Casas de estilo escandinavo: belas ideias de design

Contente
  1. Características distintas
  2. Decoração de interior
  3. Iluminação
  4. Móveis e decoração
  5. Têxtil
  6. Opções de interiores
  7. Exemplos externos

Uma casa com notas de design escandinavo na arquitetura e no design de interiores não foi chamada de exótica há muito tempo. No momento, esta é uma das tendências estilísticas mais populares. Revistas de moda e lojas de estilistas estão cheias de ideias para decorar belos interiores no estilo dos povos do norte da Europa.

Afinal, é a Escandinávia que traz para dentro de casa o espírito dos povos do norte e todos os valiosos traços de caráter que eles possuem. Destes, o amor à natureza, economia, família e o ritmo de vida medido são especialmente distinguidos. Ninguém mais sabe como aproveitar a vida e apreciar cada momento como nativos do norte. Vamos tentar descobrir quais são as características especiais e os acentos do estilo escandinavo no design interior e exterior das casas.

Características distintas

O design escandinavo se distingue por:

  • Quantidade máxima de luz natural, assim como materiais de acabamento e elementos decorativos, decorados em tons claros da paleta de cores, que ampliam visualmente o espaço. Isso também é facilitado pelo fluxo natural de diferentes zonas territoriais da casa umas nas outras. Assim, a cozinha pode ser combinada com a sala de estar ou sala de jantar, evitando que a luz natural colida com obstáculos em forma de portas desnecessárias.
  • Materiais naturaisutilizado na construção, decoração, mobiliário e têxteis. Se a "naturalidade" está ausente em alguns aspectos, a Escandinávia assume sua imitação visual. Por exemplo, tijolos artificiais, pele e outros materiais.
  • Praticidade. Qualquer acessório ou item de interior envolve seu uso direto. Os nortistas não são adeptos do luxo artístico.
  • Modéstia na decoração e mobiliário.

O design escandinavo de uma pequena sala separada ou de uma enorme casa de campo com terraço é, antes de mais nada, um espelho do proprietário, que reflete sua atitude perante a vida, um senso de estilo e conforto. Apesar das tradições estabelecidas neste estilo, a direção é o mais moderna e relevante possível.

Um toque da Escandinávia no interior é adequado para quem aprecia o conforto de uma casa e o calor de uma casa de família.

Se você sempre sonhou em viver em um espaço iluminado e repleto de tranquilidade e serenidade, pode sempre optar pelo estilo escandinavo.

Vamos dar uma olhada passo a passo nas características do interior escandinavo em construção e design.

Número de pisos

Como em qualquer projeto, a construção de uma casa começa com seu layout. Como mencionado anteriormente, o estilo escandinavo fica bem em áreas pequenas e bastante espaçosas. É por isso que uma casa pode ter mais do que apenas um mini-layout. Na maioria das vezes, as casas particulares de estilo escandinavo não têm mais do que dois andares.

No caso de a casa ser de dois andares, um elemento separado do interior é uma escada de madeira que conecta as camadas umas às outras. Pode ser um acento ou, pelo contrário, desempenhando uma função extremamente prática, encaixando-se laconicamente no interior. Por exemplo, escadas em espiral com grandes degraus de madeira podem refrescar o espaço, enquanto as escadas padrão são um elemento puramente prático que inclui armazenamento na forma de caixas embutidas nos degraus.

Em casas térreas, o sótão muitas vezes desempenha o papel de segundo nível.As casas com sótão têm um aspecto especial não só pelo aspecto exterior, mas também pela disposição interior. O andar do sótão pode combinar um aconchegante local de descanso, um quarto para crianças com a possibilidade de acesso a uma espaçosa varanda minimalista. A funcionalidade da sala do sótão depende diretamente da sua quadratura e da inclinação do telhado.

Fachada

Se o hóspede é saudado com roupas, a casa é saudada pela fachada. É a sua aparência artística e arquitetônica que influencia a primeira impressão que uma casa deixará na memória de uma pessoa: seja uma aceitação calorosa ou uma rejeição incompreensível.

Além disso, a fachada da casa assume total conformidade com a localização do edifício. Assim, os chalés de madeira são mais frequentemente encontrados em paisagens naturais fora da cidade e em edifícios que parecem ultramodernos por fora, dentro da cidade ou metrópole. Outra grande vantagem reside na versatilidade e relevância do estilo escandinavo.

A decoração exterior do estilo escandinavo implica principalmente praticidade e, é claro, laconicismo. Os nortistas gostam muito da expressão "beleza discreta", que é perfeita para descrever a aparência da maioria dessas casas. Os edifícios noruegueses são uma vívida confirmação disso. Via de regra, o telhado tem uma forma de empena simples, e a fachada da casa em si não difere em muitos detalhes ou acentos.

Inicialmente, a casa pode ser de madeira, construída com toras, talhada à mão, ou caixilharia, o que no futuro também afecta a necessidade da sua decoração exterior. A madeira é mais frequentemente usada para decorar a fachada de casas de madeira. Os materiais naturais não são a opção mais barata, mas definitivamente parecem decentes. Freqüentemente, a madeira é coberta com tons escuros de tinta. Os mais populares são os tons de azul escuro, bordô, esmeralda profundo e chocolate.

Uma opção mais econômica é tapar a casa.

Janela

Janelas, vigas e platibandas também são elementos da fachada do edifício e afetam muito sua aparência. Uma característica de tal casa é a presença de janelas altas e ásperas, às vezes uma das janelas pode dar para dois andares, unindo-os ou tendo um desenho panorâmico. As molduras são feitas de madeira bruta e são muito sólidas. As platibandas são absolutamente minimalistas e, via de regra, contrastam com a cor do edifício.

Cobertura

Os telhados das casas de estilo escandinavo são geralmente revestidos de azulejos ou emoldurados com metais pintados. Tem um design inclinado e ângulos de inclinação geralmente íngremes.

Decoração de interior

O que se esconde dentro de uma casa tão lacônica e hipnotizante? A cor, a luz e o ambiente geral são inicialmente definidos pela decoração interior. Mesmo sendo minimalista em muitos aspectos, pressupõe a observância de certas regras na criação de um único estilo de interior. Vamos examinar alguns aspectos importantes passo a passo.

Paredes e teto

Uma ótima solução para paredes de estilo escandinavo é o branco. É ele quem reflete os raios do sol, enchendo o espaço de luz, que falta no norte.

O primeiro passo é o gesso branco ou bege. Na maioria das vezes, as paredes são rebocadas perfeitamente lisas e cobertas com tons claros de tintas, e a escolha da tonalidade pode variar desde a cor do café com leite até os tons de azul claro. Na hora de escolher, é importante não se colocar no quadro do exclusivamente branco, mas continuar buscando a melhor opção. O estilo escandinavo aprova a presença de não mais do que uma ou duas cores principais, portanto multicoloridos não devem ser permitidos.

A escolha pela tinta não limita o vôo da imaginação, às vezes, como sotaque, certas paredes são coladas com papel de parede. Por exemplo, as coleções de revestimentos de empresas suecas não excluem pequenos ornamentos e também fornecem uma seleção suficiente de designs que combinam perfeitamente.

Muitas vezes é possível encontrar alvenaria ou decoração de parede de madeira, o que confere conforto especial ao interior. Podem ser painéis de madeira e pranchas de madeira colocados horizontalmente. A tonalidade da madeira também pode variar.

Além de pintar as paredes, o teto também pode ser atribuído. Na maioria das vezes, também é realizado em cores claras. Perfeitamente alinhado, é complementado por elementos de iluminação artificial, como lâmpadas de diodo ou lustres.

Piso

O piso de madeira natural é muito comum neste estilo de interior. A madeira é revestida com verniz ou óleos especiais que realçam perfeitamente a sua textura. Esse revestimento realça as paredes brancas como a neve e torna o ambiente visualmente mais quente, bem como tons delicados de madeira complementam perfeitamente os produtos de carpete que adicionam destaques. Normalmente, tapetes de pêlo grandes ou peles artificiais contrastam com a cor do piso.

Ao contrário da madeira, que cobre a maior parte do piso de uma casa, as áreas da cozinha e do banheiro costumam ser ladrilhos xadrez. Ladrilhos cerâmicos com vários padrões complementam perfeitamente o espaço e dividem-no geograficamente, acrescentando variedade.

Assim que a decoração cosmética do interior da sala estiver concluída, e a etapa de zoneamento não for mais a questão mais importante, é hora de preencher o espaço. É hora de pegar móveis, combinar tecidos e outras coisinhas que complementam o espaço. É hora de colocar tudo em seu lugar.

Iluminação

Talvez um dos elementos-chave do interior. Como já mencionamos, a Escandinávia é o máximo de luz natural, por isso os nortistas se livram das cortinas das janelas sem se arrepender. Tule branco claro ou tecido de algodão natural podem ser uma rara exceção.

Mas e à noite? É improvável que o hábito dinamarquês de acender muitas velas forneça uma iluminação adequada. Fontes de luz, minimalistas em seu design, vêm ao resgate. Por exemplo, lustres de diodo, que se distinguem por sua ergonomia.

Outra vantagem de tal fonte de luz é a potência do fluxo luminoso e sua diretividade. Em comparação com fontes de luz alternativas, as lâmpadas de diodo acendem instantaneamente e também podem ter diferentes cores e tons de cor, o que também ajuda a brincar com o design da sala.

Deve haver fontes de luz artificial suficientes, o que significa que um lustre por si só não é suficiente.

A regra é que deve haver três fontes de luz em qualquer espaço. Destas, a principal é a iluminação principal em forma de lustre, a adicional é a iluminação direccional, como candeeiros ou candeeiros de pé, e a terceira é a iluminação decorativa que complementa o espaço e a sua atmosfera.

Qualquer fonte de luz pode se tornar uma parte harmoniosa do interior ou um objeto de arte separado que adiciona um toque especial. Assim, os nortistas não têm medo de recorrer a muitas alternativas de iluminação: luminárias de mesa, luminárias de piso, luminárias de parede e de teto, luminárias suspensas para terraços e decoração do território adjacente. As fontes de luz podem ser de diferentes formas e tamanhos, feitas de diferentes materiais.

Móveis e decoração

Provavelmente, você já adivinhou que a mobília no interior escandinavo é o mais prática possível e parece contida e lacônica. Mas essas não são as únicas características do mobiliário de tais instalações.

O fato é que o design escandinavo moderno combina perfeitamente elementos históricos e novidades absolutas. Assim, uma obra-prima de mobiliário vintage dos anos 50-60 pode caber em uma sala com igual sucesso. de um mercado de pulgas sueco e uma lâmpada de assoalho simples e moderna. Nem todo mundo é conhecedor de antiguidades de grife e está disposto a pagar uma quantia única por um guarda-roupa surrado.Alguém está tentando equipar uma pequena casa de campo agradável e alguém está tentando equipar uma casa de campo espaçosa.

Uma solução alternativa é a acessível empresa sueca Ikea, que mantém os cânones do minimalismo e da praticidade. Tudo, desde móveis grandes, itens para um arranjo completo de um banheiro ou cozinha, até os menores detalhes de tecidos e decoração, pode ser facilmente encontrado em milhões de amados suecos.

O principal é imaginar a imagem final do seu espaço único em sua cabeça, e então, como diz o ditado, “existe uma ideia - existe a Ikea”.

É o mobiliário que valoriza a mensagem originalmente incorporada no exterior da casa e na sua decoração interior. A mobília define os destaques, mantendo-se o mais simples possível. A pretensão não tem a ver com o estilo escandinavo. Não haverá dobras e detalhes desnecessários nas alças do gabinete, pelo contrário, máxima simplicidade e, claro, praticidade.

Freqüentemente, os móveis são feitos de tipos simples de madeira, como bétula, faia, pinho: cadeiras, mesas de centro, conjuntos de cozinha, guarda-roupas espaçosos ou sistemas de armazenamento convenientes na forma de prateleiras. Móveis de vime continuam a ser muito populares. Podem ser confortáveis ​​poltronas de vime amaciadas com mantas ou travesseiros, banquetas, elementos de vime em fones de ouvido de madeira, bem como caixas de piso, convenientes para arrumação.

Os sistemas de armazenamento e uma atitude reverente em relação a eles são, talvez, um ponto especial na mobília de um quarto. Os nortistas, verdadeiros conhecedores do minimalismo em tudo, também amam uma estrutura e uma organização claras, tanto na vida como nas tarefas domésticas.

A partir daqui, é possível perceber uma relação especial com os sistemas de armazenamento, a lógica de organização do espaço em manifestações externas, mas também dentro de certos armários ou salas de armazenamento. Nada mais - o lema dos escandinavos.

Um dos principais atributos do estilo escandinavo é a lareira. Nem sempre é prático, mas desempenha um papel importante na expressão do valor da tradição e traz uma nota especial de calor para o interior. As lareiras podem ser feitas de tijolo ou ferro fundido, bem como decoradas em estilo clássico ou moderno. O que exatamente será sua lareira depende totalmente do estilo geral da sala em que está localizada.

A decoração de tais espaços é expressa em acentos. Tudo o que tem uma utilidade prática serve de decoração, seja uma alcatifa no chão ou um candeeiro de estilo. Mesmo uma estante volumosa, complementada por velas e um pôster, é uma excelente solução de interior.

Têxtil

A frieza da natureza do norte da Escandinávia é mais do que compensada pela presença de uma variedade de tecidos. Ele cria um conforto adicional e enche a casa de calor.

Ao escolher os têxteis, também é melhor dar preferência aos tecidos naturais. A sala será perfeitamente complementada por um par de cobertores aconchegantes em tons pastel. As almofadas podem ser usadas não apenas como um acessório para o sofá, mas também como assentos separados no chão. Se você zonear condicionalmente o espaço de leitura, um par de travesseiros com ornamentos escandinavos complementará harmoniosamente esse canto.

Além disso, os têxteis são muito populares na configuração da mesa de jantar. Refeições em família compartilhadas são um valor e procedimento especial para os nortistas.

O termo dinamarquês “higge” nos encoraja a ouvir não apenas o que comemos, mas também como o fazemos. Qualquer prato na mesa não deve ser apenas saboroso, mas também servido primorosamente para transformar cada refeição em um pequeno ritual.

Lindas toalhas de mesa brancas como a neve, guardanapos decorados com discretos enfeites harmoniosos ajudarão no serviço. Você pode adicionar belos pratos, velas e uma mesa requintada de estilo escandinavo está pronta!

Opções de interiores

Se, depois de se familiarizar com as principais características distintivas de um interior escandinavo, ainda falta inspiração para planejar seu próprio recanto, aqui estão algumas idéias interessantes.

Aconchegante sala de estar branca cheia de luz.Vários tipos de iluminação, têxteis de pavimento multicamadas. O conforto especial do quarto é criado pelos detalhes que se complementam.

Ou minimalismo sofisticado, mas ainda assim a mesma plenitude de luz e o uso de materiais naturais.

Um quarto espaçoso para famílias ou para receber convidados. A lareira e os painéis de madeira conferem um calor especial ao espaço. Você também pode rastrear materiais naturais em tudo, desde móveis a têxteis.

Excelentes exemplos do fluxo harmonioso de uma zona para outra. A cozinha fica ao lado da sala de estar sem conflito. O quarto parece completo devido aos acentos de cor colocados corretamente. A brancura e simplicidade das paredes e móveis são complementadas por elementos em madeira, estofos luminosos de sofás, mas também por detalhes como cartazes e utensílios de cozinha, que neste caso têm mais do que uma função prática.

Como pode ver, o design escandinavo se encaixa harmoniosamente não só em qualquer área, mas também em qualquer tipo de quarto, exemplos de quartos de crianças são a prova disso.

Amigo do ambiente dos materiais, ternura dos tons pastéis, combinação de várias fontes de luz: o interior não parece muito infantil, mas, pelo contrário, transmite um sentido de estilo desde tenra idade.

Exemplos externos

A versão clássica do exterior da casa, desenhada no estilo escandinavo. Acabamento em azul e branco, linhas limpas, design lacônico.

A simplicidade e laconicismo escandinavos são perfeitos para os amantes do estilo clássico e moderno. Materiais naturais, combinação de cores contrastantes, forma rígida. Uma abundância de vegetação ajudará a adicionar conforto a essa casa: plantas de interior, um gramado bem cuidado, espaços verdes ao redor do prédio.

A decoração incomum de um telhado inclinado com paisagismo ajudará a tornar uma pequena casa aconchegante verdadeiramente original.

Para informações sobre como decorar o interior de um apartamento no estilo escandinavo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário