Sofás de canto
Há várias décadas, o modelo mais popular era um sofá reto simples, que tinha vários mecanismos dobráveis ou simplesmente servia como assento e não se desdobrava, mas as pessoas começaram a pensar cada vez mais em como torná-lo mais espaçoso, economizando espaço. Em seguida, sofás retos foram substituídos por outros de canto.
Características e benefícios
Assim, como o nome indica, o sofá de canto é uma estrutura em forma de "L" que se encaixa perfeitamente em qualquer canto direito da sala. A parte saliente pode ficar em qualquer um dos lados e a sua localização depende apenas da escolha do consumidor.
Quais são as vantagens deste local?
Primeiro, há uma economia significativa de espaço com o aumento da capacidade de assentos. Portanto, em comparação com um sofá reto padrão, uma média de 2 a 3 pessoas a mais podem sentar-se em um sofá de canto. Em segundo lugar, quase todos os modelos modernos estão equipados com mecanismos de transformação que podem transformar rapidamente uma posição de assento espaçosa em uma cama de casal completa. Em terceiro lugar, hoje os sofás de canto são equipados com caixas de armazenamento espaçosas que podem ser localizadas em ambos os planos de uma peça de mobiliário.
Além disso, uma seleção realmente vasta de diferentes tecidos e modelos torna possível escolher móveis para qualquer solução de estilo.
Visualizações
São muitos os tipos de sofás de canto: macios e ortopédicos, com almofadas, com ou sem braços de madeira, com encosto de cabeça ou com encosto alto. A massa de várias opções permite-nos distinguir várias classificações de modelos de sofás de canto.
Por exemplo, de acordo com o tipo de design, todos os sofás podem ser divididos em:
- Monolítico - esses sofás formam uma estrutura estática não separável. Aqui, o canto e a parte reta principal são sempre presos juntos e não são móveis.
- Modular - nesses modelos, geralmente é possível reorganizar a parte do canto para qualquer um dos lados, enquanto houver elementos adicionais. Por exemplo, este tipo inclui um sofá com pufe ou poltrona reclinável. Um sofá com pufe também pode ser chamado de modular.
- Sofás conversíveis - este modelo prevê um mecanismo especial de embutir, com o qual o móvel se transforma em um dormitório completo.
Também é possível fazer uma classificação por forma. Pode parecer que o sofá de canto é completamente não variável em termos de forma, mas não é, hoje, pelo menos 4 variantes de uma forma estática podem ser distinguidas:
- Canto esquerdo - como o nome indica, este é um sofá com um canto do lado esquerdo.
- Esquina direita - semelhante à versão anterior, apenas aqui o canto estará localizado à direita.
- Em forma de U - a forma do sofá, em que os cantos ficarão localizados em ambos os lados.
- Volta - esta opção se parece com uma forma de U, no entanto, os cantos aqui serão arredondados.
Faça também uma classificação de acordo com o tipo de mecanismo instalado nos móveis. Apesar de haver uma grande variedade de mecanismos, até as opções mais populares utilizadas na fabricação de módulos de canto, inclui o seguinte:
- Eurobook É um dos mecanismos mais confiáveis e usados com frequência.Possui o design mais simples, este mecanismo é o mais confiável e não causa dificuldades de uso. Ele se desdobra como um livro real: a parte principal é empurrada para a frente e as costas são baixadas para o nicho resultante. Essa é a versão mais comum dos modelos com almofadas, pois, devido às peculiaridades do mecanismo, o encosto fica afastado da borda da posição sentada e, para maior comodidade, os modelos são equipados com grandes almofadas macias.
- Sair da cama - com esta opção, o berço desenrola-se sobre rodas especiais para a frente, durante a remontagem parte do berço transforma-se em encosto.
- Golfinho - este mecanismo de transformação funciona de acordo com o seguinte princípio: o lugar sentado avança e abre o espaço no qual se encontra um elemento adicional, a partir do qual se forma um lugar de dormir por "emergir". Neste tipo, colchões ortopédicos são frequentemente usados, o que ajuda a conseguir uma cama ortopédica completa.
Para um quarto ou sala de estar, onde o sofá é planejado para ser usado como cama principal ou adicional, um dos principais critérios será a presença de um nicho para roupa de cama, daí outra classificação:
- Sem caixa para roupa suja. Modelos que não possuem espaço de armazenamento especialmente equipado. Esta opção será inadequada para um pequeno apartamento no qual não haja como instalar uma cômoda adicional.
