O que são espelhos chanfrados e como eles estão localizados?
Um espelho facetado é o destaque do interior, transformando qualquer ambiente. Com o material deste artigo, você aprenderá como ele é, o que significa “espelho de faceta” e quais são suas características. Além disso, examinaremos suas opções de design e posicionamento.
Peculiaridades
Na tradução do francês, faceta significa "chanfro". Esta é a borda externa, um tratamento especial para a borda externa do espelho.
A tecnologia clássica de execução envolve o processamento da borda em um ângulo de 45 graus, graças ao qual a refração da luz é garantida.
Um espelho facetado brilha lindamente, parece caro e apresentável. Chanfrar espelhos é diferente de gravar. É realizado em equipamentos de alta precisão em modo automático. Neste caso, a superfície é lixada, alisada e polida ao longo de um determinado perfil.
Essa moldura é segura - é impossível se cortar na borda chanfrada. Os espelhos facetados diferem na aparência e no método de fabricação. Sua principal desvantagem é a necessidade de cuidados regulares. A limpeza com um pano comum nem sempre é eficaz neste caso. Temos que recorrer ao uso de agentes de limpeza especiais.
Durante o processamento, um equipamento especial de moagem é usado. Com sua ajuda, a borda afiada da folha de espelho é processada com muita precisão e exatidão. Ao mesmo tempo, pequenas irregularidades, cavacos são eliminados (defeitos que levam ao aparecimento de fissuras). Basicamente, o chanfrado aumenta a resistência do espelho.
É apropriado em um estilo moderno, adequado para a incorporação de um interior clássico. Nesse caso, pode envolver o uso de espelhos com e sem moldura.
As molduras são selecionadas para um estilo de interior específico (por exemplo, alta tecnologia, escandinavo).
Visão geral dos tipos de chanfro
O chanfrado dos espelhos pode ser artístico e duplo, com chanfro curvo ou reto. Cada tipo de corte possui características próprias.
Uma faceta simples é a mais comum e orçamentária. Suas bordas são de um único corte. A dupla faceta parece mais complicada. Seu corte é feito em dois chanfros longitudinais (largo e estreito). O brilho dessas bordas é realçado, o efeito decorativo é mais sutil. A tripla faceta distingue-se pela execução de três cortes. Cada um deles já é o anterior.
A curvilinearidade e retidão da faceta estão associadas à forma da folha do espelho. Um espelho retilíneo tem forma de quadrado, retângulo, losango e outro formato sem arredondamento e suavidade de linhas. Esses espelhos têm linhas retas chanfradas.
O corte curvilíneo é típico para espelhos ovais e redondos. Além disso, pode ser encontrado em espelhos de formato incomum (por exemplo, feitos na forma de figuras de animais, flores, plantas).
O efeito chanfrado volumétrico é uma opção separada para o processamento de bordas em todo o perímetro. Assemelha-se a um corte de diamante, realça não só a luz, mas também o efeito reflexivo. Além disso, a faceta é unilateral e bilateral.
Além disso, o chanfro pode ser polido e fosco. A superfície dos painéis polidos é transparente.
Pelo tipo de finalidade, os espelhos chanfrados são funcionais e decorativos. Os produtos do primeiro grupo envolvem o uso de espelhos para a finalidade pretendida.Os análogos do segundo grupo são projetados para decorar o espaço e alterá-lo visualmente. Por exemplo, com a ajuda deles, eles criam o efeito de ampliar a sala, aumentar sua iluminação.
Dependendo da finalidade, os espelhos chanfrados podem ser montados em banheiros, corredores, escritórios e cozinhas.
Por exemplo, eles fazem aventais de cozinha exclusivos. Eles são usados para decorar nichos, inserções simétricas nas paredes dos quartos. Eles equipam instalações de escritórios.
Tamanhos e formas
As formas dos espelhos facetados são típicas e não padronizadas. A decoração de facetas no interior pode ser incorporada da maneira mais inesperada. Portanto, além do espelho facetário tradicional, pode ser um painel de espelho. A composição consiste em diamantes, chanfrados no mesmo ângulo. Os painéis podem ser pequenos e volumosos, lisos e ondulados, com bisel estreito e largo.
Os tamanhos de corte variam dependendo do tipo de faceta. Por exemplo, os parâmetros da versão em linha reta são 50x50 mm com uma espessura de chapa de 3-19 mm. A largura de corte pode variar de 4-30 mm. O ângulo de corte pode ser tão pequeno quanto 3 a 7 graus.
Um espelho facetado redondo, relacionado ao tipo curvo, tem outras dimensões da aresta. Neste caso, a largura do chanfro nas arestas pode variar de 5 a 10 a 50 mm. Ao mesmo tempo, um painel com espessura de 3-19 mm é utilizado no trabalho com os parâmetros mínimos de comprimento e largura - 110x180 mm. O chanfro é aplicado em um ângulo de 7-45 graus.
A forma da faceta pode ser geométrica. Em que os tamanhos de losangos, quadrados, hexágonos são diferentes (por exemplo, 30x30, 500x500, 50x70 mm).
Além disso, os números podem ser arbitrários. Isso permite que você crie composições em mosaico das formas mais bizarras.
Opções de design
Os espelhos facetados são projetados de várias maneiras. Além do design e painéis usuais, pode ser uma parede espelhada. Essa decoração torna o interior luminoso e único.
Este projeto é típico para quartos com finalidades diferentes (por exemplo, em um quarto, sala de estar).
Uma parede espelhada com uma faceta pode ser localizada em frente a uma janela ou móveis de cores claras. Isso aumentará o efeito de reflexão da luz.
Este design é frequentemente complementado por iluminação. Neste caso, as lâmpadas são selecionadas no mesmo estilo com o interior selecionado de uma determinada habitação.
Um espelho chanfrado é freqüentemente colocado em móveis. Por exemplo, as portas do armário podem ser espelhadas. Uma mesa de centro espelhada pode ser facetada. Além disso, as inserções de espelho de um fone de ouvido, uma cômoda, um gabinete de base, uma prateleira com dobradiças são feitas com uma faceta.
Uma das soluções mais simples são os ladrilhos de espelho. Com este material, você pode definir zonas de destaque em diferentes cômodos da residência. Pode ser parte de uma parede ou uma área específica.
A faceta pode ser padronizada. Ele pode ser localizado não apenas ao longo das bordas do espelho, mas também no centro da tela. Neste caso, a folha é colada com uma cola especial. A tela também é colocada em molduras de baguete. Graças a isso, o efeito de completude da composição interior é alcançado.
Como colar?
Dependendo do tipo, os espelhos facetados são colados nas paredes ou tetos como ladrilhos de cerâmica. Ao mesmo tempo, a geometria estrita e a solidez do plano são observadas. Espelhos individuais são fixados em um local pré-selecionado em uma sala específica.
Ladrilhos de espelho com uma faceta são colados à base preparada. Para isso, remova o revestimento antigo (por exemplo, papel de parede, azulejos), remova os restos de cola ou gesso. Se necessário, efetue o nivelamento e eliminação de pequenos defeitos na base.
Em seguida, a superfície é preparada e deixada para secar. Em seguida, a marcação é realizada. Além disso, se for planejado o assentamento em toda a parede, tentam deixar elementos sólidos para o tampo. Após verificar o layout, prossiga com a instalação. Se necessário, use um trilho de suporte ou um perfil de metal para isso.
A obra utiliza um adesivo especial para azulejos, desenvolvido para a fixação de espelhos. Uma composição à base de resina epóxi ou selante de silicone também é adequada. O ladrilho é colocado do canto mais distante, de baixo para cima. Primeiro, a linha inferior é montada, depois a acima dela e assim por diante até o final da superfície de trabalho.
Tal como acontece com a cerâmica, a identidade das juntas de topo deve ser observada. Para fazer isso, use cruzes divisórias para pequenas lacunas entre os elementos. Para fixar o elemento, aplica-se cola na superfície posterior, aguarde alguns minutos e fixe o fragmento na base. A prancha é prensada, o excesso de adesivo é removido imediatamente com pano úmido ou esponja.
Se for necessário cortar o elemento, use um cortador de vidro diamantado com óleo. No final da instalação, o revestimento pode agarrar. Depois de um dia, as costuras estão cheias.
Quanto ao tamanho das juntas de topo, seus valores mínimos são 1,5-2 mm. A folga de expansão deve ser observada principalmente em ambientes com alta umidade.
Como postar?
A colocação de espelhos chanfrados depende de seu tipo e local de montagem.
Na parede
A colocação na parede é considerada uma das opções de colocação tradicionais. Pode ser um painel de espelho de parede, uma parede, um espelho clássico. Dá completude e organicidade ao ambiente.
No teto
Esse método de localização é usado com menos frequência, mas traz frescor e atmosfera à atmosfera.
Esta técnica é usada para decorar corredores e salas de estar espaçosas. Geralmente é um desenho de diamante decorado com uma luz central.
Construído em móveis
Portas espelhadas de conjuntos de móveis e armários transformam radicalmente o espaço. Fachadas com chanfro brilhando à luz também parecem extraordinárias.
Use em salas diferentes
A colocação do espelho geralmente depende da perspectiva particular de uma sala específica. Por exemplo, em um corredor espaçoso, pode ser colocado em uma parede livre, não coberto por móveis... Essa pode ser uma opção com um amplo chanfro ao redor de todo o perímetro.
A sala de estar pode ser decorada com painéis simétricos chanfrados e foscos retroiluminados. Eles podem ser posicionados em qualquer lado do sofá. Eles vão transformar um interior comum em um festivo.
O espaçoso quarto pode acomodar espelhos emoldurados em ambos os lados da lareira. Neste caso, o padrão de faceta pode ser alongado em forma de diamante.
Uma única folha de espelho de tamanho pequeno ficará bem em uma lareira falsa.
Ao escolher um desenho na cozinha, é necessário dosar o volume das superfícies dos espelhos.
É melhor decorar o interior com apenas algumas inserções para não simplificar o design. Uma faceta em um espaço pequeno deve ser modesta e pequena.
Na sala de jantar, uma decoração única pode ser colocada na parede ao lado do grupo de jantar.
Além disso, não é absolutamente necessário ter o acabamento em toda a parede. Sua parte inferior pode ser decorada com armários de piso, o que é prático e funcional.
Se você não quiser sobrecarregar o espaço do quarto com uma abundância de inserções de espelho, você pode decorar as paredes com telas estreitas em molduras. Quanto maior for a área da sala, maior pode ser a faceta.
Em uma sala de recreação equipada com móveis embutidos, uma folha de espelho acabada pode ser colocada não em todas as portas do armário, mas apenas nas centrais. Ao mesmo tempo, o design da faceta pode ser diferente para inserções de porta e mezaninos.
No banheiro, a maneira mais fácil é instalar um espelho acima da pia. É conveniente e prático, adequado para grandes e pequenos espaços. A borda pode ser acabada de várias maneiras, isso é determinado pelo estilo do interior e pelas preferências de gosto dos proprietários da casa.
O comentário foi enviado com sucesso.