Divisórias de quartos no interior do apartamento

Contente
  1. Características do zoneamento
  2. Tipos de partições
  3. Materiais (editar)
  4. Construções
  5. Opções de decoração
  6. Qual escolher?
  7. Lindos exemplos no interior

O layout do apartamento nem sempre corresponde às nossas expectativas, pode ser inconveniente. Além disso, nem sempre é possível atribuir instalações separadas para todos os membros da família. Você pode resolver um problema semelhante com a ajuda de vários tipos de partições.

Características do zoneamento

A instalação de partições tem as suas vantagens: com a sua ajuda, pode não só aumentar ou diminuir o espaço, implementar soluções de design originais, mas também zoná-lo. Ou seja, separar suas partes de finalidade semelhante: alocar uma área de jantar na cozinha e uma área de trabalho na sala de estar. Cada uma dessas peças pode ser decorada em estilos diferentes.

Claro, você não deve combinar decoração medieval e moderna em um apartamento. Porém, seguindo as preferências de cada inquilino, é possível projetar as áreas destinadas ao uso individual em direções modernas sobrepostas. E torne as áreas comuns estilisticamente neutras, minimalistas, sem detalhes brilhantes.

Para tornar o zoneamento não apenas decorativo, mas também funcional, os designers seguem certas regras:

  • A forma da sala deve ser levada em consideração. O resultado da divisão deve ser uma zona que atenda plenamente à tarefa. Um estúdio retangular não pode ser dividido longitudinalmente, pois as partes resultantes serão muito estreitas. A divisão será ideal.
  • Outra nuance importante é a localização das janelas e portas. Em nenhum caso devem ser divididos ao meio, mesmo que sejam largos o suficiente. Se houver apenas uma janela, é necessário determinar onde a iluminação natural é mais necessária (no berçário, no estudo). Se a janela estiver no meio, isso causará algumas dificuldades, você pode precisar de uma partição baixa (até o parapeito da janela). Além disso, é necessário determinar qual zona se tornará a passagem, depende muito da largura.
  • Uma pequena sala com tetos baixos não deve ser entulhada de objetos volumosos, sejam eles móveis ou objetos arquitetônicos.
  • É imprescindível a elaboração de um projeto em que se localizem não só os elementos arquitetônicos do apartamento, mas também a disposição aproximada do mobiliário, suas dimensões e abordagens. Para fazer isso, você pode usar os serviços de um designer ou construir você mesmo um desenho no papel ou usando programas de computador. Talvez, ao visualizar todos os desejos, os erros se tornem óbvios ou você queira mudar algo.
  • Muitas vezes, além das divisórias, outros métodos de zoneamento são utilizados, por exemplo, com o auxílio de decoração, iluminação, rebaixamento de piso ou teto - neste caso, devem ser combinados entre si e sua implementação deve ser possível do lado técnico .

Tipos de partições

Toda diversidade pode ser aproximadamente dividida em:

  • interroom (a sua demolição ou instalação diz respeito à reabilitação do apartamento em geral);
  • quarto (compartilhando um quarto específico).

Além do acima, existem partições:

  • surdo (usado apenas como parede);
  • com aberturas (arcos, janelas para servir comida, através de nichos, em forma de cremalheira);
  • multifuncional (com uma disposição interna - gavetas, seções para todos os tipos de coisas).

As partições não precisam ser altas. Seus parâmetros dependem das características da sala. Eles podem ocupar toda a distância de parede a parede, ou apenas uma determinada parte.

Mesmo colunas e outros objetos de construção também podem ser usados ​​como delimitadores.

Materiais (editar)

Na fabricação de paredes fixas, são utilizados os seguintes materiais:

  • O tijolo, como qualquer outro material de bloco (blocos de gás e espuma), requer certas habilidades de instalação. Após a construção, tal parede é rebocada, massajada e coberta com tinta ou papel de parede. O material possui indicadores de alta resistência.
  • Lajes de lingueta - formam uma superfície plana, fácil de processar e de instalar a fiação.
  • Drywall ou fibra de gesso - consiste em gesso revestido com papelão ou reforçado com fibra de celulose. Com a ajuda deles, você pode criar estruturas de diferentes formas (incluindo raios). No entanto, eles não podem suportar cargas pesadas.

