Guirlanda retro: como fazer e instalar?
O Ano Novo evoca uma variedade de associações. Mas árvores de natal e pratos típicos, personagens e enredos conhecidos não esgotam todo o clima do feriado. Para decorar as instalações para o Ano Novo e outras comemorações, muitas pessoas tentam usar guirlandas.
Peculiaridades
Esses produtos são prontamente fornecidos pela indústria moderna. Mas o efeito externo nem sempre satisfaz as necessidades dos consumidores. Em alguns casos, o uso de guirlandas retrô, que podem ser feitas até artesanalmente, traz resultados muito bons. Antes de tal trabalho, é muito importante se preparar adequadamente, para selecionar idéias de design adequadas. Encontrar desenhos adequados, fotografias é muito fácil.
Existem algumas coisas em que pensar:
- se será possível encaixar o produto no ambiente;
- se será possível concretizar a ideia com os componentes disponíveis;
- quanto isso custa.
Opção popular
Os bulbos guirlandas de Edison permitem que você crie uma composição incomumente interessante. Eles se encaixam bem mesmo em interiores muito modernos e parecem muito mais originais do que muitos dos designs mais recentes. A aparência lembra mais as lâmpadas incandescentes (sim, as mesmas que eram usadas há muito tempo). Dependendo da intenção dos projetistas, as lâmpadas podem ou não ser equipadas com abajures.
Independentemente de haver um abajur ou não, o apelo externo não é enfraquecido. O fio de tungstênio é grande em tamanho e é a ele que se associam características estéticas aumentadas. É importante ressaltar que as lâmpadas não contêm mercúrio tóxico e, a este respeito, são melhores do que designs que economizam energia. Os consumidores estão satisfeitos com o fato de que o espectro de cores da radiação coincide completamente com o espectro da luz solar.
Existem vários pontos fracos:
- alto custo;
- curta duração da operação;
- consumo de corrente significativo;
- forte aquecimento do revestimento externo do frasco (risco de queimaduras e incêndios).
Como fazer: instruções passo a passo
Guirlandas de rua baseadas em lâmpadas retrô podem embelezar a casa e o jardim. Todo o trabalho é fácil de fazer com as próprias mãos.
Os detalhes básicos para os mestres serão:
- cartuchos;
- fiação;
- lâmpadas;
- plugue;
- Obscuro.
Todos esses elementos estão presentes em qualquer configuração que você criar, independentemente das decisões técnicas e de design tomadas. Caso contrário, o escopo para a imaginação humana é praticamente ilimitado. Desde o início, você deve pensar sobre a distância que as lâmpadas serão colocadas umas das outras. É importante lembrar que após a finalização de todo o trabalho, eles ficarão um pouco mais próximos. Recomenda-se separar os pontos de iluminação em 650-700 mm, embora a distância possa variar dependendo do conceito do projeto e da tarefa específica.
Além disso, ao preparar uma guirlanda para a casa ou para a rua, o arame é dobrado ao meio e suas bordas são enroladas com fita isolante. É azul ou preto - realmente não importa, exceto por considerações estéticas. Em seguida, eles pegam uma pinça e mordem a tampa da capa, tentando expor a veia condutora. Se um alicate especial não estiver disponível, uma faca pode ser usada para quebrar o isolamento. Quando esse trabalho estiver concluído, é a vez da instalação dos cartuchos.
Usando um prego comum, torça as alças de onde a camada isolante foi removida. Não se esqueça, é claro, que neste momento a estrutura deve ser desenergizada. Um par de condutores é inserido na popa do cartucho.O parafuso é fixado somente após a conexão dos elementos com contatos elétricos. Neste caso, certifique-se de que a porca não sai nem um pouco.
Seleção de lâmpadas Edison
Esses designs podem diferir significativamente uns dos outros. Eles podem ser instalados em luminárias em vez de fontes de luz convencionais. Mas, neste caso, você terá que verificar como eles se combinam técnica e esteticamente. Outra consideração: combinar o estilo da sala ou a fachada da casa. Se a decoração tem um espírito clássico, uma boa forma de enfatizar isso é escolher produtos complementados por cordões decorativos.
Para a rua e salas úmidas, lâmpadas Edison abertas não são adequadas. Eles podem parecer muito elegantes, mas você não deve se esquecer das considerações de segurança. Em seguida, você precisa se concentrar na iluminação geral de um lugar particular, para que não seja excessivamente escuro e um efeito deslumbrante não seja criado. Tal como acontece com outros produtos, a seleção por fabricante é importante. Nem todas as empresas oferecem produtos de qualidade igualmente alta - você precisa prestar atenção às avaliações e à duração de sua presença no mercado.
Recomendações adicionais
Artesãos experientes aconselham o uso de:
- fios da série PV com muitos núcleos;
- Caixas caseiras para decorar dimmers;
- cartuchos de carbólito;
- lâmpadas esféricas congeladas com uma potência de 25-40 watts.
Para o trabalho, você pode precisar de ferros de solda e acessórios para eles, marcadores, furadeiras elétricas. É melhor tirar o fio com uma certa margem, a reserva deve ser deixada para a potência do dimmer. O marcador é usado para marcar os limites e conexões desejados em um fio de dobra dupla. Todos os locais onde os contatos são fixados devem ser fixados com firmeza, mas sem carga excessiva. As lâmpadas são conectadas em paralelo para que o mau funcionamento de uma não atrapalhe o funcionamento do resto da guirlanda.
Opção incomum
Em vez de ser alimentado pela rede elétrica, às vezes você precisa fazer uma guirlanda com baterias. Nesse caso, mesmo uma queda repentina de energia não será uma surpresa desagradável. Baterias de lítio são comumente usadas. A tensão recomendada é de 3 V (não é mais necessária). Os diodos são fixados às baterias com cola epóxi.
Desenhos semelhantes podem ser usados para uma varanda ou pendurados em um arco, bem como em outro elemento decorativo no jardim. Normalmente, o ânodo é ligado ao pólo positivo e o cátodo, respectivamente, à parte negativa da bateria. Após a fixação da cola, é necessário fortalecer a conexão envolvendo-a com fita adesiva. Recomenda-se o uso de 10 a 20 lâmpadas nessa guirlanda. Se houver menos deles, não haverá efeito estético. Se for mais, a complexidade do trabalho aumentará injustificadamente.
Por fim, vale a pena falar sobre as regras básicas de segurança no uso de guirlandas caseiras:
- não os coloque onde, pelo menos, respingos de água periodicamente ocorrerão;
- é necessário compreender claramente a diferença entre os elementos decorativos para casa e para exterior, tanto ao conceber como ao pendurar;
- você não pode montar guirlandas nos corredores e em lugares onde a água pode derramar sobre eles, a neve pode cair;
- é inaceitável instalar tais estruturas perto do solo ou muito baixas, pois é fácil agarrar ou quebrar;
- cada guirlanda deve ser conectada a uma saída estritamente isolada;
- Antes de conectar, é necessário verificar a operacionalidade das tomadas, lâmpadas decorativas e isolamento.
Para saber como fazer rapidamente uma guirlanda retrô, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.