Apartamento de um quarto: regras de zoneamento

Contente
  1. Princípios de separação
  2. Zoneamento
  3. Variantes
  4. Recomendações
  5. Lindos exemplos no interior

Em um apartamento de um quarto, as opções de remodelação são muito limitadas. Os proprietários desses apartamentos precisam encontrar outras maneiras eficazes de dividir o cômodo em zonas.

O zoneamento é a única opção pela qual você pode dividir o espaço em áreas funcionais visíveis. Esta técnica permite otimizar o interior, usando cada metro quadrado de área útil de forma mais eficiente. Para que cada membro da família atribua seu canto pessoal, você precisa tentar.

Princípios de separação

Para além do facto de cada membro da família necessitar de reservar o seu espaço para dormir, relaxar e passear no apartamento, é necessário organizar um amplo sistema de arrumação, deixar espaço para a livre circulação. A tarefa não é fácil, requer imaginação. A arte do design atingiu tais alturas que pode dar conta da tarefa de criar conforto e aconchego mesmo em uma pequena área.

Para fazer o zoneamento adequado de um apartamento de um cômodo, é importante considerar os princípios básicos de divisão do espaço.

Antes de começar a trabalhar, você deve:

  • Decida o número de áreas funcionais necessárias. Em cada apartamento, você precisa alocar pelo menos 4 zonas necessárias para uma vida confortável: uma cozinha, uma sala, um banheiro e um banheiro, um quarto. Outras áreas (por exemplo, o local de trabalho e o berçário) são individuais para cada família.
  • A disposição de alguns apartamentos permite a ampliação do espaço devido à demolição das divisórias interiores ou à combinação de uma loggia com um espaço habitacional. Antes de iniciar qualquer trabalho, deve-se verificar a localização das estruturas de suporte para não desmontar as paredes de suporte.
  • Tornar um cômodo de até 17 quadrados aconchegante e confortável não é fácil. Um plano bem elaborado, que leva em conta cada centímetro, ajudará a lidar com a tarefa muito mais fácil. Inicialmente, é necessário decidir sobre a localização de todas as áreas funcionais.
  • Combina uma sala de estar e um quarto numa divisão com uma área de 18 m2. m é possível alocando espaço para uma cama de casal separada e móveis estofados para receber os hóspedes.
  • A cozinha e a sala são a melhor opção se a zona da cozinha permitir colocar móveis estofados e uma mesa para receber os convidados.
  • Quarto e creche - ao combinar tais zonas, é importante levar em consideração os interesses de cada membro da família, de forma a alocar um canto confortável e aconchegante para todos, sem sobrecarregar o interior.

Dividir o espaço em diferentes zonas parece uma tarefa difícil. Mas para isso é importante conhecer apenas os métodos básicos de zoneamento que funcionam em cada apartamento. Para tornar o design do apartamento funcional e confortável, você pode usar diferentes acessórios, desde uma tela até móveis. A escolha da cor e da textura não é o último componente no design de um pequeno apartamento.

Zoneamento

Existem muitas maneiras de dividir um espaço visualmente em zonas diferentes, e cada uma tem prós e contras.

Divisória de gesso cartonado ideal para o zoneamento de uma sala espaçosa, permite dividir adequadamente a sala em zonas. Visualmente, não será diferente da parede principal de concreto. Neste caso, você pode obter duas salas separadas completas. O trabalho de instalação não exigirá muito esforço e dinheiro, enquanto a parede falsa terá um excelente isolamento acústico.

A divisória pode ser lisa, sólida, com abertura em arco ou arredondada, design único.Tudo depende dos desejos: a partição pode ser tornada invisível ou brilhante, cativante.

A instalação de uma partição não requer aprovação de redesenvolvimento, o que é uma vantagem indiscutível. Entre os designers modernos, essa técnica é considerada desatualizada, embora não perca sua popularidade. A falta de luz natural na parte mais escura da sala pode ser compensada por luz artificial.

É importante lembrar que é problemático desmontar tal divisória se necessário, para isso você terá que realizar todo o complexo de reparos na sala.

O tipo mais simples de partição é uma tela, com o qual você pode facilmente dividir o espaço em duas partes. Não requer instalação complexa, ocupa um mínimo de espaço e permite fazer uma reorganização a qualquer momento sem muito esforço. O material da tela pode ser diferente (bambu, madeira, malha de metal, tecidos e outras opções). Você pode escolher um modelo elegante e lacônico que irá complementar o interior da sala.

Divisórias deslizantes, instalado no princípio de um guarda-roupa, permite ocultar completamente uma área separada. Eles podem ter de duas a seis portas. Se a área de separação não tiver janelas, é melhor escolher uma divisória de vidro com acabamento fosco. Desta forma, você pode criar um ambiente privado e preencher o espaço com luz.

Uma divisória de vidro do chão ao teto é chamada de janela francesa. Situado entre a cozinha e a divisão, mantém a luz interior e reduz a quantidade de odores na divisão durante a cozedura.

As partições feitas no estilo japonês ficam ótimas quando uma tela é "sobreposta" a outra.

As cortinas criarão uma atmosfera romântica no quarto., com a ajuda deles, você pode ocultar parte da sala de olhares indiscretos, criar contornos de luz e decorar o interior. Esta é a opção mais simples e acessível, se o estilo de interior escolhido permitir.

Você pode criar uma atmosfera íntima com cortinas ou um dossel, cercar a área do quarto e criar todas as condições para uma estadia confortável. Nesse caso, é melhor escolher materiais densos e leves. Embora um tule translúcido leve faça bem o trabalho, ele não criará um ambiente isolado.

Cortinas de bambu ou fios de cortinas vão ajudar a superar o zoneamento na perfeição: o principal é que elas se encaixem harmoniosamente no estilo geral do apartamento.

Nichos e racks são ótimos para salas de zoneamento, enquanto se tornam um local de armazenamento adicional para livros, lembranças e outros aparelhos valiosos. Com a ajuda de prateleiras verticais, você pode economizar espaço e dividir o ambiente sem sobrecarregá-lo. Para isso, armários com prateleiras passantes, prateleiras com parede espelhada são ideais.

Particularmente notáveis ​​são as prateleiras móveis móveis sobre rodas que podem ser movidas ao redor da sala. Com este projeto, você pode ocultar a área de trabalho ou o quarto.

A maneira mais moderna e incomum de dividir uma sala é subir uma das zonas com um pódio... Este método é excelente se você precisar alocar uma área para a sala de estar e o quarto, o quarto e o escritório. A elevação adicional pode ser equipada com gavetas espaçosas e usada como um sistema de armazenamento espaçoso. Cada área funcional deve ser bem iluminada. A luz artificial e natural podem atuar como um envelope de construção.

Você pode zonear a sala visualmente.

Para fazer isso, você pode escolher revestimentos de parede de diferentes cores e texturas para cada zona. As paredes do quarto são melhor feitas em tons pastel, para a sala e cozinha vale a pena escolher cores mais vivas e saturadas. Para um berçário, uma paleta de cores calmas, mas não opacas, é adequada.

É importante não esquecer que as cores escolhidas devem coincidir e complementar-se no interior. É melhor que as sombras pertençam à mesma paleta.

Variantes

Um pequeno apartamento exige uma abordagem rigorosa na luta por cada centímetro.Ao escolher um método de zoneamento para um apartamento de um quarto, é importante levar em consideração os interesses e hobbies de cada membro da família. Todos os métodos de zoneamento são sempre individuais.

Se o pai trabalha muito, você precisa alocar uma área separada para a área de trabalho com o computador. Se a criança pratica esportes (por exemplo, esquiar), é necessário reservar um armário para guardar o equipamento e as roupas. Claro, isso complica muito o processo de zoneamento.

Para uma pessoa

A maneira mais ideal de zonear um cômodo para uma pessoa é organizar os móveis corretamente. Basta destacar as áreas principais: a cozinha, a sala e o quarto. Para expandir o espaço do apartamento, pode-se desmontar as paredes, combinar a cozinha e o quarto, livrar-se de portas desnecessárias. Uma varanda ou loggia pode ser anexada à área de estar e criar um espaço aberto maior para trabalhar.

A mesa de jantar pode ser substituída por um balcão de bar, que servirá como uma espécie de divisa entre a divisão e a cozinha. As cortinas podem ser usadas para criar uma área privada do quarto. Eles podem repetir completamente a parede, esconder uma divisória de vidro ou fluir lindamente, imitando cortinas de janela.

Suas principais vantagens:

  • não ocupe muito espaço;
  • trazer charme e charme;
  • criar a ilusão de um espaço expandido;
  • permitem que você eleve o teto visualmente;
  • não requerem instalação complexa;
  • fácil de limpar.

Este método de divisão do espaço é adequado para um pequeno apartamento estúdio. Mas se mais de duas pessoas morarem no apartamento, é melhor escolher outras opções de zoneamento.

Pela família

Para casais com filhos, as opções de zoneamento para um apartamento pequeno são mais relevantes. O principal obstáculo é que na sala e na cozinha é necessário reservar espaço para a sala e o berçário, para que todas as áreas sejam confortáveis, aconchegantes e funcionais. A separação correta, mesmo em um apartamento pequeno, criará harmonia e conforto na família. Considere como dividir um cômodo de maneira concisa e confortável quando uma família com uma criança mora nele.

Para a área das crianças, é preferível escolher a parte mais quente e mais leve da divisão. É importante criar um canto aconchegante separado para o bebê.

Enquanto a criança é pequena, você pode usar cortinas, divisórias móveis ou telas que criarão um recanto para dormir. Eles não deixam entrar luz forte. Você deve escolher um esquema de cores contrastantes para a área infantil. À medida que a criança cresce, as necessidades da criança vão mudando, será necessário alocar espaço adicional para brincar e estudar, portanto, será necessário atualizar o papel de parede e fazer reparos nessa área com mais frequência.

Se a criança for mais velha, é melhor separar o berçário com uma parede falsa. Com a ajuda da parede de gesso, você pode dividir com segurança o cômodo em duas zonas equivalentes, para que os pais e a criança possam descansar confortavelmente.

Você também pode subir o pódio do berçário. Essa ideia com certeza agradará a criança. As paredes podem ser pintadas com marcadores ou papel de parede para ajudar seu filho a desenvolver suas habilidades criativas.

É difícil imaginar uma área infantil completa, combinada com uma sala ou quarto, sem transformar os móveis. Para o aluno, é melhor escolher móveis multifuncionais que tenham um design único e incluam mesa, cama, guarda-roupa e área de estudo, além de cama alta.

De todas as maneiras de separar o berçário e o quarto, uma parede falsa de drywall é a mais adequada.

Esta opção de zoneamento apresenta várias vantagens, entre elas são relevantes:

  • isolamento acústico ideal;
  • excelente isolamento de luz;
  • instalação fácil;
  • baixo custo.

Recomendações

Uma das principais recomendações é usar cortinas claras, espelhos e recusar enormes cortinas de escurecimento nas janelas. Todas as condições irão expandir visualmente o espaço, adicionar arejamento e volume ao ambiente.

A iluminação do apartamento deve ser clara e difusa, essa luz adiciona luminosidade ao ambiente e cria uma ilusão de ótica de amplitude. Use diferentes fontes de luz, luzes de teto recuadas planas, arandelas de parede e lâmpadas de assoalho são perfeitas.

É importante escolher um estilo adequado para um apartamento de um quarto. Minimalismo lacônico, clássicos modernos, escandinavos, eco e alta tecnologia funcional são perfeitos para uma sala pequena.

Móveis modernos conversíveis e compactos e camas altas são essenciais para os proprietários de apartamentos pequenos. Você pode usar vários revestimentos de parede: papel de parede fotográfico com perspectiva, serigrafia, gesso decorativo, tinta.

É melhor limitar-se a três cores no interior, uma das quais será necessariamente clara. Você pode usar materiais de diferentes texturas e cores para o piso (por exemplo, um carpete pode servir como revestimento do piso e servir de divisória).

Vale a pena desistir:

  • janelas com cortinas em tecido grosso;
  • tons escuros de paredes e tetos;
  • um grande número de elementos decorativos e pinturas nas paredes;
  • usando móveis comuns, mesas de centro e grandes armários;
  • sobrecarregando o interior com um teto de vários níveis;
  • lustre de teto grande no centro do teto.

Lindos exemplos no interior

Uma excelente solução para dividir o espaço em zonas é um rack. Em vez de prateleiras de passagem, podem ser usados ​​armários com um painel traseiro, que podem ser usados ​​como um quadro de letras.

Um armário alto pode ser usado como divisória, colocando-o perpendicularmente à parede.

Separar diferentes zonas com cores é a maneira mais fácil e econômica. Nesse caso, você pode evitar o uso de divisórias volumosas ou portas deslizantes. O principal é que o esquema de cores selecionado em todo o apartamento é idealmente combinado e os tons se complementam.

Uma forma prática e cómoda de dividir um quarto é o pódio, tem três vantagens indiscutíveis: realce visual da área, um amplo sistema de arrumação adicional, nas entranhas do pódio pode esconder uma cama extra.

Uma divisória de vidro com acabamento acetinado ou fosco permite decorar o interior em um único estilo.

Algumas dicas de um designer sobre o zoneamento de um apartamento de um cômodo podem ser obtidas no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário