Interior do apartamento: belas ideias modernas
O interior moderno não consiste apenas em apartamentos meio vazios com um mínimo de móveis e papel de parede branco nas paredes. Pode ser muito versátil, o que permite a cada um escolher por si a solução estilística perfeita que corresponda às últimas tendências da moda.
Peculiaridades
Via de regra, a grande palavra "moderno" é chamada de quase todas as opções de interiores, ao contrário do que foi criado pelos designers anteriormente. A rica decoração, a abundância de pequenas coisas e enfeites estão deixando o passado.
As pessoas modernas não precisam mais de luxo ostentoso, mas de funcionalidade máxima, e o próprio conceito de "luxo" agora tem um significado ligeiramente diferente.
Se antes ela tentava decorar suas casas com guarda-roupas maciços pintados com dourados, agora a presença da tecnologia moderna na casa é apreciada. O design moderno, via de regra, se adapta às necessidades individuais de quem mora em uma casa ou apartamento.
É importante notar também o fato de que muitas pessoas confundem os conceitos de "estilo moderno" e "moderno". O design da sala Art Nouveau é mais rígido e limitado. Suas características são reconhecíveis, enquanto o estilo moderno é algo mais flexível, capaz de se adaptar às necessidades do dono da casa. As características gerais do estilo moderno também podem ser destacadas em uma pequena lista, mas cada uma delas pode ser completamente sacrificada.
A característica mais importante dessa tendência no mundo do design é a enorme quantidade de espaço aberto. Como você pode ver, os apartamentos mais estilosos parecem que o designer começou a equipá-los e abandonou seu projeto no meio do caminho. Eles estão meio vazios, com uma quantidade mínima de móveis e quase nenhuma bugiganga decorativa.
As paredes e o teto parecem se fundir. Tudo isso é feito para criar a aparência de espaço livre, mesmo no menor apartamento. Cada detalhe do interior tem um lugar específico e não é escolhido ao acaso, mas após um planejamento cuidadoso. Estatuetas, placas decorativas nas paredes e monogramas nos móveis não são bem-vindos - já é hora de esquecer tudo isso.
Os principais atributos são geometria simples e janelas e portas largas. Além disso, uma sala decorada em estilo moderno deve ter muitos espelhos. Isso é feito não apenas para que você possa se admirar de todos os ângulos, mas também para expandir visualmente o espaço de até mesmo uma pequena sala de estar. Quando uma parte da sala é refletida no espelho, parece que o espaço livre é na verdade duas vezes maior. Se você seguir essas regras básicas, poderá decorar o ambiente para que ele pareça moderno o suficiente.
Tendências da moda e novos itens
Um interior moderno pode ser moderno e elegante ou muito desatualizado. Acompanhar todas as novidades e tendências do mundo do design não é fácil, mas vale a pena conhecer os destaques, principalmente se você deseja que seu apartamento tenha uma aparência moderna.
Estilos
A frase "estilo moderno" muitas vezes significa várias tendências estilísticas que são semelhantes entre si.Você deve considerar as idéias básicas que o ajudarão a decidir sobre o projeto de um apartamento ou estúdio comum, porque cada uma dessas direções tem suas próprias características que a distinguem das demais.
Techno
Constantemente surgem novas tecnologias para substituir as obsoletas, e isso se reflete no interior das casas. O estilo techno, embora tenha sido fundado há relativamente pouco tempo, ganhou popularidade justamente por sua capacidade de enfatizar essas mudanças. Sua principal característica distintiva está longe das estritas linhas geométricas encontradas em outras direções.
O estilo techno enfatiza a escolha da iluminação, que deve ser artificial e estilizada com a luz das bolas de discoteca das boates. Além disso, não se pode deixar de notar a funcionalidade máxima deste estilo. Mesmo as salas mais estreitas devem parecer mais espaçosas. Você pode obter um resultado semelhante usando revestimentos de parede em tons pastéis, papéis de parede espelhados ou até mesmo espelhos reais.
Alta tecnologia
Hi-tech tem muitos recursos em comum com o estilo techno. As instalações devem ser projetadas de forma que contenham tudo o que você precisa, mas ao mesmo tempo, todos esses detalhes não atraem atenção especial. Escolha móveis e acessórios com formas simples. Decorado em estilo de alta tecnologia, o alojamento é adequado para uma ampla variedade de pessoas: solteiros, jovens casais e famílias. Num apartamento ou casa concebida desta forma, existe um espaço para um quarto bastante confortável, um escritório equipado e uma sala de estar.
A alta tecnologia moderna se distingue pela presença de cores de um espectro frio. Não há lugar para toques de cores brilhantes ou tintas de uma paleta quente.
As cores mais utilizadas para decoração de paredes e móveis são cinza, preto e branco. Eles são os que melhor personificam a ideia que os designers inicialmente colocaram no estilo de alta tecnologia.
Art Deco
Esta direção definitivamente atrairá jovens personalidades criativas. Dentre todos os outros estilos, o Art Déco se destaca pelo brilho e pelo uso de algum tipo de decoração intrincada: elementos étnicos, bugigangas decorativas de formas e cores inusitadas.
Na estrutura de um apartamento ou mesmo de um quarto, você pode usar elementos que "vieram" de diferentes culturas, por exemplo, lâmpadas japonesas requintadas decoradas com hieróglifos ou flores de sakura e colchas persas aconchegantes. Esses detalhes diferentes são surpreendentemente combinados harmoniosamente no interior, decorado em estilo art déco.
Minimalismo
Também digno de nota é uma direção como o minimalismo. É caracterizado por linhas simples e retas e semelhanças com os clássicos. Numa sala decorada neste estilo, tudo deve ser pensado, mas ao mesmo tempo muito simples. Não sobrecarregue o interior com uma decoração complexa e não se esqueça de que deve haver espaço livre suficiente na divisão. Em uma sala com estilo minimalista, os móveis de vidro temperado e metal cromado ficam bem. Superfícies de espelho também são boas, por exemplo, prateleiras ou portas de um guarda-roupa.
Clássico moderno
Às vezes, um velho bem esquecido é chamado de novo. Os designers modernos não escondem seu amor por tendências do passado, muitas vezes inspirados por alguns estilos particularmente interessantes do passado. O repensar moderno dos clássicos também parece bastante interessante. Nele, laconicismo e capacidade de fabricação são combinados com sucesso com qualidade. Os clássicos modernos são caracterizados pelo uso de materiais de acabamento caros: couro genuíno, lã, algodão de alta qualidade ou pedra.
É permitido o uso de acessórios interessantes que, por exemplo, parecem supérfluos em estilos de alta tecnologia ou minimalismo.
Você pode decorar sua sala de estar com castiçais de bronze elegantes ou um lustre pesado com elementos forjados. Também será interessante olhar para um luxuoso espelho de parede inteira em uma moldura de metal ou madeira pesada.Observe que deve haver muito menos detalhes do que no estilo clássico tradicional, um desses acessórios será suficiente.
Também é importante notar que os clássicos modernos são muito mais funcionais do que todas as tendências estilísticas do passado. As salas devem conter não só belos móveis e requintados elementos decorativos, mas também todo o equipamento necessário, que não deve ser escondido, mas, pelo contrário, deve ser exposto. Se antes o bem-estar de uma pessoa era julgado por um quadro de um artista famoso pendurado em sua casa, agora um amplo "plasma" ou um home theater causarão uma impressão maior nos convidados.
Por fim, é importante destacar que os clássicos modernos são um estilo mais adequado para decorar apartamentos amplos ou casas particulares do que espaços de pequeno porte, pois existe a mesma monumentalidade tão apreciada no passado, por exemplo, enormes tapetes, paredes tapeçarias ou molduras de estuque.
Decoração de parede
O estilo moderno, via de regra, é caracterizado por paredes lisas sem muita decoração, portanto a melhor opção de acabamento é uma simples caiação ou pintura clara.
Em alguns casos, as paredes ficam completamente sem pintura, cobrindo apenas com uma fina camada de gesso. Você também pode escolher materiais naturais para decoração de paredes. Procure painéis de madeira ou papel de parede de bambu fino que ficarão bem nas paredes de um apartamento ou casa moderna. Observe que esses materiais de acabamento são bastante caros.
Se você não quer gastar dinheiro e quer que seu design minimalista também tenha um efeito mínimo no estado do orçamento familiar, você pode escolher um papel de parede simples e liso. Adequado como revestimento de parede, estilizado como material caro e luz simples.
Decoração de teto
Os mesmos princípios devem ser seguidos ao decorar o teto. Se você tem dinheiro suficiente e está pronto para gastá-lo em reparos, pode decorar o teto com vigas de madeira ou tetos tensos. A segunda opção é boa porque você pode literalmente criar um milagre ao estilizar o teto como um pôr do sol ou céu noturno. O teto tenso com cores espaciais, decorado com LEDs, parece especialmente impressionante. No entanto, você pode sobreviver com materiais muito mais baratos, por exemplo, pintar ou caiar o teto.
Soluções de cor
Para o estilo moderno, o uso de cores claras é o mais típico. As cores acromáticas clássicas são geralmente tomadas como base. As cores pastel também ficam bem. Em áreas como os clássicos modernos ou o estilo escandinavo, todos os tons de marrom parecem benéficos. Estão associadas a uma sensação de calor e conforto, pelo que podem ser utilizadas com segurança tanto como cores primárias como complementares.
Mais tons saturados podem ser usados para colocar acentos. Almofadas coloridas, tapetes de retalhos, caixas, cestos ou bases para copos podem ser usados como detalhes brilhantes. Os designers usam quase todas as cores, mas as mais populares hoje são os tons de azul, roxo e amarelo. Além disso, eles são combinados organicamente com cinza, preto e branco, o que também é uma boa notícia.
Têxtil
O aconchego está longe de ser o principal em um estilo moderno, mas você ainda quer um ambiente relaxante e relaxante para reinar em sua casa. A maneira mais fácil de recriá-lo é usando todos os tipos de cortinas, tapetes, carpetes e outros produtos têxteis. Dê preferência aos materiais naturais. Eles não só parecem mais caros, mas também duram mais e são mais saudáveis do que os sintéticos. Quanto às cores, são os têxteis que permitem agregar variedade ao interior monocromático das casas modernas.
Para evitar que seu apartamento pareça uma caixa meio vazia, pegue um par de cobertores aconchegantes, combinando com cortinas e travesseiros da mesma cor.Essas pequenas coisas serão suficientes para fazer com que o apartamento "ganhe vida" e fique mais confortável.
Mobiliário
Ao planejar o interior de um apartamento, você deve sempre pensar na seleção do mobiliário adequado. A funcionalidade deve estar em primeiro lugar. Para liberar o máximo de espaço possível, os designers tentam organizar os móveis ao longo das paredes - para que haja espaço suficiente no centro da sala.
Como os próprios quartos modernos, o mobiliário deve ser compacto e simples. Uma poltrona redonda simples de cor clara ficará mais harmoniosa aqui do que um sofá requintado com pernas curvas.
Quando se trata de materiais, madeira natural e vidro ou plástico são igualmente valorizados. A madeira parece cara e agrada pela qualidade, e o plástico é moderno e luminoso, então você pode escolher os móveis de acordo com suas preferências pessoais e as peculiaridades do estilo com que o ambiente é decorado.
Zoneamento
Muitas vezes, os apartamentos estúdio espaçosos são decorados em estilo moderno. Para o design correto de uma única sala, você precisa ser capaz de usar corretamente as partições e colunas que ajudam a zonear o espaço.
Na maioria das vezes, partições simples são usadas para zoneamento. Externamente, parecem meia parede feita de vidro temperado, madeira natural ou gesso barato.
A opção mais bonita é uma divisória de vidro, que é quase invisível na sala e não "sobrecarrega" o interior.
Outra versão moderna da divisória é uma cortina de cristal translúcido, que parece um pouco pretensiosa, por isso é mais usada na decoração de quartos no estilo dos clássicos modernos. Há um lugar para essa divisória de cristal, mesmo em uma pequena sala de estar.
Os jovens ou apenas os amantes da vida nocturna e das actividades ao ar livre vão adorar a ideia de dividir o espaço em zonas distintas utilizando um balcão de bar. Pode separar a cozinha da área para refeições ou da sala de estar. A variedade de modelos de balcão de bar permite que eles se encaixem em qualquer interior moderno. Tente instalar a barra próxima a um armário, armário ou peitoril de janela. Lá você pode guardar tudo o que precisa para preparar suas bebidas favoritas.
Outra solução funcional é usar uma ilha de cozinha para dividir o estúdio em duas zonas. Esta ilha está localizada no centro da sala e separa a cozinha da sala de estar ou de jantar.
Se você estiver decorando um quarto de bebê ou uma sala de estar, em vez de uma divisória, você pode usar uma estante baixa. Não só ficará bonito no interior, mas também servirá como um local para guardar livros, documentos e todas as bugigangas necessárias. É perfeitamente possível usar até móveis para dividir o espaço em zonas. Esta mudança é especialmente relevante se houver pouco espaço no apartamento e não houver espaço suficiente para a instalação de divisórias.
Iluminação
Uma das principais características distintivas de um interior moderno são as janelas abertas. Não importa o quão grandes sejam, a iluminação natural sempre será insuficiente, então você precisa selecionar fontes de luz artificial de alta qualidade - lâmpadas, abajures e arandelas.
Em apartamentos modernos, não é recomendado o uso de lustres pesados com guarnições de cristal ou base de ferro forjado.
Procure por cortinas de vidro ou plástico claras ou estruturas de metal perfeitas. Eles podem ser simples e decorados com entalhes ou decorados com pequenos detalhes. Muitas vezes, os designers modernos também usam lâmpadas de diodo minúsculas, que são usadas para colocar realces, por exemplo, para destacar uma imagem ou uma área de trabalho.
Nós projetamos para a área
Independentemente do tamanho do apartamento ou da casa, o interior pode ser organizado de acordo com as últimas tendências da moda. Existem projetos para pequenos apartamentos com área de 40 m2. metros, e para instalações mais espaçosas com uma área de 120 m2. metros.
Apartamento soviético
Os apartamentos construídos durante a era soviética eram semelhantes entre si. Eles tinham uma pequena cozinha (não mais do que 10 metros quadrados) e um banheiro combinado. O número de outros quartos dependia do número de inquilinos. Mas mesmo uma área modesta pode ser transformada, por exemplo, combinando a sala principal com a cozinha usando um arco ou desmontando completamente a parede. Depois disso, a sala ficará pelo menos visualmente maior. Nessas salas, vale a pena usar móveis modernos: um sofá transformador na sala e uma mesa modular na cozinha.
Estúdio
É muito mais fácil fazer uma renovação moderna em um estúdio elegante. Os tamanhos de tal apartamento podem ser diferentes: de 15 a 50 m². m) Essas premissas são especialmente populares entre os jovens, em particular, entre os estudantes. Aqui, todos os tipos de divisórias virão em seu socorro, o que ajudará a separar zonas diferentes umas das outras e criar uma sensação de privacidade quando você estiver em qualquer parte do apartamento.
Belos exemplos da vida real
Existem muitos exemplos interessantes de como os designers transformam espaços reais em apartamentos elegantes que agradam tanto aos anfitriões quanto aos hóspedes.
Minimalismo japonês
Devido à falta de espaço livre nos países orientais, cada metro grátis é valorizado. É o Japão que inspira muitos designers contemporâneos. Um quarto de estilo japonês é um espaço com cadeiras baixas, um tapete macio de bambu, uma cama estreita e um guarda-roupa. É dada preferência a materiais naturais: algodão fino, papel de parede de bambu, madeira clara e assim por diante. As cores principais são branco, bege ou café. A base leve pode ser decorada com pinturas requintadas na forma de hieróglifos japoneses, círculos vermelhos ou encantadoras flores de sakura.
estilo de rua
Os jovens sempre querem adicionar algumas notas extravagantes a um interior simples. É bem possível fazer isso tomando como base o estilo loft, que agora está em grande demanda.
Os apartamentos ou estúdios projetados nesta direção lembram armazéns ou instalações de fábricas. Não têm de ser perfeitos, estritos e ordenados, pelo contrário: em tal interior existe um lugar de negligência ligeira. Fios protuberantes, paredes de tijolos à vista, mesas de madeira desgastadas e outros detalhes domésticos parecem bastante orgânicos aqui. As paredes em uma sala em estilo loft podem ser decoradas não com papel de parede enfadonho ou uma camada de tinta clara, mas com pintura brilhante de uma lata de spray. Se você gosta de grafites brilhantes nas fachadas das casas, então este movimento de design certamente irá encantá-lo.
Motivos clássicos
Os motivos clássicos não são menos populares em interiores modernos. Os clássicos modernos são um estilo que encanta os apreciadores de beleza e apreciado tanto pelos jovens como pelos adultos.
É bastante simples decorar um apartamento em um estilo clássico moderno. Combine papel de parede claro liso com móveis de madeira de alta qualidade e as mesmas portas e janelas, sem decorar arcos e superfícies de móveis com pinturas ou outros tipos de decoração. A mobília de um apartamento tão moderno também combina detalhes tradicionais e as últimas tendências da moda. Cadeiras de madeira elegantes são colocadas ao lado de elegantes mesas de metal e prateleiras de vidro.
Ao decorar um apartamento assim, você pode experimentar muito, especialmente se estiver confiante em seu talento artístico.
O estilo moderno está constantemente mudando e melhorando, então você não deve seguir cegamente certas tendências. Sempre traga algo de sua preferência. Assim, mesmo depois de muitos anos, seu apartamento permanecerá único e bonito, e não se transformará em um cômodo desatualizado que precisa constantemente de renovação.
Um exemplo de design de interior de um apartamento em estilo moderno, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.