Esculturas de gesso
A bela decoração é parte integrante de um interior aconchegante. Todos os tipos de armações, tecidos, livros, caixas - tudo isso torna o design mais confortável e agradável. No entanto, você pode decorar o interior não só com a ajuda de produtos adquiridos. Em nossa época, a criatividade é incrivelmente popular, então o artesanato feito à mão não será menos valioso. Uma das opções para esses produtos serão as estatuetas de gesso.
Peculiaridades
Esculturas de gesso começaram a ser feitas em tempos pré-históricos. As estátuas de gesso eram especialmente populares na Grécia antiga. Feito com este material e estuque, baixos-relevos que adornam os pórticos dos templos. Decorações de gesso também foram observadas em países europeus: França, Itália, Alemanha. Anos depois, a moda desse material chegou à URSS. Principalmente no espaço soviético, foram feitas estatuetas e artesanatos dos seguintes tipos:
- esculturas representando crianças, incluindo pioneiros;
- bustos de grandes poetas e escritores de prosa russos;
- bustos de líderes, revolucionários, chefes de estado (a escultura de Lenin é especialmente popular);
- estatuetas de animais - elefantes, macacos, cães, etc.
Não é por acaso que o gesso tem mantido um padrão tão elevado no mundo da criatividade por tantos anos. Aqui estão alguns de seus principais recursos:
- o material é ecologicamente correto e seguro, até crianças pequenas podem trabalhar com ele;
- o gesso é muito maleável no trabalho, então você pode criar exatamente a figura que você originalmente concebeu;
- o material é muito durável e não tem medo dos caprichos do tempo - lembre-se da moldagem de estuque de gesso, que tem se mantido em muitos edifícios por várias centenas de anos;
- esculturas de gesso são à prova de fogo - este material não queima e não espalha chamas ao seu redor.
Existe apenas uma desvantagem de tal material: ele tem medo de tensões mecânicas. Se você deixar cair a estatueta, ela certamente se quebrará. Podem ser colados, mas, claro, não será a mesma figura ideal.
Tipos e escopo de sua aplicação
Hoje existem vários tipos de gesso, e nem todos são adequados para a criação de estatuetas e esculturas. Assim, o material de construção é utilizado para trabalhos de reparação e acabamento em interiores. Você também pode fazer estatuetas com ele, mas serão menos duráveis e suscetíveis à umidade. A versão de alta resistência é usada tanto na construção quanto na medicina, a de polímero é usada para fazer moldes de gesso. Na criatividade, eles usam principalmente gesso escultórico (moldagem), acrílico e poliuretano.
Esculturas de gesso instaladas em uma casa ou apartamento indicam imediatamente que o proprietário do local tem bom gosto. Os bustos são usados principalmente em residências e existem em vários tipos.
-
Cavalete. São bustos clássicos que retratam pessoas diferentes, não necessariamente famosas. Por exemplo, modelos na forma de deusas gregas, meninas e meninas esguias são muito populares. Existem também versões masculinas de bustos, e aqui também as soluções gregas estão se tornando as mais populares. O tamanho do busto pode corresponder ao tamanho real de uma pessoa ou ser reduzido.
- Pequena. São pequenos bustos que cabem facilmente em qualquer escrivaninha ou prateleira. São produtos de câmara, produzidos individualmente por encomenda ou em circulação.
- Gênero. Esses bustos devem necessariamente corresponder a qualquer estilo: mitologia, história, alegoria. A imagem corresponde claramente ao retrato da figura da qual a escultura foi "apagada".Algumas interpretações artísticas também são possíveis.
Separadamente, deve-se observar e este tipo de bustos, como monumentais. Esses bustos retratam pessoas famosas do passado: grandes poetas, governantes, cientistas. Freqüentemente, essas soluções fazem parte de uma grande composição arquitetônica. Os próprios modelos também são ampliados. Os bustos monumentais costumam ser decorados com galerias, museus, exposições de arte moderna e antiga, palácios e castelos.
Em casa, esses modelos quase nunca são encontrados.
Além dos bustos, as estatuetas costumam ser usadas no interior do apartamento. Animais, criaturas fantásticas, anjos, imagens de vários deuses de diferentes culturas são lindos. Uma estátua em tamanho real pode ser instalada em uma casa grande de estilo clássico. Na maioria das vezes, os proprietários escolhem as seguintes opções:
- meninas com frutas, uma jarra;
- animais que se distinguem pela força - leões, tigres;
- criaturas fantásticas - quimeras, manticores, colossos;
- Heróis e deuses gregos;
- anjos.
Em interiores modernos, também são encontradas estátuas de gesso, mas com menos frequência. Trata-se principalmente de modelos feitos sob medida. Eles podem ser decorados em estilos minimalistas, urbanos e futuristas. Tudo depende apenas da imaginação do proprietário.
As estatuetas de gesso encontraram seu uso não apenas dentro de casa, mas também na área local. Por exemplo, gnomos de jardim são muito populares. Esses produtos têm cores brilhantes e designs atraentes. Além disso, as estatuetas de gesso são frequentemente colocadas no jardim, representando:
- cogumelos;
- rãs;
- cisnes e outras aves;
- lebres e coelhos;
- cães.
Os heróis dos contos de fadas russos também são muito populares: Chapeuzinho Vermelho, Lobo Cinzento, Kolobok e outros.
Manufatura
Uma estatueta de gesso pode ser comprada em uma loja especializada, ou você pode encomendá-la de um mestre se quiser algo único e individual. No entanto, uma solução mais interessante e divertida seria fazer você mesmo. Isso é bastante viável em casa, e o processo em si estará ao alcance de adultos e crianças. Vamos considerar a tecnologia para criar figuras com mais detalhes.
- Compra de material. A primeira coisa a fazer é comprar o próprio pó de gesso. É vendido em lojas de ferragens e também em departamentos de arte. Recomenda-se levar o material com uma margem, pois na primeira vez pode não conseguir fazer tudo certo.
- A escolha do formulário. Uma grande variedade de moldes para fazer estatuetas de gesso pode ser encontrada nas lojas de arte. Uma boa solução seria usar moldes de silicone para cozinhar: hoje podem ser encontrados até em grandes supermercados. Se você não gosta de nada, pode fazer o formulário sozinho. Como alternativa, você pode removê-lo de qualquer item que desejar. Pegue um objeto, por exemplo, uma estatueta, envolva-o com filme plástico. Em seguida, cubra o produto com uma camada de argila e espere até secar. Decorrido o tempo necessário, corte o molde e retire o objeto dele. Agora você pode começar a preparar a forma para preenchimento.
- Preparação do formulário. Esta etapa não pode ser ignorada, caso contrário, você simplesmente não será capaz de puxar o produto acabado para fora do molde. O processo não vai causar dificuldades para ninguém: para preparar o molde, basta untar. Qualquer óleo vegetal serve, assim como a vaselina. Especialmente com cuidado, é necessário revestir pequenos detalhes. Aqueles que fazem esculturas de gesso há vários anos oferecem sua própria versão de lubrificação. Para ela, é necessário levar 2 partes de sabonete líquido ou sabão em pó ralado, 7 partes de água pura, além de 1 parte de óleo de girassol. Os ingredientes são bem misturados.
- Trabalhar com gesso. Depois de todo o trabalho preparatório, comece a preparar a solução. Importante: deve-se colocar o pó na água, e não vice-versa, caso contrário o gesso começará a formar grumos. A proporção mais comum é uma parte de água para uma parte e meia de gesso.Mas lembre-se de que existem diferentes marcas de gesso, então as proporções podem variar. Normalmente, as instruções detalhadas são fornecidas pelo fabricante. Para que o produto acabado seja mais durável, a cola PVA pode ser adicionada à água. Em média, 50 ml de cola são usados para 500 ml de líquido.
A solução de gesso correta terá a consistência de creme azedo espesso.
- Verter e secar. Depois de preparada a solução, espere alguns minutos e depois misture bem novamente. Despeje a composição em moldes e espere o material endurecer. Nesse caso, a temperatura do ar deve ser de 16 a 25 graus. As estatuetas endurecidas podem ser removidas e inspecionadas. Pequenos erros e rugosidade podem ser removidos rapidamente com uma esponja úmida. Em seguida, os produtos são encaminhados para a secagem final. Depois disso, você deve preparar a figura para a pintura. Para isso, é coberto com uma cartilha especial, que pode ser adquirida na mesma loja de ferragens ou de criação. Os modelos de rua são cobertos adicionalmente com uma camada de óleo de linhaça.
- Decoração. Esta é a parte mais interessante do processo de confecção de estatuetas de gesso. Os modelos destinados ao uso doméstico podem ser pintados com quaisquer tintas convenientes. Depois que as tintas secam, elas são cobertas com um verniz transparente. Se desejar, você pode decorar o artesanato com outros elementos decorativos: seixos, miçangas, fitas.
As estatuetas para exteriores devem ser pintadas com as tintas mais duráveis, capazes de resistir aos efeitos nocivos do sol e da água.
Cuidado
Para que os produtos de gesso acabados durem o máximo possível, eles precisam ser bem cuidados. Portanto, é recomendável limpar regularmente a poeira das estatuetas de casa. Isso pode ser feito com um pano macio ou uma escova especial. Você não pode lavar as estatuetas. Se notar uma mancha no artesanato, tente removê-la com um cotonete levemente umedecido com removedor de esmalte (deve conter acetona). E também o líquido de lavar louça é freqüentemente usado para remover manchas. Despeje um pouco em uma esponja e esfregue a mancha.
Existe outra boa opção de limpeza do produto, mas só é adequada para modelos de branco puro. Despeje 900 ml de água pura em uma panela e leve para ferver. Paralelamente, eles coletam meio copo de água fria e colocam 5 colheres de sopa de amido ali. A composição resultante é lentamente derramada em água fervente, mexendo constantemente. Você deve obter uma consistência de gelatina. A solução é resfriada a 45 graus e, em seguida, uma camada fina é aplicada ao produto. Quando a pasta endurece, ela começa a cair, levando consigo a sujeira. A última etapa do trabalho é a limpeza com um pano macio.
Quanto às figuras de gesso de jardim, também existem várias regras:
- remova a poeira das figuras de vez em quando;
- não coloque estatuetas em locais onde a umidade se acumula (a melhor opção são travesseiros de pedra e entulho, tocos);
- não deixe esculturas do lado de fora no inverno, leve-as para uma sala seca;
- cubra os produtos com uma nova camada de verniz anualmente;
- tingir as figuras, se necessário;
- se encontrar rachaduras ou danos, restaure o modelo você mesmo ou consulte um profissional.
Para obter informações sobre como fazer uma estatueta decorativa de gesso com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.