Ideias de layout para um apartamento de 3 quartos

Contente
  1. Tipos de construção
  2. Projetos
  3. Soluções de design interessantes
  4. Cor e decoração
  5. Mobiliário
  6. As melhores opções de interiores

Os apartamentos de três quartos são espaçosos o suficiente, mas isso não significa que o layout original deles não possa ser melhorado. Você só precisa saber pelo menos as sutilezas mínimas de design e abordagens de design para evitar erros grosseiros. Cada caso requer uma solução individual.

Tipos de construção

As casas de painéis das primeiras séries ("Khrushchevs") se distinguiam pela disposição inconveniente de quartos pequenos, paredes finas, tetos muito baixos e um banheiro combinado.

Casas mais novas (“painel novo”) são edifícios construídos entre os anos 1970 e 1990. As áreas habitacionais foram aumentadas, assim como as áreas da cozinha (até 9 a 10 M²).

Até recentemente, tudo que fosse mais confortável do que a série "Khrushchev" era considerado uma caixa com um layout aprimorado. Agora não é mais suficiente ter uma loggia e excluir salas de passagem. Apenas tal apartamento é considerado melhorado, cujos parâmetros são melhores do que aqueles especificados no SNiP. Estes são quartos necessariamente espaçosos e feitos com as proporções corretas. Não incomum - salas de 20 e 30 metros quadrados. m, a área dos quartos é de 12-15 m². m.

Além do tamanho, é dada grande importância à iluminação - a varanda é feita no estilo francês.

Um apartamento de três cômodos com um layout melhorado não pode ter uma cozinha inferior a 15 m2, sendo necessário providenciar instalações sanitárias adicionais. Eles se afastam da cozinha e das áreas de jantar o máximo possível. Os banheiros em um novo edifício podem ser combinados ou divididos, isso não afetará a classificação do imóvel. Os banheiros são espaçosos o suficiente para caber até mesmo uma sauna em miniatura. Um terraço, loggia ou varanda com uma largura mínima de 120 cm deve estar presente.

Falando sobre a disposição dos apartamentos, é necessário citar a diferença entre eles nas casas de cinco e nove andares. Prédios de nove andares são atraentes para quem quer morar mais alto e ter uma boa vista da janela.

Mas a peculiaridade não é apenas esta - tais edifícios são mais confortáveis ​​do que edifícios de cinco andares. Inicialmente, os edifícios mais altos foram equipados com elevadores e rampas de lixo.

As construções em alvenaria podem ser feitas de diferentes maneiras, dependendo da época de construção e do projeto.

Projetos

Além do tipo de edificação, é necessário levar em consideração o projeto para o qual foi realizada. Nos apartamentos de Khrushchev, os cômodos standard eram passantes, o maior deles ficava ao lado do depósito, de onde, por sua vez, só era possível sair para o quarto. A série 1-335, assim como a K-7, distinguem-se pelo pequeno tamanho do espaço da cozinha, o tamanho diminuto dos corredores. A altura do teto nas casas do 335º grupo é de 255 cm.

Para K-7, pode atingir 259 cm, não foram fornecidas varandas. Na série 1-447, o plano nem sempre prevê varandas, muitas vezes os apartamentos de canto ficam sem elas. O principal material de construção é o tijolo.

De 1960 a 1975, os apartamentos de três quartos em edifícios de tijolos de cinco andares geralmente tinham uma área total de 44 m². m, residencial - 32 m2, e a participação da cozinha foi de 5,5 ou 6 sq. m. A série 1-464 significava o uso de apenas banheiros combinados, a área total variou de 55 a 58 m². m, a participação de instalações residenciais representaram 39-45 sq. m.

Nos apartamentos de 3 assoalhadas de casas modernas, ao contrário das antigas de cinco pisos, as instalações sanitárias são separadas. As áreas de estar, cozinhas e banheiros agora são maiores. É raro encontrar um apartamento de três quartos onde não haja varanda ou loggia. Existem vários tamanhos - 70-76 e 80-100 sq.me ainda mais.

Apartamentos em sobrados da série 80, construídos desde meados da década de 1970, significaram a presença de cozinhas com área de 7,5 m2. m, enquanto apenas uma sala está isolada, as outras duas são passagens. Desde o final dos anos 1980, a área da cozinha atingiu 9 metros quadrados. m, todos os quartos se tornam autônomos uns dos outros. A diferença entre as séries 83 e 90 reside exclusivamente na configuração da varanda - triangular no primeiro caso, reta ou levemente chanfrada no segundo.

A série 90A, que surgiu já nos anos 2000, distingue-se pelas cozinhas com uma área de 14 m2. m, além de equipar com duas varandas ao mesmo tempo.

No antigo parque habitacional, o layout checo de um apartamento de 3 quartos é bastante comum. É típico para moradias localizadas em casas de 9 a 12 andares de altura, construídas não antes de 1970 e não depois de 1990. Os tetos são baixos, menos de 250 cm, e há duas varandas - retas e oblíquas. Esses edifícios foram construídos com tijolos, concreto armado e concreto de argila expandida. A área de um apartamento é geralmente de 60-64 m². m.

Soluções de design interessantes

Um colete, ou esquema com a organização das janelas dos dois lados da casa, é muito mais interessante do que a versão clássica, em que a luz vem de apenas um ou dois pontos. Para aumentar a praticidade de tal moradia, é necessário não só instalar modernas janelas com vidros duplos, mas também transformar o peitoril da janela em uma mesa embutida em miniatura.

Não importa o quanto você queira trazer originalidade e clima fresco, faz sentido sempre pensar em escolher um estilo clássico. É econômico e relativamente neutro, raramente exigindo materiais exclusivos e designs personalizados.

Mas, ao mesmo tempo, você pode encontrar movimentos interessantes no design clássico. Portanto, cornijas de teto maciço e vigas e colunas decorativas ficarão bem. Uma combinação de estilo loft e escandinavo pode parecer muito atraente em um "colete".

Cor e decoração

As técnicas de design ajudam a eliminar falhas visuais com relativa facilidade no layout de um apartamento de três cômodos. O problema de espaço insuficiente em salas pequenas pode ser corrigido por uma solução estilística em tons claros.

As posições mais vantajosas entre eles são ocupadas por:

  • Leite branco;
  • Bege claro;
  • Castanho dessaturado.

Para enfatizar ainda mais a aparência imperceptível de tal desenho, manchas brilhantes simples são anexadas a ele; é muito bom usar decoração com motivos florais e vegetais. Além dos painéis de parede, podem ser incorporados a móveis ou até mesmo decorar fontes de luz. Fotos de família ficarão ótimas na longa parede do corredor. O resultado final é que a sala está bem saturada de luz e não parece chata.

Faz sentido decorar a sala com um fundo claro uniforme., então resultará no resto para combinar tons que geralmente são considerados incompatíveis. É uma boa ideia combinar a cor da cozinha e da sala (a cor das fachadas inferiores da cozinha, as paredes do quarto de hóspedes e as estantes de livros podem combinar).

Alguns designers fazem deliberadamente o rejuntamento das juntas entre os azulejos dos aventais e o estofamento dos pufes, onde os convidados sentam-se em cores indistinguíveis. A cor branca comumente usada, devido aos tons suaves de verde misturados a ela, melhora o humor e ajuda a relaxar emocionalmente. Entre outras combinações, é útil usar padrões correspondentes nas cortinas de quartos diferentes, enquanto as próprias cortinas podem ter uma cor diferente e até mesmo ser feitas de materiais diferentes.

Recomenda-se que a cozinha seja pintada com tinta clara ou revestida com painéis de acabamento não muito escuros. Os banheiros em apartamentos clássicos e modernos praticamente não são decorados, o que permite sugerir a tarefa estritamente utilitária de tais instalações.

Mobiliário

A seleção de itens de interior também é importante, uma vez que podem mascarar muitas das falhas no layout da sala.

As prateleiras de canto semicirculares são combinadas estilisticamente com lâmpadas perfeitamente redondas e aberturas em arco tradicionais.

Uma atenção especial deve ser dada ao lado decorativo do viveiro e seu layout: pense em como você pode colocar todos os móveis necessários e não desordenar o território.

Não tente colocar tantos móveis quanto possível no quarto., deixe ser cada vez mais claro, você ainda pode enfatizar as paredes próximas aos dormitórios com papel de parede em cores claras. Os guarda-roupas embutidos são ideais para o corredor, porque permitem que você esconda itens desnecessários de olhares indiscretos, liberando espaço.

As melhores opções de interiores

Os modernos apartamentos de três quartos podem ser combinados com os acessórios mais ousados ​​que quebram radicalmente os padrões habituais. O espelho, como se montado a partir de quadrados, forma a ilusão de uma porta que não deixa ninguém saber para onde; o teto da sala não só pode ser levantado, mas também parcialmente rebaixado, a fim de colocar dispositivos de iluminação ocultos e mascarar as cornijas onde estão penduradas as cortinas. A ideia original é uma rejeição fundamental da lâmpada principal, preferência por dispositivos de iluminação escondidos em qualquer parte da sala. Se você quiser enfatizar seu compromisso com o estilo japonês exótico, basta colocar os pedaços de bambu atrás do sofá baixo. E estes são apenas alguns exemplos de como criar um design original da maneira mais simples.

Para adicionar integridade visual à atmosfera em quartos típicos, a fixação de espelhos acima das penteadeiras ajuda. Diretamente em frente você pode colocar uma TV e uma área de trabalho, que são visualmente conectadas por estantes de parede. Mas o espaço pode ser combinado ou dividido. Em apartamentos de canto de três quartos, as divisórias colocadas entre as aberturas das janelas podem ser úteis para essa finalidade. Portanto, em vez das três salas habituais, quatro sairão com o mínimo de esforço. Registrar essa alteração também é fácil.

Quando ainda não há espaço suficiente, vale a pena ampliar as aberturas das portas e instalar estruturas rolantes sobre elas. Esta técnica, que é importante, fortalecerá a ventilação de salas remotas.

Na variante com a organização do quarto, sala e berçário, é aconselhável fundir a cozinha e a sala de jantar num único objecto, mantendo o estilo geral em bege. Quando a cozinha e o espaço para hóspedes não são grandes o suficiente, é mais correto apagar os limites entre eles e, ao mesmo tempo, expandir o espaço pessoal. As outras duas salas devem ser convertidas em escritório e berçário.

Freqüentemente, em apartamentos de três quartos, as divisórias são removidas que delimitam as salas de estar e os corredores. Combinar uma casa de banho e um WC com alvenaria em algumas portas ajudará a aumentar a área da divisão.

Ao remodelar ou renovar um apartamento de três quartos, não se esqueça que ele deve ser, antes de tudo, funcional.

Idéias para planejar um apartamento de 3 quartos - próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário