Tipos e características de racks para o cultivo de mudas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Modelos
  4. Sutilezas de escolha
  5. Exploração

Quase todo residente de verão e jardineiro sabe o quanto depende de mudas comuns, que devem ser cultivadas de maneira adequada e eficiente. Para fazer isso, é claro, é melhor em condições internas. Se a sala de cultivo for grande, você pode facilmente colocar casas e uma pequena estufa. Outra pergunta - e quem mora em um apartamento pequeno? Para cultivar boas mudas, apenas solo de boa qualidade e irrigação regular não são suficientes, você também precisa escolher o local certo para as plantas que sejam confortáveis. Na maioria das vezes, torna-se um peitoril de janela, no qual não há muito espaço. Portanto, a principal tarefa do residente de verão é a escolha de um rack funcional e confortável que não ocupe muito espaço.

Peculiaridades

Um rack é uma estrutura composta por várias fileiras de prateleiras, presas entre si por amarras longitudinais e transversais.

Casos em que os racks para mudas são obrigatórios:

  • racks de plantas com iluminação - quando as plantas não têm luz suficiente no peitoril da janela;
  • há muita sujeira das caixas de mudas no peitoril da janela;
  • o peitoril da janela não comporta o número necessário de gavetas.

Racks para o cultivo de mudas de vegetais e outras plantas resolvem vários problemas de uma vez:

  • tornar possível criar produtos com suas próprias mãos se você tiver habilidades mínimas para trabalhar com ferramentas;
  • falta de iluminação;
  • graças à disposição nivelada das caixas com plantas nas prateleiras, o ar quente circula livremente da bateria, o que significa que nem o solo nem as plantas congelam ou ficam alagados;
  • economizando espaço.

Visualizações

Existem várias variedades de racks para mudas.

  • Estacionário ou ao ar livre. Este tipo de estante é indicada para proprietários de moradias amplas, nas quais exista um local permanente para móveis de grandes dimensões, onde não irá interferir com o dia a dia. Normalmente, um rack estacionário inclui 4-5 prateleiras iluminadas, que estão localizadas quase no teto. A estrutura é fixada não só ao chão, mas também às paredes, pois implica um suporte estável para caixas grandes e pesadas com mudas. Essas prateleiras são de madeira e metal. As dimensões são determinadas individualmente e dependem de quanto espaço você deseja alocar para este rack. Ao escolher essa variedade, você precisa entender claramente que planeja usar esta estante regularmente e que seu peso não o incomoda.

Além disso, na hora de fazer, vale a pena abordar o trabalho com cuidado, primeiro você deve calcular tudo e levar em conta todas as nuances, caso contrário será difícil refazer a estrutura.

  • Dobrável. Este tipo é o mais conveniente em seu uso, pois:
    1. tudo o que pode ser movido ao redor do apartamento;
    2. você pode ajustar facilmente o número de prateleiras usadas;
    3. você pode usar o rack somente na época certa, no restante do tempo deve ser desmontado e removido para um local onde não interfira.

Na maioria das vezes, um rack pré-fabricado inclui de duas a seis prateleiras, que são removidas e retornadas à sua posição original conforme necessário.

    • Janela ou espaçador. Esse tipo de rack tem prós e contras. A prateleira da janela é instalada na janela e está localizada desde o peitoril da janela até o batente superior, o que lhe dá uma estabilidade especial, mas se necessário, você pode removê-la facilmente.Inclui esse tipo de desenho, na maioria das vezes uma prateleira e não mais do que três prateleiras, a distância entre as quais é cerca de meio metro, uma vez que a principal desvantagem de uma prateleira de janela é sua limitação tanto para cima quanto em largura. O quadro pode ser feito de qualquer tipo - dobrável e estacionário.

    É melhor escolher a primeira opção, já que não adianta bagunçar o peitoril da janela com este rack em um momento em que não há necessidade de plantar mudas.

    • No mercado moderno, não há muito tempo apareceu à venda estante com tampa especial... Você pode construir uma estrutura idêntica com suas próprias mãos em casa, mas é melhor comprar um produto acabado que seja montado com um equipamento especial. Esta capa é geralmente feita de fibra de agrotóxicos ou filme. Ele atua como uma estufa, o que é útil para plantas que requerem certas condições de temperatura. Além disso, graças a esta função, o rack pode ser instalado mesmo em uma sala fria.

    Não devemos esquecer que tal rack requer o uso de iluminação artificial, uma vez que o revestimento não permite a passagem de parte da luz natural, e às vezes são necessárias lâmpadas para complementar parcialmente o calor.

    Além disso, os racks podem ser divididos em tipos de acordo com o material do qual a estrutura é feita:

    • todo o corpo é feito de madeira;
    • todo o corpo é feito de metal;
    • um corpo feito de madeira, cantos de metal, tubos e perfis, qualquer prateleira;
    • tubo de PVC para esgoto para a caixa, papelão, madeira compensada ou vidro para a fabricação de prateleiras;
    • tubos e cantos de metal - estrutura, madeira compensada - prateleiras;
    • plástico.

      A escolha do material para fabricação depende de vários fatores, mas na maioria das vezes de seu desejo e capacidade financeira. Cada um dos materiais possui uma série de características positivas e negativas. Por exemplo, você precisa se lembrar que uma estante de livros feita de madeira perderá rapidamente sua aparência com o tempo, o que significa que terá que ser constantemente pintada. As prateleiras com prateleiras de contraplacado ou aglomerado / fibra sofrem muito com a humidade, pelo que terão de ser cobertas com uma película especial. Uma cremalheira de metal deve ser tratada com agentes especiais, pois há risco de corrosão.

      Recentemente, as prateleiras de plástico com fitolâmpadas incorporadas tornaram-se populares. Tais racks são populares devido ao fato de que o material para sua fabricação é durável, não se presta ao apodrecimento ou corrosão, e os fitolampos embutidos na estrutura permitem que as mudas sejam mais fortes e saudáveis.

      Modelos

      Hoje o mercado está repleto de uma grande variedade de modelos diferentes de racks para mudas e plantas, por isso torna-se importante escolher uma opção verdadeiramente de alta qualidade que seja ideal para suas mudas, e que também irá atendê-lo por muito tempo. Entre os modelos da mais alta qualidade, várias opções podem ser distinguidas.

      • Estante "Hedera". O design especial permite colocá-lo mesmo em um peitoril de janela estreito, desde que você mesmo selecione as dimensões no momento da compra. A "Hedera" tem uma série de vantagens: na profundidade do peitoril da janela, a arara leva apenas um quarto de metro, é muito fácil e rápida de desmontar, o que permite retirar a sua moldura em determinadas épocas do ano em que você precisa disso. As prateleiras são dispostas em escada para que as caixas com as mudas não interfiram umas nas outras. Além disso, esta estante de livros tem uma fito-luz anexada e bandejas especiais que não permitem que o excesso de umidade da rega das plantas estrague o parapeito da janela.
      • Empresa Klever S é especializada na realização de estantes para estufas com altura de 4 ou 5 prateleiras. Os produtos distinguem-se pela qualidade dos materiais, pela qualidade do trabalho e pelo grande número de críticas positivas. O design é prático, plástico e um filme especial de estufa são usados ​​como materiais, o que cria as condições de temperatura necessárias dentro do rack. O projeto também inclui lâmpadas especiais para iluminação e aquecimento de plantas.
      • "Exclusivo". Os racks metálicos para plantas e mudas deste fabricante se diferenciam pela funcionalidade e conforto de uso. O design é compacto e cabe até em um peitoril de janela, um rack do tipo desmontável, o que significa que é possível retirá-lo em partes. A estrutura inclui pernas e laços de metal, bem como 3 prateleiras finas de metal.
      • "Fito-Pro-6" - rack estacionário, mas compacto o suficiente com 3 prateleiras e fito-iluminação. Potentes lâmpadas LED estão incluídas no kit e são removíveis, graças ao qual as mudas crescem muito mais rápido.
      • FS-800. Pequena estante fixa com paletes de plástico e luz. Esta prateleira inclui 3 prateleiras, cada uma das quais iluminada com lâmpadas especiais.

      Sutilezas de escolha

      Ao escolher um rack de mudas adequado, todas as condições devem ser levadas em consideração:

      • o espaço que você está pronto para alocar para a estrutura;
      • o grau de luz natural do local onde as mudas serão cultivadas;
      • condições de segurança - havendo risco de queda do rack, neste caso não é possível escolher a opção com prateleiras de vidro;
      • as condições de temperatura do ambiente e necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais do tipo de planta que você planeja cultivar.

      De todos esses fatores, as dificuldades podem surgir com apenas um. Você pode medir facilmente o espaço, levar em consideração os riscos externos, as condições de temperatura necessárias também podem ser facilmente lidas na embalagem das sementes e, se necessário, medir com um termômetro se correspondem às reais e, se necessário, basta comprar um rack com um filme especial, mas com iluminação tudo mais difícil. Você precisa iluminar as mudas com luz artificial? Você pode resolver essa questão apenas com base em erros pessoais.

      Por exemplo, se suas plantas crescem frágeis, letárgicas e fracas, então elas definitivamente precisam de iluminação adicional. Se tudo estiver bem com eles, nenhuma luz adicional será necessária. Mas a questão de como escolher a iluminação certa, vamos agora analisar.

        Normalmente, as mudas começam a crescer já no final do inverno, de modo que, no início do verão, as novas plantas estão fortes e prontas para serem transplantadas para o solo. Neste momento, as plantas absolutamente não têm luz natural suficiente, pois as horas de luz do dia são curtas. A falta de luz precisa ser compensada com iluminação artificial, ou seja, com o auxílio de lâmpadas especiais, que os fabricantes modernos estão tentando cada vez mais colocar em racks para o cultivo de mudas. Normalmente, essas prateleiras são construídas em:

        • lâmpadas de sódio;
        • lâmpadas fluorescentes;
        • lâmpadas incandescentes (geralmente instaladas em estantes de estufas para criar a temperatura desejada);
        • fitolâmpadas e lâmpadas LED.

          É com lâmpadas de última geração que os racks devem ser escolhidos, já que tal iluminação é a mais ótima e permite que as mudas cresçam fortes, e não fragilizadas e letárgicas. No entanto, deve-se ter em mente que os fitolampos não são seguros para os seres humanos e devem ser usados ​​em ambientes internos sem estarem presentes nos mesmos.

          Independentemente da escolha da lâmpada, os suportes das janelas devem ser posicionados em uma janela sul para permitir que mais luz natural entre nas plantas.

          Exploração

          Depois de já ter feito todos os cálculos e adquirido a prateleira de que necessita, deverá cuidar do seu correto funcionamento, pois disso depende a qualidade das mudas em crescimento, bem como as condições de utilização da prateleira.

          É necessário levar em consideração todas as características dos materiais com os quais a estrutura é feita. Por exemplo, ao usar racks de metal, madeira e compensado, é preciso ter cuidado ao regar as plantas, pois são esses materiais que são instáveis ​​à umidade e podem sucumbir ao processo de destruição. Existe uma solução para este problema - você só precisa cobrir o enfeite com substâncias especiais repelentes de umidade e anticorrosivas.

          Também é necessário certificar-se de que animais e crianças pequenas tenham acesso mínimo às prateleiras com plantas, pois existe o risco de queda de caixas com mudas ou mesmo das próprias prateleiras (se não estiverem estacionárias) por negligência.

          Antes de utilizar a estante, deve-se estudar atentamente as instruções de montagem e fixação da estrutura, se a estante é dobrável ou estacionária, bem como o seu funcionamento. Às vezes, as instruções destacam requisitos adicionais para usar o item.

          Assim, pode-se entender que a escolha e compra de uma arara para mudas e plantas é uma questão muito importante e responsável. É necessário levar em consideração todas as características dos materiais de construção, da sala onde será instalado o rack, bem como as necessidades das próprias plantas. Ao escolher o rack certo, no futuro você obterá mudas boas e fortes, o que significa uma boa colheita.

          Veja o próximo vídeo para mais detalhes.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário