Ideias de design de apartamentos modernos
As tendências da moda vão além de roupas e calçados, acessórios pessoais, carros, destinos de viagem e opções de carreira. Eles também regulam o estilo de decoração do espaço doméstico. Tendo decorado a habitação de acordo com as últimas tendências, não pode ter medo da obsolescência do seu aspecto durante vários anos. Portanto, é necessário descobrir quais abordagens são populares agora, como podem se manifestar em salas individuais, como combinar requisitos de design com a criação de um ambiente confortável.
Principais tendências da moda
O design italiano do apartamento é igualmente adequado em espaços grandes e pequenos. A expressão desta abordagem é o uso de estruturas arqueadas, colunas; é aconselhável instalar móveis de madeira, e não produtos de outros materiais. Não importa o quanto você tente introduzir mais decorações, elas não devem negar o laconismo e a elegância. O espaço está saturado de vários detalhes pensados para melhorar a percepção e torná-lo mais fresco.
O estilo moderno não é algo uniforme, monolítico, como a maioria dos outros formatos. Nele você encontra notas de minimalismo e country, loft e clássicos, pop art.
Prioridade incondicional é dada às soluções que são externamente únicas, demonstram o bem-estar e os gostos estéticos dos residentes e têm uma aparência bonita e prática. Cada vez mais os designers usam peças de metal para decoração, que têm uma grande variedade de finalidades práticas. Superfícies mate também estão em voga.
Uma característica obrigatória de um estilo moderno em um apartamento, não importa quais produtos de decoração sejam usados, é a leveza e a discrição do ambiente criado. Se quiser torná-lo menos homogêneo, basta apresentar um detalhe feito no formato pop art ou em qualquer estilo étnico. Como antes, linhas retas e limpas devem ser usadas.
Cantos arredondados, diagonais contradizem completamente o estilo moderno.
Os apartamentos de uma área pequena ou padrão continuarão sendo o tipo predominante de habitação urbana por muito tempo e, portanto, a combinação de diferentes instalações em uma permanecerá uma característica da moda moderna. Durante o replanejamento, partições e até paredes individuais são removidas, o que ajuda a expandir o espaço disponível. Depois de tal procedimento, torna-se mais fácil para os próprios designers e residentes implementarem as ideias.
Para usar racionalmente a área que já está disponível e raramente recorrer a reformas, muitas pessoas usam móveis leves e produtos transformadores. Em vez de uma grande escrivaninha na maioria dos apartamentos, basta um console de luz, mesmo assim, é improvável que a quantidade de trabalho escrito seja grande. A tendência moderna de usar opções de móveis dobráveis se deve não só ao desejo de economizar espaço, mas também à preferência pelo design minimalista.
Se você precisa não apenas de um efeito real, mas também visual de redução da área ocupada, você deve preferir móveis, que em um grau ou outro são feitos de vidro durável, grades transparentes de acrílico ou plástico.
Os novos eletrodomésticos, feitos com um espírito futurista, vão ocupar o seu devido lugar no meio de uma sala decorada com um estilo de alta tecnologia, a este respeito, o design de 2017 não mudou.A tendência atual do ano de saída no estilo de alta tecnologia foi a incorporação da tecnologia em móveis, especialmente ao selecionar elementos de design fora do padrão.
Os decoradores recomendam não usar cores muito espessas e tintas concentradas.
Os interiores estão na moda, onde todas as idéias são incorporadas pela manipulação de branco, preto, cinza e azul. Mas a geometria pode não ser a mesma de costume. Vai até parecer vantajoso.
Seleção de estilo
Ao fazer reparos em um apartamento novo ou em uma casa velha, é aconselhável dar preferência aos materiais de acabamento naturais. Eles, em princípio, não saem de moda, e mesmo depois de décadas você não terá que se arrepender de sua escolha. A variedade de materiais e designs adequados é bastante grande, eles permitem que você incorpore qualquer ideia, até mesmo a mais fora do padrão.
Os melhores designs de designers modernos raramente passam sem o uso de madeira.
Seu uso traz beleza e textura única, facilita a aproximação com a harmonia. Além disso, as superfícies amadeiradas podem ser facilmente combinadas em uma composição com detalhes de cores claras e escuras, se o efeito de contraste for usado corretamente.
Para enfatizar soluções de cores diferentes, belos detalhes de interior, é aconselhável adicionar iluminação em vários níveis, especialmente em salas grandes e multifuncionais. Ao escolher uma abordagem de design, sempre procure alternativas para ela, para soluções estilísticas que atinjam o objetivo que você precisa por outros meios.
Para sua informação: o design de todos os quartos deve ser escolhido mais ou menos uniforme, apenas designers de classe mundial poderão concebê-los contraditórios e ao mesmo tempo acolhedores.
Design elegante vanguarda certamente irá agradar a quem gosta de soluções de design originais, acentos cativantes, formas únicas e manipulações com luz e sombra. Pessoas criativas - os experimentadores em seus corações podem escolher com segurança o expressionismo, com sua ajuda um resultado maravilhoso é obtido se tudo for feito corretamente.
A edição moderna deste estilo distingue-se por uma combinação de elementos estritos predominantes com partes brilhantes e suculentas da sala, destinadas a desenvolver emoções positivas.
Se usado dentro de casa estilo moderno, tintas saturadas devem ser usadas de forma muito limitada e apenas na área funcional principal. Não se esqueça da sofisticação e sofisticação que qualquer ambiente contemporâneo deve corresponder. Certifique-se de usar tecidos, certifique-se de que a harmonia é mantida em diferentes lugares entre as sombras.
Instale apenas os móveis mais necessários, descarte qualquer acessório que não tenha valor prático direto.
Loft - uma espécie de híbrido de casa e espaço ao ar livre, e a quantidade de móveis aqui, em contraste com a Art Nouveau, não é limitada. Deve ser estrito e simples, sem uma única ênfase excessiva. A decoração de paredes com vários tipos de gesso, painéis de espelho, imitação de pedra natural e tijolo está na moda. Mas as residências criadas por métodos de construção de grandes painéis devem ser decoradas de maneira diferente.
Recomenda-se decorar os apartamentos em uma casa de painel no espírito do campo ou em estilos étnicos mais pronunciados.
Os corredores, como antes, são equipados com armários de compartimento, e as mesas de cabeceira são colocadas ao longo das paredes, as prateleiras são penduradas nas próprias paredes. Graças a esta etapa, não há necessidade de aumentar a área do corredor para 20 m². m, reduzindo radicalmente o espaço vital para torná-lo confortável e funcional.
Em banheiros combinados, os banhos de canto estão na moda, mas as cores excessivamente escuras devem ser evitadas. As soluções de design que prestam a máxima atenção aos sistemas de armazenamento ajudarão a aumentar o retorno sobre o espaço útil, para transformar até mesmo um apartamento de 53 m2 ou menos em uma habitação suficientemente espaçosa.
Soluções de cor
A cor branca e seus vários tons permanecerão para sempre uma das principais opções de design de interiores. Eles permitem que você mostre a elegância do mobiliário e detalhes decorativos de qualquer outra cor.
Além disso, cores claras no interior:
-
Externamente aumenta;
-
Oferece ocultação de falhas arquitetônicas e erros de decoração;
-
Cria uma sensação de frescor e leveza.
De acordo com especialistas, um interior branco como a neve deve ser diluído com no máximo duas outras cores, incluindo também seus tons. Uma solução moderna e elegante é o uso de imitações de madeira como tintas adicionais (seja ela clara ou escura - a decisão é sua). Tal medida ajudará a criar um ambiente fresco e não chamativo, o mais calmo e amigável possível para as pessoas.
Se você não tem medo de experimentos mais decisivos, vale a pena substituir os tons de cinza por brilhantes, e ao mesmo tempo diluir o branco com ocorrências de superfícies amadeiradas.
Mas tenha em mente que não será fácil manter a harmonia, não introduza muitos tons cativantes, deixe que eles toquem apenas alguns detalhes do sotaque ou parte do ambiente.
Em salas de médio a grande porte, vale a pena usar cores contrastantes para enfatizar as propriedades geométricas das salas e dividir visualmente a área em zonas.
Lembre-se: decorar em tons de bege ou em outras cores calmas é o grito da moda em 2017.
Além disso, você pode usar tons de azul turquesa, azul profundo, carmesim ou roxo com segurança. As emoções extinguidoras de café, cremosas, cores creme devem ser complementadas com uma cor para chocolate. Segundo alguns especialistas, os chamados verdes herbáceos serão populares em um futuro próximo, cujo significado não é apenas um toque de frescor, mas também a criação de uma atmosfera de verão.
Decoração do quarto
Além dos requisitos gerais característicos da casa como um todo e de cada uma de suas partes, deve-se também levar em consideração as tendências da moda que se aplicam apenas a quartos individuais. Vamos examiná-los mais de perto.
Sala e cozinha
Salas de estar de aspecto moderno podem ser bastante variadas; a abordagem clássica - quando uma sala separada é criada, onde as pessoas que vivem na casa e os convidados se reúnem, não exige que seja usada de outra forma.
Com um esquema diferente, os limites entre a sala de estar e a sala de jantar são apagados; tal passo é aconselhável se combinar a cozinha e a área de jantar não funcionar de forma alguma.
A organização do atelier é bastante popular, em que a linha entre a sala da família, a sala de jantar e a área da cozinha desaparece.
Este último também possui uma série de formatos que atendem plenamente a moda atual. Em salas pequenas, muitas vezes é organizada uma área de trabalho e a colocação de um grupo de jantar é recusada. Quando há um pouco mais de espaço, vale a pena colocar uma mesa de jantar e cadeiras para ela na própria cozinha.
No final da década de 2010, o espaço da cozinha está se transformando: em vez da camada superior de armários, que há muito não tinha alternativa, as prateleiras abertas passaram a estar na moda. Eles permitem "descarregar" externamente a sala, para torná-la um pouco mais leve e livre.
Os designers não querem abrir mão dos armários, eles apenas observam que é melhor usar produtos pendurados relativamente pequenos.
Um conjunto de cozinha, como no início da década, deve ser considerado liso e monocromático. Quanto mais simples for o conceito e quanto menos decoração, melhor.
Quarto
Os quartos de dormir não merecem menos atenção do que a área da cozinha e a área de recepção dos hóspedes. A maioria dos designers acredita que a área de dormir não deveria mais fazer parte do estúdio. Ao mesmo tempo, mesmo uma área modesta reservada a um quarto de dormir não impede a formação de um interior confortável e bastante prático.
Todas as partes funcionais, exceto a área de dormir, devem ser o mais neutras possível para não chamar a atenção para si mesmas.
Ao criar um local de trabalho, é aconselhável equipá-lo com uma consola fixada na parede e mantida no estado desdobrado sobre um suporte. Ao montar uma biblioteca doméstica, é aconselhável colocar não armários pesados, mas sim estantes abertas com estantes de cores claras.
Em um espaço confinado, é aconselhável instalar um sofá-cama.
Nas paredes, recomenda-se colar papel de parede com ornamentos geométricos ou com desenhos discretos em cores quentes. Se criar desta forma a sensação de um interior antigo e romântico, obtém um cenário totalmente elegante; o efeito será aprimorado pela luz do teto cuidadosamente selecionada ou pelos raios de sol que penetram pelas cortinas de escurecimento. Em geral, um estilo retro é recomendado para quartos de dormir em 2017.
O uso de madeira natural ajudará a adicionar um toque de conforto, independentemente do tamanho do quarto. Alguns especialistas acreditam que o veludo logo terá grande demanda e popularidade. Mesmo que essas ideias não sejam adequadas para você, você pode tentar outras opções inspiradas nas décadas de 1960 e 1970.
Gabinete
Não importa se o estudo foi criado como uma divisão independente ou como parte de um quarto, é muito importante adaptá-lo ao futuro proprietário. Soluções com mesas longas e relativamente estreitas localizadas ao longo da parede envidraçada são populares. À esquerda da janela nesta parede, você pode pendurar uma ou mais prateleiras espaçosas e colocar uma mesa de cabeceira móvel sob o tampo da mesa do mesmo lado.
Quando acaba por usar apenas uma área de trabalho muito pequena, faz sentido instalar um candeeiro de mesa com uma posição variável do abajur, um suporte ajustável.
Os armários de estilo clássico são móveis feitos de madeira cara, de aparência maciça, uso obrigatório de pilastras. Adicionando ao "conjunto mínimo" elementos dourados, lustres com castiçais de metal, cortinas que lembram os bastidores teatrais, você pode criar uma atmosfera muito exuberante.
Se você não se sente lisonjeado com a ideia de um palácio ou uma luxuosa mansão de um nobre do século retrasado como um lugar ideal para trabalhar, você quer algo mais moderno, o escritório pode ser decorado em estilo Art Déco.
Essa direção está infinitamente longe dos escritórios padrão, como costumamos imaginar. Não será difícil criar uma configuração de sala atípica, mesmo fazendo um teto abobadado é bastante apropriado.
Um home office moderno é ao mesmo tempo um lugar austero, minimalista e exclusivo. Os profissionais estão tentando resolver a contradição entre esses requisitos, introduzindo um detalhe de aparência incomum e realçando o papel decorativo das luminárias.
Sacada
Mas se o desenho da área de trabalho não sofreu mudanças significativas no último ano, então o mesmo não pode ser dito sobre o desenho das varandas.
Não tente colocar uma geladeira lá, isso é impraticável e só diminuirá a iluminação em salas de estar.
Ao organizar uma estufa em miniatura na varanda, os designers sugerem cada vez mais combiná-la com a área de jantar; tudo o que é necessário é colocar uma pequena mesa e cadeiras.
No entanto, mesmo que você não goste absolutamente da ideia de uma estufa, você deve usar pelo menos uma planta para fins decorativos. A vegetação é usada em todos os exemplos mais avançados de design moderno de varanda. Os amantes da vegetação e da natureza devem criar não apenas uma estufa, mas todo um jardim de inverno. Em vez de cercas sólidas, geralmente são colocadas cercas de treliça, revestimentos diagonalmente graciosos são colocados no chão e a faixa adjacente à parede pode ser preenchida com pedras atraentes.
Uma solução original - quando uma partição envidraçada é instalada, a sala está completamente isolada da rua. Ao mesmo tempo, é colocada no interior iluminação LED em forma de longos tubos, as paredes são pintadas em delicados tons de rosa claro, uma imagem com uma imagem a preto e branco é pendurada numa delas.
Entre os materiais que devem ser usados na decoração de varandas e galerias, o plástico e a madeira são hoje os mais populares.Neste caso, é desejável fazer todas as superfícies da mesma cor. Uma varanda de formato clássico ficará bem se for cortada com pedra natural ou tijolo. O estilo mediterrâneo desta sala se trai com o uso ativo das cores branco, azul e verde; é possível usar decoração forjada ou joalheria associada à água.
Quanto ao uso funcional, galerias e varandas estão agora sendo ativamente convertidas não apenas em escritórios, mas também em academias em miniatura.
Independentemente do método de decoração escolhido, considere se os fechos resistirão ao estresse criado.
Poderíamos conversar muito sobre as opções de design para a varanda, então vamos voltar ao interior do apartamento e ver o que os designers prepararam para as crianças em 2017.
A decoração das paredes do quarto das crianças deve ser o mais simples e concisa possível, totalmente segura em termos ambientais e sanitários. Adesivos e murais, juntas contrastantes são recomendadas como acentos expressivos. Decoradores experientes não negligenciarão o uso de uma superfície de destaque.
Não importa se há crianças em casa ou não - o banheiro estará lá mesmo assim. E, muito provavelmente, sua área será relativamente pequena, às vezes não mais do que 4 metros quadrados. m. Portanto, qualquer movimento destinado a expandir o espaço será uma solução inegável da moda. Vale a pena usar tons claros, adicionar brilho, organizar superfícies de espelho. Ladrilhos diagonais, bordas bem projetadas e uma impressão posicionada para fazer a sala parecer mais alta são alguns truques mais interessantes.
O design de apartamentos nos últimos anos tornou-se cada vez mais difuso., há cada vez menos quartos que seriam claramente interpretados como clássicos ou modernos. Basicamente, eles tentam combinar acentos e elementos únicos de vários estilos, para criar composições originais a partir deles. Por outro lado, a atenção é cada vez maior para o zoneamento do espaço interno das moradias e para a sua delimitação segundo um critério funcional. Por outro lado, a tendência de sobreposição foi surgindo gradativamente, quando uma sala realiza duas ou mais tarefas ao mesmo tempo.
Muitas vezes você pode ver um camarim localizado no quarto, uma área de recreação no berçário.
Quando uma sala tem mais de uma área funcional, eles tentam demonstrar a unidade de estilo da forma mais clara possível. O papel de parede da mesma cor é uma ótima maneira de fazer isso.
O teto de gesso agora é um anacronismo. Basicamente, eles tentam, como no design de paredes, alcançar a máxima simplicidade. Em alguns casos, apenas elementos projetados no espírito dos clássicos modernos estão sendo introduzidos. As soluções mais populares são baseadas em painéis de PVC e sistemas de cassetes. Os fãs do projeto original podem tentar aplicar papel de parede líquido ao teto com segurança e usar estruturas de madeira. Como antes, os produtos "flutuantes" correspondem à moda, principalmente quando colocados em torno do perímetro das fontes de luz.
Quanto à cor do teto, pode ser estritamente monocromático ou multicolor, iluminado por lâmpadas LED e complementado por elegantes objetos decorativos. As superfícies brilhantes atendem aos requisitos da temporada de 2017 melhor do que outras; em muitas versões, um baixo relevo geométrico e lâmpadas embutidas são usadas.
Variantes e exemplos no interior
Considere alguns exemplos de como designers decoraram aposentos em apartamentos em 2017.
Os decoradores não desistiram de suas tentativas de apresentar lindamente os quartos das crianças. Na moda no ano passado estão os elementos decorativos da aparência mais fantástica e fabulosa. O clima romântico é criado por composições no espírito da "floresta encantada". Mas isso só é possível se houver espaço suficiente e, quando não há espaço suficiente, as pesquisas de design têm como objetivo principal compensar o espaço ausente.
A solução costuma ser estruturas de dois níveis com uma cerca obrigatória para maior segurança. Acima geralmente há um lugar para dormir, e imediatamente abaixo um camarim com todos os atributos necessários - pequenos guarda-roupas, um espelho, ganchos.
Proprietários respeitáveis freqüentemente tentam não apenas enobrecer o corredor, mas também decorá-lo da forma mais elegante possível. Móveis laminados moderadamente escuros e móveis ligeiramente mais claros são freqüentemente usados para essa finalidade.
Em geral, quanto mais alto o teto, mais clara a sala parece.
Os decoradores não gostam muito de acessórios, mas cumprem claramente a tarefa de decorar com a sua ajuda. Aqui você pode ver como a combinação de cores brilhantes é jogada favoravelmente na área média do corredor. As ricas paredes amarelas estão em harmonia com o cabide vermelho brilhante da forma original. Esta é uma estrutura de chão, cuja parte inferior permite colocar guarda-chuvas.
Abrir a perspectiva para a sala desmontando as portas, assim como uma única cor do chão, que não difere muito da cor das cortinas, expande radicalmente o espaço, destrói a própria ideia de estreitamento.
Mas se o corredor agrada em primeiro lugar aos hóspedes, então o quarto é uma divisão especialmente para os proprietários. E aqui o espaço para a imaginação é simplesmente inesgotável. Aqui à nossa frente está uma sala repleta de cores claras, sustentadas o mais simetricamente possível. É enfatizado pelo mesmo tipo de lâmpadas instaladas ao longo das bordas da cabeceira da cama e pelos mesmos sistemas de armazenamento logo abaixo. Mas as flores à esquerda e à direita são um pouco diferentes, assim como os vasos nos quais são colocadas.
Os autores deste projeto também levaram em consideração a ideia de simetria, mas o clima romântico e a atmosfera natural vieram à tona para eles. Esses motivos são enfatizados por uma parede de fundo decorada com a imagem de uma floresta de outono envolta em espesso nevoeiro. Os suportes nas laterais do sofá são deliberadamente diferentes.
A transformação de uma varanda ou loggia em uma parte de um espaço desenvolvido é uma tendência bastante antiga. A foto mostra o escritório, organizado na antiga varanda. Entre quaisquer duas salas, eles agora estão tentando usar portas deslizantes transparentes com um layout diagonal. Eles permitem que as instalações permaneçam unificadas, mas, se necessário, imediatamente dividem o espaço em duas zonas autônomas.
Se as salas forem combinadas e as partições forem desmontadas, esse caminho não é adequado. Em cozinhas-refeitórios, o zoneamento com um conjunto de canto, balcões de bar e "ilhas" é popular. Mas, se as premissas não estão interconectadas, o problema do espaço livre geralmente vem à tona.
Os designers se propõem a aumentar a eficiência do uso do espaço devido aos nichos que podem acomodar estantes abertas com decoração, e até móveis.
Apartamento estúdio
Este é um tipo especial de habitação e nem sempre é aconselhável aplicar esquemas gerais a ele. Em 2017, nos estúdios, recomenda-se a utilização de tantas divisórias quanto possível, que não só dividem visualmente o espaço, mas também, por exemplo, evitam a penetração de odores estranhos da cozinha para a sala de estar.
Numa das opções, o destaque principal é o branco e os tons mais claros possíveis - o tecto é branco neve, as paredes são indefinidamente cinzentas, o pavimento é de cor nobre com algumas entremeadas de riscas escuras. Uma fileira moderadamente escura de armários suspensos de cozinha pode contrastar com um ambiente claro, enquanto o grupo de jantar é muito mais leve do que isso.
Nos estúdios, assim como em qualquer apartamento pequeno, agora é recomendável usar mais espelhos.
Eles são construídos em paredes em diferentes níveis, alguns dos quais podem ser colocados horizontalmente e outros verticalmente. Esta solução adiciona luz ao ambiente e, portanto, pode ser facilmente combinada até mesmo com móveis bastante escuros, que em outra situação pareceriam muito sombrios.
Os especialistas recomendam o uso de fontes de luz dispersaspara evitar o efeito "enfermaria de hospital".É melhor instalar holofotes em paredes curtas, o que ajudará quando você precisar fornecer iluminação máxima. Outra opção interessante são os lustres de LED lineares localizados ao longo de paredes opostas paralelas entre si. Eles permitem que você estique o espaço visualmente, fazendo com que o ambiente pareça muito maior e mais espaçoso.
Apartamento de um quarto
Aqui, como no estúdio, a funcionalidade máxima é necessária. Os designers descobriram várias maneiras de fornecê-lo sem prejudicar a elegância externa. Freqüentemente, o corredor é feito completamente utilitário e pelo menos parcialmente convertido em um espaço para experimentos. Painéis de mosaico, decoração com tecidos ou elementos de estuque ficarão atraentes aqui.
A tendência no projeto de apartamentos de um quarto agora é reduzir o espaço alocado para a área de dormir, mas ao mesmo tempo o rigor e a concisão devem ser mantidos.
Abandonam completamente os armários pesados: ou simplesmente não existem, ou se utilizam opções escondidas em nichos.
Você pode assistir uma visão geral do projeto de design concluído do apartamento no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.