Tudo sobre porta-retratos
Em conjunto com uma imagem e uma moldura, é claro, a imagem domina. Mas depende do quadro o quão bem-sucedida é a apresentação da imagem e quão harmoniosamente ela se integra ao espaço circundante.
O que é isso?
Em uma das tumbas egípcias, os arqueólogos encontraram um retrato sepulcral feito na técnica encáustica que data do século 2 aC. Estava firmemente conectado a uma moldura de madeira. Somente em 1424 o artista italiano Fabriano imaginou fazer molduras separadas das telas (removíveis). Desde então, este assunto passou por muitas mudanças.
A história das baguetes com moldura percorreu um longo caminho, desde a moldura elaborada das telas renascentistas até a variedade de produtos do século 21, caracterizada por uma grande seleção de estilos e materiais modernos.
Os artesãos da moldura deram a cada elemento da moldura seu próprio nome.
- Barra de quadros. Pranchas compridas com decoração parcial, preparadas para trabalhos no futuro enquadramento da tela.
- Perfil do quadro. A parte de base, especificada pelo tamanho e forma, com base na qual todo o produto será formado.
- Dobrar. Um pequeno recuo no qual a tela é instalada.
- Alívio de plástico. Parte frontal da moldura em relevo decorativo.
- Faceta. Uma saliência fina que forma a linha entre a moldura e a pintura. Às vezes, uma faceta não está conectada com uma imagem, mas com um tapete.
Hoje, as molduras são feitas de baguetes, que são pranchas usinadas de vários tamanhos. A sobreposição de relevo dá-lhes integridade. As baguetes podem ser adquiridas em uma loja especializada sem pintura ou cobertas com uma camada de tinta e verniz e, a partir delas, montar independentemente uma moldura do tamanho necessário. A moldura finalizada é mais difícil de corresponder ao tamanho da tela. Nas lojas que vendem pinturas, as telas são adquiridas já emolduradas.
Um produto para inserir imagens pode ser composto por vários elementos: vidro, tapete, base de montagem, cenário e a própria moldura. Para pinturas pintadas em tela, existe uma maca na qual a tela é esticada. Posteriormente, a baguete é formada em torno da obra do autor.
Visão geral da espécie
Durante séculos, os porta-retratos foram feitos de madeira e decorados com entalhes ou molduras de estuque. Hoje, os produtos são apresentados em uma variedade de materiais modernos. As molduras feitas na fábrica, assim como nas oficinas de baguetes, diferem em tamanho, forma, decoração e direção do relevo. Considere as variedades de produtos de moldura que diferem entre si na forma.
Retangular
Este formato é um dos produtos mais populares, pois é adequado para qualquer pintura - paisagem, retrato, marina. Os produtos retangulares podem ser apresentados em diferentes materiais e estilos, desde o minimalismo lacônico até opções de decoração sofisticadas.
Quadrado
O formato do quadrado no negócio de molduras não é popular, uma vez que nem todas as composições da imagem são adequadas e não são muito procuradas. Em tal quadro, você pode colocar um atrito, natureza-morta, abstração.
Volta
As molduras graciosas e volumosas, feitas ao longo da linha do círculo, são chamadas de rondo, e as pinturas nelas colocadas são chamadas de tondo. Eles não são usados com frequência, mas é nesse formato que a pintura parece incomum. Por exemplo, a paisagem "quebra" a perspectiva e, por assim dizer, embrulha a imagem, da qual adquire um encanto especial.
Os retratos nas molduras do rondo são verificados geometricamente, para que tenham uma aparência harmoniosa.
Elíptico
Telas de elipse, como tondo, violam a percepção usual da imagem. Até o século XX, esse formato era frequentemente usado em pinturas com viés religioso e na criação de retratos seculares. Hoje, as reproduções em cores estampadas são apresentadas em uma moldura oval.
A direção do relevo na moldura pode tornar a imagem mais profunda, enfatizar um estilo moderno ou adicionar escala às imagens panorâmicas. Os mestres da baguete distinguem três tipos de orientação de relevo.
- Clássico. Esse tipo de produto é considerado o mais comum. O relevo sobre eles desce da borda externa da moldura para a imagem, é, por assim dizer, chanfrado em direção à tela. Ainda no século XVII, percebeu-se que a moldura, com as bordas descendo em direção à imagem, permite que o olhar deslize para baixo e focalize a tela. Por mais de três séculos, a maioria das telas contém exatamente essa moldura, que já se tornou clássica. Se você precisa atingir a profundidade da imagem, escolha versões escuras dos produtos.
- Voltar. Muitas vezes não é possível encontrar quadros com a direção oposta do relevo, quando a parte mais grossa da baguete está localizada perto da imagem, e a parte mais fina desce para o espaço sideral. Essa estrutura do produto da moldura, por assim dizer, espreme a imagem para fora, dissolve-a além de suas bordas. Um perfil baguete com relevo reverso é adequado para telas panorâmicas com uma rica imagem de pessoas, casas, ruas, com cenas de batalha em grande escala ou o mar sem fim, prados, florestas. A propósito, também é bom para superfícies espelhadas.
- Plano. As estruturas planas não têm orientação direcional. Eles podem ser simples ou decorativos, mas devem estar no mesmo plano. Eles são frequentemente usados para decorar telas de pintura moderna, aquarelas delicadas, quase transparentes, retratos criados com impressão de fotos sobre tela.
Molduras planas não chamam atenção para si mesmas, deixando isso para a própria pintura. Eles se harmonizam bem com os interiores modernos, incorporando discretamente a tela ao ambiente circundante.
Materiais (editar)
As armações usadas em interiores modernos não se limitam ao material de madeira. Hoje você pode encontrar pinturas em metal, gesso, plástico, vidro, molduras de espelho.
Os artesãos podem colocar uma imagem em molduras montadas com material natural, ou feitas usando várias técnicas - patchwork, decoupage, macramé. Molduras forjadas, de bambu, de couro, bem como produtos decorados com estuque, talha e mosaicos são de particular beleza. Abordaremos alguns tipos de materiais com mais detalhes.
Madeira
Durante séculos, a madeira foi o único material possível para a fabricação de molduras. E hoje a maioria das telas não pode prescindir disso. Interiores históricos, étnicos, ecológicos e rústicos se combinam com telas decoradas em madeira.
Cortes naturais com um belo padrão, textura e cor muitas vezes não precisam de decoração adicional, basta protegê-los com uma fina camada de tinta ou verniz. Mas, para algumas pinturas, as baguetes são decoradas com entalhes, molduras de estuque, apliques, mosaico, cobertas com couro, rendas.
A madeira se adapta bem ao tingimento, molduras modernas são produzidas a partir dela em uma grande paleta de cores. Além disso, várias técnicas são utilizadas para o arquivamento eficaz de baguetes, por exemplo, uma árvore pode ser envelhecida artificialmente, dar-lhe o aspecto de pedra, camurça, metal oxidado. Às vezes, as molduras entalhadas são decoradas com douramento, aplicando-se apenas na parte superior das ondulações. Em combinação com a rica cor escura da madeira natural, são obtidas ricas molduras para telas caras.
Metal
Moldura de alumínio leve, mas durável, coberta com tinta brilhante ou fosca, é freqüentemente usada para decorar paredes em estilos pop art, loft, alta tecnologia, minimalismo e vanguarda. As molduras são adequadas para pinturas, gráficos, pôsteres e fotografias modernos.
Plástico
Material moderno, muito leve e barato. As baguetes são feitas em formato multiestágio com uma bela ondulação, em uma rica gama de cores. Exteriormente, é difícil distingui-los dos produtos de madeira. Para a coloração, douramento e prata são usados. O plástico não é adequado para pinturas caras, bem como grandes.
Copo
Na maioria das vezes, desenhos claros, gráficos e aquarelas são cobertos com vidro. Mas às vezes as molduras são totalmente feitas de vidro, fixando-as na parede com parafusos especiais. Os produtos são adequados para interiores em que se tenha como base a leveza, a leveza e a amplitude. A decoração transparente de obras de arte também pode ser usada no estilo minimalista de fusão.
Dimensões (editar)
A moldura da imagem contém dimensões internas e externas. O comprimento e a largura da tela correspondem aos parâmetros internos do design. Externo pode ter qualquer significado digital, tudo depende da largura da baguete. Para integrar perfeitamente a imagem na moldura, é necessário medir com precisão a tela. A parte rebaixada da moldura deve corresponder a eles. Se tudo for calculado corretamente, não há ameaça de queda na tela.
O tamanho externo da moldura é determinado pela largura da baguete. É selecionado levando em consideração os seguintes fatores:
- temas e técnicas da tela artística;
- seu tamanho;
- a escala da sala;
- necessidades de design de interiores.
No primeiro caso, considera-se a própria imagem e a escolha das tintas envolvidas na obra. Por exemplo, para aquarelas delicadas, você precisa de um tapete. Um retrato pintado a óleo pode ser decorado com uma moldura com moldura de estuque, feita em uma moldura grande. Ao escolher as dimensões da moldura, os parâmetros da tela são levados em consideração. Quanto maior for, mais larga será a moldura necessária. Telas pequenas a médias podem ter molduras estreitas. A exceção é um trabalho muito pequeno. Por exemplo, uma gravura em miniatura se perderá no espaço da parede se não for decorada com uma baguete larga.
O volume da sala afeta a escolha das pinturas. Uma grande obra, decorada com uma ampla baguete, vai se concentrar em si mesma e tornar uma pequena sala bastante insignificante. E, ao contrário, em uma sala espaçosa, ninguém notará pequenas telas com molduras estreitas. As dimensões do quadro também dependem das tarefas de design. Em interiores urbanos modernos, são escolhidos produtos sem enfeites de metal, vidro ou madeira. São estreitos ou médios. Barroco, classicismo e outros designs históricos precisam de grandes molduras decoradas.
Deve-se ter em mente que uma baguete de imagem ampla projeta uma sombra. O local certo para a foto, levando em consideração a iluminação, ajudará a corrigir os parâmetros atípicos do ambiente.
Opções de design
A moldura serve como uma função de divisão entre a tela e a parede. Uma moldura bem escolhida integra harmoniosamente a imagem no design de interiores. Além de entrar no estilo, a tarefa da moldura é a apresentação mais lucrativa da tela do autor. A beleza de uma baguete não deve ofuscar o trabalho do artista. Uma adição correta e discreta ajudará o quadro a se desdobrar.
Uma moldura escura dará profundidade à imagem, o branco e o preto enfatizarão o estilo, a presença de ouro arrastando indicará a riqueza da casa. O trabalho feito em cores escuras pode ser favoravelmente batido pela iluminação escondida atrás da baguete.
A cor desempenha um grande papel no design de interiores. Isso pode ser visto com exemplos.
- A sala, que é dominada por tons azulados e linhas finas de móveis, parece harmoniosamente com telas que têm sofisticadas molduras azuis. Eles revelam totalmente a extravagância do meio ambiente.
- Paredes cinzentas inexpressivas ganharão vida e parecerão inundadas de luz solar se forem decoradas com baguetes amarelas. Esta é uma das raras ocasiões em que os próprios quadros são importantes. A imagem para eles é selecionada em preto e branco, o que permite que você preserve totalmente o destaque do design.
- Molduras de diferentes tons, formas e tamanhos, montadas em uma parede, podem parecer insípidas para alguém. Mas há pessoas para quem essa combinação de decoração é extraordinária e criativa.
Às vezes, as molduras de interiores têm vida própria. As fotos não são colocadas nelas, elas são auto-suficientes e belas em si mesmas, contrastando com as cores ricas da parede. A decoração de parede Massena, dobrada em molduras de tamanhos diferentes em um único retângulo, é uma plataforma conveniente para o preenchimento de gráficos, desenhos leves ou fotografias.
As armações são essenciais para apoiar interiores estilizados. É impossível cometer um erro aqui, caso contrário, a percepção harmoniosa do ambiente entrará em colapso. Cada direção de design requer um quadro específico.
- Um loft precisa de uma estrutura simples e brutal. O conteúdo das armações desgastadas, mas resistentes, é incomum e rude. Neste caso, um modelo real de bicicleta é sobreposto na imagem.
- Moderno foi criado em oposição ao classicismo. Formas geométricas regulares e simetria nítida são inaceitáveis para ele. Molduras para pinturas e espelhos têm contornos aparentemente suaves e caóticos. As telas da moda moderna, encerradas em molduras retangulares, são dispostas assimetricamente em um plano (arte moderna).
- Para interiores Provença escolha aquarelas delicadas em molduras de tons pastel. Molduras antigas, mas não pomposas, são especialmente apreciadas.
- Direção barrocapelo contrário, ele prefere produtos esculpidos, estuque com relevo variegado sobre o tema floricultura. O estilo é caracterizado pelo uso de douramento e um grande número de pequenos detalhes.
- Em design de chalé e em outras áreas rurais, são utilizadas molduras simples de madeira. Ou grandes pinturas são colocadas nas paredes em macas, nem um pouco decoradas com uma baguete.
- Fotos, pôsteres, pôsteres no estilo da pop art são enquadrados em molduras finas que encerram uma imagem multicolorida brilhante em um contorno preto. Para o preenchimento de desenhos menores, é utilizada uma esteira.
- Classicismo luxo contido, formas regulares, harmonia e beleza são características. As molduras das pinturas são decoradas com bom gosto, mas longe do chique acentuado do estilo barroco e império.
Acessórios
Para montar um porta-retrato e fixá-lo na parede, você precisará de acessórios especiais. A indústria faz montagens padrão, mas diferentes acessórios devem ser escolhidos para itens grandes e pesados e armações leves. Por exemplo, uma tela pode ser fixada em uma maca com um grampeador de móveis. Quadros pesados precisarão de fechos mais fortes do que quadros gráficos em miniatura.