Se a partição for temporária ou decorativa, ela pode ser feita de:

  • Madeira. O material mais ecológico. Sua resistência depende do tipo de madeira.
  • Aglomerado e MDF. Eles não exigem alinhamento, são bem processados ​​e são acessíveis. O acabamento é realizado na forma de laminação e às vezes tingimento.
  • Plástico. O material mais frágil e leve. Devido à diversidade de espécies e facilidade de colheita, é bastante difundida. Pode ser colorido, transparente, fosco.
  • Copo. Pode ser transparente, translúcido, matizado e espelhado. O vidro temperado de alta temperatura é resistente a danos.
  • Metal. Usado principalmente para acessórios e reforço em materiais menos duráveis.
  • Tecidos. É inferior a outros materiais em termos de resistência e isolamento acústico. As cortinas se desgastam e sujam rapidamente.

Construções

As partições estacionárias são as mais comuns. Eles podem ser monolíticos ou sistemas de armazenamento. As vantagens desse tipo são confiabilidade, isolamento acústico e disponibilidade. A principal desvantagem é uma instalação bastante complicada que afeta o acabamento.

Um dos problemas resolvidos ao planejar uma partição é a porta e a instalação de uma porta nela. Uma alternativa neste caso pode ser uma partição que substitua a porta. Dependendo da disponibilidade de mecanismos, as estruturas são diferenciadas:

  • Deslizando. Essas partições em aparência assemelham-se a portas largas. Eles são acionados por perfis de metal superior e inferior. As portas de correr são equipadas com rodas, pelo que a abertura e o fecho ocorrem de facto. Se houver mais de dois deles, um permanece imóvel, enquanto todos os outros se escondem atrás dele ou se afastam em direções diferentes como um compartimento.
  • Dobrando agir com base no princípio de um acordeão ou de um livro. O mecanismo consiste em rolos e guias. Telas deste tipo são mais estreitas e seu número é maior do que as deslizantes.

Ambos podem ser suspensos, caso em que o perfil metálico será fixado apenas por cima e, claro, este tipo parece mais interessante, não prejudica o revestimento do piso e é mais fácil de instalar. Apesar do fato de que tais sistemas ocupam menos espaço do que um design típico de porta de vaivém, sua posição no apartamento permanece fixa.

Para mudar o espaço, se necessário, são adequados os móveis, um exemplo clássico disso são os móveis, nomeadamente um guarda-roupa. Para economizar tempo e espaço, pode ser dupla face. E os modernos sistemas de móveis modulares são realmente um objeto multifuncional. Afinal, a finalidade dos módulos pode ser diferente: desde guardar coisas, um lugar para dormir e trabalhar, até montar equipamentos.

Por sua configuração, as partições móveis podem ser:

  • Para a frente.
  • Em forma de L.
  • Transformando (quando as partes são conectadas umas às outras por mecanismos de pivô e podem ser fixadas em um ângulo entre si).

Para manobrabilidade e facilidade de movimento, móveis móveis e divisórias padrão são equipados com rodas.

Opções de decoração

A aparência da partição depende diretamente do material, sua densidade e possibilidades de processamento. Tijolos, blocos, lajes podem ser usados ​​sem nivelamento. Os meios de fixação de tais materiais de construção podem ser contrastantes. Este projeto é relevante e será um excelente complemento ao estilo loft. As paredes de madeira são utilizadas sem acabamento, apenas envernizadas ou pintadas. E também vime feito de bambu ou videira.

Desta forma, não só a cor natural é preservada, mas também a textura. Essa naturalidade criará uma sensação de proximidade com a natureza. Não pense que esses modelos parecem muito simples. Produtos de metal esculpidos e forjados podem parecer verdadeiras obras de arte. Você pode escolher um padrão próximo ao estilo geral - floral, geométrico, abstrato.

O vidro, o plástico ou o plexiglass também possuem características próprias. Eles são translúcidos ou opacos.

A capacidade de imprimir nessas superfícies ajudará a animar a sala.

A imagem pode ser qualquer coisa. Por exemplo, paisagem, padrões, cenas de filmes ou livros, fotografias. Quer sejam a preto e branco ou a cores, podem ser combinados com quase todos os estilos. Os vitrais podem criar concorrência para eles.

Objetos de arte em vitral, especialmente aqueles criados à mão, são mais adequados para um design de quarto clássico. E em combinação com a moldura correspondente, eles se tornarão um sotaque estilístico brilhante.

A superfície do espelho pode alterar drasticamente o espaço, torná-lo mais amplo. E sua localização, combinada com a iluminação certa, pode criar efeitos de iluminação originais.

O espelho pode ser brilhante, acetinado, combinado ou decorado com um padrão.

Qual escolher?

Algumas recomendações:

  • Em primeiro lugar, a escolha depende da escala do reparo. Se uma grande reforma está sendo realizada com a transferência de dispositivos de aquecimento e aberturas, é necessário avaliar o quanto isso afetará todo o edifício como um todo. As paredes estruturais não podem ser demolidas ou alteradas. Você pode descobrir até que ponto as mudanças são legais nas organizações relevantes.
  • O peso dos materiais de construção deve corresponder à densidade dos pisos e não exceder a carga admissível para os mesmos. Se não atender aos códigos de construção, substitua as opções pesadas por leves.
  • A decisão sobre como será sua futura partição depende não apenas das premissas, mas também de suas capacidades financeiras. Você pode reduzir o custo escolhendo um design mais barato e recusando os serviços de especialistas no sentido de uma instalação fácil, que você mesmo pode realizar.
  • Se a ideia do zoneamento surgiu depois de terminar a sala, você precisa de uma opção que a afete o menos possível (por exemplo, enforcamento).
  • Apenas paredes vazias fixas podem fornecer bom isolamento acústico e proteção contra o frio. Os decorativos são usados ​​principalmente para decoração.
  • Dê preferência a revestimentos que não requeiram manutenção complexa e custos adicionais para reparo e restauração. Este momento é relevante para famílias com crianças ou animais de estimação.
  • Todos os fechos devem ser fortes. Conexões confiáveis, é claro, não são baratas, mas sua vida útil é muito mais longa. Os materiais seguros devem ter certificados de conformidade.
  • Considere os hábitos e preferências das pessoas que usarão essas construções.

Lindos exemplos no interior

As partições podem variar em tamanho. Unidas por processos comuns, a cozinha e a sala de jantar podem ser delimitadas por colunas estreitas e um muro baixo entre elas. Eles são adequados para interiores modernos e clássicos.

As partições curvas de uma forma incomum com várias inserções chamam a atenção de todos. As estruturas de gesso cartonado ganharam grande popularidade, não só pela possibilidade de criar objetos decorativos incomuns, mas também por causa das instalações de armazenamento práticas e espaçosas.

Você pode aprimorar o efeito de separação de diferentes maneiras, incluindo luz de fundo.Pode ser multinível, para adicionar volume à estrutura. LEDs multicoloridos darão brilho. Outra inovação - os painéis de vórtice se tornarão uma fonte de luz adicional incomum.

Mecanismos modernos de divisórias deslizantes permitem não só dividir um ambiente, mas também combiná-lo rapidamente. Essas divisórias temporárias podem facilmente substituir portas, economizar espaço e fazer a transição de uma parte para outra fácil, mesmo para uma criança.

Com a ajuda de estruturas de raio, você pode criar não apenas uma parede separada, mas também uma sala redonda. Esta nova forma de organizar o espaço é interessante não só pela sua ergonomia, mas também pela sua extravagância.

As soluções de design às vezes surpreendem com sua extraordinária.

Você pode delimitar o espaço com a ajuda de plantas, cachimbos, guirlandas, instalações. O principal é que eles se encaixam bem no interior.

Para informações sobre quais materiais são usados ​​para fazer divisórias em um apartamento, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário