Características das cordas de cânhamo

Contente
  1. O que é e do que é feito?
  2. O que eles são?
  3. Comparação com cordas de linho
  4. Onde eles são usados?

A corda de cânhamo é um dos produtos de corda mais comuns feitos de matérias-primas naturais. É feito de fibras da parte do caule do cânhamo industrial. A corda de cânhamo encontrou ampla aplicação em vários campos da atividade humana.

O que é e do que é feito?

As fibras de cânhamo são conhecidas da humanidade há muito tempo. Eles são usados ​​para fazer cordas de cânhamo moderadamente macias, mas fortes, bem como cordas com alta resistência à tração e ao rasgo. O material possui um coeficiente de atrito aumentado, razão pela qual é muito utilizado no comércio marítimo, onde os nós são tricotados a partir do cânhamo. Por natureza, as fibras são grossas, para amolecê-las utilizam fervura, lavagem e lubrificação na produção. A fibra de cânhamo é uma das mais duráveis. Outros benefícios das cordas de cânhamo incluem:

  • resistência aos efeitos adversos da radiação ultravioleta;

  • em contato com a água, a corda não perde suas características de resistência;

  • o cânhamo não gera eletricidade estática;

  • o produto é absolutamente amigo do ambiente e seguro para os seres humanos e o meio ambiente.

Devido à alta concentração de lignina nas fibras, o aumento da resistência do material é garantido.

No entanto, a corda de cânhamo também tem suas desvantagens, a saber:

  • predisposição à decomposição;

  • aumento da higroscopicidade;

  • quando a corda fica molhada, o parâmetro da carga de tração final diminui drasticamente.

No entanto, essas desvantagens não impedem que a corda de cânhamo seja usada para embalar mercadorias e realizar trabalhos de amarração. O fio de cânhamo é muito difundido na prática da horticultura; nem o transporte marítimo nem o fluvial podem dispensar as cordas de fibra de cânhamo.

O que eles são?

Cordas e produtos de corda feitos de cânhamo incluem cordas, cordas, fios, fios e cordas. Não existe uma definição oficial para cada um deles, mas na prática estabelecida eles se distinguem pela espessura do produto. Vejamos alguns exemplos.

Corda geralmente chamados de produtos com um diâmetro de até 3 mm, em alguns casos - até 5 mm.

Sob uma corda, fio e fio entender um produto mais espesso que 3 mm.

Corda - modelo mais grosso, seu diâmetro varia de 10 a 96 mm, os modelos mais comuns têm espessura de 12, 16 e 20 mm.

Uma das variedades de cordas de cânhamo é a juta. Também é feito de cânhamo, mas de um tipo diferente. O cânhamo se espalhou no Ocidente, a juta é usada com mais frequência nos países orientais e asiáticos.

As características mecânicas de ambas as opções são semelhantes, mas a corda de juta é um pouco mais leve, mais macia e fofa. Além disso, a juta não tem o odor típico. Antes do uso, o cânhamo deve ser impregnado com óleos conservantes especiais ou compostos fungicidas, especialmente se for planejado para uso em condições naturais difíceis. Por exemplo, se uma corda de cânhamo é comprada para as necessidades da construção naval, ela deve ser protegida contra o apodrecimento na água - para isso, é embebida em resinas ou óleos. A juta é mais resistente à contaminação biológica, não necessita de processamento adicional.

Se você tiver duas cordas à sua frente, poderá facilmente determinar qual delas é juta e qual é cânhamo com um pouco de massa. Você só precisa destorcer as pontas das cordas e soltá-las levemente com os dedos.As fibras de juta se desenrolam e se soltam muito mais rápido, mas são menos elásticas do que as fibras de cânhamo.

No entanto, ambos os materiais são amplamente utilizados na indústria, construção e design de interiores.

Comparação com cordas de linho

Cordas de cânhamo e linho são muito semelhantes. Eles são até mesmo parecidos externamente - eles são unidos pela sedosidade e cores quentes, apenas cada um deles tem um tom específico. Ambos os produtos são feitos de fibras técnicas de origem natural, durante o processo de produção são embebidas e depois secas. As fibras preparadas são limpas de incêndios e outras imperfeições, depois penteadas, niveladas, divididas em fios e torcidas. Os produtos acabados podem ter um número diferente de núcleos - sua espessura e resistência dependem disso.

Uma vez que os cabos contêm exclusivamente fibras naturais, as características técnicas dos cabos de cânhamo e linho dependem diretamente das características de composição do cânhamo e do linho. Ambas as plantas são caracterizadas por uma alta concentração de celulose - seu conteúdo ultrapassa 70%, portanto as fibras resistem ao aumento do estresse de tração.

Também existem diferenças. O cânhamo contém muita lignina - este é um polímero que se acumula nas células das plantas e aumenta sua capacidade de absorver e liberar umidade.

Nas fibras de linho, essa substância também está presente, mas em menor concentração. Conseqüentemente, a higroscopicidade dos cabos de linho é muito menor. Além do mais, a lignina torna a corda de cânhamo mais durável, embora torne as microfibras de cânhamo mais quebradiças e rígidas.

O linho tem um alto teor de cera e pectina, então as cordas de linho são mais elásticas, mais macias e mais flexíveis, mas menos duráveis ​​que as cordas de cânhamo.

Essas características fazem a diferença no uso das duas cordas. O cânhamo é procurado na aviação e na construção de máquinas, bem como na movimentação de mercadorias volumosas. O linho é adequado para decoração de interiores e calafetagem de coroas.

Você pode distinguir uma corda da outra por sua sombra. A juta é mais dourada e rica, a linhaça tem uma tonalidade cinza nobre.

Onde eles são usados?

Uma ampla gama de cabos de cânhamo permite atender às necessidades de empresas de construção, organizações de transporte e empresas industriais. As lingas de carga são feitas de cordas e são adequadas para amarração. Na indústria de petróleo e gás, as cordas são usadas para complementar as plataformas de perfuração de percussão e para fazer uma enfardadeira montada.

As fibras de cânhamo são onipresentes em aplicações marítimas - é o único material natural que não perde sua performance em contato com a água do mar. Corda de cânhamo é amplamente usada para criar mangueiras de incêndio; redes de pesca geralmente são tecidas a partir dela.

Corda de cânhamo é frequentemente usada para decoração de interiores, é especialmente popular em casas de madeira de estilo ecológico.

Corda de cânhamo é usada para decorar as paredes das casas de tábuas. Eles são firmemente fixados na junta entre as coroas, mascarando todas as suas deficiências se o material de isolamento for colocado de maneira incorreta na ranhura. Outra vantagem do uso do cânhamo é que a corda evita que as aves puxem os materiais isolantes, como costuma acontecer com o reboque.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário