de que a combustão do combustível é realizada no momento em que as reentrâncias esféricas localizadas na mulher e no shabot estão conectadas entre si. Quando os elementos são conectados, forma-se uma câmara, dentro da qual, sob a influência de altas temperaturas, a mistura combustível explode.

O fluxo de combustível para a câmara é realizado por meio de injeção. Assim que o líquido se inflama, a mulher imediatamente se move até a parada e imediatamente começa a descer para trás. É assim que a pilha é cravada.

Ao comparar os dois tipos de martelos a diesel, pode-se notar que os rompedores de haste de bombagem são significativamente inferiores em termos de vida útil. As estruturas tubulares duram mais. Isso se deve principalmente ao sistema de resfriamento automatizado.

Martelos para cravar estacas são usados ​​apenas se os indicadores de densidade do solo atenderem aos requisitos estabelecidos e forem considerados baixos o suficiente para cravar a estrutura.

Isso se explica pelo fato do equipamento possuir uma energia de impacto pequena. É aproximadamente 27-30% da energia potencial. Nesse sentido, os martelos pesados ​​são considerados os mais populares, cujo peso chega a 2,5-3 toneladas.A força de impacto de tais dispositivos do método ultrapassa 40 kJ, e a própria instalação pode realizar até 55 golpes por minuto.

Os martelos tubulares são chamados de martelos universais. São utilizados para cravar estacas de concreto armado, independente do tipo de solo do canteiro de obras. A vantagem do projeto é que ele pode ser usado ao trabalhar com solo permafrost. No entanto, neste caso, você precisará perfurar um canal.

A seqüência do martelo é a seguinte.

  1. Primeiro, a peça do pistão é encaixada na migalha.
  2. Em seguida, ambos os elementos são elevados à posição superior. Para fazer isso, use um guincho de copra.
  3. O terceiro estágio é o desencaixe automático dos elementos. Isso é feito para que a parte impactante comece a cair ao longo da guia.
  4. Durante a queda do martelo, a bomba é ligada. Dentro dele, o combustível é bombeado para um recesso especial.
  5. Assim que o martelo atinge a posição desejada, o ar é comprimido em seu interior e uma mistura de combustível é injetada.
  6. Quando o pistão atinge a superfície do shabot, ocorre uma explosão, devido à qual o martelo se levanta novamente. Nesse caso, a energia é distribuída para o levantamento do elemento e cravação da estaca.

A imersão e o trabalho do martelo são realizados devido ao impacto de vários tipos de energias ao mesmo tempo: choque e gás-dinâmico.

Operação do martelo a diesel no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário