Suportes para flores em vasos: características, tipos e critérios de seleção
Os suportes para plantas de jardim e de interior, além de funções decorativas, auxiliam as plantas cujos caules não são suficientemente fortes, conferindo-lhes a forma pretendida e afetando o crescimento. Para obter o efeito desejado, você deve escolher o suporte certo. Quais tipos de suportes existem, bem como seus recursos, consideraremos com mais detalhes neste artigo.
Características de uso
Os suportes são feitos de vários materiais: naturais e artificiais. Na hora de escolher um suporte, eles são guiados pelo tipo de flor e pelo local de instalação. Clipes feitos de materiais finos naturais: bambu, hastes de salgueiro instaladas ao ar livre são mais suscetíveis à deformação devido às condições climáticas. Em clima úmido, bolor e fungo se desenvolvem nos suportes e o material esfolia. Essas consequências podem ter um impacto negativo nas plantas.
Para áreas externas, é melhor usar produtos de metal e plástico. A vida útil de tais suportes é de 7 anos. Produtos de madeira monolíticos estão sujeitos a degradação com o tempo, após 10-15 anos é necessário substituir o suporte. As estruturas são diferentes em forma, peso e resistência à umidade.
Suportes de plástico podem estourar em baixas temperaturas, por isso é recomendável removê-los para o inverno.
Tipos de suporte
Metálico
Uma malha de metal ou estruturas soldadas de vários formatos são utilizadas como suporte para as plantas. As grades são colocadas em cercas, postes, fachadas de casas. São colocados à venda em lojas especializadas em forma de rolos. O material é fixado à superfície com parafusos auto-roscantes. Conforme a planta cresce, a malha deixa de ser visível, então o material é usado para embalar plantas. A rede também é usada como âncora para pendurar potes, criando o efeito de jardins suspensos.
Para plantas baixas, arame e acessórios são usados. O material é feito em forma de anéis unidos por faixas verticais. Os postes são colocados superficialmente no solo ou enterrados no solo. Antes de usar o suporte, deve-se lixar, aplicar primer e pintar, predominantemente de verde. Os longos suportes de metal são usados em ambientes internos como um suporte de vários níveis para plantações em vasos. Eles representam um tubo de 2 metros ou mais com anéis ramificados em diferentes níveis. Fixado no chão ou teto com base especial ou parafusos auto-roscantes.
De madeira
Os postes de madeira são um material ecológico e durável. Apresentam-se na forma de uma grande malha, que serve como fixador para embalagens de plantas, rosas e como divisória decorativa. Estruturas monolíticas são utilizadas na forma de suporte vertical para flores em vasos. Na colocação dos suportes na rua para aumentar a vida útil, as superfícies de madeira são tratadas com verniz ou impregnações impermeáveis e antifúngicas.
Nos aposentos, os suportes de madeira são escadas, suportes decorativos, estantes. Todos eles estão subdivididos em suportes móveis e fixos. Cada espécie tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os suportes móveis são adequados para plantações pesadas, graças aos rodízios instalados, o suporte com o vaso pode ser facilmente movido no espaço.Devido à possibilidade de colocar apenas uma flor, os suportes móveis superam os estacionários na quantidade de luz recebida pela planta.
Com a colocação em massa de colheitas projetadas para grandes pesos, são escolhidos suportes fixos. Colocado em qualquer superfície, até caixilharia, o que permite uma utilização eficiente do espaço. O design de prateleiras de várias camadas permite que você instale luzes noturnas para plantas de interior e armazene itens para cuidar das plantas.
Bambu
Varas de bambu são utilizadas para fixar trepadeiras, como suporte para orquídeas. Na formação das estruturas, as juntas das varas de bambu são fixadas com uma corda. Os grossos troncos de bambu são usados isoladamente. O material é enterrado um quarto no solo, fixado com grampos especiais. Essas estruturas estáveis são o suporte para grandes plantações: palmeiras, várias botias, frutas cítricas e outras árvores.