- Com caixa para roupa de cama. A maioria dos modelos padrão tem nichos especiais que estão sob a posição de assento principal ou na base do canto.
- Com duas gavetas para roupa de cama. Estes são os modelos mais funcionais, aqui as caixas especiais estão localizadas sob a parte reta principal e em ângulo.
- Além disso, modelos com meio-fio podem ser adicionados a essa classificação. Ele está conectado ou localizado no apoio de braço, o que também adiciona espaço de armazenamento.
Separadamente, um sofá de canto equilátero pode ser notado. Aqui, o ângulo e o corpo são iguais em comprimento. Devido a esse recurso, esse sofá pode ser de dois ou três lugares.
Existem modelos com canto retrátil. Além disso, na maioria das vezes são modelos bastante móveis, já que o lado do canto pode ser alterado se desejado, porque as partes retráteis estão em ambos os lados do sofá e no estado estendido formam um beliche completo. Com os cantos retraídos, este é o modelo padrão usual de um sofá reto.
Para economizar espaço na sala, pode-se prestar atenção aos modelos sem paredes laterais ou com apoio de braço em apenas um lado, mais frequentemente daquele onde fica o canto. Uma solução funcional e elegante interessante é um sofá com uma prateleira no canto, que ocupa um pouco mais de espaço do que um normal, mas ao mesmo tempo oferece a oportunidade de deixar um livro na estante para leitura à noite, ou café da manhã para um amado.
Dimensões (editar)
Um mini-sofá estreito é adequado para sentar na cozinha, mas ao mesmo tempo com uma altura elevada, para que seja cómodo chegar à mesa. Na sala ou no quarto, você pode escolher modelos mais standard, eles geralmente têm uma profundidade de 90 cm, e chegam a 220 cm de comprimento, o ângulo também pode ter uma profundidade de 70 cm, e de comprimento até 200 cm. você também pode escolher um sofá mais baixo, que proporcionará o maior conforto para o relaxamento.
O tamanho do móvel selecionado depende diretamente de onde ele será localizado e das funções que desempenhará.
No entanto, os tamanhos padrão nem sempre são adequados para instalação em um determinado interior; às vezes, você precisa solicitar modelos de tamanhos não padrão. Por exemplo, hoje um tamanho fora do padrão bastante relevante é um sofá de canto com 360 cm de comprimento. Este modelo oferece uma oportunidade para acomodar até 10 pessoas em lugares sentados, e também tem um beliche duplo completo.
No entanto, apesar da conveniência, um sofá tão comprido exige uma sala bastante grande, o que nem sempre é possível encontrar em apartamentos modernos.
Com base no tamanho da cama, os seguintes tamanhos podem ser distinguidos:
- Solteiro com largura de 70 a 150 cm e comprimento de 180 a 220 cm.
- Duplas com 140 cm de largura.
- Sofás de três lugares com um beliche com largura de 200 cm. Os mais populares nesta categoria são os sofás com um beliche quadrado de 2 x 2 ou 3 x 3 metros.
Mecanismos de transformação
Se o sofá de canto for planejado para ser usado como uma cama (permanente ou adicional para hóspedes), então você precisa prestar atenção para modelos dobráveis equipados com mecanismos especiais:
- Eurobook. Uma das opções mais populares e duráveis usadas para fazer móveis. Para transformar o sofá em cama com este mecanismo, é necessário empurrar a posição sentada totalmente para a frente e abaixar o encosto até o espaço livre resultante. A remontagem segue o mesmo princípio - o encosto sobe, o assento se move. Na maioria das vezes, no nicho que se forma ao deslizar, existe uma caixa grande e espaçosa para roupa de cama, o que também é uma vantagem para quartos pequenos.
Este modelo também pode ser usado como ilha, já que a parte de trás é feita do tecido principal do estofamento, o que significa que não parece menos esteticamente agradável do que a parte frontal, que permite instalar móveis não só próximos à parede, mas também em qualquer lugar no quarto.
- Golfinho. Mecanismo também confiável e durável o suficiente para uso diário. Para desdobrar um sofá com este mecanismo, é necessário empurrar a parte inferior e, com uma correia especial, puxar o beliche.
