Jardim de inverno no apartamento: condições e características do arranjo
Muitos jardineiros amadores e profissionais costumam pensar em arranjar um jardim sempre verde em seu apartamento. Muitas vezes, esse jardim de inverno é feito na varanda, uma vez que lá você pode criar a temperatura ideal para plantas de interior em qualquer época do ano. As flores são sempre uma decoração fantástica para qualquer interior de casa, pois criam uma atmosfera especial de conforto na divisão. Este artigo discutirá quais são as condições necessárias para criar um paraíso verde em seu apartamento, bem como o que é importante levar em consideração. Além disso, você conhecerá algumas das características dos oásis verdes às quais deve prestar atenção ao organizar um jardim decorativo em um apartamento.
Nós nos criamos
Você pode formar uma estufa de inverno em seu apartamento sem muito trabalho e a ajuda de especialistas, o principal é levar em consideração algumas das características e nuances. Para que a futura estufa o agrade por muitos anos, é muito importante equipá-la corretamente.
Você deve prestar atenção especial aos seguintes pontos importantes.
- Vidros corretos e de alta qualidade (especialmente se você fizer o jardim de inverno na varanda. As janelas de plástico, é claro, são consideradas confiáveis, mas às vezes também precisam ser isoladas adicionalmente).
- Aquecendo a sala.
- Isolamento da entrada de umidade externa.
- Decoração de interiores adequada para determinados tipos de plantas.
Não se esqueça de que é muito importante que as plantas forneçam iluminação adequada. Podem ser fito-lâmpadas especiais, ultravioleta e lâmpadas comuns. Tudo vai depender do que você vai plantar e da época do ano. Claro, lâmpadas especializadas para estufas são muito melhores do que as convencionais, porque somente elas podem compensar totalmente a falta de luz natural para certos tipos de plantas. No entanto, é possível que flores que amam a sombra brotem em seu oásis.
Na maioria das vezes, os jardins de inverno em apartamentos são equipados em galerias, varandas e telhados. Apenas em casos muito raros é atribuída uma sala de estar separada para eles. Mini-jardins ficam especialmente bem se você pode criar uma vista panorâmica. Ao fazer uma estufa, não se esqueça do sistema de ventilação correto, do qual dependerá também o estado geral de todas as plantas. Se a área da sala permitir, certifique-se de instalar umidificadores de ar especiais, que têm um efeito positivo na saúde das plantas.
Ao converter uma varanda em um jardim de inverno, é preferível escolher materiais naturais para o acabamento desta sala. O plástico, é claro, é fácil de limpar, mas nada pode substituir a pedra natural e a madeira.
Onde é o melhor lugar para organizar?
Uma varanda e uma loggia são consideradas excelentes opções para organizar um jardim de inverno.
- Para a envidraçamento de uma sala para um jardim de inverno, é melhor comprar janelas especiais de vidros duplos de duas câmaras, que não apenas mantêm perfeitamente o calor dentro do jardim de inverno, mas também permitem a entrada de uma quantidade suficiente de luz, tão necessária para a maioria das plantas.
- Para a iluminação, é melhor escolher uma luz difusa que cubra uma grande área da sala. Esta luz principal pode ser complementada com um holofote. Para maximizar a luz natural na sala, você deve, se possível, escolher uma sala para o jardim de inverno com janelas voltadas para o lado oeste ou leste.
- O isolamento de uma varanda ou loggia deve ser realizado com selantes de alta qualidade que não permitam a passagem do ar frio da rua. Atenção especial deve ser dada a todas as costuras e juntas nas paredes. Todos os materiais para isolamento de jardins de inverno devem ser secos, pois podem proteger ao máximo as instalações da umidade. É bom se o aquecimento estiver instalado nesta sala, que pode ser regulado.
- Não devemos esquecer o regime de temperatura que é confortável para as flores. Freqüentemente, os especialistas recomendam manter as temperaturas de 17 a 25 graus Celsius. Esta temperatura é considerada ideal para o crescimento normal de flores e plantas de interior. Para monitorar constantemente a temperatura, especialmente se a loggia for aquecida, você deve pendurar um termômetro especial para o ambiente.
- Não se esqueça da umidade, que, assim como a luz e a temperatura, desempenha um papel importante em um jardim de inverno. Você também pode umidificar o ar e as flores manualmente, usando vários pulverizadores e pulverizadores. É bom instalar dispositivos especiais. Freqüentemente, para umidade adicional, o cascalho é colocado em paletes com flores, despejando água sobre ele.
- Um sistema de ventilação adequadamente projetado também é importante. O chamado efeito estufa deve ser evitado ventilando regularmente o ambiente. O ar no jardim de inverno doméstico deve entrar por baixo, subir e subir. E também um ar condicionado adequado pode ser colocado no jardim de inverno.
Resumindo, podemos afirmar com segurança que somente a combinação de todas as condições acima e sua observância o ajudará a recriar um belo jardim de inverno de alta qualidade em seu apartamento. Se você não tem certeza de que pode lidar com este problema, é melhor estudar as informações sobre este tópico com mais detalhes nas publicações de horticultura relevantes. Ou utilize os serviços de especialistas de confiança que certamente encontrarão facilmente uma solução para o seu problema.
Conselho de profissional
Se você deseja uma estufa perene, dê preferência a espécies de plantas que não perdem a folhagem no outono, bem como opções que não sejam particularmente caprichosas de cuidar. Várias palmeiras estão sempre na moda. Se você não conseguir encontrar flores e plantas para o seu jardim de inverno, procure a ajuda de jardineiros profissionais. Certamente poderão aconselhá-lo sobre as opções de que necessita e que o irão deliciar durante todo o ano.
Para a exclusividade da estufa do apartamento, você pode coletar vários tipos de plantas nela. Podem ser opções tropicais exóticas, e subtropicais, bem como simples flores caseiras da família perene. Para diversificar o seu jardim de inverno, não deixe de observar os vasos originais e inusitados. Principalmente nas opções de argila artesanal. Eles certamente irão atrair muita atenção para si mesmos e irão deliciá-lo todos os dias. Além disso, eles são altamente duráveis.
Para diversificar o seu jardim de inverno, você pode instalar nele figuras decorativas de animais ou árvores artificiais. Se você quiser economizar o máximo de espaço possível em seu conservatório, preste atenção aos racks suspensos especiais, nos quais as plantas também podem ser instaladas com grande economia de espaço.
Escolhendo flores
Muitos cultivadores de flores, que desejam criar um jardim de inverno incomum com as próprias mãos, procuram imediatamente plantas estrangeiras bizarras. Mas os especialistas recomendam que você não tenha pressa na escolha, já que essas flores requerem uma atenção especial para si mesmas e muitas vezes é muito difícil cuidar delas em casa.
As opções mais populares e despretensiosas são as seguintes plantas, mais populares entre os jardineiros amadores:
- anuais: petúnias, pelargoniums, eustoma, torenia;
- perenes: suculentas e cactos, os últimos raramente florescem, mas são muito despretensiosos para cuidar e regar.
Uma flor tão popular e perene como o antúrio parece muito bonita. Suas flores vermelhas sempre parecem sofisticadas. Muitos estão familiarizados com a planta sempre florescente chamada begônia. Ela vem em diferentes tipos e cores. Sempre relevante não só entre jardineiros iniciantes, mas também entre profissionais. As violetas de interior, que hoje existem numa grande variedade de variedades, não são consideradas menos populares. Eles cabem facilmente no seu jardim de inverno e irão deliciá-lo por muito tempo com sua floração luxuosa.
É difícil cultivar orquídeas e fúcsia. Tanto a primeira como a segunda podem ser "atacadas" por insectos (moscas-brancas e cochonilhas), pelo que as plantas terão de ser tratadas regularmente com meios especiais para que todo o jardim não "adoeça". No entanto, essas belezas podem certamente se tornar o destaque do jardim do seu apartamento.
Freqüentemente, no jardim de inverno, muitos cultivam limoeiros, dos quais você pode colher frutas úteis com segurança.
Certifique-se de prestar atenção ao seguinte flores de interior que podem definitivamente complementar a estufa de inverno do seu apartamento:
- azaléias (rododendros);
- bálsamos;
- jacintos;
- hibisco;
- hippeastrum;
- gloxinia;
- açafrões;
- narcisos caseiros;
- oleandros.
Para tornar o seu jardim verdadeiramente único, a lista de plantas que irão crescer nele deve ser pensada o mais cedo possível. Um verdadeiro oásis em um prédio de apartamentos pode encantar você e todos os membros de sua família por muitos anos, especialmente se for devidamente criado e bem cuidado.
Belos exemplos
Se a área da sua loggia ou varanda deixa muito a desejar, preste atenção aos chamados jardins verticais.
Fazê-los não é difícil, mesmo por conta própria. Estruturas prontas com as esquadrias necessárias podem ser adquiridas nas lojas próprias. Essas estufas de inverno parecem muito impressionantes. Um jardim de inverno vertical não significa que todas as plantas serão plantadas verticalmente. Via de regra, este é um jardim no qual são selecionadas flores com condições de vida semelhantes. Os jardins verticais são formados por estruturas de parede especiais que não só economizam espaço, mas também parecem muito modernas.
O projeto do jardim de carpete parece muito incomum, em que as plantas são dispostas na forma de uma chamada tela. Um tapete verde feito de pedras vivas ou suculentas, por exemplo, sempre chamará atenção especial para si. Além disso, essas plantas são muito úteis, pois purificam perfeitamente o ar.
A bela decoração do jardim da casa na varanda também pode ser complementada com móveis decorativos, como rattan artificial. As flores de interior podem ser colocadas em vasos suspensos e vasos no chão. Tecer plantas parecerá muito benéfico, com a ajuda de que você pode criar um verdadeiro canto de vida.
O desenho do jardim é especialmente bonito, onde a alvenaria de pedra natural é usada. Com a ajuda de pedra, pode-se colocar uma parede ou chão. Se o seu pequeno jardim permite que você coloque um pequeno lago ou fonte nele, então isso também será uma grande vantagem. Afinal, essas decorações parecem frescas e incomuns. Quaisquer composições com água não são apenas objetos decorativos bonitos, mas também umidificadores de ar úteis.
O jardim de inverno do apartamento é um verdadeiro conto de fadas do verão com plantas verdes que podem deliciar você durante todo o ano. Flores em vasos sofisticados, uma linda área verde com plantas, um lugar confortável para relaxar e uma fonte inusitada - tudo isso pode se tornar parte de um pedaço do paraíso bem no seu apartamento.
Para mais inspiração, preste atenção nas galerias de fotos de estufas de inverno, opções inusitadas para arranjar um jardim de inverno.
Para informações sobre como fazer um jardim de inverno em um apartamento com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.