Estilo "minimalismo" no interior do apartamento: sofisticação e ascetismo
Um dos estilos contemporâneos mais populares é o minimalismo. Chama a atenção pela sua simplicidade e capricho, é escolhido para vários tipos de instalações, tanto para os caseiros como para as pessoas com um intenso horário de trabalho encontram prazer nele. Antes de decorar uma sala em um estilo semelhante, você deve definitivamente se familiarizar com todas as suas características com mais detalhes.
Recursos de estilo
A base para a formação dessa tendência foi o construtivismo, que floresceu na primeira metade do século XX. Devido ao desenvolvimento de muitas tendências da moda e do progresso técnico, houve uma mudança em estilos diferentes antes que o minimalismo atingisse seu auge.
Desde que o estilo começou a se desenvolver na década de 70 do século 20, ele suplantou uma direção como a pop art. Este último foi caracterizado por cores vivas, e o minimalismo é caracterizado por tons contidos. Ele conquistou a todos com seu frescor e suavidade de tons.
Um apartamento ou quarto minimalista possui uma série de características específicas.
- A direção é caracterizada por linhas claras. Muitos itens de interior têm uma forma rígida e contornos elegantes. Especialmente populares para o estilo são as formas retangulares que podem ser vistas nas silhuetas dos móveis;
- O estilo é inseparável de uma boa iluminação. A sala pode conter todo um grupo de luzes de teto, às vezes complementadas por abajures e abajures de mesa. As grandes janelas quadradas ajudam a promover a abundância de luz. Além da iluminação tradicional no minimalismo, existe também a iluminação multinível, que se consegue colocando a retroiluminação em diferentes níveis da parede;
- Um elemento importante do minimalismo é o espaço aberto. A sala não deve ser sobrecarregada com móveis;
- Uma sala discreta não deve ser entulhada de acessórios. Sua abundância violará o conceito de interior, portanto, para um bom design, apenas dois ou três elementos decorativos são suficientes;
- Na maior parte, o estilo é caracterizado por tons claros. Às vezes, eles são diluídos com detalhes mais brilhantes, mas a maior parte das coisas na sala são feitas em cores restritas. Nunca há estampas e padrões nas paredes, opte-se por tinta lisa ou papel de parede;
- Um grande número de materiais diferentes são usados na direção. Podem ser matérias-primas de plástico, madeira, vidro e até tijolo.
Projeto de salas diferentes
O minimalismo moderno é popular para casas e apartamentos de qualquer tamanho e layout. Apartamentos de três, dois e um quarto são combinados com este conceito em sua própria maneira original.
Os dois primeiros tipos de apartamentos caracterizam-se pela utilização de estilo em divisões com uma finalidade específica. Em cada um deles, o design minimalista é incorporado de forma original e torna o ambiente confortável.
Cozinha
Cozinha com a ajuda do estilo minimalista é normalmente dividida em duas zonas. Uma zona representa a área de trabalho. Cores muito claras não são usadas para isso, porque isso tornará a sujeira muito perceptível na superfície do fone de ouvido. O visual mais orgânico são os móveis de plástico com alças compactas. Com a ajuda do painel de móveis, você pode enfatizar a simplicidade e a elegância do ambiente.
A área de jantar é separada da área funcional por um balcão de bar ou um arco. O local das refeições pode ser decorado com cores mais claras, a mesa muitas vezes é colocada perto da janela.Para tornar o ambiente mais convidativo, cadeiras coloridas são combinadas com a mesa neutra.
Uma cozinha feita com um conceito semelhante geralmente possui recursos de alta tecnologia, especialmente se for decorada em tons de cinza.
Quarto
Um quarto para dormir numa direcção minimalista implica a presença de um grande guarda-roupa e, de preferência, embutido. Isso permitirá que você se livre da desordem de coisas e libere espaço na sala. Se não for possível instalar móveis embutidos, então você pode escolher modelos de gabinetes feitos com tecnologias modulares.
A cama ocupa o centro do quarto, é uma estrutura simples que pode estar em um pódio baixo ou equipada com um dossel. O papel da colcha no estilo é importante - ela, sempre sendo monocromática, muitas vezes desempenha um papel de destaque se for feita em um esquema de cores vivas. Muitas vezes, pinturas ou luzes podem ser vistas na parede na cabeceira da cama.
Às vezes, toda a sala é feita em cores claras, e às vezes é baseada no contraste de tecidos e móveis. Na maioria dos casos, cortinas lisas com um design modesto e uma silhueta reta são penduradas nas janelas. Na cor, combinam-se com a colcha, e às vezes podem ser drapeados.
Uma área de trabalho pode estar localizada no canto do quarto. Esta área pode ser mobiliada com itens de interior como uma mesa, uma cadeira elegante com rodas, uma estante que combina com um conjunto de quarto, uma penteadeira ou um berço, se a família tiver um filho pequeno.
corredor
Uma sala de estar minimalista é geralmente muito iluminada e arejada. O conjunto costuma ser embutido na parede e é uma série de prateleiras e armários feitos de madeira em cores discretas.
Meios adicionais para aumentar o espaço e preenchê-lo com luz são as janelas panorâmicas e um piso claro, cuja superfície próxima ao sofá é freqüentemente decorada com um tapete retangular liso.
Para que mais luz penetre no corredor, ou não penduram cortinas nas janelas, ou escolhem cortinas de tecido claro transparente.
O sofá é um atributo importante da tendência minimalista. Consiste em almofadas traseiras retangulares ou quadradas, visualmente parece bastante macio e confortável. Em algumas salas, uma estrutura angular é colocada, em outros casos, dois sofás são colocados em frente um do outro, enquanto o terceiro é colocado perpendicular a eles. No centro da estrutura, muitas vezes você pode ver uma mesa de centro de plástico, madeira ou vidro.
Banheiro
O acabamento de um banheiro no conceito de minimalismo implica em uma área bastante grande do quarto. É mais conveniente fazer um banheiro de estilo semelhante em uma casa particular ou apartamento grande.
A banheira, como outros acessórios de encanamento, geralmente é branca. Pode ter não apenas formas retangulares, mas também ovais e até mesmo alongadas. Se preferir duches, é aconselhável que sejam de vidro transparente.
As paredes do banheiro costumam ter um tom claro fosco. Mas no desenho, uma opção é aceitável quando há um contraste entre as paredes - algumas das superfícies são feitas em uma cor escura ou brilhante.
Acima da pia, via de regra, há um grande espelho horizontal ou um armário de parede com portas com superfície espelhada. Para dar um toque de frescura ao interior da divisão, podem ser utilizadas plantas colocadas no chão ou num pedestal, consoante a sua dimensão, como acessórios.
Uma opção interessante seria decorar o banheiro em tons de bege. Em tal sala, a superfície das paredes muitas vezes imita os painéis de madeira. Em uma versão semelhante, armários e prateleiras também podem ser decorados.
Corredor
O projeto do corredor no estilo minimalista depende do seu layout. É com base na estreiteza do corredor que se escolhe a cor das paredes.
Em uma sala comprida e estreita, as paredes devem ser claras.
No topo das paredes estão pequenas lâmpadas que ajudam a expandir o espaço.
Em um corredor quadrado ou retangular, cores mais escuras no design das paredes também são aceitáveis.
A mobília é um guarda-roupa embutido. Muitas vezes você pode ver um banco baixo ou pufes. Em uma das paredes pode haver pequenos cabides e um espelho. A maior parte do espaço permanece livre.
Quando se trata de adaptar o estilo minimalista em um estúdio, é importante lembrar sobre um fator como a distribuição zonal. Este estilo implica uma transição discreta de uma zona para outra. Os próprios móveis, via de regra, delimitam as áreas. Via de regra, a área da sala é geralmente separada por um sofá, uma divisória decorativa ou cortinas.
Antes de fazer reparos em uma sala, você precisa escolher uma cor que conectará todas as zonas. Ele pode ser encontrado em móveis, acessórios e tecidos.
Você pode descobrir mais sobre todas as complexidades e segredos do estilo minimalista assistindo ao seguinte vídeo:
Exemplos reais no interior
Para evitar que o design minimalista pareça muito enfadonho, você pode recorrer a soluções originais que os designers oferecem:
- O contraste preto e branco fica incrível na sala de estar. Mais espaço é ocupado por uma sombra clara, e o preto ou cinza escuro é incorporado em móveis e tecidos;
- Para economizar espaço em uma sala pequena, você pode fazer um nicho especial na parede e montar uma TV ali;
- Para "diluir" o design minimalista, você pode colocar um papel de parede fotográfico ou um painel em uma das paredes da sala. Com este projeto, uma pequena sala parecerá maior;
- Se você planeja fazer um teto na sala, pode ser incorporado de forma interessante em um estilo minimalista. A parte pendente é desenhada numa cor que contrasta com a principal e tem uma forma assimétrica;
- Para não sobrecarregar o espaço com várias prateleiras, os compartimentos para pequenos itens e acessórios podem ser embutidos na parede. Ao equipar estas áreas com iluminação, irá transformar o interior do seu apartamento de uma forma original;
- Uma lareira para uma direção minimalista não pode ser incorporada em um visual tradicional. Tem uma forma mais plana, às vezes sua textura uniforme é feita em brilho;
- O conceito permite a presença de detalhes de destaque no interior na forma de esculturas de formato inusitado. Eles podem ser escurecidos, mas têm um design fora do padrão;
- Para móveis ou teto, às vezes é usada iluminação, o que cria um ambiente especial no ambiente.
O minimalismo é uma tendência interessante que não saiu de moda há muito tempo. Você não se arrependerá se decorar seu apartamento neste estilo. Com a ajuda de sua beleza contida e brevidade, ela lhe dará prazer estético, conforto psicológico e bom humor.
O comentário foi enviado com sucesso.