Ideias e opções para reconstruir um apartamento
O grande problema em muitos casos é o design inconveniente e pouco prático do apartamento. Freqüentemente, torna-se um obstáculo para a implementação de ideias de design interessantes. Só há uma saída nesta situação - redesenvolvimento. Mas é importante levar em consideração que mesmo um apartamento que seja próprio só poderá ser reformado de acordo com as normas estabelecidas por lei.
O que é isso?
O projeto de qualquer habitação é, obviamente, estritamente levando em consideração os padrões atuais. Na medida do possível, os desenvolvedores tentam levar em consideração os gostos e as necessidades dos inquilinos em potencial. Mas os padrões mudam com o tempo, gostos e necessidades são ainda mais suscetíveis a mudanças.
Cerca de 50 anos atrás, morar em um apartamento era visto como um milagre, mas agora as pessoas se tornaram muito mais exigentes. E mesmo em uma casa monolítica, a versão mais recente muitas vezes não se satisfaz mais com muita coisa.
Parece que tudo o que resta é começar a trabalhar (ou convidar especialistas adequados), e o problema estará resolvido. Mas nem tudo é tão fácil e simples, nesta matéria é imprescindível ter em conta as restrições existentes.
O que é proibido?
A auto-aprovação para a reforma de um apartamento é muitas vezes um evento de aventura e vale a pena buscar o conselho de um bureau de design, mesmo que você decida lidar com todo o processo de aprovação de e para. Os especialistas da Oficina de Arquitetura e Projeto nº 1 irão ajudá-lo a redigir a documentação e traçar um "roteiro" para a aprovação para que seja rápida e indolor.
A proibição invariavelmente inclui todas as obras que podem reduzir a confiabilidade de um prédio de apartamentos como um todo ou piorar drasticamente a situação de outros residentes. Portanto, você não pode fazer nenhum trabalho que reduza ou elimine as passagens de ventilação; não importa o quanto você queira colocar um nicho, colocar uma geladeira ou guarda-roupa embutido, isso é inaceitável.
As autoridades reguladoras também vão proibir um aumento da carga no piso mais do que o indicado no projeto. Também é proibida a betonilha pesada, o assentamento de ladrilhos pesados, a instalação de móveis muito volumosos, eletrodomésticos ou equipamentos.
Não é permitido deslocar o radiador para qualquer divisão onde por defeito não exista aquecimento central, tanto no caso de combinar divisões com varandas e loggias, como sem as mesmas. Além disso, mesmo que a bateria seja arbitrariamente colocada no depósito ou no corredor onde não estava originalmente, você será solicitado a desmontá-la. A lei bloqueia a recepção de água por pavimento radiante proveniente de canalizações de edifícios comuns para abastecimento de água quente ou aquecimento.
Ninguém será autorizado a mover a banheira ou o banheiro para os quartos diretamente abaixo dos quais estão seus aposentos.
Não é permitido formar quartos com menos de 9 m². m, realizar absolutamente qualquer reforma em casas que em 36 meses ou antes serão demolidas e reassentadas. A proibição também se aplica a edifícios registrados pela defesa civil e autoridades de resposta a emergências.
O que você pode fazer?
Mas muito pode ser feito de acordo com a legislação em vigor: ninguém tem o direito de proibir o uso de qualquer papel de parede, gesso, misturas decorativas.A substituição do piso por um moderadamente pesado, o acabamento do teto, a demolição do mezanino, a desmontagem de qualquer prateleira embutida e a criação de novas, a mudança do fogão elétrico para um novo local na cozinha também são permitidos sem restrições.
Um procedimento semelhante se aplica à instalação do ar condicionado, desde que a parede de suporte não seja goivada. Mas a antena de TV via satélite terá que ser coordenada com antecedência.
É permitido deslocar a canalização da cozinha, mudar o fogão a gás para eléctrico, desmontar as paredes secundárias (se não forem designadas como estruturais), furar as aberturas e selar os furos existentes, mas apenas com autorização oficial.
Para se manter atualizado sobre os requisitos mais recentes (eles podem mudar inesperadamente), verifique as últimas edições do Código de Habitação e as leis de sua região antes de começar a trabalhar. Então, as manipulações permitidas serão definidas com precisão e você não cometerá erros.
Requisitos primários
O redesenvolvimento de acordo com o projeto é a decisão mais correta. Primeiro, um plano é encomendado ao BTI, a partir daí é entregue aos projetistas cadastrados na SRO. Os materiais de design e o pedido de alteração devem ser apresentados ao Centro Multifuncional, cujos próprios colaboradores comunicam com a Inspecção da Habitação. Após a alteração do layout, um inspetor chega ao local para verificar o cumprimento da lei e demais regulamentos. Na ausência de violações, você receberá um ato de aceitação da remodelação.
Mas ainda não acabou: o ato e o projeto são levados ao BTI, onde elaboram um passaporte técnico atualizado. Se você não der o último passo, o comissionamento das comunicações atualizadas é ilegal. E, consequentemente, nem mesmo o tribunal ajudará a restaurar seus direitos.
Como fazer isso sozinho?
Existe outra opção, como preparar de forma independente a remodelação sem a ajuda de firmas de registro especializadas. Este é um acordo com o arquiteto ou organização que desenvolveu o projeto da casa. Este caminho é ideal se o design das paredes de suporte de carga mudar. E a seguir as instruções passo a passo seguem os mesmos pontos: para o MFC, daí para a fiscalização habitacional e, por fim, para o bureau de estoque.
Esta solução é ideal se você pretende:
- Mover ou equipar novas aberturas;
- Alterar a localização de cozinhas e banheiros;
- Combine apartamentos formando aberturas ou demolindo paredes.
Neste último caso, eles devem manter um registro da produção do trabalho, preparar atos para o trabalho oculto. A remodelação em si deverá ser realizada sob a supervisão constante do projetista do projeto. Determinar se uma parede é resistente ou não é impossível sem um conhecimento especial.
Conteúdo do projeto
Um esboço de redesenvolvimento futuro pode ser traçado de forma independente, mas ao mesmo tempo todas as medições e cálculos feitos na sua base são prerrogativas dos profissionais. Outras informações das autoridades que aprovam a reforma não serão aceitas de forma alguma. A localização das zonas úmidas é mostrada no plano BTI (andar por andar) com uma linha pontilhada, embora outras opções também sejam possíveis.
A localização das cozinhas e dos espaços residenciais deve ser mostrada da mesma maneira exata. Ao erguer partições ou instalar redes de engenharia sem se desviar dos requisitos do plano, você pode limitar-se a traçar um esboço e aprová-lo na Inspeção de Habitação.
Mas, em muitos casos, será impossível fazer reparos sem alterar o zoneamento original. Então você ainda terá que fazer um projeto oficial com a ajuda de organizações especializadas. Você pode redigir um ato de trabalho executado por conta própria, mas não se esqueça que um representante do HOA ou da sociedade gestora deve assiná-lo.
Mesmo para projetos habitacionais típicos, a lista de alterações pode variar um pouco: alguém quer fazer um estúdio, alguém quer mudar a porta para outro local, alguém quer ampliar o corredor usando salas de serviço, e assim por diante.Ao enviar um pedido aos designers, certifique-se de descrever todas as alterações desejadas, movendo-se no sentido horário desde a entrada do apartamento. Geralmente, um aplicativo de amostra está disponível na organização para a qual será enviado.
Deve-se observar nas falas:
- Existem planos para impermeabilizar pisos e paredes;
- O design e o tipo de piso serão alterados;
- Como será executado o envidraçamento da fachada (deve corresponder a um único projeto).
Qualquer material adquirido, mesmo decorativo, deve ser fornecido com um certificado Rosstandart. Se você tiver que cortar o peitoril da parede, você pode usar apenas cortadores de diamante para o trabalho, mas em nenhum caso ferramentas de percussão. E mais uma coisa: se o apartamento for comprado com hipoteca, será necessário obter a anuência do banco para eventuais manipulações.
Como legalizar?
Para chegar a um acordo sobre o redesenvolvimento nas autoridades de supervisão de habitação, os documentos de tal plano são necessários:
- Certidão de registo da habitação;
- Documento comprovativo de titularidade ou cópia autenticada em cartório ou (a partir de 2017) extrato do registro estadual;
- Solicitação em formulário especial (o formulário deve ser emitido no órgão que regulamenta o assunto em sua região);
- Projeto e plano de trabalho em fases.
A reforma de até mesmo um quarto não é permitida até que você receba permissão por escrito de todos os residentes registrados e permanentes do apartamento. Esta condição permite que você proteja seus direitos e interesses legais. Em muitos edifícios antigos, um requisito adicional para a reabilitação é a aprovação das autoridades de supervisão arquitetônica ou de instituições envolvidas na proteção de monumentos históricos e culturais.
Esta é a lista final de documentação que você deve fornecer para a aprovação do projeto; eles não têm o direito de exigir de você quaisquer outros materiais.
A comissão deve tomar uma decisão final no prazo máximo de 45 dias a partir da data de recebimento do pacote de documentos (e a própria data de aceitação é fixada com um selo afixado no recibo de aceitação). O texto final da conclusão deverá ser enviado ao proponente em até três dias úteis.
Em caso de recusa, a comissão tem o direito de se referir apenas a três circunstâncias:
- A discrepância entre o projeto e o plano com as normas da legislação ou os princípios básicos de requalificação;
- Incompletude do pacote de documentos apresentado ou dúvida quanto às informações neles contidas;
- Contactar a entidade não autorizada a decidir sobre a reabilitação de instalações residenciais.
Se for descoberta uma remodelação não autorizada, ou se não for realizada a obra para a qual foi concedida autorização, ou não forem observados requisitos regulamentares, a comissão fiscalizadora tem o direito legal de exigir que todas as alterações sejam eliminadas dentro de algum tempo. A autorrecuperação de moradias que não contrarie as regras estabelecidas, não altere o projeto geral da casa, sujeita ao pagamento de multa por arbitrariedade, pode ser registrada oficialmente.
Em caso de recusa categórica de devolução da habitação ao seu estado original, a mesma pode ser reclamada em juízo com o pagamento ao proprietário da totalidade do valor obtido no leilão, com exceção das custas do processo. Estas são as principais disposições legais que regem o redesenvolvimento na Federação Russa.
Quanto isso custa?
Mas, além da legislação, vale a pena atentar para o custo da requalificação. E será sempre especial, porque não existem duas moradias idênticas, mesmo aparentemente pertencentes ao mesmo tipo, e não podem ser. A composição do plano também mudará significativamente a partir disso. Além disso, a elaboração de um projeto também é um trabalho puramente individual e em cada caso o pagamento por ele é calculado adicionalmente.
Os custos do projeto são determinados pela empresa que o elabora, pois cada um tem seus preços especiais.Se você só precisa gerar materiais de projeto e obter conselhos sobre as próximas etapas ao aprová-lo, isso é uma coisa, mas se ainda quiser transferir a aprovação para o empreiteiro, a taxa é aproximadamente o dobro. A representação em tribunal será a mais cara. Quanto maior for a área do apartamento, quanto mais difere das amostras padrão, mais significativo será o pagamento.
O que você precisa?
Deve-se notar que a remodelação da habitação requer o uso de tipos de materiais estritamente definidos. As pequenas formas arquitetônicas são geralmente feitas de concreto armado, esta opção fornece resistência e estabilidade suficientes das estruturas. O tijolo não é capaz de fornecer a mesma durabilidade e, portanto, dificilmente é razoável fazer blocos para partições com ele.
Se não estamos a falar da parede principal, a opção com drywall também não é má - as estruturas feitas a partir dela são leves e fiáveis, permitem-lhe criar os terrenos de desenho mais originais. Também é importante que seja um material seco que não deixe sujeira no processo. Deve ser usada uma camada dupla de drywall e o espaço entre as folhas deve ser preenchido com material à prova de som. Na maioria das vezes, é usada cortiça ou lã mineral; o isolamento térmico não é necessário na maioria dos casos.
Se quaisquer fios e cabos forem colocados na espessura da partição de gesso, eles devem estar em uma corrugação especial que evite o incêndio de forma confiável. Definitivamente, você precisará de perfis, fixadores, massa e material de acabamento. A reparação pode ser finalizada com acabamento decorativo em forro, papel de parede; às vezes, a superfície áspera das paredes (divisórias) é apenas pintada.
Na planta e no projeto, é especialmente indicado a que tipo de materiais pertence esta ou aquela estrutura que se decidiu criar. Na hora de escolher preste atenção ao rigor de cada opção, para que a carga gerada no piso e pisos não ultrapasse o especificado no projeto da casa.
Ideias de design interessantes: exemplos e opções
Sem ir além das regras estabelecidas, você pode deixar seu apartamento muito mais atraente. A abordagem depende da área, do número de quartos e do tipo de construção da casa.
Para um quarto
A maior parte das encomendas de remodelação de apartamentos de um quarto envolve a combinação de casas de banho para aumentar a sua área ou para uma utilização mais racional do espaço. O redesenvolvimento geralmente inclui o trabalho na destruição de salas de armazenamento, guarda-roupas embutidos; outros tipos de serviços são selecionados de acordo com o gosto e as necessidades do cliente.
Muitos proprietários de apartamentos de um quarto procuram convertê-los em apartamentos de dois quartos, separando os quartos. Se isso será possível, depende da opção escolhida e das características estruturais.
Em uma casa de painéis, as seguintes soluções serão atraentes:
- Movendo as portas do banheiro para outra parede;
- Converter uma despensa ou armário em um closet;
- Reduzindo o número de portas no corredor;
- Desmontagem da divisória da entrada da cozinha e instalação de outra divisória que separa o quarto.
Dependendo de suas preferências e capacidades, às vezes é feito o envidraçamento e o isolamento da varanda para uni-la à sala.
Embora "Brezhnevkas" sejam mais confortáveis para viver do que "Khrushchevkas", pode haver seus próprios problemas, por exemplo, cozinhas estreitas demais. A solução pode ser encontrada aqui: são retiradas as divisórias que ficam entre o corredor e o espaço da cozinha, além de uma mudança no banheiro com a instalação de toda a canalização e uma máquina de lavar. O corredor está equipado com uma divisória que realça a área do roupeiro embutido.
A sala de estar é separada da cozinha e da área de jantar por uma barreira em miniatura, a área de jantar é retirada, continua espacialmente como se a superfície de trabalho. Onde você pode ir para a varanda da cozinha antiga, um bloco de janela é colocado.Para realçar o quarto, é colocada uma divisória de gesso cartonado, sendo possível utilizar um sistema de correr translúcido. O quarto em si não diminui em nada, sua área é preservada graças ao isolamento e aos vidros da loggia.
Um apartamento pode ser convertido em um estúdio. Seu aspecto radical é quando apenas a unidade sanitária é vedada e todas as outras paredes intermediárias são desmontadas. Uma solução mais aceitável, combinando uma certa privacidade e unificação de espaço, são as partições que não bloqueiam completamente os corredores. Para destacar a diferença entre cozinha, sala de jantar e sala de estar, você pode usar diferentes pisos.
Outra forma de separação é com mesas de grande altura ou balcões de bar, aos quais os sofás são fixados com encosto.
O estúdio é criado de outra forma: a divisória que separa a cozinha do quarto é removida, a parede entre o corredor e o quarto é demolida. Apenas uma pequena barreira que o delimita da área da cozinha lembra a independência do corredor. Para recolocar as paredes removidas em ângulo, uma nova divisória é formada, separando ligeiramente a área de dormir.
Só há uma maneira de selecionar o quarto das crianças - colocando uma divisória transparente na sala comum em toda a altura da sala.
Para dois quartos
Apartamentos com dois quartos podem ser convertidos de uma forma muito mais variada, existem mais oportunidades para usar a sua imaginação. Muitas pessoas procuram criar uma sala adicional, por exemplo, dividindo a sala comprida e estreita mais distante da entrada em duas partes. Se você fizer uma partição não linear, poderá colocar dois guarda-roupas para agasalhos de uma vez.
Outra forma é aumentar o volume do banheiro, ocupando parte do espaço do corredor. Uma vez que muitas vezes tal degrau não permite entrar na cozinha pelo corredor, é necessário providenciar uma passagem da sala de estar ou sala comum. Uma alternativa é deixar dois quartos, mas com a separação das áreas de estar e jantar, fazendo com que os quartos se tornem quartos de crianças e adultos, respetivamente. Um amplo salão comum está sendo formado, onde todos os membros da família podem se reunir facilmente. Vale ressaltar que em ambos os quartos será possível colocar um armário.
Se os inquilinos da peça copeque desejam obter três peças separadas, eles podem fazer o contrário, sem nem mesmo tentar mover o banheiro ou a cozinha. É retirada a divisória que separa o corredor, colocando-se duas novas em seu lugar, delimitando o espaço comum (as divisórias instaladas podem ser transparentes).
Um guarda-roupa é colocado no quarto mais distante da entrada. É mais fácil e mais provável, no entanto, dividir um cômodo grande pela metade, e há duas saídas para a varanda.
A remodelação de um apartamento de dois quartos pode implicar tanto uma expansão do corredor com a absorção de uma parte do banheiro, quanto um movimento reverso - um aumento da área do banheiro e do banheiro com a ocupação de um determinado espaço de o corredor. Se não se sabe porque foi deixada uma saliência na divisão, seria mais correcto combinar a casa de banho e racionalizar a utilização do espaço.
Construir um apartamento de "bonde" é um esquema no qual você pode ir de qualquer cômodo para todos os outros, na maioria das vezes essas habitações se estendem ao longo de uma linha. Apenas a sala que termina a linha é isolada das outras.
Tal dispositivo é muito inconveniente quando mais de duas pessoas moram em um apartamento, porque alguém terá que se acomodar em uma sala ou causar incômodo constante a outras pessoas. A solução pode ser adicionar uma entrada para a cozinha a partir do quarto de canto, ao mesmo tempo que combina uma casa de banho que ocupa um fragmento do corredor.
Em outro esquema, a sala de canto é equipada com uma parede adicional que ajudará a separar o corredor. O segmento final é equipado com uma área de vestir em miniatura, possivelmente desempenhando o papel de uma copa.
Faz sentido colocar um quarto e um escritório nas salas laterais, onde ninguém vai interferir, por exemplo, trabalhando no computador ou assistindo a um filme. Para a sala de estar, é usada uma combinação padrão de sofá, TV e uma pequena mesa. É indesejável fazer uma cozinha em formato de estúdio. Freqüentemente, eles recusam uma mesa e cadeiras completas em favor de soluções transformadoras como as mais compactas.
A casa de banho pode ser equipada com caldeira e máquina de lavar roupa, a entrada é feita pelo corredor. É aconselhável utilizar a varanda não como área de estar, mas sim como local para secar e guardar roupas lavadas.
Ao aproximar um apartamento de uma configuração linear, você não apenas aumenta o conforto de sua própria vida, mas também pode aumentar a área usual em 6 a 8 metros quadrados. Se antes da remodelação era 40-44 sq. m, depois disso será igual a 48-52 sq. m, que pode ser considerado um excelente resultado.
Pior ainda que o bonde, o layout original é um "livro", ou seja, um par de salas contíguas que seguem imediatamente após o corredor.
No lado direito da entrada, os construtores organizaram uma vez uma cozinha e um conjunto sanitário. A área é sempre de 41 metros quadrados, nem mais nem menos.
Para 3 quartos
A reforma de um apartamento de três cômodos raramente está subordinada ao propósito de arranjar um cômodo adicional. Na maioria das vezes, procuram ampliar ou combinar o banheiro, para tornar mais eficiente o uso do espaço disponível. Removendo a divisória que separa a sala de estar e o corredor, você pode incorporar os projetos de design mais ousados na sala resultante.
Se você pegar parte da área do corredor e dar para a sala de estar, transformando esta sala em um walk-through, você terá outra ótima solução. A casa de banho também é combinada e a sua parede é retirada para o corredor, o que vai permitir mais espaço a este quarto. 60 sq. m, você pode aumentar ainda mais a área da cozinha empurrando a porta que dá para quase no mesmo lugar onde ficará a entrada do banheiro. O toque final é a demolição do peitoril da janela sem suporte e a instalação de portas de vidro deslizantes no lugar do antigo bloco de janela. Nas varandas, ainda é possível colocar pequenas lancis para guardar coisas que não tenham medo de geadas e umidade.
"Colete", eles são "borboletas" - um tipo de apartamento "Khrushchev", que ocupam 46 metros quadrados. m. Sua peculiaridade é o tamanho bastante grande dos quartos e a impossibilidade, portanto, de expandir a cozinha. A solução original para o problema é combiná-lo visualmente com o corredor, sem mover as paredes. Portanto, todo o trabalho é feito por meio de design e a coordenação de tais manipulações não será necessária.
A requalificação na "stalinka" é relevante porque esta habitação, embora seja mais espaçosa do que a construída nas décadas seguintes, mas a sua estrutura não cumpre os requisitos e gostos atuais. Uma vantagem importante de tais edifícios é a grande altura dos tetos e a exclusão das paredes internas de suporte. Portanto, quaisquer reparos que não afetem as comunicações e a ventilação são quase sempre coordenados sem problemas.
Não é difícil preparar um apartamento de dois cômodos a partir de um apartamento de um cômodo, basta colocar uma divisória decorativa e fundir a cozinha e a sala de estar. Ao mesmo tempo, a conectividade do espaço e a conveniência de seu uso não diminuem em nada.
Um bom passo é colocar a área de trabalho na varanda, desde que haja (ou seja especialmente organizada) uma passagem da sala de estar. O cômodo principal divide-se em uma área para adultos e outra para crianças (ou para dois adultos, dependendo da situação), há também lugar para TV e guarda-roupa.
"Stalinka" pode ser recomendado para ser convertido em um estúdio conectando a sala principal e a cozinha. Se você combinar o banheiro ao mesmo tempo, o espaço para cozinhar aumentará imediatamente. A presença de uma sanita, uma banheira e um lavatório na mesma divisão não parecerá desnecessariamente densa graças às paredes altas.Além disso, a cobertura de tubos e outras comunicações no interior das paredes, deslocando os radiadores para locais escondidos, ajuda a aumentar o espaço visível do estúdio. Para o zoneamento, são utilizadas vigas falsas nos tetos.
Para enfatizar a função específica de cada quarto, ele é decorado com cores adequadas. Então, quando você precisar adicionar o máximo de conforto, tons discretos de chocolate e areia clara, azul e azul claro serão úteis, suas combinações irão agradar aos jovens e todos os adeptos do estilo marinho.
Em casas stalinistas, é melhor confiar a transferência e demolição de paredes a profissionais, porque até mesmo as divisórias não-estruturais são frequentemente extremamente importantes para segurar o chão. É aconselhável combinar a remodelação com a eliminação do piso antigo que range e a substituição por um novo, mais fiável e confortável.
Em um apartamento pequeno, faz sentido separar a cozinha e a área de jantar de todos os outros cômodos, isso ajuda a evitar a propagação de odores nas salas de estar.
A remodelação de um apartamento comum tem uma série de características e nuances importantes, e não se trata apenas de obter o consentimento por escrito de todos os proprietários de outros quartos. Na maioria das vezes, eles tentam combinar diferentes quartos em um, a fim de, pelo menos, aumentar a área disponível.
A demolição das paredes pode ser parcial, o que ajuda a zonear mais claramente o espaço. Ao mesmo tempo, cada quarto deve ter sua própria janela separada.
Às vezes, uma sala relativamente grande é dividida em duas menores, mas, novamente, nenhuma delas deve ter menos de 9 metros quadrados. m) Outra forma de melhorar as suas condições de vida é aumentar a iluminação de um apartamento comum, ou seja, equipar todas as suas partes com janelas ou divisórias transparentes.
Se houver duas janelas em uma sala, a partição (agora não necessariamente transparente) pode ser instalada perpendicular a elas.
Uma das opções mais promissoras por motivos domésticos - a formação de uma cabine de duche e / ou uma casa de banho mesmo no seu quarto - quase sempre encontra obstáculos legislativos. O 9º andar, assim como o oitavo, quinto ou décimo, não funcionarão de forma alguma, apenas o primeiro.
Será difícil obter consentimento para conectar a ventilação de um banheiro autônomo à ventilação geral da casa, para instalar canos de esgoto e água diretamente no corredor.
Para um apartamento de quatro quartos
Apartamentos de quatro assoalhadas com área de 64 m2. m ou mais não é mais uma raridade, portanto, o redesenvolvimento geralmente visa organizar um segundo banheiro. Se isso será possível, depende das capacidades técnicas. Lembramos que você não pode colocar tal cômodo acima das salas localizadas abaixo, seu projeto será aprovado pela inspeção apenas na condição de que existam salas técnicas abaixo.
Um designer encarregado da remodelação de um apartamento muitas vezes tem que encontrar uma solução para se livrar das salas de passagem. Muitos inquilinos estão dispostos a até mesmo reduzir o espaço geral de vida se forem bem-sucedidos. Assim, é perfeitamente possível recorrer à instalação de divisórias num dos quartos, o que permite organizar adicionalmente um armário na parte vedada e aproximar a configuração da divisão ao quadrado correcto.
Muitas remodelações de apartamentos de quatro assoalhadas implicam em manipulações com a casa de banho, por exemplo, demolem quase todas as divisórias e até removem a porta de entrada da cozinha. Um pequeno fragmento do corredor é absorvido pela zona sanitária, e a passagem para a cozinha é feita através da sala. Quase sempre a parede que os separa é resistente, então você terá que preparar um projeto e reforçar a divisória com estruturas metálicas. A determinação das paredes de suporte de carga é possível por meio do estudo cuidadoso da documentação e da inspeção visual das estruturas, mas, novamente, é melhor deixar isso para os profissionais.
No caso do layout original com trailer, tente aproximar a configuração de todos os cômodos de um quadrado normal.Alguns quartos podem ser usados como sala de jantar e quarto de hóspedes, respectivamente, sem tocar nos quartos de forma alguma. Você precisará entrar no guarda-roupa (depois de cercá-lo) pelo corredor. O banheiro e o vaso sanitário nesta solução não podem ser conectados juntos, mas o alinhamento das paredes ainda permitirá que eles aumentem seu volume. A parte da sala que antes era destinada ao corredor deve ser equipada com impermeabilização reforçada.
Ao isolar uma varanda (loggia) e ligá-la à área de estar, é possível limpar apenas a parte da parede que antes era ocupada pela janela. Acontece, infelizmente, que é impossível reprogramar o espaço por motivos técnicos.
Em seguida, você deve expandir visualmente a área do apartamento das seguintes maneiras:
- Colocação de estruturas decorativas de gesso cartonado (na maioria das vezes nichos, racks e prateleiras);
- Aumentando a largura das aberturas de portas e janelas ou dando-lhes uma configuração em arco (desta forma você pode adicionar até ¼ da área externamente);
- O uso de portas de correr (tal degrau é especialmente promissor para salas de passagem);
- Acabamento em espelho (confere mais originalidade e sofisticação à decoração do ambiente).
No acabamento das superfícies, escolha imediatamente as cores dominantes, de preferência bege ou branco. Eles serão um excelente cenário para elementos decorativos brilhantes e expressivos.
É indesejável supersaturar o interior com detalhes, mesmo se houver relativamente poucos deles, mas cada um é pensado tanto quanto possível. As superfícies laterais brilhantes também podem contribuir para a expansão visual do espaço, mas não são muito práticas, pelo menos no corredor.
Quanto mais luz, melhor; a solução ótima é quase sempre usar, junto com o lustre central, lâmpadas auxiliares direcionadas para um ou outro lugar. É apropriado dividir os apartamentos convertidos em estúdios organizando pequenos pódios ou concentrando a atenção em diferentes partes devido às variações do piso. Outros bons movimentos de destaque são o uso de acessórios decorativos e uma variedade de cores para painéis de parede ou papel de parede em diferentes lugares.
Ao colar papel de parede, você definitivamente deve preferir pequenas estampas, pois isso permite que você expanda ainda mais os limites da sala.
Tente deixar o teto o mais leve possível. Quanto mais próxima sua cor estiver do branco puro, mais vantajoso será o design. Os tetos de gesso cartonado multinível, equipados com lâmpadas adicionais, parecem ser um pouco mais altos do que o normal. Não se deve abusar dos espelhos, pois com o excesso deles, ao invés de expandir o ambiente, obtém-se um efeito emocional muito desagradável, e será muito mais difícil cuidar deles.
Os designers profissionais costumam decorar pequenas salas com papel de parede fotográfico, consolidando e aprimorando o resultado da remodelação; mas tenha em mente que isso deve ser feito por especialistas, uma vez que existem muitas sutilezas neste processo
Se os projetos de redesenvolvimento devem ser respeitados o mais estritamente possível, então a decoração do espaço melhorado é muito mais livre. Poderá utilizar as mais diferentes e originais soluções e elementos de decoração, desde que se enquadrem no conceito geral e permitam expandir o espaço, aumentar os tectos. Em caso de dúvida, consulte um especialista imediatamente.
Neste vídeo, você encontrará uma crítica de vídeo com ideias interessantes para reformar e transformar um apartamento.
O comentário foi enviado com sucesso.