As sutilezas do layout "stalinka"
Os apartamentos da era Stalin ocupam o seu nicho no mercado imobiliário e continuam a ser procurados pelas suas inúmeras vantagens. O parque habitacional do período 1930-1950, popularmente denominado simplesmente de "Stalin", tem características e características próprias. É toda uma camada da era na construção e layout de prédios de apartamentos.
Tipos e tipos
De acordo com a cronologia da construção, as casas stalinistas podem ser condicionalmente divididas em dois tipos: pré-guerra e pós-guerra. Esta gradação é importante na escolha de um apartamento, uma vez que o tempo de construção afetou significativamente o layout e as dimensões dos apartamentos.
Pré-guerra
A partir de meados dos anos 30 e continuando até a guerra, a construção não era limitada em recursos e tempo, portanto, os edifícios residenciais foram erguidos com cuidado especial, atenção máxima aos detalhes e cuidado com a decoração. Os edifícios são caracterizados por fachadas elegantes, encantos arquitetônicos, abrangência e facilidade de planejamento. Eles foram construídos não apenas como uma confortável habitação, mas também como uma decoração externa de cidades. Na construção, o tijolo vermelho era o mais usado.
Pós-guerra
Como resultado da guerra e da destruição total das cidades, não havia tempo para pensar nas complexidades da arquitetura. Milhares de pessoas ficaram desabrigadas, a tarefa era simplificar a construção de prédios e dotar a população de espaço para morar no menor tempo possível. A construção das casas já era feita com tijolos brancos mais baratos, menos atenção era dada ao aspecto das edificações e o layout dos apartamentos mudou significativamente em um sentido racional. Apartamentos do tipo corredor - apartamentos comunais e albergues - começaram a aparecer.
Apesar de todas as vicissitudes da época, as casas stalinistas antes e depois da guerra tinham suas próprias características e eram divididas em "nomenklatura" e casas comuns.
Casas de nomenclatura
Nomenclatura de casas ou arranha-céus para os líderes do alto escalão da elite soviética, construídos de acordo com projetos individuais, tornaram-se a decoração das ruas centrais das cidades e foram a personificação do sonho de moradias confortáveis. As formas arquitetônicas clássicas de edifícios altos com mezanino tornaram-se uma característica das casas de nomenclatura. Elevadores, pavimentos em betão armado, tectos altos (mais de 3 m), decoração em estuque, divisões amplas - estas são as principais características da nomenclatura "stalinkas". O layout, via de regra, envolvia apartamentos de 3 e 4 quartos.
Casas típicas
As "stalinkas" típicas, mesmo do período pré-guerra, distinguiam-se pela execução simples, um layout mais modesto e a ausência de decorações nas fachadas dos edifícios. A área dos apartamentos diminuiu significativamente. Os edifícios típicos geralmente incluem apartamentos de um e dois quartos, bem como edifícios do tipo corredor. A arquitetura é simples e descomplicada: as decorações de estuque são padrão ou totalmente ausentes, o tijolo da frente não é rebocado. Os edifícios não têm elevador e, frequentemente, têm casa de banho. Nos edifícios do tipo "corredor", a casa de banho pode ser uma para vários apartamentos.
Peculiaridades
As casas stalinistas ainda são muito populares no mercado imobiliário. Isso se deve ao aumento da confiabilidade dos edifícios, alto isolamento acústico e térmico das paredes, apartamentos amplos e espaçosos e tectos altos, que muitas vezes excedem os 3 m.
Em termos de isolamento térmico, as casas daquela época excediam significativamente todos os edifícios subsequentes do período soviético e pós-soviético. A espessura das paredes em muitas casas chega a um metro, o que garante uma preservação confiável do calor e protege o apartamento do barulho da rua.
Outra vantagem das "stalinkas" era a utilização de colunas e travessas internas (pisos de concreto armado). Graças a estas estruturas, a maior parte das paredes não são de suporte, o que permite quase todas as remodelações no interior das instalações.
Vantagens e desvantagens
Os apartamentos stalinistas pertencem às moradias de elite, em primeiro lugar, devido aos quartos espaçosos e tectos altos, corredores largos, cozinhas volumosas e grandes salas de armazenamento. As casas stalinistas são caracterizadas por entradas altas, e o número de apartamentos nas escadarias, via de regra, é de dois ou três.
A construção das moradias deste tipo foi efectuada em estrita observância da tecnologia de construção, pelo que se conservam em excelente estado de conservação até aos dias de hoje.
As desvantagens de "Stalin", é claro, incluem o fato de que é necessário mudar com o tempo as comunicações de engenharia desatualizadas. Desde a época da construção, os sistemas de abastecimento de água e fiação elétrica estão bastante desgastados. O abastecimento de água nas "stalinkas" costuma ser feito de baixo para cima ao longo da entrada, por isso os moradores dos andares superiores da casa sofrem com a pressão insuficiente da água.
A fiação elétrica do estilo antigo não resiste à alta tensão da abundância de aparelhos elétricos modernos. E nem sempre esse problema se resolve com a substituição do sistema dentro de um único apartamento.
Possibilidades de redesenvolvimento
Como mencionado anteriormente, as casas stalinistas têm amplas oportunidades de reconstrução devido ao número mínimo de paredes e tetos principais. A função de estruturas de suporte é desempenhada por vigas de concreto armado - travessas, que não parecem muito esteticamente atraentes sob o teto, mas são bastante passíveis de decoração.
Apesar de o tamanho dos quartos nas "stalinkas" ser muito maior em metros quadrados do que as habitações semelhantes em outros tipos de casas, os inquilinos se propuseram a melhorar o espaço habitacional.
