Como isolar adequadamente um apartamento?
O isolamento adicional de apartamentos é geralmente usado em edifícios com painéis de vários andares. As divisórias finas não são capazes de evitar a perda de calor, o que leva a um aumento da carga nos sistemas de aquecimento, à necessidade de procurar fontes alternativas de calor (aquecedores, pistolas de calor, etc.). Isso, por sua vez, causa um clima interno desfavorável (ar excessivamente seco) e aumenta os custos de serviços públicos.
Peculiaridades
O isolamento térmico interno de uma sala é, em muitos aspectos, inferior ao isolamento térmico externo. No entanto, quando se trata de isolar um apartamento em um prédio alto, não há escolha.
Com o isolamento térmico dos apartamentos pelo interior, não será possível evitar completamente as perdas de calor, em qualquer caso serão cerca de 8-15%. Isso ocorre porque uma parede que não é isolada do lado de fora não acumula calor. Além disso, tal superfície de parede, separada da sala aquecida por uma camada isolante de calor, congelará mais forte e mais rápido.
Um ponto importante será o cálculo correto do “ponto de orvalho”, ou seja, os limites da transição do vapor d'água para o estado líquido (partículas de água). Idealmente, o "ponto de orvalho" deve ser trazido para a superfície do isolamento, mas isso só é possível com isolamento térmico externo.
Para evitar o acúmulo de condensado e o aparecimento de mofo na superfície interna das paredes, a adesão cuidadosa à tecnologia de isolamento térmico, principalmente a instalação de uma camada de barreira de vapor, ajudará.
É importante notar que o processo de isolamento de paredes por dentro é muito mais trabalhoso e tecnologicamente complexo em comparação com trabalhos semelhantes em paredes externas.
Erros sutis podem levar ao fato de que o microclima na sala se deteriorará e as paredes congelarão, o que afetará negativamente sua condição e a aparência e durabilidade dos materiais de acabamento.
O aquecimento de uma sala por dentro requer ventilação de alta qualidade. Não basta um sistema de alimentação standard, é necessário instalar um sistema de circulação forçada de ar ou instalar caixilhos de janelas com sistema de válvula, graças ao qual o ar se moverá na sala.
Ao escolher e calcular a espessura do isolamento, deve-se levar em consideração o material das paredes, os indicadores de perda de calor, a área da sala. Ao colocar o isolamento da telha entre os elementos de isolamento, é possível manter pequenas lacunas - "pontes frias". Estes últimos também aparecem nos locais onde o chão e as paredes, paredes e divisórias se encontram. No processo de obra, essas áreas devem receber atenção especial, geralmente recorrem ao isolamento interno caso não seja possível isolar a fachada.
Além disso, o isolamento interno da sala geralmente atua como um complemento do isolamento térmico externo.
Materiais (editar)
O mercado moderno oferece muitos tipos de isolamento, cada um com vantagens e desvantagens características. Vamos considerar os mais populares deles e descobrir se eles são adequados para isolamento interno.
Lã mineral
Os aquecedores de lã mineral são considerados líderes entre os materiais de isolamento térmico. São as fibras mais finas dispostas de maneira caótica. O isolamento térmico é possibilitado por bolhas de ar que se acumulam em grandes volumes entre as fibras.
Note-se desde já que existem vários tipos de lã mineral.
- De uso escória deve ser descartado devido às suas propriedades de baixo isolamento térmico.
- Lã de vidro não recomendado para uso interno, pois emite compostos tóxicos.
- Somente basalto ou lã de rocha... Possui boa permeabilidade ao vapor e alta resistência à umidade. No entanto, em um apartamento, o vapor não terá onde evaporar, então ele se transformará em partículas de água e encharcará o isolamento. Naturalmente, mesmo uma leve umidificação do material isolante térmico torna-se a razão para a perda de suas propriedades técnicas. Evitar tais fenômenos permitirá a correta instalação de um material impermeabilizante confiável.
Também é importante escolher a lã mineral certa. Deve ter alta densidade, e sua rigidez deve ser próxima ao poliestireno expandido.
Poliestireno expandido
Desde os tempos soviéticos, a espuma ou sua variedade extrudada tem sido amplamente utilizada para isolamento. Deve-se notar que este último possui uma maior condutividade térmica e melhor resistência à água. Este material pode até ser usado para isolar uma casa recém-construída e comissionada, uma vez que os painéis de poliestireno se distinguem por sua resistência à tração e à compressão. Mudanças negativas na camada de isolamento térmico não ocorrerão, mesmo se o edifício encolher.
Altos indicadores de resistência à umidade do material permitem abandonar a organização de uma camada de barreira de vapor. As juntas entre as placas podem ser tratadas com espuma de poliuretano. A propósito, é adequado como um composto de fixação ao instalar placas. Penetrando em todas as fissuras e aberturas de ar, a espuma de poliuretano garante a estanqueidade da ligação entre o isolamento e as bases de trabalho.
O processo de instalação é bastante simples - as folhas têm tamanhos convenientes e muitos produtos modernos são equipados com ranhuras e pontas para facilitar a montagem. Se necessário, você pode cortar o material.
O baixo peso simplifica e acelera o processo de instalação, o adesivo pode ser facilmente aplicado em superfícies lisas. No entanto, em apartamentos de tijolo e concreto é mais conveniente prender o material a cavilhas na forma de fungos. Para isso, primeiro são feitos furos nas lajes localizadas nas paredes, após os quais sistemas de fixação são inseridos nas mesmas e as lajes são firmemente fixadas às paredes.
No entanto, se, além do isolamento térmico, a sala precisar de isolamento acústico, o poliestireno expandido não funcionará. Os valores de isolamento acústico do material são extremamente baixos. Além disso, é inflamável. A adição de componentes especiais às matérias-primas da moderna espuma de poliestireno extrudado, é claro, aumentou ligeiramente sua resistência ao fogo, mas não há necessidade de falar sobre a segurança contra incêndio do isolamento. Outra desvantagem é a liberação de toxinas durante o aquecimento.
Espuma de poliuretano
A espuma de poliuretano é um material moderno e eficaz de isolamento térmico. Este isolamento é um polímero em espuma que é pulverizado sobre as superfícies da parede usando um equipamento especial.
Antes da pulverização, uma ripa de madeira é fixada na parede, que atua como um guia para o material. O poliuretano pulverizável preenche toda a superfície, incluindo rachaduras e fendas. Em outras palavras, após a aplicação, o material é uma camada monolítica selada, ou seja, qualquer ocorrência de "pontes frias" é excluída.
Outra vantagem importante é a incombustibilidade da espuma de poliuretano. Mesmo quando exposto a altas temperaturas, não emite compostos tóxicos.
O isolamento é caracterizado pela baixa condutividade térmica, no entanto, é impossível criar uma superfície completamente lisa e uniforme. Isso acarreta, por sua vez, a impossibilidade de contato do acabamento da parede isolada com gesso, seu manchamento.
No entanto, este problema é facilmente resolvido anexando painéis de revestimento ou placas de drywall à caixa criada.
Cortiça
Outro isolamento moderno adequado para decoração de interiores são os rolos de cortiça e as telas. Este material ecológico proporciona não apenas isolamento térmico de alta qualidade, mas também isolamento acústico, além de conferir às superfícies um aspecto original e nobre.
Um ponto importante - o isolamento de cortiça só pode ser montado sobre uma superfície lisa e plana. Isto pode ser conseguido na maioria dos casos rebocando as paredes e fixando nelas folhas de drywall, sobre as quais o isolamento de cortiça é então colado.
Penofol
A pequena espessura e a elevada eficiência térmica são caracterizadas por um material à base de espuma de isolamento, dotado de uma camada de folha metálica numa das faces. É denominado penofol e é fornecido em rolos com espessura de 3-10 mm.
Apesar da pequena espessura (o que também é uma vantagem, uma vez que a área útil da divisão não se esconde durante o processo de instalação), o isolamento demonstra uma maior eficiência térmica. Isso é devido ao:
- Características estruturais do penofol - consiste nas menores bolhas cheias de ar, o que garante baixa condutividade térmica.
- A camada de folha metálica existente reflete até 97% da energia térmica, direcionando-a para o interior da sala.
Ao empilhar rolos de espuma de espuma ponta a ponta e colar as juntas com uma fita especial de alumínio, é possível evitar o aparecimento de "pontes frias".
Na utilização do material, o acabamento pode ser qualquer, o principal é não colar o papel de parede e não aplicar gesso diretamente no isolamento.
Não foi projetado para essas cargas e entrará em colapso com o tempo.
A melhor opção seria instalar um torneamento de madeira ou metal sobre uma camada de isolamento térmico., em que as placas de gesso cartonado são fixadas. Depois de aplicar um primer neles, você pode fixar qualquer material de acabamento.
Aquecedores de líquido
Os materiais de isolamento líquido são uma novidade no campo do isolamento. Eles se parecem com tinta, que contém cavidades cerâmicas microscópicas que refletem o calor. A vantagem do método é a facilidade de aplicação (a superfície é simplesmente pintada) e a resistência à água. É justo dizer que este método é adequado como um isolamento térmico auxiliar, no entanto, uma parede fria com este método de processamento ficará mais quente ao toque.
Outra vantagem é a preservação do espaço útil.
Âmbito de aplicação
À primeira vista, para isolar um apartamento em um prédio de apartamentos, basta isolar as paredes por dentro. No entanto, este não é o caso, uma vez que os revestimentos de parede não são a única fonte de perda de calor.
- O frio também vem do chão. Isso é especialmente verdadeiro para os residentes do primeiro andar. Se o piso for betonilha, pode-se usar poliestireno como isolante. Outra solução relevante será o sistema de piso radiante. A instalação de um isolamento de folha fina ajudará a aumentar sua eficiência e reduzir os custos elétricos, o que evitará a perda de calor e redirecionará a energia térmica de volta para a sala.
- Teto não isolado, especialmente na fronteira com um sótão sem aquecimento, também provoca uma temperatura mais baixa nos quartos. O ideal, é claro, é melhor isolar o teto da lateral do sótão atualizando a cobertura de argila expandida. No entanto, se isso não puder ser feito, você terá que isolá-lo de dentro do apartamento. Para isso, bastará uma camada de lã mineral de 5 cm, o isolamento é costurado com drywall.
- Residentes de uma casa de painéis frequentemente sofrem de frio penetrando através das costuras interpainéis desgastadas - juntas entre painéis de fachadas de casas. Em tal situação, é racional entrar em contato com o departamento de habitação com a necessidade de atualizar as juntas do lado da rua.Ao mesmo tempo, pode-se abrir o canto do apartamento adjacente à parede externa de dentro para a altura total, recolocar o forro, tendo previamente tratado a costura com um hidrofóbico. Após a conclusão da obra, o canto é restaurado ao longo da malha de reforço por meio de gesso.
- Freqüentemente, o isolamento é necessário na extremidade e nos lados de acionamento. Se você recebeu permissão do departamento de habitação, é melhor isolar a parede do lado da entrada. Embora esta seja uma prática bastante rara. Para isolar a parede adjacente à escada, você pode usar qualquer tipo de isolamento - lã mineral, poliestireno expandido, espuma de poliuretano. É importante certificar-se de que a temperatura na entrada atende aos padrões estabelecidos. É importante ter vidros de alta qualidade e baterias de aquecimento funcionando corretamente.
Para proteger a parede final, um isolamento adequado é selecionado para o orçamento. Neste caso, também é importante verificar a estanqueidade das costuras entre as janelas e a parede, para garantir a fiabilidade do isolamento térmico das marés.
Esquemas
O isolamento correto das paredes dentro de um edifício envolve a criação de um "bolo" de várias camadas. Seu elemento mais importante será um filme de barreira de vapor. É fixado à parede com uma ligeira sobreposição com fita à prova de água.
O próximo ponto é a escolha de um material com boa permeabilidade ao vapor. Idealmente, a permeabilidade ao vapor do isolamento deve ser inferior às características semelhantes do material das paredes externas.
Neste caso, o condensado será descarregado para fora e não para dentro do apartamento.
Se o objetivo for colar material de isolamento acústico e térmico à parede, é importante não deixar espaços de ar entre ele e a superfície da parede. Para isso, todas as fissuras e irregularidades existentes na superfície da parede devem ser eliminadas. Aplicar a cola no isolamento com espátula dentada, pressionando firmemente o material contra a parede.
O esquema correto para isolar uma parede fria é o seguinte - um material isolante térmico é aplicado à parede, então - uma barreira de vapor, depois disso - um revestimento no qual o acabamento é fixado.
Se a área da divisão permitir, de forma a aumentar o ruído e o isolamento térmico da divisão, é deixado um pequeno espaço de ar entre o isolamento e a caixa. Em salas com alta umidade do ar, vários outros métodos de isolamento são usados, por exemplo, a organização de um vão ventilado entre a parede e o isolamento. O isolamento da parede em um apartamento de canto é executado de acordo com os mesmos esquemas.
Como fazer isso sozinho?
Antes de isolar um apartamento, é útil descobrir as fontes de perda de calor. Para fazer isso, use um termovisor. São os locais de perda máxima de calor que devem ser isolados em primeiro lugar.
Independentemente do tipo de isolamento utilizado, o processo de isolamento térmico de paredes internas possui requisitos tecnológicos uniformes e compreende as seguintes etapas.
Trabalho preparatório
Nesta fase, os aquecedores são selecionados, o número necessário e a espessura são calculados. Além de materiais de isolamento térmico, você deve adquirir uma película de barreira de vapor, toras de madeira (tratada com um anti-séptico) ou perfis de metal (deve ter proteção anticorrosiva) para a montagem das ripas, bem como drywall, ripas, forro ou painéis de plástico para embainhar as ripas.
A preparação das paredes envolve a limpeza do revestimento decorativo anterior. O próximo passo é a "restauração" da parede. É necessário eliminar todas as irregularidades, fissuras e lacunas.
A etapa final do trabalho preparatório é a aplicação de 2-3 camadas de primers. A sua utilização proporciona um tratamento anti-séptico da parede e um aumento da sua adesão.
Organização da lacuna de ventilação
Esta etapa não deve ser negligenciada, pois protege a parede da penetração de umidade.
Para criar um vão de ventilação, são fixadas à parede ripas de madeira, cuja espessura deve ser de pelo menos 2 cm. A instalação é feita em intervalos de 1 m, fixação - por meio de buchas.Depois disso, vários sopros de ar são feitos na parede para ativar a abertura de ventilação. Para isso, são feitas pequenas fendas com um diâmetro de cerca de 2 cm nas paredes. Uma malha de metal fina permite que sejam protegidos da penetração de detritos.
Depois disso, uma película de barreira de vapor é fixada firmemente à caixa.
Devido a isso, intervalos de ventilação são formados entre ele e a parede.
Instalação do quadro
A moldura é um sistema de perfis metálicos, cujo passo é igual à largura do isolamento. Para um posicionamento mais apertado, a última etapa dos perfis da estrutura pode ser feita de 1 a 1,5 cm mais estreita do que a largura do isolamento.
Instalação de isolamento
Placas de poliestireno expandido ou camadas de lã mineral são inseridas entre as ripas do revestimento. O espaço entre as folhas de isolamento é fechado com revestimentos especiais ou pedaços finos do material isolante térmico principal.
Reparando a barreira de vapor
Outra barreira de vapor deve ser colocada em cima do isolamento. Pode ser fixado a uma caixa de madeira com um grampeador de móveis, a uma de metal - usando fita adesiva (fixação temporária).
Revestimento da estrutura
Geralmente é realizada com chapas de drywall, que são fixadas nos perfis da moldura com parafusos auto-roscantes. Os chapéus deste último devem ficar rentes à superfície do gesso cartonado ou ligeiramente afundados.
Uma malha de construção autoadesiva é colada às juntas das folhas. A seguir, são betumadas as juntas, as pontas das tampas dos parafusos, após o que toda a parede é recoberta com uma massa de massa Aplicar a massa em várias camadas, aguardando que a anterior seque completamente e lixando-a com lixa fina.
Depois de aplicar a camada de acabamento e lixar com uma talocha especial, pode-se iniciar o acabamento da superfície com materiais de revestimento.
dicas e truques
Ao instalar uma moldura de madeira, é necessário pré-tratar as toras com compostos anti-sépticos e retardadores de fogo, o que reduzirá o risco de incêndio da madeira e a protegerá da ação destrutiva da umidade.
Se você precisar fazer furos para pregos em uma casa de painéis, isso pode ser feito usando uma broca de martelo com uma broca de vitória.
O lixamento de placas de gesso cobertas com massa deve ser feito sob luz forte. Nesse caso, todas as falhas serão perceptíveis.
Ao escolher um material isolante térmico, é importante lembrar sobre sua compatibilidade não só com acabamentos decorativos, mas também com material de parede. Portanto, para superfícies de tijolo a melhor opção será a espuma de poliestireno expandido, para o concreto - sua versão extrudada ou qualquer outro isolamento com uma camada de folha metálica como barreira de vapor.
Você aprenderá mais sobre como isolar um apartamento no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.