Os elementos de conexão da moldura, os fechos de tela, os fechos de parede são posicionados de forma a passar despercebidos durante o exame externo do quadro pendurado na parede. Quando você olha uma tela toda harmoniosa, você nem pensa em fixar os elementos, e muitos deles são produzidos.
Oferecemos uma descrição dos acessórios mais solicitados.
- Photoanders são usados para fixar um padrão de luz na moldura.
- Setas flexíveis. Com a ajuda deles, um desenho, foto ou cenário é fixado em pequenas molduras. Para o projeto em massa de produtos, as flechas podem ser formadas em um pacote de 250 peças e marteladas com uma pistola.
- A dobradiça é necessária para quadros com perna dobrável, fornece um ângulo de abertura de até 30 graus. O loop é instalado em produtos de papelão e fibra de vidro.
- O cenário é projetado para pequenas armações de MDF com espessura de 2 mm.
- O vidro com uma espessura de 2-3 mm é feito para pequenos produtos padrão.
- Cabo de aço trançado. Não é um móvel grosso, mas durável, é usado para pendurar quadros de diferentes pesos. Fixado em acoplamentos de quadro.
- Manga de fixação em liga de alumínio. Com sua ajuda, um laço é formado a partir do cabo.
- Suspensão por engrenagem. Martelado na superfície posterior do cenário ou moldura. Com a ajuda deste elemento, é conveniente ajustar a posição correta da imagem na parede.
- Gancho com quatro pinos afiados, fácil de cravar na parede. Utilizado para pendurar tecidos em armações.
Como escolher uma moldura?
Em primeiro lugar, a moldura é selecionada para o trabalho do artista, e não para o interior. O design da sala pode ser alterado com o tempo, mas a tela permanecerá inalterada. Mas você também não deve ignorar completamente o estilo ao redor. Por exemplo, uma moldura rica e sofisticada do passado trará desarmonia para um interior minimalista. Ao decidir decorar a parede com um quadro, é necessário levar em consideração algumas regras.
- O valor artístico da baguete não deve exceder o da tela. Uma reprodução estampada não é decorada com um produto entalhado à mão. Ao mesmo tempo, uma tela antiga em uma moldura de plástico também parece deslocada.
- Para decorar uma sala, uma pintura é escolhida, não sua moldura. Portanto, a tarefa do quadro é apresentar a imagem com o máximo de sucesso possível, sem chamar a atenção para si mesma.
- Na hora de escolher um quadro e uma baguete para decorar um ambiente, são levados em consideração os parâmetros de equilíbrio da tela, moldura e ambiente.
- Você pode preencher o espaço vazio de uma sala laconicamente mobiliada com uma colagem tridimensional angular composta de molduras ou uma imagem dupla com uma perspectiva recuada. O volume adquirido adicionará conforto ao espaço vazio.
- Ao organizar uma tela no interior, deve-se lembrar que molduras claras a apresentam para visualização, e molduras escuras conduzem mais fundo na imagem, criando a riqueza do momento.
- Para interiores modernos, é melhor escolher produtos simples e austeros.
- Natureza morta e paisagens são bem apresentadas com baguetes de estilo clássico.
- A paleta de cores do quadro não deve se mesclar com a imagem. Se houver necessidade de uma solução monocromática, você deve usar um tapete contrastante.
Quaisquer que sejam as molduras que você escolher, levando em consideração as pinturas e estilos de interiores, você deve se lembrar de verificá-las quanto à qualidade. Somente uma moldura perfeita pode ser uma decoração digna tanto para a tela quanto para as paredes.
Belos exemplos
Às vezes, os frames são tão incomuns e bons que podem competir com obras reais de autoria. Oferecemos a você que se familiarize com uma seleção de exemplos incríveis de produtos para quadros.
- Molduras de Darryl Cox representam uma transição bizarra de material natural para o produto de mãos humanas, ou vice-versa (depende da imaginação).
- Moldura dupla artesanal, feito de tábuas e barbante comuns.
- Produtos feitos à mão a partir de cortes de ramos.
- Para fotos de viagens, para fotos com tema marinho, costumam ser escolhidas molduras de concha.
- Linda moldura de metal martelado adequado para um espelho e uma pequena tela com uma história de cem anos.
- O modelo de gesso fantástico é feito em estilo antigo.
- O trabalho art Nouveau combina a silhueta graciosa de uma menina com as linhas curvas finas de uma planta.
- A moldura do quebra-cabeça foi projetada para quatro imagens.
- A pintura contemporânea precisa de molduras de contorno sutis.
As molduras são a ligação entre a imagem e o design da sala; a sua apresentação deve ser significativa, mas invisível para os outros. Se essas condições forem atendidas, a atmosfera da sala adquirirá harmonia completa.
O comentário foi enviado com sucesso.