Como o bambu é um material razoavelmente plástico, o tratamento de superfície com plástico e verniz é recomendado para aumentar a resistência do produto. Ao instalar uma moldura de bambu suspensa em casa, o diâmetro dos furos no teto deve corresponder ao diâmetro do tronco, a profundidade dos recessos deve ser de até 2 cm.
Os suportes de chão para potes apresentam-se numa vasta gama de modelos: cestos, bases, treliças.
Plástico
Material leve e prático com funções diretas e decorativas. Estruturas de plástico são fixadas nas paredes das instalações, aprofundadas no solo, o concreto é usado para dar resistência à base. Redes, suportes verticais, arcos e outras estruturas são feitas de elementos plásticos. Eles são usados principalmente para plantas leves.
Decorativo
Os suportes decorativos são feitos na forma de suportes com vários padrões. Fabricado em plástico, metal e madeira. Eles são divididos em parede, teto, varanda. O suporte de parede para flores em vasos pode fixar a planta na posição horizontal com um suporte ou anel, na posição vertical para pendurar plantadores. Fabricado em materiais naturais. Apresentado na forma de cordas, estruturas suspensas de vários níveis.
Os apoios de varanda apresentam-se em forma de ganchos ou ganchos, na maioria das vezes de metal, fixados com parafusos ou por recobrimento no apoio do guarda-corpo da varanda. Suportes de ferro são usados para colocar cestos de flores, caixas, vasos. Os suportes de plástico não são recomendados, pois não têm capacidade suficiente para suportar cestas pesadas de plantas, especialmente quando o solo está umedecido. Adequado para colocar flores artificiais e caixas de plástico.
Os de teto são confeccionados na forma de um gancho comum, que é fixado ao teto com parafusos auto-roscantes e um suporte preso a ele ou fornecidos no kit em várias formas: corda, material macio com bolsos, lâmpadas, entre outros. Sirva para colocar vasos suspensos, instalações de flores. Cadeiras, malas, vasos e outros itens são usados como suportes decorativos criativos.
Requisitos
Todos os tipos de suportes deve cumprir os requisitos de segurança e resistência.
- O suporte deve suportar o peso do vaso instalado, fixá-lo e ser estável.
- Os suportes não devem ser colocados em superfícies soltas, nem fixados em materiais que podem se desintegrar.
- Praticidade. O suporte deve ser adequado para a planta particular.
- Segurança. Fabricado com materiais sustentáveis. Tratamento de superfície com impregnações protetoras.
- Aparência atraente.
Como fazer isso sozinho?
Antes de iniciar a confecção do porta-flores, é preciso decidir sobre a localização da flor. Quando colocado na parede, você pode usar pequenas placas conectadas no formato da letra T. Um lado é fixado na parede, o outro funciona como um suporte.Outra opção clássica é um suporte em forma de letra P. Você pode fazer com materiais de madeira ou usar cantos de metal prontos e vidros sobre os quais as plantas serão colocadas.
Para a versão montada, você deve levar a quantidade necessária de placas com largura de pelo menos 15 cm. Em cada placa devem ser feitos 4 furos, localizados ao longo das bordas do material. Uma corda ou corda grossa e forte é passada por esses orifícios. Para que as tábuas prendam cada uma em seu próprio nível, é necessário dar um nó em cada corda sob a tábua. Como suporte de piso, você pode usar balaústres decorativos que servirão como pernas e qualquer tampo de mesa.
Fazer suportes de ferro requer habilidade especial, ou você pode usar tubos de metal. Os tubos são conectados uns aos outros por meio de grampos para formar uma forma geométrica simples, como um retângulo. No entroncamento, são instalados adereços de vários materiais na quantidade certa.
Esse design simples não parece volumoso e fornece acesso suficiente aos raios do sol para as plantas.
Veja abaixo uma aula magistral sobre como fazer um suporte.
O comentário foi enviado com sucesso.