Ressalte-se que este mecanismo não prevê a presença de uma caixa para roupa de cama, portanto, nos sofás de canto com este mecanismo, o nicho costuma estar localizado sob a seção lateral.
- Acordeão. Quando desdobrado, é formado um local de dormir confortável, amplo e plano. Quando dobrado, o sofá tem um design bastante compacto, no entanto, para desdobrá-lo é importante ter um espaço grande o suficiente. O mecanismo de dobramento é extremamente simples - você precisa elevar o assento até um clique característico e estender o beliche em todo o comprimento fornecido.
- Sedaflex. Um mecanismo barato que permite comprar uma cama extra. Este mecanismo funciona segundo o princípio de uma concha, tem uma estrutura metálica bastante forte e um colchão espesso e confortável.
- Puma. O mecanismo surgiu há relativamente pouco tempo, mas já conseguiu conquistar o coração dos consumidores com qualidade e facilidade de uso. Assim, para conseguir uma vaga com o auxílio do mecanismo Puma, é necessário puxar o assento por uma alça especial, ele se afastará e uma seção escondida no interior até este momento tomará o seu lugar.
Os modelos com este mecanismo possuem um beliche amplo e plano, porém, deve-se destacar que a caixa para roupa de cama só é possível no bloco de canto do sofá, como nos modelos tipo Dolphin.
- Sair da cama. Um dos mecanismos mais populares e simples. Devido à fragilidade da estrutura, não é adequado para o uso diário constante, mas será uma opção ideal para passar a noite para os hóspedes. Aqui, a cama é simplesmente puxada para fora do nicho interno, enquanto a parte de trás fica imóvel.
Formulários
A variedade de formas dos sofás de canto permite-lhe escolher o mais adequado em termos de estilo e funcionalidade. Portanto, as variedades de formas:
- A forma mais simples e comum é um sofá de canto com um ângulo reto, que está localizado à direita ou à esquerda da parte reta principal. Dependendo do modelo, esse canto pode ser estendido, removível ou estacionário. Alguns modelos fornecem a capacidade de instalar um canto existente em qualquer lado usando fixadores especiais.
- Forma de U - também é um sofá com ângulo recto, porém, ao contrário da primeira opção, há um canto em ambos os lados do móvel, o que permite que mais pessoas se sentem para sentar e tenham ainda mais espaço para dormir na disposição.
No entanto, deve-se ter em mente que as estruturas deste modelo são bastante pesadas, o que significa que requerem mais espaço livre na sala do que simples sofás de canto, que são projetados apenas para economizar esse espaço.
- Volta. Além dos sofás com ângulos retos, existem modelos com formas aerodinâmicas e arredondadas. Esses modelos representam uma poltrona posicionada em semicírculo, o que permite sentar-se com muito conforto, por exemplo, ao redor de uma mesa redonda. Se tal sofá permite a transformação em um local de dormir, então ele passa a ser redondo ou oval, dependendo dos tamanhos selecionados.
Sofás incrivelmente redondos parecem em apartamentos com janelas semicirculares, um sofá como esse é instalado ao longo da janela e permite que você admire facilmente a vista enquanto toma uma xícara de chá perfumado.
Materiais (editar)
Decidido o mecanismo de transformação, o tamanho e a forma do futuro sofá, é necessário decidir o material do estofamento - isso determinará a aparência final do móvel, bem como em muitos aspectos a vida útil do produto. A gama de tecidos para estofados é enorme hoje.
Você pode escolher entre estofamento de tecido ou couro, materiais naturais ou artificiais:
- Então, um dos materiais mais populares hoje é chenille. O tecido recebeu este nome devido ao fio que o acompanha, parece uma lagarta bouclé fofa, por isso este material é caracterizado por uma superfície arredondada e macia. Esse tecido tem uma boa densidade, não estica com o tempo e se presta bem à limpeza, para o que um aspirador de pó comum com bico para móveis estofados é suficiente.
Porém, deve-se ter em mente que o material tem medo de estragar, o que significa que para apartamentos em que o gato gosta de afiar as garras no sofá, esse estofamento não é a melhor escolha.
- Rogozhka. Esse tecido é obtido entrelaçando densas dobras duplas ou triplas, os fios formam um padrão que se assemelha a um tabuleiro de xadrez. Normalmente, esse tecido é feito de algodão ou linho, por isso é um material ecologicamente correto e natural, além de ser denso o suficiente para evitar o desgaste rápido do produto.
As desvantagens incluem o esquema de cores, pois com a ajuda de tal entrelaçamento é impossível obter tecido com padrões, portanto, apenas modelos monocromáticos são produzidos a partir do tapete.
- O material para estofamento mais aveludado e agradável ao toque é o veludo. Um sofá com forro de veludo ficará bem bonito e prático. O material não tem medo de danos mecânicos, é bastante resistente e não requer cuidados especiais. Basta passar uma escova macia várias vezes por mês.
- Rebanho. Material com base de algodão, sobre o qual é posteriormente borrifada uma cerda macia. Qualquer padrão pode ser aplicado a esse tecido, desde que seja produzido por impressão. Esse material mantém sua forma bem, não desbota e tem altas propriedades repelentes de água.
- Tapeçaria. Um dos tecidos para estofamento mais duráveis, porém mais baratos. Normalmente trata-se de um tecido dupla-face com padrões diferenciados, que se combina com um tecido liso adequado na fabricação de determinados modelos de móveis. O material é adequado para lavagem a seco e a composição, que inclui algodão natural, confere aos tecidos hipoalergenicidade e boa respirabilidade.
A principal desvantagem é a rápida queimadura solar.
- Couro. Este tecido é usado para estofar os móveis mais caros.Porém, o preço se justifica: o couro genuíno é um dos materiais mais resistentes e duráveis, além disso, os móveis em couro sempre têm uma aparência atraente. As desvantagens de tal revestimento incluem o fato de que o couro genuíno não difere em uma ampla gama de cores.
- Couro artificial. Material não inferior em propriedades ao couro natural. Assim, a pele sintética tem baixo grau de abrasão, não absorve odores e é muito fácil de limpar. Ao contrário do material natural, possui uma gama de cores mais ampla e o custo é várias vezes inferior.
- Além disso, vale a pena prestar atenção aos modelos especiais de sofás de canto, que não requerem estofamento e serão uma excelente opção para casas de campo ou cozinhas. Esses modelos são criados por tecelagem de rattan artificial. Este é um móvel elegante, leve e durável, você só precisa complementá-lo com almofadas macias - e um interior incomum e interessante está pronto para um custo relativamente baixo.
Estilos
A escolha de um novo sofá deve ser baseada no estilo de design inicial da sala em que será localizado:
- Por exemplo, um sofá para uma sala de estilo clássico deve ter estofamento macio e muitos travesseiros. Os sofás clássicos aceitam a presença de cortinas, pull-downs, elementos esculpidos, por exemplo, apoios de braços de madeira esculpida. A variedade de soluções de cores é enorme, pode-se optar por estofados em veludo claro com estampas douradas, ou dar preferência a cores profundas e nobres, por exemplo, bordô ou azul.
- Se o interior geral da sala for feito em um estilo provençal calmo e pacificador, então o sofá deve atender aos seguintes requisitos: o estofamento deve ser em tons suaves e suaves (as cores ideais são lilás claro, creme, cinza, branco), também é permitido o uso de estampas florais em tons de lilás e verde. É possível usar tecidos com bolinhas, gaiola ou tira. É melhor optar por tecidos para estofamento naturais. Esteiras, linho ou tecidos com alto teor de algodão são boas opções. Seria supérfluo terminar com babados ou rendas, que vão dar romance e leveza aos móveis.
- Em contraste com o estilo provençal, você pode imaginar uma sala de alta tecnologia. Aqui, os sofás lembram mais móveis de escritório práticos, e o estofamento é geralmente feito de couro ou couro sintético, o que aumenta a praticidade do móvel e sua funcionalidade. Os modelos de alta tecnologia se distinguem por linhas retas e falta de decoração.
- O estilo art nouveau moderno aceita sofás estranhos e fora do padrão. Prateleiras, mesinhas de cabeceira para sofás, enormes almofadas macias, que são utilizadas não só para decoração, mas também para sentar-se mais confortável, são adequadas aqui. Os modelos bege, preto e marrom são a escolha mais popular para esse estilo, no entanto, você pode se arriscar e criar um destaque brilhante com um sofá. Por exemplo, usar vermelho adicionará brilho e vida ao ambiente.
- O estilo minimalista está ganhando cada vez mais popularidade hoje. Para complementar uma sala deste estilo com um sofá, é necessário estar atento aos modelos mais simples. Devem ter uma forma geométrica uniforme: quanto menos arredondamentos, decoração, texturas de tecido, melhor será o encaixe da mobília no estilo declarado. Os sofás são geralmente feitos em tons de cinza, branco, bege ou preto. Se você precisa de um acento brilhante, o estilo permite adicionar um complemento na forma de almofadas brilhantes de uma forma muito rígida e uniforme.
Dicas de Seleção
Preste atenção às seguintes nuances:
- Ao escolher um sofá de canto, antes de mais nada, você precisa decidir para que lado o canto será direcionado. No momento da compra, vale esclarecer se é possível alterar a modificação e alterar de forma independente a localização do canto. Na maioria das vezes, os modelos modernos têm essa função.
- Se você planeja usar o sofá para dormir todos os dias, é necessário prestar atenção especial à escolha do mecanismo de layout e ao preenchimento interno. Portanto, a escolha ideal seria um sofá sobre um bloco de molas com mecanismo eurobook ou golfinho.
- Modelos de boa qualidade se distinguem pela qualidade, costuras lisas e bonitas, portanto, na hora de comprar, antes de mais nada, é preciso ficar atento a elas, pois para ver o que mais provavelmente não vai funcionar por dentro e pela qualidade da costura você pode julgar a qualidade do produto como um todo .
- Se a mobília for escolhida para um apartamento com um layout típico, então não há muita escolha nas modificações do sofá, ele é simplesmente colocado em um dos cantos da própria parede. Isso significa que não é necessário escolher estofamento premium para a parede posterior, é perfeitamente possível limitar-se à classe econômica, e o dinheiro economizado, por exemplo, pode ser gasto em almofadas brilhantes ou outros acessórios da moda para o quarto. Eles, ao contrário do encosto do sofá, vão deliciar os olhos dos anfitriões e de seus convidados.
- Se o tamanho do apartamento e a carteira permitirem, você pode prestar atenção a soluções de design elegantes. Formas incomuns e decoração original ajudam a adicionar sabor ao interior. É importante aqui que o sofá, com todas as suas vantagens visuais, seja confortável e prático, caso contrário, terá que ser trocado rapidamente, e essas opções não são baratas.
- Ao escolher a mobília para o quarto das crianças, você deve prestar atenção aos tecidos de estofamento de elite, como chenille e couro. Não têm medo de sujeira, umidade, são muito fáceis de limpar e são tecidos hipoalergênicos. No entanto, seu custo é bastante alto, o que, claro, deve ser levado em consideração no momento da compra.
- Os melhores sofás têm uma moldura de metal ou madeira maciça, portanto, ao escolher separadamente, é necessário insistir na escolha do material da estrutura. É claro que uma moldura de madeira sólida custará uma ordem de magnitude mais alta do que o papelão, mas esses móveis durarão mais.
Como montar e desmontar um sofá de canto?
Os sofás de canto são estruturas bastante volumosas e são muito inconvenientes para o transporte. Quando um sofá é trazido no momento da compra, geralmente é desmontado e, em seguida, montado por artesãos especiais. Mas e se o sofá precisar ser desmontado ou montado por você, por exemplo, para movê-lo? Além disso, pode ser necessário desmontar a estrutura nos casos em que um sofá de uma só peça simplesmente não passe pela porta, por exemplo, se for necessário instalar móveis em uma varanda ou em um corredor com arco estreito. Aqui você não pode prescindir da desmontagem.
Muitas vezes, um sofá de canto é escolhido para uma residência de verão, caso em que também é necessário desmontar um sofá monolítico, pois o transporte pode demorar e a desmontagem dos móveis ajudará a preservar sua qualidade e integridade durante o transporte.
Assim, o mecanismo de montagem-desmontagem é padrão para todos os modelos de sofás de canto, seja um sofá com mecanismo Puma ou com mecanismo giratório, modelo roll-out ou Eurobook, sobre estrutura metálica ou base de madeira. A técnica de desmontagem é a seguinte:
- Desmonte o sofá começando desde a desmontagem de todas as partes removíveis da estrutura, remoção de almofadas, colchões falsos, capas removíveis.
- Em seguida, você deve puxar a parte principal do sofá. Graças a esta manipulação, a moldura interna do móvel ficará visível. Em seguida, você deve levantar a seção lateral, isso irá expor a fixação de uma parte à outra. A fixação pode ser feita com suportes de metal comuns ou parafusos especiais. Essas opções não causarão dificuldades durante a desmontagem, mas se os fechos estiverem escondidos sob o estofamento ou tiverem formato não padronizado, é melhor recorrer a ajuda de especialistas. Para a autodesmontagem de opcionais com fechos ocultos, será necessário retirar cuidadosamente o estofamento (com uma chave de fenda, retirar os suportes de fixação, na hora da remontagem será necessário retornar o estofamento ao seu lugar original com um grampeador de móveis )
- Primeiro você precisa remover os apoios de braço, se houver. Esta simples manipulação já permite reduzir o sofá em pelo menos meio metro. Depois disso, você pode separar as seções principal e lateral. Para isso, é necessário retirar o estofo, se o suporte estiver coberto com ele, desaperte as porcas e desenganche a esquina do sofá. Em princípio, isso pode terminar completamente a desmontagem, mas se você quiser fazer as partes do sofá não apenas pequenas, mas também leves, você pode separar as partes macias e as caixas para linho. Para isso, também será necessário remover o mecanismo de transformação, o que pode causar dificuldades para um montador não profissional de móveis.
A montagem ocorre de forma semelhante: primeiro, com o auxílio de parafusos, são conectadas as partes da estrutura do sofá de canto, depois o estofo é devolvido ao seu lugar, ocultando o suporte, caso tenha sido fornecido pelo modelo, após o que são colocados os apoios de braços retirados . No final, voltam todos os tipos de decoração e travesseiros, o sofá é montado.
Estofamento de um sofá de canto
Qualquer mobiliário estofado, mesmo da melhor qualidade, desgasta-se com o tempo e surge a questão de mudar de móvel. No entanto, não se apresse e jogue fora seu sofá favorito, talvez ele seja guardado pelo estofamento.
O transporte de um sofá de canto inclui as seguintes manipulações:
- desmontagem da estrutura;
- remoção de estofamento antigo;
- abra uma nova tampa;
- consertar novo material de estofamento;
- montagem da estrutura.
Antes de iniciar a restauração, é necessário selecionar o tecido, qual será realizada a constrição, determine o grau de deterioração do enchimento e opte por substituí-lo se necessário. Feito isso, desmonte cuidadosamente os móveis e remova todo o estofamento antigo. Neste caso, deve-se atuar com muito cuidado para não danificar as partes do estofamento, que se tornarão um padrão para a nova capa.
Além disso, se necessário, vale a pena substituir o enchimento, pode-se colocar um novo bloco de molas ou um bloco de espuma. Quando isso for feito, você pode começar a cortar as novas partes do estofamento. Em seguida, o novo material é esticado sobre as partes do sofá e fixado com um grampeador de móveis. Depois disso, tudo o que resta é montar todas as partes do sofá com fechos de alta qualidade.
Avaliações
Pelas críticas em sites de recomendação e sites de lojas que vendem móveis estofados, a maioria dos usuários está satisfeita com os sofás de canto. Portanto, há uma área de estar bastante espaçosa, a facilidade de uso das caixas de armazenamento e a aparência elegante dos modelos modernos. Quem optou por modelos de canto com colchão ortopédico nota a facilidade de uso como cama principal.
Avaliações negativas surgem de pessoas que escolheram modelos muito baratos de sofás de canto. É preciso lembrar que um sofá de alta qualidade, que durará muito e fará as delícias de seu dono, deve custar no mínimo 30 mil, a economia é feita com materiais mais baratos e de vida curta, esquadrias frágeis e mecanismos de transformação. Portanto, os enchimentos são pressionados, os mecanismos se tornam inutilizáveis e o tecido se desgasta rapidamente.
Além disso, o negativo provoca a escolha errada do tamanho geral do móvel ou do canto que fica do lado errado, o que não permite a instalação do móvel, economizando espaço livre. O uso de berço de canto também causa certa insatisfação, alguns usuários notam o fato de que a junção entre os blocos de sofás sente muito na hora de usar o berço. Isso pode ser evitado escolhendo os mecanismos de transformação mais convenientes e verificando cuidadosamente na compra, é necessário desdobrar o sofá várias vezes e, se possível, deitar sobre ele.
Assista a um vídeo sobre o assunto.
O comentário foi enviado com sucesso.