Características do layout de apartamentos de vários tamanhos
O layout desempenha um papel importante na escolha de um apartamento. As suas características serão um factor determinante na hora de comprar depois da componente financeira e na determinação da área da casa.
O que?
A totalidade dos quartos, instalações não residenciais, tamanhos e formas, sua proporção e área total constituem a planta do apartamento. Os layouts dos apartamentos são diferentes: desde layouts típicos em edifícios residenciais de vários andares até layouts individuais de apartamentos em edifícios novos. A área varia - desde apartamentos pequenos, medindo 5 por 5 m ou 6 por 6 m, até grandes áreas de apartamentos de 5 quartos ou habitação em plano aberto em edifícios novos. As vantagens do último não são óbvias, mas sérias desvantagens são óbvias.
O Bureau de Inventário Técnico - BTI, que completou 90 anos em 2017, emite documentos para cadastro técnico estadual e inventário de objetos imobiliários. Uma explicação é anexada à planta baixa da casa - uma explicação do projeto arquitetônico com uma lista de características quantitativas e qualitativas do apartamento.
O plano não contém apenas dados sobre o número de quartos e imagens, ele reflete informações sobre todas as suas partes que existem na realidade ou apenas em um esboço - sobre paredes e divisórias de suporte, sobre a localização de banheiros, cozinhas, degraus.
O certificado de propriedade é emitido com base na documentação BTI sobre o estado e a configuração da propriedade. Tendo entrado nos direitos legais de dispor da propriedade, o proprietário adquire responsabilidades pela sua manutenção. Portanto, antes de escolher um apartamento, é necessário entender os meandros legais da compra e os layouts de apartamentos oferecidos pelo mercado imobiliário primário e secundário.
Visualizações
As características características de um grande número de apartamentos em edifícios de vários andares são combinadas em um grupo condicional, que é considerado um tipo de layout.
Um traçado típico é inerente a um conjunto de casas construídas num determinado período de tempo, individual - projecto feito a pedido do cliente numa via, na livre não existem divisórias a dividir o espaço do apartamento.
95% do estoque habitacional na Rússia é composto pelos tipos de layouts descritos a seguir.
Layouts de apartamentos padrão e incomuns em casas antigas surgiram no século 20:
- "Stalinka" - tectos altos de apartamentos espaçosos em edifícios com 2 a 4 pisos sem elevador, uma casa de banho combinada, frequentemente pisos de madeira que podem estar gastos. A solidez das casas construídas nas décadas de 40 e 60 não afeta o alto custo dos apartamentos nelas, que estão localizados em pátios tranquilos e aconchegantes ou em bairros históricos;
- "Khrushchev" - apartamentos de metragem modesta em edifícios de cinco andares sem elevador com uma pequena cozinha e muitas vezes uma casa de banho combinada, com quartos simples e isolados (em casas de tijolo) e a maior parte das paredes de suporte (em casas de painéis). Apesar da desvalorização do fundo (casas com mais de 50 anos), os apartamentos são populares devido ao seu baixo custo;
- Tenho "Brezhnevki" o layout é mais conveniente do que o de "Khrushchev", mais área e cozinhas, tetos mais altos e paredes internas mais grossas.
As casas estalinistas distinguem-se por tectos altos em apartamentos, quartos espaçosos. Pré-guerra - com arquitetura única, muitas vezes no estilo do Império, os do pós-guerra são feitos de materiais de construção menos caros, mas os apartamentos neles também têm uma grande área.Para resolver o problema da habitação em um país dilacerado pela guerra, as pessoas foram acomodadas em "Stalin's" - uma família por um quarto.
Os layouts das casas stalinistas de ambos os períodos são os melhores entre os descritos, o número de quartos é geralmente 1-2-3-4, raramente há apartamentos de cinco quartos.
Layouts dos anos 60-90 do século XX:
- Melhorou - levou em consideração as deficiências dos layouts antigos, distingue-se por um aumento total da metragem, um banheiro separado, isolamento dos quartos. Casas acima de 5 andares possuem elevador e rampa de lixo. Diferentes materiais foram usados - casas de tijolos também foram construídas com concreto armado. Em cozinhas "brezhnevki" melhoradas de 8 m, em apartamentos com vários quartos - de 12 m;
- Novo - melhorou os primeiros layouts soviéticos, desenvolvidos a partir de meados dos anos 70 até o final do século XX. Os apartamentos adquiriram uma cozinha ainda maior, um banheiro separado. A configuração, o número de andares e os princípios da construção de casas mudaram.
O final da década de 90 é caracterizado pelo surgimento de novas moradias - tijolo, painel e monolíticas, o mercado está repleto de moradias de luxo. Novas tecnologias tornam possíveis layouts individuais.
Desde meados dos anos 2000 do século XXI, o layout livre do apartamento ganhou o direito à vida. Sua principal característica é a economia para o incorporador devido à ausência da necessidade de montagem de fachadas de cortina. Mencionamos isso no início do artigo, agora vamos explicar em detalhes o que é um layout livre.
As casas de estrutura monolítica são construídas com a expectativa de que não haja paredes de cortina no interior dos apartamentos. Isso torna o projeto menos oneroso para um desenvolvedor que anuncia um layout "gratuito", cujas consequências apenas o comprador enganoso é responsável.
Os vendedores representam esse layout como uma bênção absoluta, como se o dono pudesse dispor do espaço como quiser: coloque as paredes em qualquer lugar, mova os degraus, faça três em vez de um banheiro, mova a cozinha para onde quiser e aumente o banheiro três vezes às custas dos quartos vizinhos.
Ao dizer que uma pessoa pode planejar um espaço vazio a seu próprio critério e imediatamente começar a traduzir suas fantasias em realidade, os vendedores de imóveis enganam o comprador.
Na verdade, tudo acontece assim: você compra um apartamento de um metro quadrado, e erguendo as paredes você ganha um imóvel de uma área menor. Ou seja, você pode vendê-lo como um apartamento com uma filmagem feita por você para seus próprios fundos. A primeira decepção é que o apartamento deveria ser mais barato devido à falta de decoração e paredes que reduzem o espaço quando construído.
O BTI tem um plano com a definição de áreas residenciais não residenciais e a localização das paredes. Descrevendo os méritos do planejamento livre, você não será informado sobre ele. Afinal, você aprenderá sobre a necessidade de mudar o layout existente - sobre a requalificação, com a qual você definitivamente não contava, a aquisição de paredes nuas e o sonho da liberdade criativa. Ou seja, nesse momento você vai entender que precisa coletar os documentos necessários e coordenar o projeto, que tudo isso levará um tempo decente. Portanto, os desenvolvedores permanecerão em silêncio como guerrilheiros, para não destruir suas belas ilusões - este será o segundo engano.
Os degraus, banheiro e cozinha estarão onde foram originalmente planejados arquitetonicamente. A área da casa de banho não pode ser aumentada à custa das salas de estar, apenas à custa do corredor, se possível. O número de banheiros é estabelecido imediatamente e depende dos degraus: serão dois - haverá dois, não dois - haverá um banheiro. A transferência de radiadores de aquecimento é proibida, as paredes de suporte não podem ser demolidas, por isso você não fará a loggia parte da sala, mas você pode remover suas janelas e portas combinando o espaço desta forma, mas não de outra forma , e também foram definidos padrões para as dimensões mínimas das salas de estar. O desenvolvedor ficará calado aqui também, trapaceando pela terceira vez.
O único benefício de tal layout é que não há necessidade de desmontar as paredes.
Quando você começar a reparar e descobrir que suas idéias de planejamento não correspondem ao plano aprovado para operação, você precisará concordar com o redesenvolvimento no BTI.Ou seja, o reparo será adiado, é impossível iniciá-lo sem a aprovação. Levará algum tempo para obter um novo plano (de vários meses), reparos - de 3 meses. Ao longo desse período, você precisará morar em algum lugar, talvez a única opção seja alugar uma casa - novos gastos. Estes serão os problemas # 4 como resultado de engano direto ou não acordo do vendedor.
Antes do início da construção da casa, foi desenvolvido e aprovado um layout para cada apartamento. E se você não concordar com um novo layout e fizer reparos sem aprovação, haverá dificuldades com a venda do apartamento no futuro.
Acontece que apenas as pessoas que não têm orçamento limitado podem comprar um apartamento sem paredes. A reforma é cara; os reparos de acordo com um layout individual aprovado podem levar até 50% do preço de compra de um apartamento.
O mercado imobiliário é diversificado, você pode encontrar um layout adequado ou alterar ao mínimo o projeto aprovado pela construtora, finalizar a reforma, e depois acertar pequenas alterações no plano - o que é mais fácil do que pactuar em grande escala.
O layout "europeu" é um dos mais racionais do mercado hoje. Difere por dividir de forma inteligente as zonas em uma pequena área do apartamento, proporcionando conforto e economia devido à redução da metragem, pelo que é apreciado por famílias jovens. A sala de estar em tal apartamento é compartilhada com a cozinha; há um ou dois quartos separados.
Estes são os apartamentos transformadores de 1-2 quartos, que são transformados, respectivamente, em apartamentos de 2-3 quartos com a ajuda de uma divisória colocada entre as duas grandes janelas da sala de estar.
Se você tem uma veia criativa e é exigente em sua escolha, pode tentar o autodesenho.
Esboce um desenho à mão ou use vários programas de computador projetados para projetar casas e apartamentos:
- Profissional - 3D Studio MAX, ArchiCAD, AutoCAD;
- Grátis - FloorPlan 3D, House-3D e Sweet Home 3D.
Com eles, você realizará seus sonhos com o interior perfeito e o melhor layout do apartamento. Por exemplo, você pode fazer um apartamento "circular" a partir de um apartamento de plano aberto, quando todos os cômodos fluem suavemente uns para os outros em um círculo. Da cozinha você pode ir para a sala de estar ou escritório, de lá - para o quarto, do quarto dos adultos - para o berçário, do berçário - para a cozinha, e no meio pode haver um banheiro, cujas portas de 2 a 3 salas conduzem e fecham por dentro, se necessário.
Tipos
Os principais tipos de prédios de apartamentos na Rússia, como foi dito, são "stalinkas", "Khrushchevs", "brezhnevkas" e suas versões modernizadas. Estes últimos, segundo o nome, surgiram depois dos dois primeiros e foram construídos nos anos 70-80, já tinham elevador e, em geral, são mais confortáveis do que o "Stalin" e os "Khrushchevs".
Esses tipos de layouts referem-se a edifícios típicos, como casas de diferentes séries, que foram construídas na URSS de acordo com projetos padrão de tijolos, lajes de concreto armado. A construção de painéis varreu nosso país nos anos 60-90 do século XX e resolveu a questão de fornecer aos cidadãos moradia individual (ou pelo menos moradia comunitária - em casas com apartamentos em uma cozinha compartilhada), levantada pelo governo soviético no pós- período de guerra.
As casas de painéis de 9 andares (assim como as de 5 a 10 andares) cresceram como cogumelos após a chuva, a tecnologia de construção de casas-construtores tornou possível fazer isso no menor tempo possível. Suas grandes lacunas foram "cantadas" em seus monólogos pelos satíricos Raikin e Zadornov. Mas as casas de painel ainda estão em operação e ainda estão sendo compradas nelas, embora essas casas devessem servir, de acordo com a ideia das autoridades soviéticas, principalmente até 2000.
Exemplo: casas de 9 andares da série P-57 com paredes de painéis de três camadas com 32 cm de espessura, varandas retas e triangulares, apartamentos de 1-2-3 quartos com área total de 32,6 a 63,2 m². me uma cozinha até 7 m2, divisórias de gesso concreto. Foram construídas entre 1963-1970, as casas da série possuíam 12 andares cada.As vantagens incluem um banheiro separado (agora as pessoas preferem combinar) e um pequeno número de paredes de suporte de carga - a possibilidade de reconstrução. Por contras - a filmagem da cozinha.
Prédios de cinco andares feitos de lajes de concreto armado são uma pequena metragem, um banheiro combinado, uma minicozinha, sem elevador, salas de passagem em um caminhão ou apartamentos de dois quartos. Também foram melhorados layouts em casas de painéis de 5 a 10 andares com apartamentos de 1 a 4 quartos.
Cerca de 100 séries de casas típicas da União Soviética foram produzidas.
Começando com as casas de painel, chegamos ao tópico de determinar os tipos de layouts:
- "Little Family" - um pequeno apartamento de um quarto com banheiro combinado;
- Um apartamento tipo hotel é minúsculo em tamanho como um todo e em partes individuais;
- "Estúdio" e "estúdio parcial" - opções para um layout de forma livre - sem paredes e com uma parede divisória, respectivamente, em termos de filmagem um pouco mais do que as primeiras opções.
Apartamentos estúdio 30-33 sq. m ou 40-50 sq. m vêm com uma e duas janelas, o layout em L de um estúdio menor é considerado malsucedido devido ao fato de que a cozinha disposta no canto não tem luz natural. Em um estúdio com uma janela, você deve dividi-la entre a cozinha e o quarto. Quando existem duas janelas - uma é menor, a outra é maior, ficam em lados opostos, e o cômodo - um quadrado ou retângulo, é dividido ao meio por uma divisória, formando 2 partes do apartamento - uma privativa e outra comum espaço, fazendo a cozinha-sala do lado da cozinha.
De referir que os apartamentos estão divididos em 2 tipologias - com quartos isolados e quartos contíguos. O primeiro tipo é preferível, uma vez que quartos separados proporcionam uma oportunidade de privacidade e relaxamento. Ele também tem uma cozinha maior.
Os quartos adjacentes, um dos quais com passagem, é um layout infeliz e nada compensa sua principal desvantagem - a falta de espaço pessoal.
Tipos comuns de layouts:
- "Leningradka" ou "Lenproekt" - apartamentos em casas de painel ou bloco de 70-80 anos, longos, em uma linha, com várias entradas e vários andares. Os apartamentos neles com janelas de um lado (exceto as de canto) com um grande banheiro, estendem-se ao longo de um amplo corredor de um lado da casa e, graças às paredes de suporte entre os apartamentos, há um bom isolamento acústico;
- "Colete" ou "borboleta" - um tipo de layout em que os cômodos de um apartamento de dois cômodos ficam opostos uns aos outros, em lados opostos da casa, como suas janelas. A parte de baixo da "camisa" costuma ser a entrada, e no final das "mangas" há frestas de janelas;
- "Tcheco" ou "Projeto tcheco" - layouts típicos de várias séries. Casas de 70-90 anos de construção são de painéis de 9 andares, concreto, raramente tijolo, "pontilhada" com varandas, com elevador. Isso implica várias varandas perto de um apartamento de 3-4 quartos. Pequena cozinha - 6-7 m, tectos a partir de 2,5 m de altura, casa de banho separada, quartos quase todos isolados;
- Os apartamentos de 2-3 quartos da série antiga são do tipo "linear", como "Leningrado" ou "Tashkent", quando todas as janelas estão localizadas em um lado da casa. Normalmente, os 3 quartos "lineares" em casas de painéis antigos são melhorados "Khrushchevs", mas às vezes são encontrados em casas modernas.
O mercado imobiliário oferece tanto soluções fora do padrão em casas de elite com apartamentos de um e dois andares, quanto layouts incomuns em casas de classe econômica. A inovação mais comum são os vidros panorâmicos, que dão muita luz ao apartamento.
Os apartamentos de dois níveis apresentam-se em 2 versões - pré-fabricados e com pé direito alto para autoconstrução do segundo andar.
Mansardas e apartamentos com acesso ao telhado ainda são raros, mas muito procurados.
Projetos com dimensões
No início do artigo, falava-se de documentos importantes para um apartamento no BTI. Remodelações devem ser feitas com aprovação, e melhor antes do que depois, para que não haja surpresas desagradáveis. Afinal, até mesmo mover um projétil alguns centímetros pode ser ilegal.É também necessário familiarizar-se com a documentação do projeto antes de comprar um apartamento, para não ser responsável pela remodelação não autorizada dos anteriores proprietários. Nos documentos, encontrará símbolos na disposição do apartamento que está a adquirir ou a renovar.
Possíveis designações:
- no número da entrada do apartamento;
- fogões a gás e elétricos;
- banheiros, bidês;
- rampa de lixo;
- ventilação;
- sumidouros;
- aberturas de luz.
A explicação refletirá o tamanho e a finalidade das instalações, na documentação do andar - o layout do apartamento - a planta de cima, na ficha técnica - a série, o número de andares, a estrutura dos andares da casa. Estude cuidadosamente todas as instalações do apartamento, grandes, pequenas, residenciais e salas de serviço. Os apartamentos pequenos e de dois andares são bons em sua própria maneira, cada um tem suas próprias características importantes, como cada casa - um prédio de dois, cinco, nove ou torre alta.
Não há trivialidades quando se trata de estudar a documentação do projeto - o número de andares, andares, idade da casa, tecnologias e materiais usados, a forma do telhado, sistema de ventilação, escada de incêndio, a presença de remodelações na história de o apartamento - tudo é significativo. Mas o tamanho do apartamento, o número de cômodos e o valor gasto com moradia não compensam esse conhecimento e não proporcionam conforto no novo espaço por si sós.
Os problemas não são resolvidos apenas comprando imóveis caros. Uma pessoa que compra um pequeno quarto para morar será mais próspera do que alguém que abordará formalmente a questão da escolha.
Moradia realmente segura e de alta qualidade para funcionamento será encontrada pelo comprador que conhecerá todas as nuances jurídicas e de qualidade e características técnicas da futura casa e apartamento, sem pagar a mais por opções desnecessárias.
Aqui você pode ver layouts específicos de apartamentos grandes e pequenos.
Projeto de computador do layout europeu, vista de cima.
Layout clássico contíguo.
Os apartamentos de cinco e sete quartos em nosso país ainda são raros devido à baixa demanda.
A filmagem depende do tipo de layout. Para "famílias pequenas", "quartos de hóspedes" e estúdios, mede 18-20, 28, 34-35, 36-37, 38, 40 metros quadrados. 2 quartos "Czech", "Leningrado" - de 44-45 a 47-50 sq. m, eles também são de 4 quartos, têm uma área de 78 a 89 m². m, e "mulheres checas" de 90 metros também têm 3 varandas com uma área de cozinha de 8-10 m! Para apartamentos de 3 quartos, a área é de 60-70 m². m.
Nas casas da série 111-97 construídas em 1970-90, a área das "pequenas famílias" de 2 quartos em edifícios de nove andares chega a 42 metros quadrados. m, apartamentos comuns de 2 quartos - até 54 sq. m, e apartamentos de 3-5 quartos de 97 casas da série eram de 100 sq. m - 103-145 m2.
Salas isoladas, layout em forma de L:
Esquema do layout europeu de um apartamento com uma área de 38,5 m2. m.:
Opções de móveis
Confira as belas opções de design de interiores.
Apartamento de 28 m2 com 1 quarto. A disposição dos móveis em uma sala é uma opção funcional e confortável:
Sala de estar em um apartamento com layout europeu com sofá vermelho e os mesmos toques de vermelho vivo no interior:
Apartamento de 65 m2 com 2 assoalhadas em "stalinka" com divisões amplas - da sala ao quarto, tons de azul e branco:
Quarto no mesmo apartamento:
Hall de entrada aconchegante e bem iluminado:
Um apartamento com ideias inovadoras interessantes em termos de design e layout de instalações:
O banheiro deste apartamento, separado do quarto por uma divisória:
Como escolher?
Ao escolher o layout de um apartamento, você precisa considerar os seguintes pontos:
- Para se proteger e fazer reformas em uma casa velha ou nova, familiarize-se com o plano de BTI: certifique-se de que não haja reformas descoordenadas, descubra onde estão as paredes de suporte e quais podem ser desmontadas;
- É preferível escolher um apartamento que não seja adjacente ao poço do elevador, e que também tenha pelo menos um quarto sem paredes comum aos vizinhos;
- A esquina e o apartamento térreo podem ser úmidos e frios em qualquer casa;
- Os pontos cardeais são importantes - no norte é frio e escuro, no sul é muito ensolarado e abafado no verão. Leste e oeste são preferíveis. O mesmo acontece com a varanda, loggia;
- As paredes que fazem fronteira com os vizinhos devem ser resistentes, então o barulho dos vizinhos não o incomodará;
- A filmagem e o layout dependem da composição da família - independente de tudo, cada um deve ter seu próprio espaço;
- Os estúdios devem ser escolhidos com a possibilidade de fechar a área privada com uma divisória;
- Quanto mais altos os tetos, mais espaçoso e mais ar, mas a ventilação deve funcionar bem - certifique-se disso;
- Existem prós e contras nos apartamentos de novos edifícios. Prós - tetos altos, elevadores confortáveis, layouts bem planejados, deterioração zero do fundo. Contras - sem reparos, necessidade de remodelação, reparos simultâneos com um vizinho, impossibilidade de se mudar imediatamente;
- Escolher uma área insegura - com péssimos vizinhos, infraestrutura pouco desenvolvida, proximidade com a zona industrial e linhas de energia, pontos de venda e cafés sob as vitrines, uma rodovia movimentada - não há questão de conforto. Mas parques e espaços verdes próximos serão uma vantagem;
- Um apartamento sem paredes de suporte pode ser reprojetado concordando com um novo plano no BTI, transformando um apartamento de um quarto em um estúdio, ou um estúdio em um apartamento de 1-2 quartos;
- A parede entre o banheiro e o toalete separados pode ser removida combinando-os para uma área maior;
- Um layout fechado não deve ser com salas de passagem;
- É importante ter espaço para a despensa ou a própria despensa como divisão;
- Salas de estar sem luz natural não deveriam ser;
- Filmagens grandes na Rússia serão caras devido ao aquecimento;
- Os quartos fora do padrão são originais, mas não adequados para todos, ao contrário das formas tradicionais - um quadrado e um retângulo;
- Corredores extra e dimensionais - uso irracional do espaço;
- Com telhado de duas águas, o último andar não é péssimo, até surge uma vantagem - a ausência de vizinhos de cima.
Existem 3 tipos principais de layouts - aberto, fechado e parcialmente fechado. Cada um tem seus próprios méritos para uma categoria específica de compradores.
Um clássico fechado com quartos isolados irá deliciar uma grande família, para cujos membros a privacidade e a capacidade de não interferirem uns com os outros são importantes. Esses layouts com variações são encontrados em novas casas mais antigas e mais confortáveis. Normalmente a cozinha fica ao lado da casa de banho, não existem regras uniformes para a relação dos quartos entre si, tudo depende do tipo de disposição e do número de quartos. Às vezes, um corredor ocupa muito espaço. Mas representantes de diferentes gerações e membros da família com diferentes horários de sono ficarão confortáveis em tal apartamento, cujo layout pressupõe soluções de interiores tradicionais.
Uma planta baixa completamente aberta é escolhida em dois casos - se os fundos forem limitados ou se os fundos forem suficientes para soluções caras. Freqüentemente, as famílias jovens escolhem apartamentos estúdio com uma pequena metragem - até 40 m, e os transformam em apartamentos completos de 1-2 quartos, que são adequados para uma família de 2-3 pessoas.
Uma pequena área é zoneada visual e funcionalmente, utilizando, no primeiro caso, iluminação e cores nos móveis e na decoração, realçando zonas, mudando os níveis dos pisos. E, no segundo caso, escolhendo móveis transformáveis, que em diferentes situações têm uma finalidade diferente.
Os tamanhos dos layouts gratuitos para pessoas com um orçamento ilimitado dependem apenas de seus desejos e imaginação - neste caso, a ideia de um espaço totalmente aberto pode ser concretizada.
Também existe uma opção de compromisso - um layout parcialmente fechado. O espaço pessoal é fechado para estranhos, e a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar são combinadas. Isso pode ser realizado tanto em um pequeno apartamento quanto em uma área ilimitada, no primeiro andar de um apartamento de dois andares, por exemplo.
E é melhor fazer partições neste caso não surdas, mas decorativas, dividindo o espaço e não comê-lo.
Muitas vezes existe uma variante do último layout - a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar estão na mesma linha, o que torna possível ver todos os membros da família e convidados ao mesmo tempo, e os cheiros vindos da cozinha são extraídos por ventilação, escondida atrás de divisórias deslizantes se uma surpresa estiver sendo preparada ou se forem inadequadas.
Se você levar em consideração todas essas condições de seleção, evitará erros graves e encontrará um layout que se adapte a você.
Como planejar?
Um apartamento grande não será bom do ponto de vista do conforto, se seu espaço for preenchido incorretamente, então está vazio por falta de móveis, então há excesso de coisas nele e sua principal vantagem se perde - espaço .Em um apartamento apertado com móveis volumosos e tetos baixos, as pessoas passam por estresse devido à falta de espaço e espaço para morar.
Nesses casos, há apenas uma saída - reforma ou uma opção menos onerosa - substituição de móveis e nova decoração. Móveis modulares, embutidos e transformáveis para pequenos apartamentos, o princípio das ilusões visuais no design de interiores, o uso de telas, divisórias e portas de correr ajudarão aqui.
O resultado do novo layout é a solução para o problema de uma distribuição razoável da área.
As regras para apartamentos pequenos são as seguintes:
- Faça móveis sob medida de acordo com as medidas individuais exatas das instalações, pois é mais difícil encontrar um pronto adequado. Não será possível levantá-lo com uma precisão de um centímetro, ao contrário de um embutido feito sob encomenda. Então, a cozinha-sala de estar do estúdio se tornará um espaço ideal para descansar e trabalhar;
- Escolha tons claros de móveis e acabamentos, evite os escuros, pois reduzem o espaço. Superfícies reflexivas úteis, piso diagonal, móveis altos para tetos baixos. As cores pastel conferem leveza e amplitude. O teto baixo deve ser mais claro do que as paredes para parecer mais alto;
- Escolha a iluminação local, composta por fontes diferentes, que seja conveniente e expanda o espaço usando o zoneamento de iluminação. Os espelhos também aumentam visualmente a área e desempenham o papel de iluminação adicional;
- Cores vivas podem estar presentes, mas em detalhes - pinturas, acessórios;
- O problema de arrumação é resolvido arranjando um pódio com uma despensa horizontal das gavetas, colocando-o debaixo de uma cama ou mesa da cozinha. O guarda-roupa é movido para um lugar ao longo da parede livre, eliminando todo o guarda-roupa. O sistema de estantes com ele é fechado com tela - móvel ou tecido;
- Eles não demolem todas as divisórias para não perder suas áreas privadas - isso se aplica a qualquer filmagem;
- Portas deslizantes e partições são necessárias em layouts total ou parcialmente fechados, pois economizam espaço.
O layout livre de um grande apartamento pode e deve ser funcional. É necessário observar o princípio do zoneamento do espaço pessoal e do espaço comum.
Não há restrições nas cores além do gosto, bem como na escolha dos estilos.
As melhores soluções convenientes
O layout ideal implica a conveniência do zoneamento, as proporções corretas das instalações e ergonomia, a presença dos cômodos necessários - salas de estar e de serviço, suas áreas ótimas, um interior adequado.
As proporções são importantes para a percepção psicológica - existe um princípio de proporcionalidade entre o total da filmagem e o número de quartos. Se a área do apartamento for de 90 m, deve ser de 3 quartos. A relação entre a altura dos tetos e a área do apartamento também deve ser correta: a altura confortável dos tetos começa em 2,7 m com uma área aberta até 25-30 m, ou 2,5 m para uma área até 20 m.
É melhor replanejar cômodos estreitos, mas não deixe espaços abertos sem divisórias, eles também irão sobrecarregar. O layout ideal é livre de uso irracional, corredores desnecessários. Ela deve ter uma entrada para qualquer sala pelo corredor ou corredor.
Os apartamentos mais confortáveis podem ter quase qualquer disposição, o principal é que corresponda às suas ideias sobre a comodidade e racionalidade de utilização do espaço.
Um exemplo de apartamento aconchegante em uma pequena área, vista de cima.
Normalmente, os estúdios são retangulares, mas também existem em forma de L ou layouts de canto. Inicialmente, eles não podem ser chamados de convenientes por causa da filmagem e da localização da cozinha no canto sem janela, mas se você equipar adequadamente o espaço, coloque uma divisória de vidro deslizante na frente da cozinha, melhore o sistema de ventilação, você pode alcançar maior conveniência de planejamento.
A solução original seria um layout "circular" - requalificação e transformação em apartamento de 2 assoalhadas com uma área de 35-40 m.
Decisões malsucedidas implicam em violação dos princípios do bom planejamento.
Exemplos de violações dos princípios de distribuição harmoniosa do espaço:
- Proporções incorretas - a área do apartamento não é proporcional ao número de quartos;
- Falta de filmagem total e espaço de armazenamento;
- Não há varanda ou loggia, área privativa, luz natural nas salas e na cozinha;
- Saia das janelas apenas para o norte ou sul;
- Inconsistência entre o tamanho e a forma dos móveis e o tamanho da sala.
Recursos do layout errado:
- Quarto ou outra sala de estar sem janelas;
- Uma casa de banho em apartamento com mais de 3 quartos;
- A ausência de um quarto chamado "escuro" para pelo menos um para 2-3 quartos residenciais é um problema com o armazenamento de coisas;
- Um sistema de ventilação deficiente anula qualquer layout vantajoso;
- Um apartamento duplex sem elevador para idosos é uma má opção;
- As pessoas associam salas de formatos não padronizados com dificuldades de planejamento e inconvenientes de operação;
- Uma saída para a loggia é inconveniente.
Ideias interessantes
Os designers e a nossa própria imaginação dão-nos ideias para a disposição do apartamento e decoração interior ao estilo loft, clássicos acolhedores, escandinavos, delicados provençais, hi-tech, que adoram tudo o que é ultramoderno. As novas construções possibilitam usar a área intocada pelo projeto como uma folha em branco, para se sentir como o criador do espaço em casa!
Sala de estar em estilo escandinavo - limpeza, ordem, funcionalidade, paredes claras, materiais naturais e plantas vivas. Nesse caso, o layout ajuda a resolver questões estéticas e de conveniência - janelas grandes e claras fornecem luz e ar, e a cor do interior dá suporte e realça isso. Até os peitoris das janelas são usados como superfícies de trabalho, o fogão funciona, é bonito e aquece no inverno, graças ao design a divisão parece maior. A mobília está convenientemente organizada:
A cozinha-sala de estar em estilo loft acomoda uma escrivaninha. Um tapete velho e gasto, uma mesa de couro cor de mostarda e uma poltrona vermelha elegante adicionam chique e aconchego. A amplitude é aumentada pelo piso brilhante e pela cor branca das superfícies, mas uma grande sala não pressiona com o vazio, porque está repleta de coisas práticas e convenientes de um tamanho adequado:
Inspire-se com essas ideias, procure novas!
Como escolher um apartamento em prédio novo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.