Organização do espaço no apartamento: ideias para um armazenamento competente

Contente
  1. Características da organização do espaço
  2. Ideias criativas
  3. Opções interessantes no interior

Independentemente da área do apartamento, você pode preenchê-lo com várias coisas muito rapidamente. Para não criar transtornos para você mesmo, é necessário organizar o armazenamento de maneira adequada. Em habitações de pequeno porte, esse problema é ainda mais urgente. Os especialistas estão prontos para sugerir como resolvê-lo.

Características da organização do espaço

Harmonização significa abandonar um grande armário, especialmente uma prateleira ou cabide aberto, pois eles levam ao caos. Muito mais adequadas são as soluções embutidas que combinam com a cor do acabamento, ou armários altos de comprimento e largura moderados, equipados com fachadas espelhadas.

É muito importante zelar pela iluminação máxima da sua casa, dividindo-a em zonas com plástico translúcido ou barreiras de vidro. Mas o zoneamento de estúdios é mais correto de se fazer com portas de correr, pois é muito mais prático.

A otimização do uso de pequenos espaços é alcançada através da transformação de móveis de vários tipos. Itens multifuncionais devem ser preferidos aos itens comuns. Se parecer que não há mais espaço para usar, dê uma olhada mais de perto.

Certifique-se de criar um espaço de trabalho separado e, de preferência, alocar um escritório. Mesclar cozinhas e salas de estar é aceitável, mas outros cômodos não devem ser conectados.

A distribuição vertical dos itens armazenados é muito mais econômica do que a horizontal. Selecione uma peça de mobiliário que agirá como um organizador do espaço envolvente e organize tudo o resto de forma que fique totalmente acessível e claramente visível.

É aconselhável usar estilos como minimalismo e hi-tech, que são diferentes:

  • liberação máxima de espaço;
  • a predominância de itens funcionais e compactos;
  • a capacidade de usar até mesmo elementos visualmente incongruentes.

O apartamento deve ter vários detalhes que agregam conforto, já que funcionalidade por si só claramente não é suficiente aqui.

Ideias criativas

Uma novidade é a utilização de móveis com fachada brilhante ou espelhada, além de produtos à base de plástico e vidro transparente. Esses objetos visualmente ocupam muito pouco espaço e permanecem quase invisíveis. As áreas sob as escadas permitem que você crie sistemas de armazenamento ou cantos de trabalho. O espaço debaixo da cama, se ocupado com gavetas grandes, pode conter mais coisas do que você imagina!

Em um apartamento pequeno, faz sentido guardar os brinquedos das crianças sob pisos especialmente equipados. Isso evitará o caos e ajudará a manter as crianças interessadas em uma abordagem incomum. O projeto é simples - é construída uma plataforma ou adega, cuja profundidade deve ser de 35-40 cm, e uma tampa de elevação é feita para facilitar o acesso. A economia criativa de espaço também é alcançada por meio do uso de móveis que combinam as propriedades de uma cama, um guarda-roupa e uma estante de livros.

O cubo de madeira compensada pode ser colocado ao redor da janela, colocando uma cama confortável dentro. À direita encontra-se um guarda-roupa embutido, cujas gavetas são desdobráveis. À esquerda e acima estão as partes da estante com a forma da letra "L". Na parte de baixo da cama, há várias outras caixas que permitem guardar a roupa de cama.

Ao fazer tal estrutura com suas próprias mãos, vale a pena considerar a colocação de sistemas de áudio e projetores.

Para limpar os quartos de tudo o que é supérfluo, sem desperdiçar muita coisa, os locais de arrumação disfarçados nas paredes vão ajudar. A escolha de sua aparência é quase ilimitada. Alguns designers recorrem a soluções originais como a imitação de conchas de moluscos ou ninhos de pássaros.

Para ampliar o espaço, pintar o interior dos nichos com cores vivas, contrastando com as cores principais das paredes, ajuda.

Se houver uma grande biblioteca na casa, ela pode ser colocada bem no meio do apartamento e complementada com uma escada, ao longo da qual será possível entrar no escritório. Via de regra, não é delimitado dos demais cômodos, mas colocado em uma varanda aberta, que permite visualizar o primeiro andar. A biblioteca é feita em duas camadas, suas estantes e escadas devem ser de madeira de tons neutros.

Expandir o espaço disponível funcionará de forma criativa, mesmo com alterações menos significativas.

Na cozinha você pode usar:

  • uma tábua de engomar reclinável, que normalmente se encontra no armário;
  • prateleira de elevação;
  • seção deslizante para potes, panelas e tampas.

Há espaço para papel alumínio e pergaminho na estante de revistas, e o pão e a maioria dos vegetais caberão nas gavetas do headset. Não desista de usar o interior das portas do armário - é fácil instalar ganchos que seguram colheres de medida ou tampas de panela. Um armário adicional com gavetas para temperos permite separá-los de outros produtos e ainda tê-los à mão.

Quando não há espaço suficiente no banheiro, é necessário aumentar o aproveitamento da parte disponível, utilizando cortinas com bolsos e fixando na parede uma fita magnética que possa conter pequenos objetos de metal. Armários embutidos na parede, gavetas com porta-cestos extensíveis são mais dois exemplos de uso criativo do espaço. O espaço livre sob o banheiro, cercado por uma tela especial, pode acomodar facilmente produtos químicos domésticos e coisas raramente usadas. O armário principal só pode ser preenchido com cosméticos.

Opções interessantes no interior

Segundo os especialistas, os pequenos apartamentos só vão beneficiar da demolição parcial das paredes e da instalação de portas de correr. O pódio ajudará a abandonar o guarda-roupa clássico e a esconder o local de dormir (se não houver necessidade). A versão original é uma mesa leve que, quando montada, fica pendurada na parede e funciona como um espelho.

A ergonomia de qualquer sala será melhorada com o uso de pequenas cestas para armazenar vários itens. É aconselhável adicionar realces brilhantes para tornar o ambiente mais bonito. É mais correto substituir os vasos de flores tradicionais por um phytowall, pois também é mais fácil de cuidar. Um rack de canto ou prateleira adequadamente selecionado pode parecer muito bom.

Os conceitos de design de cozinha competentes geralmente incluem o uso de pratos expostos em prateleiras abertas. É necessário como decoração adicional. Você pode expandir visualmente a janela e aumentar a passagem da luz por ela fixando a cornija mais perto do teto. Itens de estilo retro geralmente ajudam a economizar espaço. Ao mesmo tempo, melhoram significativamente a percepção do estilo e da imagem dos quartos.

Dividir os estúdios em partes com a ajuda de móveis grandes às vezes é mais agradável esteticamente do que devido a divisórias que têm uma função puramente decorativa. Em uma sala insuficientemente alta, é apropriado usar móveis baixos e, o melhor de tudo, um pouco acima do chão. Encaixar uma cômoda em uma alcova será esteticamente apropriado se forem feitas do mesmo tipo de material. As estantes de configuração extravagante, complementadas por cortinas com estampas vivas, parecem muito originais.

Para mais informações sobre como organizar o armazenamento em sua casa, veja o próximo vídeo.

1 comentário

Obrigado.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário