Sofás de canto na sala de estar
Os sofás de canto da sala de estar são a solução de design ideal para uma sala especial. Móveis estofados desse tipo transformam qualquer tipo de ambiente, trazendo o conforto do lar para o ambiente. Porém, para que o estilo seja convidativo e completo, é necessário conhecer as características desse móvel, suas estruturas constituintes e localização, dependendo do modelo. Além disso, é importante levar em consideração o estilo do sofá de canto selecionado.
Peculiaridades
Os sofás de canto são móveis estofados exclusivos, uma alternativa aos modelos retos, que se diferenciam na estrutura da moldura e apresentam uma série de vantagens. A principal característica desses sofás é a presença de um canto. Pode ser universal (podendo mudar de um lado para o outro), regular ou ilha (um modelo em que um canto pode ser feito a partir de um módulo de sofá).
O canto do sofá não é tanto a sua característica mas a vantagem de qualquer modelo de canto, porque graças a este design, o sofá pode ser colocado no canto da parede de forma a poupar literalmente cada centímetro de espaço útil. Isso permite que você organize o espaço mesmo em uma sala pequena, na qual não há espaço extra, mas você deseja aumentar visualmente a área.
Os sofás de canto da sala de estar são únicos por serem multifuncionais. Durante o dia, fazem um excelente trabalho com a função de área de hóspedes, onde podem ser alojados hóspedes ou familiares. Na maioria dos casos, os sofás de canto proporcionam uma transformação, por isso são colocados à noite, formando uma cama de casal.
Além disso, os modelos são desenvolvidos de forma que a superfície do berço seja sempre confortável e plana.
Os modelos de sofás de canto são muito confortáveis. Se você abordar a escolha das esteiras corretamente, o sono não será apenas sereno, mas também correto, o que é importante para a coluna, cuja carga diária é muito elevada tanto de dia como de noite. Na maioria dos casos, essa mobília estofada tem um mecanismo de dobramento conveniente, graças ao qual o sofá de canto pode ser transformado em uma cama completa em questão de segundos. Portanto, independentemente do tipo de local, esses móveis são muito procurados pelos compradores.
Vale ressaltar que mesmo um adolescente pode lidar com a maioria dos modelos com transformação, pois os mecanismos não são apenas fáceis de operar, mas também seguros.
Os sofás de canto são móveis estofados confortáveis que podem ter vários graus de dureza (macios, moderadamente duros e otimamente duros). Dependendo das suas preferências, você pode escolher uma opção de canto com efeito de massagem ou ortopédico. Tais construções não são curativas, porém, são consideradas uma boa prevenção de doenças de costas, pescoço e extremidades.
Hoje, a escolha de modelos de sofás de canto é muito diversificada. Isso permite que você compre a opção que desejar, levando em consideração as dimensões de uma determinada sala, seu estilo e os móveis existentes. Desta forma, você pode enfatizar a ideia de design ou destacar o interior com um toque de estilo sem perturbar a harmonia do visual geral.
Outra vantagem dos sofás de canto é sua compactação quando dobrados. Na maioria dos casos, eles parecem limpos e não desordenam a sala. Além disso, os modelos são únicos porque muitas vezes não precisam de grande espaço livre para transformação.
Com todas as vantagens, alguns modelos apresentam uma pequena desvantagem. Nem todos os modelos podem ser colocados perto da parede para que o encosto possa ser abaixado sem obstáculos. Depende das características do mecanismo de transformação específico.
Dependendo do material dos sofás de canto constituintes, eles diferem no custo. Graças a isso, você pode escolher um modelo que seja cômodo, confortável e barato.
Tipos e formulários
Os sofás de canto da sala são diferentes. Em um ambiente competitivo, as empresas fabricantes de móveis produzem um sortimento que surpreende não só pela aparência geral, mas também pela funcionalidade.
O conhecido modelo de sofá não dobrável está dando lugar a opções de transformação. Hoje, mesmo o tipo mais comum de sofá tem seu próprio significado (por exemplo, um canto pode facilmente lidar com a função de uma cadeira confortável, roupas de cama e outras coisas que ocupam muito espaço, mas são usadas apenas ocasionalmente podem ser dobrado em gavetas espaçosas).
Os tipos mais populares de sofás de canto incluem modelos com:
- mesa de bar
- otomano
- braços-nichos funcionais
- prateleiras laterais
- opções sem partes laterais
- estruturas modulares
- modelos com braços largos, graças aos quais é criada a possibilidade de organização adicional do local de trabalho.
Os modelos com braços largos são muito populares: hoje eles são o foco de designers criativos. É para tais estruturas que se desenvolvem sobreposições especiais a partir de diferentes materiais (contraplacado, têxteis, plástico, enchimento), que são uma espécie de organizadores e transformam um apoio de braço universal numa mini-mesa de trabalho, leitura de livros, uma mesinha de pequeno-almoço , e permitem que você conserte um abajur.
Quanto aos blocos adicionais que conectam a parte reta e o ângulo, seu desenho não é menos variado. (podem ser nichos de canto, mesas de chá). A funcionalidade mais interessante dos apoios de braços são as prateleiras. Qualquer coisa pode ser colocada sobre eles, e os itens necessários estarão sempre à mão, se necessário.
Esses apoios de braço são geralmente macios e feitos do mesmo material que os blocos principais (assento e encosto).
Por tipo de construção, os sofás de canto são dobráveis, deslizantes (roll-out) e não dobráveis. Dependendo do modelo, possuem costas regulares, longas ou baixas. Às vezes, nas coleções das empresas de móveis, há opções com encosto alto.
Alguns modelos apresentam costas fixas e rígidas e são complementados por almofadas modulares macias.
Além disso, a própria forma do sofá é diferente:
- Em alguns casos, este é o clássico usual com um ângulo reto, consistindo em duas - no máximo três partes. Normalmente, nessas estruturas, a maior parte se transforma, formando um dormitório completo junto com a peça de canto.
- Entre as opções de ilhas não há menos variedade. São modelos longos e interessantes na linha, que, além da parte dobrável, contam com cinco módulos e mais. Isso permite acomodar confortavelmente os hóspedes, pois os sofás são espaçosos, pois estão equipados com um grande número de gavetas de linho espaçosas. Mesmo a parte de canto deles pode ter um nicho ou prateleiras (para livros, CDs ou outras coisas úteis).
- Além disso, sofás de canto de janela saliente também são dignos de nota.Concebido para uma janela saliente na forma e nas dimensões. Na maioria das vezes, esses modelos são feitos sob encomenda, uma vez que em geral a forma dessas estruturas é individual e difere dos padrões das empresas moveleiras. Ao contrário dos análogos, um sofá de canto de janela saliente não pode preencher a área da borda simetricamente, portanto, na maioria dos casos, seu design se assemelha a um canto retangular.
Mecanismos de dobragem
A transformação do sofá é uma das diferenças entre os modelos. Na verdade, os sofás são dispostos em linhas retas, e o ângulo não participa da transformação, mas é parte integrante do berço.
Há uma gaveta de linho sob a peça de canto.
Existem vários tipos de mecanismos de sofá de canto:
- Livro - o modelo é transformado levantando o assento enquanto se abaixa as costas (uma técnica de transformação clássica simples);
- Eurobook - um livro modificado: o assento é levantado e ao mesmo tempo empurrado para a frente, depois baixado até o chão, após o que colocam as alças nas costas e baixam;
- Click-gag - um sistema semelhante a um livro: primeiro o assento é levantado até ouvir um clique, baixando o encosto e depois baixando;
- Golfinho - uma opção em que um bloco adicional é escondido em uma caixa sob o assento; desdobra-se de forma simples: é preciso puxar a alça, rolar o bloco para a frente sob o assento e, em seguida, levantá-lo até a altura desejada, formando uma cama de corpo inteiro;
- Acordeão - estrutura que se desdobra como pele de sanfona: o assento é puxado para a frente, enquanto o encosto duplo, conectado ao assento, se desdobra automaticamente;
- Telescópio - um mecanismo original para empurrar o assento para fora com a posterior transferência das esteiras da sua parte superior para uma treliça aberta com lamelas;
- Puma - um sistema simples que lembra um Eurobook: o assento é levantado e ao mesmo tempo puxado para a frente, baixando-o até o chão (enquanto o segundo bloco do assento sobe até a altura desejada e as costas repousam no lugar);
- Concha americana - um sistema interessante em que é necessário agarrar o encosto e puxá-lo na sua direção, baixando o assento e o encosto, abrindo a cama de dormir (o encosto e o assento ficam por baixo);
- Garra francesa - uma alternativa à cama americana dobrável com uma pequena diferença: primeiro, os módulos são retirados do assento, depois o assento é levantado até a altura desejada e, em seguida, os detalhes da cama são desdobrados.
Pelo tipo de desdobramento, os mecanismos de roll-out precisam de mais cuidados: se houver carpete no chão, o pelo pode entupir no decorrer dos rolos. Em um sistema dobrável, os elementos de metal são colocados no chão, de modo que a superfície do chão não é importante para tais estruturas.
Estilos
Os sofás de canto podem adicionar uma atmosfera caseira à aparência geral da sala. Muitas vezes são os acentos da sala, portanto, são selecionados levando-se em conta a ideia concebida para demonstrá-la. Escolher a opção certa não é nada difícil: alguns modelos são tão versáteis que podem se encaixar em diferentes estilos de interiores (por exemplo, clássico, moderno e minimalismo).
Freqüentemente, sofás inclinados até mudam o clima da sala. Eles são toques brilhantes de temas modernos, neo-barrocos, glamour, chique gasto e até mesmo árabes. Freqüentemente, eles próprios definem o fundo desejado, contrastando com a sala de estar.
A única coisa que eles precisam neste caso é o apoio do estilista através de outros itens de interior ou desenho de papel de parede, pinturas, cortinas.
Dimensões (editar)
Os sofás de canto da sala têm uma grande variedade de parâmetros. Eles vêm não apenas nos padrões usuais projetados para apartamentos comuns e pequenos. Hoje, os fabricantes oferecem opções de apartamentos tipo estúdio e tipos de instalações bastante espaçosas.
Esses sofás não são padronizados e, via de regra, são bastante grandes (3 metros ou mais).
No entanto, os mais populares hoje são os modelos universais para dois e três lugares. Dependendo do fato de cada empresa de móveis ter seus próprios padrões, as dimensões das estruturas são diferentes. Em média, uma cama para duas pessoas tem 200x200 cm, 210x210 cm, 210x240 cm e mais. Os sofás pequenos desdobrados formam camas com beliches de 180x200 cm, 160x200 cm, 140x200 cm.
Materiais (editar)
Os sofás de canto da sala de estar são feitos de aço, madeira, compensado, enchimento e estofamento. Basicamente, os sofás com moldura têm uma base metálica, uma base de treliça de madeira (treliça elástica) ou uma estrutura de metal (base de mola), tapetes revestidos de capas. O acolchoamento é um dos principais componentes do sofá de canto.A vida útil de qualquer modelo depende disso.
Existem dois tipos de assento e esteiras traseiras: sem mola e com mola.
Bloco sem mola
A embalagem sem mola é uma alternativa moderna aos blocos com mola. Hoje, os enchimentos de sofás são feitos com novas tecnologias, o que elimina o rápido endurecimento do material e garante uma longa vida útil dos tapetes.
Graças ao estofamento, o assento e o encosto têm uma suavidade ideal.
Pelo tipo de execução, um bloco sem molas é:
- monolítico - ao usar uma única camada de um material;
- combinado - consistindo de uma base sólida no interior, complementada na parte superior e inferior com outro material para dar a rigidez necessária;
- escamoso - uma estrutura que não tem núcleo e representa folhas da mesma espessura (3-4 cm), mas de materiais diferentes, coladas com uma cola especial.
Existem vários tipos de gaxetas sem mola:
- látex natural;
- látex sintético;
- espuma de poliuretano;
- lã de coco;
- hollowfiber;
- struttofiber;
- inverno sintético;
- penugem sintética;
- sentiu.
Cada tipo possui características próprias e é desenvolvido levando em consideração uma carga diferente:
- Esteiras de látex prever diferentes níveis de pressão corporal. Eles são caracterizados por uma estrutura porosa com células cilíndricas.
- Tapetes de espuma de poliuretano um pouco mais simples e menos duráveis, mas com a escolha certa, eles vão durar até 12 anos (um bloco de látex é projetado para 15 anos).
- Coyra mais frequentemente é um componente de um bloco combinado, uma vez que este próprio enchimento pode quebrar com uma grande carga de peso.
- Sintepon, hollowfiber e struttofiber servem de complemento aos blocos, proporcionando a maciez desejada.
- Sintepon e inverno sintético eles são usados com mais frequência em travesseiros adicionais, embora em alguns modelos de sofás os fabricantes também os utilizem no bloco.
O vídeo a seguir contará mais sobre esses e outros materiais.
Springs
Os sofás de canto de bloco de molas são divididos em duas categorias: dependentes e independentes. Em dois casos, trata-se de elementos de aço torcidos dispostos verticalmente. A diferença do projeto reside no fato de que, no primeiro caso, as molas são conectadas entre si e a moldura por uma malha e, no segundo, a conexão é feita por meio de coberturas tecidas individuais colocadas em cada mola do bloco.
O melhor dos dois é o tapete com molas independentes. É esse bloqueio que cria a posição correta da coluna vertebral, independentemente de a pessoa estar sentada ou deitada. Cada mola se flexiona sozinha, não afastando as que estão próximas.
E se você considerar que as molas são complementadas com gaxetas rígidas sem molas, esse bloco pode se tornar uma alternativa válida aos tapetes ortopédicos.
A desvantagem das molas dependentes é a formação de ondas sob carga. Se duas pessoas estiverem dormindo no sofá, uma delas rolará para a outra. Além disso, a formação de um buraco levará a uma postura não natural do corpo, que é prejudicial à coluna vertebral, exclui o descanso adequado e sono tranquilo. Portanto, na base do sofá deve haver sarrafos de treliça (para que o tapete não dobre).
Estofo
O material de estofamento para sofás de canto para a sala de estar distingue-se por uma variedade de variedade de matérias-primas utilizadas:
- O couro genuíno é um dos estofados preferidos. Estes sofás ficarão luxuosos em qualquer sala de estar. Além disso, este material é mais prático e confiável do que outros em operação. É resistente à abrasão, danos mecânicos, não permite a passagem de poeira, sujeira e umidade.
- No entanto, o estofamento de couro aumenta significativamente o custo do modelo, então os fabricantes produzem análogos com seus estofados em couro ecológico e couro sintético. Eles são um pouco inferiores aos materiais de estofamento de couro, mas mais práticos do que as capas têxteis.
- O estofamento em tecido é muito variado e colorido. Não é tão aristocrático quanto o couro, mas oferece muitas possibilidades de design, feito em rebanho, veludo, jacquard e tapeçaria de móveis.Além disso, o tecido permite que poeira, sujeira e umidade passem, portanto, capas ou capas especiais são frequentemente adquiridas para esses sofás.
Cores
As soluções de cores para sofás de canto são multifacetadas. Os modelos podem ser de diferentes cores e padrões, com exceção de tintas ácidas que violam qualquer estilo. O acento da cor é sua nobreza.
A tonalidade pode ser diferente, mas deve ser diferente em pureza, estar livre de impurezas.
Os favoritos da temporada são os tons neutros e clássicos.... E se o branco hoje é reconhecido como impraticável, então o cinza claro, o marrom, o bege e o marrom estão no centro das atenções. São estes tons que são mais procurados do que outros, visto que se adaptam perfeitamente a quase todos os estilos e não violam a harmonia do design se forem combinados com os móveis existentes.
Entre as tintas coloridas, os modelos são especialmente populares entre os compradores: terracota, verde claro, bordô, chocolate, azul acinzentado, areia, azul centáurea e azul, cáqui, azeitonas.
Como escolher um modelo?
A escolha de um sofá de canto na sala de estar depende de vários fatores. É importante que o mobiliário dê estilo, conferindo individualidade à sala de estar. Então ela será capaz de transformar até o interior mais modesto, se necessário dividindo o espaço em zonas funcionais.
A abordagem de compra não pode ser baseada apenas em indicadores externos e simpatia. É importante comprar um modelo levando em consideração a funcionalidade e a conveniência. E isso é composto de vários fatores obrigatórios:
- sofá de destino (opção de hóspede, área de estar, sofá-cama);
- combinando o modelo com o estilo pretendido da sala ou móveis existentes na sala (por exemplo, um sofá neo-barroco não se encaixa no estilo minimalista da sala, o tema árabe da sala não aceita modelos modernos, etc.);
- a escolha correta da moldura (o contraplacado na base é inaceitável, é importante que o sofá esteja sobre uma estrutura de metal e tenha na base não uma rede com molas, mas ripas de treliça);
- mecanismo de transformação conveniente, confiável, seguro e simples com menos carga sobre o corpo durante a operação (montagem e desdobramento);
- movimento perfeito do mecanismo de transformação (mesmo a menor frouxidão é inaceitável, pois é um casamento e causará uma redução na vida útil, levando a um rápido colapso do sistema e a necessidade de substituí-lo);
- O tipo "certo" de enchimento (é importante escolher um acolchoamento específico que suporte o peso desejado e garanta o correto suporte da coluna em qualquer posição - sentado ou deitado);
- a presença de caixas espaçosas para guardar roupa e outros itens (algumas funcionalidades que permitem organizar o espaço ao máximo para liberar o ambiente de itens desnecessários);
- modelo de estofamento prático e de alta qualidade (excluem-se as opções têxteis feitas de tecido fino, que são permeáveis à umidade, não retêm poeira e sujeira);
- combinando o esquema de cores da ideia do design e a cor do sofá (o tom ou padrão de cor do sofá de canto deve ser o mesmo tom de qualquer item do interior da sala);
- material de preenchimento de bloco higiênico com impregnação antimicrobiana e antialergênica (não irritam a pele, o que é importante para um bom descanso e um sono tranquilo);
- a seleção correta de um sofá, levando em consideração o custo (para móveis e papéis de parede luxuosos, você não precisa apenas de um sofá elegante, mas da versão apropriada de um sofá premium).
A inspeção do modelo deve ser completa. É importante verificar várias vezes o funcionamento do mecanismo de transformação, tendo em consideração o material e a forma dos apoios de braços para que não possam ferir se não houver espaço suficiente na sala de estar.
Como colocá-lo corretamente?
Os modelos de sofá de canto podem ser posicionados em qualquer lugar. Hoje, os fabricantes produzem designs que se encaixam perfeitamente em uma pequena sala de estar de um Khrushchev e em um apartamento comum com um cômodo de 16 a 18 m². m. Esses sofás se encaixam em qualquer ambiente, sendo localizados não apenas contra a parede ou janela:
- Se a área da sala permitir, pode colocar um sofá de canto no centro da divisão, delimitando as zonas da divisão.
- Se a sala tiver uma janela saliente, é ainda melhor: o sofá caberá com sucesso no espaço que lhe foi atribuído, sem perturbar a disposição geral dos móveis.
- Se quiser colocar móveis perto da janela, deve-se deixar uma pequena margem de espaço entre o sofá e a janela: isso é necessário para a comodidade da transformação e a possibilidade de se aproximar da janela.
- Se não houver espaço suficiente na sala para transformar um sofá de canto, você pode escolher um modelo longo que se desdobra 1 - 1,5 m para a frente, enquanto forma um dormitório bastante espaçoso para dois.
Lindas ideias de design de interiores
Idéias de design de sala de estar com sofá de canto são um tema especial. É indesejável copiar exatamente o modelo de layout acabado, porque você precisa selecionar o interior para uma pessoa específica, levando em consideração suas necessidades, gostos e preferências.
Sala iluminada
Se houver muitas janelas na sala, é melhor colocar o sofá de canto no centro, combinando com a cor das janelas, paredes, teto e estante de livros (branco). O branco combina bem com o cinza, por isso vale a pena complementar o interior com uma imagem em tons de cinza, colocando um tapete cinza escuro no chão, repetindo o tom na cor de travesseiros, móveis.
Para realçar as cores claras, você pode colocar linóleo marrom e adicionar um tom preto com cadeiras, uma poltrona, uma capa de braço e um vaso de flores.
Versão compacta
Se não houver muito espaço na sala, é melhor colocar um sofá de canto próximo à parede. Para criar a ilusão de espaço, vale a pena usar a área corretamente: coloque prateleiras na parede, pegue móveis com uma ampla gaveta de linho, coloque um armário com prateleiras adicionais. Você pode organizar o espaço às custas da janela, removendo um abajur e flores frescas no peitoril da janela.
Para fazer a sala parecer maior, as paredes, o teto e as cortinas devem ser brancos. O sofá pode ser selecionado em uma cor escura, mas suave, repetindo o tom em vários itens de interior (vaso de flores, padrão de pintura, capa de livro). Para animar o design, você vai precisar de tons de bege e cinza: é melhor decorar o sofá com almofadas decorativas.
A atmosfera do conforto do lar
Aqueles que gostam de designs de sofás modulares vão adorar a ideia de colocar o sofá no centro da sala em frente a um grande plasma. E você pode colocar os móveis como quiser, até quase em um quadrado! O modelo em cinza com costas baixas e grandes almofadas vai agradar a todos os membros da família, especialmente se você decorá-lo com peças decorativas adicionais em tons alegres de verde e sol.
É melhor deixar as paredes brancas, mas preenchê-las com adições brilhantes, sem as quais o desenho perderá seu brilho (pinturas, um espelho, pendurar cortinas contrastantes). É melhor enfatizar o piso com uma cor cinza escuro, e os móveis - marrom, "tipo madeira". A cor verde pode ser repetida com verdes de flores naturais.
O comentário foi enviado com sucesso.