Projeto de apartamento pequeno: conforto e aconchego
Se você não consegue resolver o problema da escassez de metros quadrados, é importante abordar corretamente a organização do espaço disponível. Você pode fazer um pequeno apartamento aconchegante, confortável e ergonômico. Para fazer isso, você só precisa usar algumas técnicas e truques de design.
Um apartamento pequeno e aconchegante geralmente cria uma impressão mais viva do que uma casa espaçosa. Mas para decorar um apartamento em miniatura é preciso ter pensamento fantasioso, bom gosto e senso de cor.
Peculiaridades
Apartamentos pequenos não são incomuns hoje. As ideias de design para apartamentos modernos estão se tornando mais ousadas e originais a cada ano. Surgem novos layouts, móveis, acabamentos e elementos decorativos - tudo para deixar um pequeno apartamento aconchegante e confortável.
Novas idéias de design e muitas técnicas diferentes podem criar um design único, mesmo em 30 metros quadrados. Mas aqui é importante levar em consideração o estilo geral do apartamento.
Um pequeno apartamento com uma área de 32 metros faz com que fantasie, procure projectos individuais e crie interiores verdadeiramente únicos. Para o máximo conforto e aconchego, o interior do apartamento deve ser organizado da forma mais simples possível.
Ao mesmo tempo, os requisitos para um apartamento pequeno são exatamente os mesmos que para um grande - é necessário acomodar um quarto, sala, cozinha, banheiro e banheiro. E, em alguns casos, também existe um estudo e uma creche.
Cada apartamento tem suas próprias vantagens e desvantagens. Por exemplo, a partir das desvantagens óbvias - uma pequena filmagem. E as vantagens podem ser janelas grandes, tetos altos ou um layout incomum.
Em um apartamento com área de 47 quadrados, você pode criar um interior bonito e prático a um custo mínimo. Para isso, basta utilizar formas lacônicas em móveis e decoração, além de tecnologia moderna. O mesmo pode ser dito sobre os apartamentos com área de 38 ou 43 m2. m.
Para um mini-apartamento de 30 m². m é importante escolher o acabamento correto e cuidadoso. A superfície das paredes, teto e piso deve ser uniforme. E em uma sala pequena, você precisa encaixar tudo em um espaço limitado. A área dessa sala é geralmente de pelo menos 11 m². m, e na maioria dos casos é de 18-20 sq. m.
Portanto, qualquer reencarnação em um apartamento deve começar com um plano claro traçado no papel, cada centímetro quadrado deve ser levado em consideração. Cada detalhe deve ter como objetivo aumentar visualmente o espaço.
Estilo
Nem todos os estilos de interiores podem ser usados em um apartamento pequeno. Mas apesar do estilo escolhido, é melhor manter todo o apartamento em uma única direção. E tendo pensado em cada detalhe, você pode obter um interior funcional e elegante. Isso pode ser feito em diferentes estilos: Provença, Art Déco, Art Nouveau ou Barroco. Mas o estilo mais adequado é o minimalismo. O interior deve ter apenas o necessário, um mínimo de detalhes e monotonia são bem-vindos. Você pode preferir tons sutis, como turquesa ou menta.
- Estilo inglês - associado ao crepúsculo e salas apertadas, mas pode ser usado com sucesso em uma sala pequena. Quartos aconchegantes, discretos, iluminação aconchegante e grandes poltronas são a solução perfeita para uma pequena sala de estar.
- Alta tecnologia - combina conforto e inovação, ótimo para pequenos apartamentos.O estilo é caracterizado pelo uso das formas mais simples e lacônicas, sem elementos decorativos e detalhes adicionais. A combinação de cores claras, monocromáticas e metálicas é adequada para proprietários de pequenos apartamentos.
- Na moda hoje loft de estilo industrial com uma parede de tijolos é caro: estruturas de metal e elementos de decoração boêmios, como móveis estofados, pinturas e possivelmente antiguidades, não serão baratos.
- Para os conservadores que valorizam a tradição, é melhor decorar um apartamento no estilo clássico... Além disso, os clássicos são sempre relevantes.
- Os amantes de Paris e fãs da era Audrey Hepburn se adaptam a ambientes iluminados no estilo francês, transferindo como se por um tempo para a França. Faixa de luz restrita, elegância, leveza e atmosfera aristocrática parecem muito atraentes.
- Outro estilo francês - chalé - absolutamente não gosto de luxo pretensioso, este é um interior acolhedor e ligeiramente descuidado dos pastores de uma aldeia de montanha.
- estilo japonês combina a harmonia de beleza, motivos poéticos da cultura oriental e funcionalidade. O estilo Terra do Sol Nascente é ótimo para pequenos espaços. Os designers recomendam o uso de telas e partições móveis como zoneamento.
- Estilo sueco reuniu todas as técnicas e métodos de expansão visual do espaço: tons claros das paredes e decoração alegre, a construção de uma colina e o uso de divisórias, móveis multifuncionais e guarda-roupas abertos - tudo isso torna o interior de uma pequena sala muito aconchegante.
- Decorar o interior no estilo finlandês, deve-se dar preferência a materiais de acabamento e móveis com tonalidades de madeira natural, além de uma combinação de azul e branco. Portanto, o interior no estilo finlandês sempre parece lacônico, simples, espaçoso, aconchegante e aconchegante.
Em qualquer estilo de piso, é melhor escolher tons claros de madeira, se estamos falando de um laminado ou um parquete. Em um pequeno apartamento em uma área aberta, você pode colocar tábuas sem soleiras e juntas.
Além disso, os ladrilhos em forma de madeira, colocados diagonalmente, têm uma ótima aparência, contribuindo para a expansão visual do espaço.
Solução de cor
Em um apartamento pequeno, é apropriado usar tons claros, calmos e neutros. Eles são capazes de fazer um verdadeiro milagre refletindo a luz e expandindo até mesmo um espaço em miniatura. Isso se aplica a paredes, tetos, pisos e móveis. Mas quaisquer objetos e coisas podem não ser simples e enfadonhos, mas projetados e atraentes.
As sombras podem ser frias ou quentes. Uma paleta quente é mais adequada para apartamentos escuros e uma fria para os ensolarados. Em qualquer luz, o espaço nas cores claras do apartamento parecerá mais arejado e volumoso. Mas na busca por paredes brancas, o principal é não exagerar, para não conseguir um interior de hospital. Pastéis, detalhes monocromáticos e brilhantes são os melhores aliados na criação de um design confortável e aconchegante.
Os papéis de parede fotográficos com impressão em perspectiva, gesso ou serigrafia são perfeitos para uma sala pequena - uma combinação habilidosa de diferentes cores e texturas em uma sala criará um interior único e elegante.
As linhas verticais nas paredes ajudarão a elevar visualmente o teto e expandir o espaço estreito. E não é necessário escolher linhas retas estritas, basta escolher um ornamento ou padrão voltado para cima. A cor do teto deve ser mais clara que as paredes.
Tons escuros e ricos só podem estar presentes no interior como um elemento decorativo para enfatizar o contraste e adicionar profundidade. Você pode cobrir uma parede ou parte dela com uma cor brilhante. Além disso, um sofá ou pufe bem iluminado se encaixará perfeitamente em uma sala bem iluminada.
Para impressões e desenhos, é melhor usar geometria equilibrada e padrões simples. Mas o fundo principal deve permanecer claro.
A decoração clara só pode ser usada em pinturas, tecidos e cortinas. Se você adora almofadas bonitas, escolha fronhas brilhantes e fofas que podem ser alteradas de acordo com o seu humor. É bom que a paleta de cores se sobreponha à tonalidade das cortinas ou xadrez.
Mobiliário
Como você sabe, um teatro começa com um cabide e um apartamento começa com um corredor. E para que a sensação de bagunça não esteja presente no corredor estreito, é melhor escolher imediatamente um lugar para uma sapateira estreita, mas espaçosa. Isso salvará um pequeno espaço do corredor de sapatos sujos e ajudará a manter a ordem.
A regra principal, que sempre deve ser lembrada, é que não há necessidade de entulhar uma sala já pequena com móveis desnecessários. Todos os móveis devem cumprir as suas funções, sendo melhor combinar várias funções.
Escolha móveis funcionais. Móveis criados de acordo com cálculos individuais são capazes de transformar qualquer ambiente em uma casa totalmente confortável. Assim, por exemplo, até as camas altas podem ajudar a unir a sala de estar e o quarto sem sacrificar o espaço.
Um quarto separado, escondido de olhares indiscretos, criará uma sensação de conforto e tranquilidade. E se for possível separar a área de dormir dos outros quartos, você pode pagar uma grande cama de casal.
Regras básicas de seleção:
- o comprimento do berço deve ser pelo menos 15 cm maior que a altura da pessoa;
- escolha uma cama com largura confortável;
- deixe livre acesso à cama em ambos os lados;
- o corpo interno da cama deve ter um sistema de armazenamento.
E se você pode recusar qualquer assunto, então é melhor fazê-lo. É melhor fixar a TV no braço oscilante. Dessa forma, você pode se livrar de uma prateleira ou console desnecessário que ocupa parte do espaço.
Mas se for necessária uma mesa de centro, dê preferência a uma mesa transformadora, que pode passar de uma mesa pequena para uma mesa grande para 12 pessoas. O principal é que o desenho dos móveis é simples e o peso é pequeno.
Na hora de escolher os móveis, o mais importante é usar racionalmente o espaço livre próximo às paredes. Mas, ao mesmo tempo, você deve abandonar o estereótipo de colocar móveis ao longo das paredes opostas. Por exemplo, um guarda-roupa de canto, que visualmente ocupa pouco espaço, mas comporta um grande número de coisas, é perfeito.
É preferível escolher espelhos como acabamentos das portas, pois irão ampliar visualmente a divisão e eliminar a necessidade de adquirir um toucador adicional.
Escolha cuidadosamente os móveis da sua cozinha. Melhor optar por um fone de ouvido espaçoso que chegue ao teto. As prateleiras superiores podem ser usadas para guardar pratos ou eletrodomésticos raramente usados. E o espaço estreito entre a parede e o refrigerador pode ser usado para o desdobramento vertical da prateleira.
É melhor escolher uma mesa de jantar dobrável. Você também pode usar um balcão de bar estreito para comer na cozinha e desmontar a mesa de console transformadora quando os convidados chegarem. Na hora de escolher a cor dos móveis, dê preferência aos tons claros de madeira, pois esses móveis parecem menos massivos.
Zoneamento
A multifuncionalidade dos móveis pode sobrecarregar o ambiente. Cada zona da sala deve ter sua própria finalidade. Para isso, você precisa dividir o apartamento em pequenas áreas funcionais: sala, sala, cozinha e banheiro.
Idealmente, se a disposição do apartamento permitir a desmontagem de algumas paredes. Se eliminar algumas divisórias e efectuar reparações, pode combinar a sala, a cozinha e o corredor, reorganizar os móveis para que haja mais espaço livre no apartamento e criar um interior original.
Os apartamentos do antigo fundo, os chamados "stalinka", têm um potencial óbvio - tectos altos. Portanto, em tal apartamento, você pode implementar as soluções mais inusitadas e interessantes.
Você pode remover tetos desnecessários e esvaziar o espaço com a ajuda de uma segunda camada (muitas vezes uma cama é colocada sobre ela) e aumentar a funcionalidade de cada metro quadrado.
Muitas ações de redesenvolvimento devem ser coordenadas com o corpo executivo e a documentação do projeto deve ser preparada.
Exemplos de projetos prontos mostram que qualquer coisa pode ser usada como método de zoneamento: móveis, cortinas, biombos, divisórias, um pequeno pódio e até janelas panorâmicas.
Se uma pessoa ou um jovem casal morar no apartamento, você pode se concentrar no espaço e na liberdade, e a maneira mais rápida e fácil de zonear o espaço é usar cortinas de luz ou prateleiras móveis.
Você também pode dividir o apartamento escolhendo cores contrastantes para cada zona. O principal é que todos os tons ressoam e combinam uns com os outros.
A iluminação artificial traz calor e conforto e desempenha um papel fundamental no zoneamento. Todas as partes do apartamento precisam ser iluminadas. Luzes adicionais em cantos escuros não acentuam os limites da sala.
É melhor substituir o grande lustre de teto no centro do teto por um grande número de luzes embutidas., lâmpadas direcionais e faixas de LED. E use arandelas de parede e lâmpadas de assoalho como iluminação individual. Lâmpadas embutidas de chão com luz vertical direcionada para cima também parecem vantajosas.
Combinando os tipos de iluminação disponíveis com um teto falso brilhante, você consegue um efeito incrível. Refletindo do revestimento do espelho, a luz fluirá e aumentará visualmente o teto. E o espaço refletivo da sala não permitirá que você defina os limites claros do teto e das paredes pela primeira vez.
Regras para aumentar o espaço
A área de estar deve ser dividida em áreas separadas: sala de estar e quarto. E em cada zona, um design individual deve ser pensado e um mobiliário especial selecionado.
A receita ideal para aumentar visualmente o espaço é simples:
- Uso de móveis multifuncionais e somente necessários. O principal aqui é manter o meio-termo entre a estética e a praticidade.
- Uma atenção especial deve ser dada aos móveis estofados, pois é aqui que os moradores e hóspedes passam a maior parte do tempo. Não escolha um sofá de grandes dimensões, é melhor limitar-se a um sofá de dois lugares e uma poltrona ou a um pufe macio. E na chegada dos convidados, é possível pegar cadeiras dobráveis, que devem ficar no apartamento, onde parentes e amigos costumam se reunir para um jantar em família. Essas cadeiras podem ser colocadas suspensas atrás da porta e removidas conforme necessário.
- Um bom truque de design é livrar-se das portas convencionais. Você pode usar estruturas deslizantes ou fazer arcos com iluminação adicional no lugar de aberturas. Um método tão simples permitirá que você crie a ilusão de um grande espaço e use o espaço na parede, que geralmente é deixado para abrir a porta.
- Espelhos máximos e boa iluminação. O espelho pode ficar pendurado não só na parede, mas também no armário, porta ou divisória.
- O principal erro que se comete ao organizar uma sala pequena é o uso de cortinas grossas e maciças. Cortinas bonitas com lambrequins categoricamente não são adequadas neste caso. É melhor escolher cortinas em cores claras e calmas, ou cortinas leves-tule. As cortinas de rolo romanas, austríacas ou japonesas também são ótimas.
- Vala a decoração em favor da funcionalidade. O número de pequenos detalhes, estatuetas e molduras de fotos deve ser reduzido ao mínimo - todos os elementos criam uma sensação de caos e desordem em uma sala pequena.
O que uma família com uma criança deve levar em consideração?
Ao desenvolver um projeto de apartamento, o espaço mais leve e quente do apartamento deve ser alocado para o quarto das crianças. Mesmo o menor, mas uma sala separada será uma opção mais vantajosa. O principal é que seja aconchegante, confortável e organizado.
Para determinar os limites da área das crianças, é melhor usar divisórias de gesso cartonado. Eles têm excelente isolamento acústico e não permitem a passagem de luz. Com a ajuda de uma parede falsa, você pode criar um recanto separado para um pequeno membro da família.
Mas se o layout do apartamento não permite dividir os quartos em duas partes, pode-se recorrer a um método de zoneamento como um pódio. Uma criança definitivamente vai gostar desta técnica.
A área das crianças pode ser elevada em várias dezenas de centímetros e as entranhas do pódio podem ser usadas como um sistema de armazenamento espaçoso. Além disso, outro local para dormir pode ser escondido sob o piso elevado.
Para um escolar, é melhor optar por móveis transformadores que combinem várias áreas funcionais, por exemplo, uma cama e um guarda-roupa. Os transformadores de móveis modernos impressionam com seu design.
Também é necessário equipar a área de trabalho, sendo melhor colocar a mesa junto à janela. Em uma pequena sala, você pode usar o plano do peitoril da janela como uma escrivaninha. E nos lados direito e esquerdo, coloque prateleiras para livros e cadernos.
O interior do quarto da criança deve ser em esquema de cores calmas.
Nesse caso, o principal é não exagerar na paleta, pois nessa sala a criança não só vai brincar, mas também estudar e relaxar. E cores brilhantes e chamativas podem dificultar o relaxamento ou a sintonia com o estudo.
Lindas ideias de design de interiores
Soluções e truques de design abrem a vontade da imaginação e ajudam a criar um belo interior de um pequeno apartamento com suas próprias mãos. Considere exemplos reais de como organizar salas pequenas.
Murais de parede com perspectiva, ruas extensas ou paisagens pitorescas são uma forma incrível e eficaz de expandir um espaço. Uma parede pode enganar a percepção e criar um efeito impressionante.
Um guarda-roupa de canto aberto, no qual cada detalhe e cada pequena coisa são pensados, pode se tornar um verdadeiro objeto de arte.
O espaço do armário deve ser pensado para cada prateleira.
Paleta de cores calmas, mas não opacas, diluirá a luz entediante do interior da sala de estar. Padrões e estampas inusitadas nas almofadas, um bonito candeeiro e um tapete colorido irão criar um interior único e harmonioso.
Se combinar a casa de banho e livrar-se da banheira em favor de uma cabina de duche, consegue-se um aumento significativo da área útil.
A máquina de lavar pode ser colocada no banheiro sob a pia. Só neste caso, a profundidade do lavatório não deve ser inferior à largura da máquina de lavar.
Um exemplo do projeto de um pequeno apartamento estúdio de um designer profissional pode ser encontrado no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.