O corredor
Na maioria das vezes, longos corredores são reconstruídos, o espaço dos quais pode ser usado para outros fins. Por exemplo, para aumentar ainda mais a área de uma das salas e alterar a forma alongada do corredor.
Deve-se dizer que é perfeitamente possível alterar visualmente a forma do corredor sem redesenvolvimento. Ao escolher a iluminação certa, as cores e materiais certos, você pode acabar com uma grande galeria de trabalhos de design. Pinturas nas paredes, obras de arte em estreitos pedestais ou consoles iluminados, decoração de teto, espelhos - tudo isso pode transformar um espaço em um ambiente elegante e independente.
quartos
A tarefa de reformar quartos pode ser resolvida de diferentes maneiras, dependendo da viabilidade dos objetivos. A opção mais comum é combinar dois quartos em um.
Outra opção popular para corredores de stalinka espaçosos é dividir a sala de estar em duas zonas, uma das quais pode servir como quarto das crianças. Um apartamento de três cômodos é um ótimo estúdio para recepções e trabalho se dois cômodos forem combinados em um e o terceiro for deixado como um quarto.
O problema da falta de metros quadrados às vezes é resolvido de forma incomum - a construção de um mezanino. Um mezanino é um andar construído na sala principal. Assim, em um amplo salão, uma metade pode ser dividida em duas partes na proporção de 1 metro acima e 2 metros abaixo. No "segundo" andar, está sendo montado um lugar confortável para dormir e, embaixo dele, um escritório. Esta é uma grande oportunidade de economizar os metros quadrados necessários.Além disso, tal remodelação não requer a aprovação das autoridades competentes, uma vez que nenhuma característica estrutural do edifício é violada.
Cozinha
Apesar de as cozinhas nas "stalinkas" serem maiores do que noutros tipos de casas, o quadrado do espaço utilizável nunca será supérfluo. É por isso que a opção de combinar a sala e a cozinha é tão popular.
Este método também é usado quando a parede entre a cozinha e a sala interfere no acesso rápido de um cômodo ao outro. A parede pode ser demolida total ou parcialmente, formando um estúdio multifuncional. No caso de demolição parcial da parede, é feita uma ampla passagem em arco, que divide visualmente as zonas do espaço.
Banheiro
Uma grande sala para a imaginação fornece um banheiro. Via de regra, nas casas de construção stalinista, o banheiro é separado, o que nem sempre é cômodo e esteticamente agradável. Combinando dois quartos em um, forma-se um banheiro bastante espaçoso, que, se desejado e imaginação de design, pode ser feito em dois níveis. Neste caso, a banheira, o jacuzzi e a cabina de duche estarão localizados em níveis diferentes.
Tetos
A altura dos tetos em "stalinkas" permite a fácil instalação de estruturas modernas de vários níveis e oferece grandes oportunidades para a instalação de luminárias.
Uma viga de concreto armado (travessa), considerada uma das desvantagens desse tipo de casa, pode ser facilmente batida em um dos níveis de forro.
Peitoris de janela
A espessura das paredes dos edifícios stalinistas não é apenas um excelente isolamento térmico, mas também os peitoris das janelas largas e profundas. Há espaço suficiente para organizar um jardim de inverno em miniatura ou instalar um local macio com almofadas para a leitura de livros.
Um peitoril de janela largo também pode ser uma continuação do local de trabalho se você instalar uma mesa perto da janela. A mesma opção é ideal para uma mesa dobrável, cujo tampo da mesa é removido para a parede sob a janela, e os acessórios de trabalho podem permanecer no parapeito da janela.
Sótãos e porões
As casas do tipo estalinista têm cobertura de duas águas, o que permite aos proprietários dos pisos superiores equipar um amplo sótão. Claro, isso pode causar uma série de dificuldades, mas uma sala completa sob o telhado nunca será supérflua.
Não há subsolo no projeto das "stalinkas" de dois andares, de modo que os moradores do primeiro andar costumavam equipar uma minicore sob o piso do apartamento, onde podiam guardar alimentos e preparações. No entanto, esta é também uma desvantagem de tais edifícios - para obter comunicações em caso de acidente, os serviços de canalização têm de incomodar os residentes do primeiro piso e abrir os pisos.
Reparar
Ao planejar uma grande reforma, o alto custo e o escopo do trabalho futuro devem ser considerados.
Além dos custos normais de reparo, o seguinte pode ser incluído:
- Se a casa tiver piso de madeira em vez de piso de concreto armado, você terá que fazer uma argamassa de piso principal. Isso é necessário para pisos de alta qualidade;
- Grande quantidade de trabalho de gesso, aumento do consumo de todos os materiais de construção;
- Substituição de tubulações de água e esgoto. O sistema de aquecimento, provavelmente, também terá de ser alterado;
- Substituição obrigatória da fiação elétrica, caso não tenha mudado desde os tempos soviéticos. A fiação em casas dos anos 30-50 simplesmente não suporta a voltagem de todos os aparelhos elétricos modernos;
- A rampa de lixo das "stalinkas" costuma ter saída direta para a cozinha, o que pode ser o motivo da propagação de insetos e roedores. Na maioria dos casos, é coberto e decorado.
Apesar de todas as dificuldades de renovação, as casas do tipo Stalin continuam sendo um dos tipos de habitação mais elitistas. Alguns associam isso à monumentalidade do edifício, à qualidade soviética, com a qual nenhum edifício novo pode ser comparado. Outros estão impressionados com a infraestrutura em torno das casas estalinistas e soluções arquitetônicas.As stalinkas, via de regra, estão localizadas nas ruas centrais, a poucos passos de pontos de ônibus, e ao mesmo tempo são dotadas de amplos pátios com bom paisagismo.
Para informações sobre como você pode reprogramar o "stalinka", veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.