Sala de vapor no apartamento: como fazer você mesmo?

Contente
  1. Tipos de banhos turcos para um apartamento
  2. Seleção e preparação de instalações
  3. Seleção de material e equipamento
  4. As principais etapas de instalação

Saunas e banhos são um tipo de recreação popular em muitos países do mundo, mas, infelizmente, o ritmo da vida moderna não permite que você aproveite com frequência. A situação pode ser corrigida com as mini-saunas dos apartamentos. Não parece muito real, mas isso é comum na vizinha Finlândia, onde um em cada três apartamentos tem sua própria sauna.

Tipos de banhos turcos para um apartamento

Por ser uma sauna a vapor de um apartamento, a melhor opção seria uma sauna finlandesa seca. A razão é simples - para equipar um banheiro russo clássico em um apartamento, você precisa equipar adicionalmente a drenagem de água e vapor, e o equipamento de aquecimento de combustível sólido é proibido na maioria das casas. Claro, banhistas fervorosos argumentam que uma sauna doméstica é uma cópia pálida de uma sauna a lenha russa. No entanto, isso não impede que as mini-salas de vapor ganhem popularidade, especialmente porque cada vez mais novos tipos estão aparecendo constantemente.

As salas de vapor dos apartamentos parecem pequenas cabines como chuveiros, às vezes combinadas com eles, nas quais um microclima apropriado é criado.

Microclima diferente pode ser definido na mesma cabine sobre a saúde de cada membro da família. Como regra, não mais do que 2-3 pessoas podem cozinhar ao mesmo tempo em uma sala de vapor doméstica (dependendo do tamanho). Essas estruturas são aquecidas por fornos elétricos ou emissores infravermelhos.

As saunas diferem em tamanho, potência e tipo de aquecedor. Além disso, são pré-fabricados e caseiros, fixos e portáteis. Salas de vapor portáteis são uma ótima opção para espaços pequenos.

Os mais conhecidos são dois tipos de salas de vapor portáteis.

  • Phytobarrels - são saunas em miniatura para uma pessoa, em forma de barril. Eles têm um elemento de aquecimento dentro. Ao contrário das estruturas estacionárias, apenas o corpo fica exposto no fito barril, enquanto a cabeça permanece fora dele. Além disso, esses barris são equipados com reservatórios especiais para infusões de ervas, o que aumenta muito a utilidade do procedimento.
  • Sauna de pano é uma moldura de madeira coberta com um tecido especial. Este tipo é muito cómodo em termos de arrumação: após a utilização, a sauna pode ser facilmente enrolada e escondida. Deve ser usado apenas com um aquecedor potente, pois a perda de calor é muito maior do que em outras espécies.

Cabines fixas prontas são o caminho para quem valoriza uma instalação rápida e um mínimo de trabalho relacionado. Eles são encontrados na forma de cabines separadas ou cabines, conectadas ao chuveiro por uma divisória, ou dois em um. As desvantagens de tais equipamentos são os tamanhos padrão, que são bastante difíceis de escolher para uma sala específica, especialmente se cada metro conta. O preço do produto também é capaz de fazer o consumidor mudar de ideia. No entanto, um orçamento limitado não é um motivo para desistir de um sonho, mas uma oportunidade de testar suas habilidades de design.

Seleção e preparação de instalações

O primeiro passo para construir uma sauna em casa é escolher o espaço com cuidado.

Um local adequado em um apartamento deve atender a vários requisitos, tendo as seguintes qualidades:

  • bom calor e impermeabilização;
  • ventilação;
  • acesso às principais comunicações: eletricidade, água, esgotos.

É proibida a construção de banhos turcos nas salas de estar por motivos de segurança, portanto o melhor local é o banheiro.

Nele, todos esses requisitos são atendidos.Você também pode usar a cozinha para esses fins. Muitas vezes, o tamanho de uma cozinha e banheiro padrão não permite alocar alguns metros quadrados extras, portanto, muito provavelmente, você precisará reconstruir o apartamento, o equipamento de ventilação do zero e trazer as comunicações.

Isso acarreta a necessidade de coordenar o projeto com uma série de agências governamentais:

  • corpo de Bombeiros;
  • serviço epidemiológico;
  • serviço de redesenvolvimento e aprovações;
  • inspeção de habitação.

Além disso, pode ser necessário modernizar o fornecimento de energia do apartamento, já que a fiação padrão, muito provavelmente, não suportará a carga de um aquecedor potente. Neste caso, a licença é emitida pelo fornecedor de electricidade e o contrato de trabalho é celebrado com ele.

A escolha de um fogão de menor potência evitará a troca da fiação, mas aumentará o tempo de aquecimento da sauna até a temperatura desejada. Alternativamente, o isolamento da cabine pode ser reforçado e seu volume reduzido.

Quando o trabalho elétrico é concluído, o relé passa para a ventilação. Se estamos falando sobre o banheiro, então o sistema de ventilação é fornecido aqui inicialmente. Tudo o que você precisa fazer é verificar e limpar. Os furos devem ser feitos na própria cabine da sauna. A pedido, eles podem ser equipados com ventiladores e amortecedores resistentes ao calor. No caso de usar outras instalações, dutos de ventilação adicionais precisarão ser instalados. Para isso, um duto flexível é bastante adequado, ao passo que dobras desnecessárias devem ser evitadas e o caminho direto mais curto deve ser escolhido.

Há uma opinião fundamentalmente errada de que essa etapa pode ser pulada, como se a sauna funcionasse sem ventilação. Na verdade, não vai durar muito tempo: sob a influência constante da umidade em uma sala sem ventilação, começa o apodrecimento das estruturas de madeira, forma-se um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias, não há necessidade de falar sobre a qualidade de procedimentos de banho em tais condições.

Além disso, existe o risco de acne sem ar fresco.

Entre os erros comuns na hora de instalar a ventilação, há aqueles que anulam por completo as vantagens do seu próprio banho.

  • Planejamento e instalação pós-construção. É mais difícil refazer o produto acabado do que fornecer inicialmente um sistema de troca de ar.
  • Aperto de sauna completo. Qualquer sala, independentemente da finalidade, precisa de um fluxo natural de ar fresco.
  • Equipamento de apenas uma saída de exaustão. Se não houver fluxo de ar, a troca de ar está fora de questão.
  • Ausência de amortecedores nas válvulas de entrada / saída, que ajudam a regular o microclima na sala de vapor.
  • A disposição dos orifícios no mesmo nível e opostos. Como resultado, o ar será destilado de uma válvula para outra, formando correntes de ar e não garantindo a mistura das massas de ar.

Quanto ao tamanho da futura mini-sala de vapor, então é levado em consideração o indicador, segundo o qual é necessária uma média de 2 m2 por pessoa, caso seja necessária a presença de uma cama.

Seleção de material e equipamento

Os materiais para uma sauna ou banho devem ser amigos do ambiente e não tóxicos. É uma necessidade urgente, pois muitos materiais, ao serem aquecidos, liberam substâncias nocivas à saúde. Portanto, o número um na lista de materiais necessários será a madeira natural para a moldura e o revestimento. É desejável usar um tipo de madeira, então a estrutura terá as mesmas propriedades de desempenho.

Aspen, tília e carvalho abashi são mais adequados para mini-banheiros em apartamentos. Este último parece ter crescido especialmente para tais fins: não conduz nem absorve calor, praticamente não absorve água, é resistente aos esforços mecânicos e não emite substâncias resinosas. Além disso, as salas de vapor são frequentemente decoradas com pinheiros e abetos escandinavos, amieiros e choupos. Em geral, para ambientes com alta umidade, é melhor usar tipos de madeira mais duros, enquanto os mais macios são adequados para revestimento externo.

Devem ser tomadas providências para evitar a fuga de calor precioso pelas paredes da estrutura. Você não deve confiar apenas na baixa condutividade térmica da madeira; é melhor estocar adicionalmente isolamento ecologicamente correto e não combustível, por exemplo, isolante de feltro ou placas de basalto. O feltro tem a capacidade de absorver e liberar água facilmente sem alterar suas propriedades, e o isolamento de placas de basalto repele completamente a umidade. Você pode dar uma olhada em outros materiais disponíveis no mercado. A principal condição é a compatibilidade com o meio ambiente e imunidade à umidade.

Onde há isolamento térmico também há impermeabilização. Você pode escolher um material que execute as duas funções ao mesmo tempo ou comprar papel glassine ou papel alumínio.

Provavelmente, o revestimento interno de madeira precisará ser tratado com uma impregnação que proteja contra os efeitos nocivos da umidade e do vapor.

Recomenda-se adquirir ladrilhos cerâmicos para acabamento do piso. O revestimento pode ser de madeira ou qualquer outro, o principal é evitar materiais sintéticos (por exemplo, linóleo), que, quando aquecidos, emitem substâncias nocivas.

De fornos elétricos, apenas aqueles projetados especificamente para salas úmidas são adequados. Este dispositivo é a figura central de uma sauna em casa, você não deve economizar nele. A potência é selecionada dependendo do tamanho da sala de vapor. Quando se trata de dispositivos de aquecimento, os compradores confiam nos designs escandinavo e alemão, que combinam a potência, a confiabilidade e a leveza necessárias.

As principais etapas de instalação

  • Antes de iniciar o trabalho, todas as peças de madeira são tratadas com impregnações protetoras e deixadas para secar.
  • Dispositivo de chão. Esta etapa não é necessária se a sauna estiver sendo construída em um banheiro, pois os azulejos existentes servirão perfeitamente. Caso contrário, o piso é feito de raiz, ou seja, é instalada uma rede de esgotos, isolamento hidráulico e térmico, um piso quente (se desejar) e uma betonilha de betão. Os ladrilhos cerâmicos são colocados imediatamente após a secagem da betonilha, antes da construção da moldura e das paredes.
  • Em seguida, são preparadas as paredes, às quais a sauna se unirá: o revestimento antigo é retirado, a superfície é tratada com antifúngicos e anti-sépticos, 2-3 camadas de glassine são fixadas com ajuda de ripas, que protegem as paredes principais do apartamento de vapor e umidade. Para impermeabilização, às vezes são usados ​​mastiques de polímero especiais.
  • Em seguida, uma moldura vertical e de teto é erguida. Para fazer isso, use uma madeira de 4 * 6 cm ou 5 * 5 cm. A altura da estrutura é de pelo menos 2 m. Se a válvula de exaustão for planejada no teto da cabine, resta uma lacuna de 5 cm entre o teto do apartamento e a sala de vapor. Em volta das futuras aberturas de ventilação, as esquadrias são feitas de madeira. A porta é decorada com postes verticais.
  • Aquecimento. Um material popular é a lã de basalto, que é cuidadosamente colocada entre as vigas da estrutura.
  • No topo do isolamento, um material isolante de calor é anexado, como regra, é folha de alumínio. As folhas são colocadas com o lado do espelho para dentro, com uma sobreposição de 10-15 cm, e coladas com fita metalizada.
  • Instalação de torneamento horizontal em frente ao revestimento de ripa. Para fazer isso, use vigas finas de 3 * 4 cm, que são montadas em incrementos de 40 cm.
  • Revestimento de paredes e teto com ripa. Eles começam a trabalhar no teto, desde a entrada até a parede oposta. Na mesma etapa, são instaladas as válvulas de entrada e saída de ventilação com amortecedores.
      • Instalação de bancos. O suporte é feito de madeira, para maior confiabilidade da estrutura, é adicionado um rack vertical. Prancha com o mesmo material que foi utilizado nas paredes.
      • A porta é geralmente feita de vidro temperado fosco. Isso ajuda a evitar o efeito de um espaço confinado. A porta deve abrir para fora, com facilidade e sem esforço, portanto, fechaduras sérias não são colocadas, o máximo é uma fechadura magnética.
      • Instalação de equipamentos. O recuperador é instalado em local conveniente, em cerca especial feita com restos de madeira. Isso é feito para proteger contra queimaduras em um espaço pequeno. As luminárias são escolhidas resistentes ao calor, elas são montadas na parte superior do forro.
      • Lá fora, a sauna é decorada com tábuas de madeira.

      A sala de vapor é seca antes do primeiro uso. Para tal, a divisão é aquecida durante vários dias, aumentando gradualmente a temperatura e o tempo de aquecimento.

      No primeiro dia, o aquecimento é ligado por uma hora com as portas abertas, no segundo dia é mantida por 3-4 horas a 60 graus, no dia seguinte a 90-100 graus. Após a verificação do funcionamento do equipamento e da ventilação, a sauna está pronta para uso.

      A sauna finlandesa não é a única opção possível para a sauna a vapor de um apartamento. Se desejar, você pode equipar um hamam turco com suas próprias mãos em um prédio de apartamentos. Este tipo de banho é caracterizado por 100% de umidade e baixa temperatura (não mais que 50 graus).

      Para dicas sobre como instalar uma sauna a vapor em um apartamento, veja o vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário