Variedades e características das bolas de vidro de Natal
Todo mês de dezembro, em quase todos os apartamentos do país, estão a todo vapor os preparativos para um dos feriados mais importantes - o Ano Novo. Compram-se presentes para parentes e amigos, prepara-se um cardápio para a mesa festiva e, o mais importante, enfeita-se uma árvore de Natal.
Eles decoram o "convidado" verde com brinquedos e guirlandas, penduram ouropel e "chuva" brilhante sobre ele, borrifam-no com neve artificial. No entanto, a decoração mais tradicional da árvore de ano novo é considerada uma variedade de bolas de vidro penduradas nos galhos.
História da aparência
Há muito tempo, os antigos celtas que viviam em um país chamado Bohemia (o nome desatualizado da República Tcheca) tinham o costume de sacrificar uma vez por ano aos seus deuses e espíritos. Isso foi feito para ganhar seu favor, para proteger a si mesmo e seus entes queridos de doenças, quebras de safra e desastres naturais. Naquela época, uma árvore sagrada não era considerada uma árvore, nem mesmo um pinheiro, mas uma macieira comum. Esta árvore era decorada principalmente com ofertas comestíveis: nozes, maçãs, ovos ou pão de mel. Cada tipo de iguaria era símbolo de um certo "bem", por exemplo, eram oferecidas nozes para desvendar os mistérios e doces - para abençoar a família.
Frutas e doces não ficavam apenas pendurados na macieira, eram pintados com tintas, embrulhados em papel e papel alumínio festivos. Durante as danças e danças festivas, esses "presentes" eram comidos pelos anfitriões e convidados, e as embalagens ficavam penduradas nos galhos. O deleite mais importante do feriado foi considerado as maçãs, que são responsáveis pela fertilidade e produtividade. Eles foram levados de volta em setembro e cuidadosamente armazenados até a geada. Foi essa fruta que se tornou o protótipo das primeiras bolas de Natal de vidro que adornam milhões de árvores de Natal em todo o mundo todos os anos.
De acordo com uma antiga lenda, em um dos anos de vacas magras da Boêmia, não havia maçãs suficientes para decorar a árvore sagrada. Então, os melhores sopradores de vidro se ofereceram para fazer sozinhos um substituto para as frutas suculentas. Eles fizeram contas multicoloridas do melhor vidro que muitos clientes gostaram.
Desde então, sua produção cresceu e começou a dar grandes lucros, a ideia foi apanhada primeiro na Europa e depois em todo o mundo. Uma das versões mais caras e de mais alta qualidade dessa decoração ainda é considerada bolas feitas à mão de vidro tcheco, e a palavra "boêmio" adquiriu o significado de "caro" e "elite".
Características de escolha
As bolas de Natal compradas não devem ser apenas bonitas, mas também de alta qualidade, pois este material frágil vai durar muito mais tempo.
Ao comprar, você deve prestar atenção a alguns aspectos importantes.
- Preço. Itens de vidro de qualidade podem não custar o mesmo que bolas de plástico. Você deve estar preparado para o fato de que decorar uma árvore de Natal com bolas de vidro clássicas pode resultar em uma quantidade decente.
- Perfil da loja. Você não deve comprar bolas de vidro em transições e de suas mãos. Além disso, em pequenas lojas perto da casa, também podem ser vendidas decorações para árvores de Natal de qualidade duvidosa. Os produtos da mais alta qualidade podem ser comprados diretamente do fabricante ou encomendados pelo mestre. No entanto, o preço desses produtos será muito mais alto.
- Aparência. Não deve haver lascas ou arranhões na bola. Deve ser pesado o suficiente, porque quanto mais denso o vidro, mais ele pesa.No entanto, um galho de abeto ou pinho natural e artificial não deve dobrar sob o peso de uma bola, caso contrário, ele simplesmente cairá e se quebrará. Antes de comprar, você pode levantar levemente o suporte de metal e ver como a borda superior da bola é processada. Em um produto de qualidade, o corte do vidro deve ser liso e polido.
- Lantejoulas. Você pode esfregar levemente a bola brilhante com os dedos para ver se todo o glitter e decorações estão firmemente aderidos a ela. Nada deve fazer barulho dentro dessa bola e, no caso de uma colisão leve com outro produto de vidro, ela deve soar levemente.
- Suspensão. Quanto maior e mais pesada a bola, mais e mais apertada deve ser a fita ou corda na qual ela está pendurada. É melhor que um suporte pré-fabricado esteja preso à bola, pois ao amarrar você mesmo existe um grande risco de cair e partir um brinquedo frágil.
- Pacote. Na caixa com um ou mais balões, o fabricante deve ser indicado com seu endereço e telefone. Deve também indicar o nome completo do produto e sua composição. Tudo deve ser escrito de forma que as informações possam ser facilmente lidas.
Armazenamento e uso
O vidro é um material bastante frágil, portanto, requer atenção especial durante o uso e armazenamento.
- Você precisa pendurar as bolas para que não toquem no chão, uma na outra e em outros móveis. O laço de linha ou fita deve ser colocado o mais fundo possível no galho para não escorregar ou cair. Não pendure dois ou três brinquedos em um galho, ele se dobrará com o peso e tudo se quebrará.
- Você não deve colocar a guirlanda muito perto da superfície das bolas, os bulbos nunca devem tocar sua superfície. Se a família tem animais de estimação grandes que não ficam em gaiolas, ou crianças pequenas, então vale a pena abrir mão dos brinquedos de vidro. Eles podem não só quebrar, mas também ferir uma criança ou cachorro. Se ainda quiser pendurar uma decoração cara, é melhor escolher um lugar para ela a uma altura alta, para que os pequenos hooligans não alcancem o brilho sedutor.
- Após as festas de fim de ano, as bolas de vidro devem ser limpas com pano seco e embrulhadas em jornais velhos ou papel. Os brinquedos de vidro devem ser dobrados em uma caixa densa de plástico ou papelão com um pano macio na parte inferior. É melhor guardar essa caixa em um local seco e escuro: em um armário ou despensa. O acesso aos brinquedos de vidro deve ser limitado a animais e crianças.
Além disso, você não deve colocar essa caixa no topo de uma torre de outras caixas, caso contrário, você pode deixá-la cair e encontrar apenas fragmentos em vez de bolas coloridas dentro.
Decoração faça você mesmo
Se as joias de vidro acabadas parecerem muito caras ou não forem originais o suficiente, você mesmo pode fazer usando vários padrões, contas e fitas. Para fazer isso, você precisará de bolas comuns transparentes ou de cor sólida, que são muito mais baratas do que as opções coloridas.
Você pode decorar artesanatos usando várias técnicas.
- Padrões de Paisley. Esses padrões são aplicados com pincéis e tintas acrílicas, além de tintas da mesma cor, mas em dois tons: claro e escuro. Você pode complementar essas bolas com uma fita de cor ou padrão adequado.
- Mensagens de parabéns. Bolas com os votos de "Amor", "Felicidade" ou "Boa Sorte" vão se tornar uma excelente decoração para a árvore de Natal. Você pode simplesmente escrever as frases, ou pode distribuí-las com brilhos, tendo previamente designado a palavra com cola e rolando a bola sobre o espalhamento dos brilhos.
- Coloração por dentro. Mesmo as escovas não são necessárias para essa coloração. Basta retirar o suporte de metal da bola, colocar um pouco de tinta nele e, colocando o suporte, rolar a bola em planos diferentes. Esse brinquedo ficará especialmente interessante se você derramar tintas de várias cores nele, que, quando misturadas, criarão padrões embaçados interessantes.
- Padrões e imagens. Com habilidades artísticas suficientes, você pode pintar quadros inteiros de Ano Novo com uma árvore de Natal, Papai Noel e vários animais no vidro. Aqueles que não possuem essas habilidades podem se limitar a desenhar várias estrelas ou flocos de neve. Para obter um padrão mais uniforme, você pode usar pequenos estênceis feitos de papel fino comum.
- Com decoração colada. Os brinquedos podem ser colados com strass e miçangas, fitas multicoloridas e flores artificiais. Faça partes volumosas de argila do polímero sobre elas e até mesmo cole-as com fita adesiva decorativa. Bolas de Natal com tema marinho, decoradas com areia e conchas, ficarão originais.
- Com lantejoulas. Qualquer padrão pode ser desenhado na bola primeiro com cola e, em seguida, enrolado ou polvilhado em cima com purpurina comum. Grandes brilhos de biscoitos de Natal e pequenos grãos de areia para design de unhas ou maquiagem são perfeitos.
Estas bolas não servirão apenas de decoração para a árvore de Natal. Este produto artesanal será um excelente presente para amigos e colegas como um presente independente ou como complemento de um cesto de cosméticos ou doces. E pintar esses balões levará toda a família, dos avós aos filhos, por várias noites familiares calorosas que ficarão na memória por muito tempo.
No próximo vídeo, você encontrará uma master class sobre decoração de uma bola de vidro usando a técnica de decoupage de Irina Kozhukhova.
O comentário foi enviado com sucesso.