Regras de combinação de cores no interior da sala

Contente
  1. Como criar harmonia?
  2. Regras de compatibilidade de tom
  3. Como combinar a cor com o estilo geral da sala?
  4. Exemplos espetaculares

A escolha da cor dominante para o interior da sala determina o ambiente que aí vai reinar. Na verdade, além do fato de você gostar ou não de algumas cores do ponto de vista estético, elas também podem influenciá-lo de diferentes maneiras.

Como criar harmonia?

A combinação correta de cores é um conceito individual. Alguém tenta escolher cores claras para criar uma área de relaxamento na sala, enquanto alguém, ao contrário, dilui o espaço com cores vivas, tentando assim se animar.

Também é importante lembrar que as cores interiores podem afetar a forma como o espaço circundante é percebido. Alguns tons tornam a sala maior, enquanto outros ajudam a aumentar visualmente a altura das paredes. Se você quiser que o cômodo pareça mais alto, pinte os tetos com cores claras e as paredes mais escuras. E para expandir o espaço, use tons legais.

A textura também desempenha um papel importante. Superfícies brilhantes sempre parecem mais brilhantes e suas cores mais intensas. Mas o papel de parede em relevo ou uma parede com acabamento em gesso parecem mais suaves e calmos.

Azul

Se está à procura de uma opção inusitada para decorar as paredes da sua sala, pode prestar atenção ao azul. Raramente é usado para decorar salas de estar, mais frequentemente encontrado em quartos. Mas se você decorar as paredes da sala comum com papel de parede azul de diferentes tons, você obterá um lugar calmo onde você pode desfrutar de seu tempo.

A cor azul profunda torna o ambiente nobre. E os tons claros ajudam a sintonizar um ambiente tranquilo. O papel de parede harmoniosamente azul parece no interior de uma sala decorada em estilo mediterrâneo. Tons intensos de azul, água-marinha ou mesmo índigo cabem perfeitamente no interior de uma sala espaçosa em um estilo jovem. As superfícies em azul claro irão decorar a sala no estilo do classicismo.

cinza

Outro esquema de cores interessante são as paredes cinza. À primeira vista, essa cor parece opaca e opaca. Mas, na verdade, é ele que é universal. Tem muitos tons que vão bem com cores pastéis e cores saturadas brilhantes.

O cinza pode tornar as outras cores mais expressivas e enfatizar sua profundidade. Contra o fundo de paredes cinza, móveis claros no corredor parecem especialmente bons.

Bege

Como o cinza, essa cor pode ser chamada de neutra. Basicamente, os tons de bege são aconchegantes e contribuem para um ambiente aconchegante no quarto. A cor bege é suave e discreta. Então, se você tem muitos detalhes coloridos em sua sala de estar, pode usar papel de parede bege, para suavizar um pouco a variegação.

Branco

Os revestimentos de parede brancos também podem ser usados ​​para o mesmo fim. É verdade que aqui vale a pena levar em conta o fato de que o branco sempre domina o interior. O resto das sombras, mesmo brilhantes e cativantes, atuam como acentos.

Mas a cor branca permite que você crie realmente atmosfera harmoniosa e pacífica na sala... Esse interior é muito claro, claro e o quarto parece ser muito mais espaçoso.

Na sala de estar, o papel de parede branco é usado se o quarto em si for pequeno.

Esses papéis de parede leves são freqüentemente encontrados em interiores modernos ou de alta tecnologia.O uso de tons claros também é típico dos estilos europeus: escandinavo, por exemplo, ou provençal.

laranja

As paredes laranjas brilhantes da sala de estar também são bastante raras. Esta cor rica eleva o humor e torna o interior mais quente. Laranja será útil para aqueles que são propensos à melancolia, porque em um ambiente tão ensolarado sua atividade aumentará.

A cor laranja combina bem com os mesmos tons quentes - marrom, vermelho, amarelo. Melhor brilhante O papel de parede laranja se encaixa no interior das salas de estar dos jovens no estilo Art Nouveau ou loft. Nesse caso, não apenas as paredes, mas também os móveis e itens de decoração podem ser claros.

E para que o ambiente não pareça muito monocromático, dilua o interior com cores como o verde, terracota ou areia.

Verde

Esta cor é mais versátil. Acredita-se que os tons de verde sejam benéficos para a visão. Especialmente se você usar suas cores claras. Essas cores permitem, entre outras coisas, expandir visualmente o espaço. Para isso, os designers recomendam o uso de menta, azeitona ou qualquer outro tom pastel.

No entanto, os tons escuros de verde também parecem vantajosos. Esmeralda intensa, pistache ou verde escuro parece luxuoso. É verdade que devem ser usados ​​em ambientes espaçosos, já que ambientes pequenos com papel de parede escuro parecem ainda menores.

Para evitar que a sala pareça muito sombria, as paredes escuras podem ser complementadas com cortinas ou móveis claros. Isso deixará o ambiente muito mais confortável.

marrom

Muitos ignoram essa cor, considerando-a muito opaca. Mas, na prática, tons de marrom podem tornar um ambiente aconchegante. Do ponto de vista psicológico, é o castanho que associamos à estabilidade e bem-estar. É por isso recomenda-se usá-lo ao decorar uma sala de estar. Uma parede de tijolos e um papel de parede marrom parecem igualmente bons em uma sala comum.

Como o marrom é uma cor que ocorre na natureza, detalhes como peles de animais, móveis de madeira natural e flores naturais combinam bem com ela. Eles também podem ser substituídos por imitações artificiais. Por exemplo, sofás com pele de animal, plantas artificiais em banheiras de madeira e assim por diante. Esta combinação permitirá que você recrie a atmosfera pacífica da floresta em sua casa.

Como você pode ver, quase todas as cores podem ser usadas no apartamento. O principal é combiná-los corretamente., e qualquer combinação de cores parecerá orgânica.

Regras de compatibilidade de tom

Cada cor tem tons quentes e frios. Dependendo do tom que você escolher, a mesma cor pode criar um ambiente mais aconchegante ou de trabalho.

Caloroso

Ao decorar uma sala de estar, a maioria das pessoas prefere cores quentes. Eles proporcionam um ambiente aconchegante. Ambos os tons de cores claras e escuras podem ser quentes.

Os papéis de parede leves ficam bem em uma sala pequena. Um quarto no estilo do classicismo com esse papel de parede irá agradar a naturezas românticas e aqueles que admiram o estilo de épocas passadas. Complemente as paredes claras com móveis de madeira escura natural e você pode criar a atmosfera que deseja.

De cores mais escuras, você também pode escolher tons mais quentes. Por exemplo, chocolate, vinho e assim por diante. O papel de parede em tons de marrom parece nobre e torna o ambiente mais luxuoso. Tons escuros de amarelo, laranja ou vermelho tornarão o ambiente aconchegante. Por exemplo, mostarda, terracota, pêssego ou lilás.

Frio

Para ampliar visualmente a sala e tornar as paredes mais altas e mais largas, são utilizadas cortinas frias. A paleta de tons frios é bastante rica.

Os tons frios de azul ou verde parecem frescos e modernos, como menta, pistache, azeitona, lima ou água-marinha, por exemplo. Diferentes tons de roxo tornarão o interior do quarto mais luxuoso e rico.E para a decoração do quarto Estilo escandinavo ou minimalista vale a pena usar tons monocromáticos frios: preto e branco.

É indesejável misturar tons frios com tons claros se você deseja aderir a regras claras de um estilo.

Como combinar a cor com o estilo geral da sala?

De muitas maneiras, a escolha da cor da sala de estar depende do estilo em que você a decora. Em épocas diferentes, cores diferentes e suas combinações estiveram na moda.

Por exemplo, na era vitoriana, as casas eram decoradas com revestimentos de parede de tecido escuro. Para recriar a atmosfera daquela era nobre, use cores mais escuras. As escolhas ideais são marsala, vinho escuro, esmeralda ou azul profundo.

É verdade que mesmo essas sombras devem ser diluídas com detalhes leves para que o ambiente não pareça sombrio. Uma sala de estar escura não terá apenas menos espaço. A combinação de papéis de parede sombrios e os mesmos elementos decorativos escuros farão com que você, em um nível subconsciente, permaneça constantemente em suspense.

Num interior clássico, também há espaço para cores escuras. Mas o esquema de cores claras também parece bom aqui. No estilo classicismo, as paredes bege ou brancas ficam ótimas.

Combinações de cores brilhantes são inerentes ao estilo retro. Estampas geométricas ou florais, consistindo de pontos de cores brilhantes (rosa, roxo), irão agradar aos amantes desta época famosa. Você pode complementar esse interior com os mesmos detalhes decorativos brilhantes ou cortinas coloridas. Quanto mais cores, melhor.

O mesmo não pode ser dito para tendências estilísticas como minimalismo ou loft. Aqui, ao contrário, não deve haver nada supérfluo. É melhor escolher um fundo claro em uma sala decorada neste estilo. Por exemplo, paredes com gesso branco, bege ou leitoso, alvenaria marrom claro ou papel de parede em diferentes tons de cinza. Em um interior moderno, as cores vivas são mais utilizadas para criar detalhes.

A solução correta é usar pinturas coloridas de pop art ou impressionismo, almofadas coloridas, padrões de cortinas decoradas e outros detalhes atraentes.

Escolha o estilo que mais gosta e use os conselhos dos designers para criar o interior perfeito no qual se sentirá confortável ao viver e receber convidados.

Exemplos espetaculares

Você pode entender as características de todas as cores e seus tons, bem como descobrir a melhor forma de combiná-los entre si, olhando para exemplos de quartos lindamente decorados.

Uma moderna sala de estar rosa é uma opção que vai agradar não só às meninas, mas também aos jovens criativos. O fundo desta sala é claro - uma combinação de branco e bege, e rosa rico é usado como acentos brilhantes. Esta é uma porta ricamente colorida, uma poltrona e uma pintura abstrata que combina rosa, verde e bege. O interior é animado e edificante.

Você pode criar uma atmosfera pacífica usando diferentes tons de azul. A sala de amostra usa uma combinação de azul, azul vibrante e cinza. O tom azul claro define a atmosfera. Para evitar que a parede pareça muito vazia, ela é preenchida com várias pinturas em tons monocromáticos. Quase todo o espaço livre é ocupado por um sofá cinza. Há uma mesa baixa cinza ao lado dela.

E para que a sala não pareça muito cinza e enfadonha, deve ser diluído com detalhes brilhantes... Neste espaço, a designer utiliza almofadas coloridas e recipientes decorativos azuis. A iluminação também desempenha um papel importante. Ele usa uma lâmpada pendente com várias lâmpadas que fornecem uma luz suave suave.

O último exemplo é uma sala de estar moderna em tons de cinza. A sombra mais clara é usada aqui como base. Tanto as paredes como o teto são decorados na mesma cor. O sofá, poltrona e carpete escolhidos pelo designer são literalmente vários tons mais escuros.O quarto é decorado com cortinas lisas na cor de asfalto úmido e travesseiros combinando. As mesas e luminárias são feitas em cores escuras. Uma pequena quantidade de detalhes brilhantes dilui o interior: almofadas, moldura e candeeiro.

A área de trabalho, para a qual havia um lugar no canto da sala, é feita no mesmo esquema de cores e não viola a harmonia. Como resultado, o design parece aconchegante, mas não há absolutamente nada supérfluo aqui.

Todas as cores das paletas quentes e frias são igualmente boas e adequadas para decorar salas de estar. Não existem proibições ou enquadramentos - escolha os tons que mais gosta, mas não se esqueça que para criar um interior harmonioso, devem ser combinados com tons adequados.

Tudo sobre as regras de combinação de cores no interior, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário