Sofá dobrável de dois lugares
Um sofá é uma peça de mobiliário estofado que proporciona uma sensação de conforto e harmonia doméstica a qualquer interior. Hoje, o foco está em modelos projetados para duas pessoas. Eles não apenas atendem aos requisitos de móveis modernos, mas também fornecem o descanso e o sono mais confortáveis.
Um sofá dobrável de dois lugares é um modelo universal, cabe em qualquer tipo de sala e pode mudar o estilo do interior.
Recursos e benefícios de sofás compactos
Um sofá-cama duplo é uma alternativa a uma cama de casal. Ao contrário, não desordena desnecessariamente a área útil, tendo dimensões compactas quando dobrado.
Os sofás-cama são ideais para qualquer divisão e estilo de interior. Se desejar, podem ficar não só no quarto, mas também na sala, quarto das crianças, cozinha, desdobrando-se se necessário. Modelos duplos de sofás dobráveis são mais versáteis e confortáveis de usar. Adaptam-se bem a qualquer ambiente, são móveis quando reorganizados e quando dobrados criam a ilusão de amplitude, transformando o espaço e tornando-o acolhedor.
O mercado da indústria de móveis modernos produz uma ampla gama de modelos de sofás duplos. Hoje, escolher a opção certa não será difícil: devido à variedade de modelos, pode-se adquirir um sofá para qualquer interior, de acordo com o gosto e bolso mais exigentes.
Os sofás duplos desdobráveis são multifuncionais. Eles podem ser usados como um local para relaxar, assistir TV, reuniões familiares na sala de estar. Quando desdobradas, essas estruturas se transformam em uma cama de casal completa.
Sofás semelhantes podem ser vistos em interiores de escritórios. No entanto, neste caso, são puramente estéticos e não implicam transformação. Aqui, um sofá compacto indica antes o status e o sucesso da empresa, especialmente se for feito de couro.
Essa técnica no interior é mais convidativa e substitui perfeitamente as cadeiras ou poltronas usuais de escritório.
As vantagens dos sofás conversíveis duplos incluem uma rica paleta de cores de estofamento. Hoje você pode olhar para uma opção para combinar com os móveis existentes. Além da cor, o material do estofamento também se destaca. Ele confere solidez a qualquer design.
Freqüentemente, os sofás duplos dobráveis são comprados para usar o espaço livre da sala de maneira conveniente e eficiente. Eles são indispensáveis onde há falta de espaço livre. Modelos compactos podem se encaixar no interior da loggia, mudando sua aparência e definindo uma área de lazer.
Formas e modelos
Existem diferentes modelos de sofás de dois lugares com mecanismo dobrável (reto, de canto e modular). Cada tipo tem suas próprias vantagens e é selecionado de acordo com as condições específicas do quarto. Freqüentemente, a largura do assento em tais modelos é igual à largura das costas.
Assim, na forma desdobrada, o local de dormir consistirá nos mesmos blocos.
Sofás retos
Sofás retos para dois lugares são considerados uma opção versátil. Via de regra, sempre economizam espaço e são uma escolha indispensável se é importante economizar cada centímetro de área útil. Esse modelo pode ser colocado contra a parede ou com a ajuda dele para zonear o espaço.
Independentemente do tamanho, tal sofá não parecerá volumoso, seja estreito com uma cama ou largo.
Sofás de canto
Os sofás de canto são tão confortáveis quanto os modelos retos. Hoje, os fabricantes oferecem opções versáteis nas quais você pode alterar um canto para outro. Isso permite que você experimente o estilo do interior e torna a reorganização mais fácil.
Sofás modulares
As opções modulares duplas são funcionais e permitem diversificar o design da sala. Por exemplo, uma das soluções de design interessantes é um sofá-cama redondo para duas pessoas. O sistema de transformação modular permite que você desmonte a cama de dormir em suas partes componentes. Neste caso, os detalhes podem ser usados como pufes ou uma pequena mesa fofa. O mecanismo de dobramento rotativo também é interessante. Quando montado, esse sofá-cama parece um semicírculo com as costas ou travesseiros macios.
Outros modelos possuem um mecanismo de transformação, quando, além da cama de dormir, fica uma cabeceira chique. Esses modelos até se assemelham a uma cama de casal maravilhosa. Podem ser estreitos com beliche, ter apoios de braços macios e encosto fixo de espessura diferente. Os modelos clássicos podem ser feitos em um estilo minimalista com um visual reto com ou sem braços.
Cada formulário tem muitas variedades, diferindo em estilos diferentes (modular, de escritório, etc.). Os modelos universais possuem gavetas para roupa de cama, o que é muito cômodo e economiza espaço no armário.
O desenho dos outros é feito de forma que o seu bloco fique escondido por dentro e até que o sofá seja desdobrado, ele não seja visível.
Além disso, os modelos e o grau de rigidez do tapete são diferentes. Eles podem ser macios, meio duros e duros (alternativa a uma cama ortopédica).
Os primeiros, embora moles, nem sempre são confortáveis, pois durante o sono se abaixam muito, o que interfere no descanso adequado e deixa o corpo em uma posição incorreta. Modelos com dureza média de tapetes são universais. Eles são projetados para a população em geral, suportam o peso médio de duas pessoas e promovem descanso e sono mais adequados.
As melhores opções para sofás dobráveis de dois lugares são designs com um tapete rígido e um encosto. Tais modelos são considerados ortopédicos e, embora não curem doenças do sistema musculoesquelético, podem ser a sua prevenção. É nestes modelos que se prevê o tipo de bloco com efeito ortopédico, quando, além do enchimento principal do enchimento, é adicionado um material duro por cima e por baixo (tal manta não se dobra).
Às vezes, proteção adicional é fornecida na unidade, que é ativada sob carga pesada. Esses sofás dobráveis são escolhidos por aqueles que precisam de repouso absoluto e máximo conforto após o trabalho associado a grandes esforços físicos, ou por aqueles que têm um tipo de trabalho sedentário no escritório.
Mecanismos de transformação
Os modelos de sofás dobráveis para dois assentos diferem no tipo de mecanismo de transformação. É diferente no princípio de dobrar o sofá:
- Livro. O mecanismo de transformação semelhante a um livro é o design mais simples. Para desdobrar o sofá, é necessário elevar a unidade do assento e abaixar as costas, formando uma cama de dormir completa com duas partes idênticas. Se o sofá for comprado com o propósito de ser usado como cama, é preciso atentar para o fato de que a largura do encosto e do assento é a mesma.
Além disso, é importante levar em consideração o tipo de massa: ela deve ter a mesma densidade e espessura.
- Eurobook. O mecanismo de transformação lembra um livro: para desdobrar o sofá, também é preciso levantar o assento (enquanto o encosto começa a cair). A única diferença é que além de elevar o assento, ele precisa ser ligeiramente puxado para a frente.
- Clique-clac. O princípio de dobrar um sofá de dois lugares se assemelha a um livro, mas tem uma pequena diferença. Para transformar o sofá em uma cama de casal, é necessário levantar o assento até ouvir um clique.Depois disso, o assento é ligeiramente abaixado, o encosto é movido e ambas as partes são dispostas em uma cama de dormir.
- Acordeão. Um dos designs mais confiáveis. O mecanismo de desdobramento do acordeão é bastante simples e se assemelha ao desdobramento de um acordeão. Quando desdobrado, um dormitório para duas pessoas consiste em três blocos idênticos. Para transformar o modelo em uma cama completa, você precisa puxar o assento superior e puxá-lo para frente. Nesse caso, a parte dupla se desdobra.
- Concha americana. O nome "concha" indica a forma como o sofá se transforma. A cama de dormir é composta por três partes idênticas, dispostas da seguinte forma: primeiro, o primeiro bloco é elevado e colocado no chão, depois o próximo tapete com pernas é agarrado pela pega e colocado no chão. Este modelo não possui caixa para roupa suja.
- Clamshell francês. Este modelo tem uma ligeira diferença da garra americana. Para fazer uma cama de casal de um sofá, você deve primeiro remover os travesseiros localizados no assento. Em seguida, o sofá é colocado para a frente, enquanto as costas permanecem imóveis e no lugar.
- Cadeira reclinável... O sistema de transformação de tal sofá é um pouco diferente de outros modelos. É acionado da seguinte forma: sentar no sofá, ao mesmo tempo em que repousa no braço da cadeira e repousa todo o peso do corpo nas costas. Nesse caso, o pé sobe e as costas caem.
Estilos
Todo o interior depende do design do sofá dobrável. Portanto, ao comprar, é preciso levar em consideração muitos fatores. No design moderno, diferentes estilos de modelos são relevantes, do clássico e moderno à imitação de modelos antigos.
Existem muitos estilos diferentes, cada um com sua própria história e formato de design:
- Chesterfield. Sofá de couro com braço curvo e encostos de igual altura, efeito acolchoado e sem almofada nas costas.
- Camelback. Móveis estofados com encosto curvo, que lembra o dorso de um camelo com corcunda, sem almofada no encosto.
- Lawson. Sofá com braços e almofadas baixos, combinando metal e madeira na moldura.
- Smoking. Uma variante do estilo Art Nouveau do início dos anos 20 do século XX com a presença obrigatória de almofadas e braços da mesma altura das costas.
- Inglês. Um sofá aristocrático com alças arredondadas e lisas, feito no estilo do interior britânico (construção com encosto duro, grandes almofadas macias e alças muito pequenas e macias).
- Knowle. Um modelo distinto com encosto alto e braços que podem ser ajustados com cordões que prendem o encosto e os braços.
- Bridgewater. Um modelo elegante e informal feito em estilo clássico. Tem uma parte traseira arredondada, alças baixas curvas e almofadas.
Em geral, os sofás diferem na altura e forma das costas, na rigidez e altura dos apoios de braços, na presença de almofadas e na mobilidade das costas. Cada modelo é único em sua própria maneira e deve corresponder ao design da sala.
Dimensões (editar)
Os padrões de sofás duplos dobráveis para cada fabricante são um pouco diferentes. Os valores médios são 160 x 190 cm. As dimensões do sofá dependem da área do quarto, do espaço atribuído e dos parâmetros desejados da cama de dormir.
Quando dobrado, o sofá pode ser muito pequeno e estreito.
Os modelos também diferem em largura. Entre as opções, você pode escolher um sofá pequeno, pequeno, largo ou mini:
- Em média, a largura dos modelos retos comuns é de 60-100 cm, a altura é de até 1 metro. Dependendo do modelo, o comprimento pode ser de 190-196-200-206 cm. Alguns modelos quando desdobrados medem 140 x 186 cm e 150 x 190 cm. A altura dos apoios de braços varia de 48 a 70 cm e acima.
- Normalmente, as dimensões dependem do comprimento do sofá: quanto maior for, mais espaçoso é o seu local de dormir. A profundidade dos modelos de pequeno porte desdobrados é de 120 (130) x 180 cm, dobrados - de 70 a 91 cm.
Materiais (editar)
Os principais componentes do sofá são a estrutura, a base e o bloco. Eles determinam a vida útil, a funcionalidade e o design do modelo.
Quadro
Normalmente, a estrutura é composta por madeira e metal. Recentemente, os elementos de metal são cada vez mais usados na produção. A árvore desaparece no fundo, embora seja freqüentemente encontrada em modelos do estilo clássico.
No mecanismo de transformação, as peças de metal são usadas com mais frequência. A base pode ser de aço ou madeira. A única coisa que não é boa é o uso de aglomerado - essa base não vai durar muito.
Uma boa base é um desenho com lamelas (ripas de madeira estreitas ao longo do comprimento, presas à moldura). Esta estrutura é ideal como base para um sofá ortopédico. É bem ventilado, resiliente e muito procurado pelos clientes.
Devido às lamelas, a esteira pode "respirar" livremente, o que exclui a formação de fungos ou mofo.
O preenchimento
Vários tipos de enchimentos são usados na produção de móveis modernos. Com base na estrutura do sofá, a base do modelo pode ser com ou sem mola.
Enchedor sem mola
Para tornar os móveis macios, dois tipos de espuma de borracha são freqüentemente usados como tapete sem mola: espuma de poliuretano padrão e densa (espuma de poliuretano). A espuma de PU convencional é uma folha de material semelhante a uma esponja que é colada para obter um bloco com a espessura e a rigidez desejadas. Esse enchimento é o mais orçamentário, embora em termos de qualidade seja o menos confiável.
Via de regra, a cama com ele afunda rapidamente, formando amassados no centro.
A espuma de poliuretano injetada é um tipo de enchimento mais avançado. É moldado no formato desejado de acordo com as dimensões específicas de cada modelo. É mais elástico, tem uma vida útil mais longa, embora com o tempo às vezes mude sua tonalidade original. Esse tapete não rangerá, pode ser um pouco comprimido, mas não causará amassados fortes.
Além deste material, o seguinte é usado como enchimento para um sofá dobrável de dois lugares:
- látex natural (material em forma de espuma feito da seiva da hevea);
- látex sintético (um derivado da espuma de poliuretano),
- coco (fibras de coco na forma de um velo);
- hollowfiber (produto de fibra de poliéster);
- struttofiber (uma composição de poliéster e lã, fibras de bambu).
Além desses enchimentos, feltro, jaqueta acolchoada e inverno sintético são usados na produção. Se o modelo possuir travesseiros, eles são preenchidos com penugem sintética, hollowfiber ou estofamento de poliéster.
Bloco de primavera
Um sofá dobrável com um bloco de molas é um assunto controverso. Estes não são designs antiquados que foram lembrados por muitos desde os tempos soviéticos. Hoje, as molas são conectadas de acordo com um princípio diferente, o que reduz a abrasão das peças umas nas outras e sua fragilidade.
Na produção dos modelos são utilizados três tipos de molas: cobra, bonnel e elementos independentes:
- O primeiro tipo representa molas arredondadas em zigue-zague de formato plano, que se fixam à moldura por ambos os lados e têm fixação elástica entre elas.
- As molas do bonnell são colocadas verticalmente. Esse preenchimento é chamado de bloco, uma vez que os elementos estruturais conectados externamente uns aos outros nas partes superior e inferior formam uma malha com uma moldura. Ao contrário de uma treliça de mola de cobra, tal bloco é colocado em uma estrutura de madeira com uma base de treliça. Para evitar que as molas rasguem o estofamento, o bloco é complementado com uma camada de espuma de borracha ao longo das bordas superior, inferior e laterais.
- As molas de um tipo independente são dispostas de maneira diferente. Cada um deles funciona separadamente dos outros. O mecanismo do bloco é um pouco diferente de suas contrapartes de mola: cada elemento é embalado em uma capa de tecido separada. As peças de metal não estão conectadas entre si: a integridade do bloco é criada conectando as tampas de tecido. Portanto, sob carga, a superfície será plana sem rolar para o meio.
Uma variante interessante do bloco é a versão com molas duplas, quando uma é inserida na outra. O segundo elemento adiciona elasticidade à estrutura e só é ativado sob carga elevada.
Materiais de estofamento
A escolha do material de estofamento é uma questão que requer uma abordagem cuidadosa. Hoje, o couro natural e ecológico, o chinil, o flock e a tapeçaria para móveis são utilizados na produção de estofados. Além disso, algumas empresas cobrem os móveis estofados com tecidos coreanos com textura aveludada ("chinchila").
Na hora de escolher o tipo de material do estofamento, leve em consideração seu cuidado e durabilidade:
- Por exemplo, um sofá dobrável de couro não é caprichoso de cuidar: o revestimento decorativo permite a limpeza com detergentes e não limpa durante a operação.
- A opção de tecido para duas poltronas é mais adequada para um quarto ou sala de estar, onde não há muita poeira e sujeira. É mais difícil cuidar de tecidos, especialmente se alimentos, tinta, tinta da caneta entrarem em contato com o estofamento durante o uso.
O tecido enxuga mais rápido, desbota e acumula poeira.
Soluções de cor
A cor do sofá depende do estilo da sala e deve se encaixar bem no interior. O tom mais popular hoje continua sendo o marrom, variando de um tom claro a um tom chocolate.
As opções de escritório são mais diversificadas: entre elas destacam-se os tons suaves de verde, oliva, laranja e roxo.
O tom branco é aristocrático, mas completamente inaceitável para uso constante. Quem gosta de cores claras escolhe cinzas diluídos, rosa, lilases e tons suaves semelhantes.
O preto parece sombrio, por isso não é muito procurado.
Como escolher um sofá bebê para um quarto?
Freqüentemente, a escolha de um sofá é baseada nas características externas do modelo. O comprador presta atenção ao tamanho, estofamento e design dos móveis estofados. Esses critérios de seleção são relevantes apenas se você raramente planeja usar o sofá (por exemplo, na dacha para convidados). Se a compra envolver uso diário ou frequente, há uma série de fatores aos quais você deve prestar atenção.
Nesse caso, você terá que gastar muito mais tempo na inspeção, perguntando ao vendedor sobre todas as nuances do modelo.
Na escolha de uma opção durável, tudo importa, desde o tamanho e estrutura do mecanismo de transformação, a presença de caixas para roupa, conveniência de localização e finalização com os componentes do enchimento. Além disso, ao escolher um modelo que será mais uma cama do que um sofá, você pode vislumbrar a possibilidade de consertar blocos.
O fato é que com o uso constante de qualquer sofá, mais cedo ou mais tarde um bloco cede, as molas enfraquecem ou o estofamento fica inutilizável. Poucas pessoas sabem, mas móveis estofados podem ser reanimados e, assim, estender sua vida útil. Além disso, muitas vezes o reparo não é trabalhoso, se você souber como substituir o aparelho sozinho, não levará muito tempo e economizará seu orçamento. O vídeo a seguir vai falar sobre isso:
Regras fundamentais
Ao escolher um sofá dobrável compacto para dois assentos, os especialistas recomendam prestar atenção às seguintes nuances:
- indicador de rigidez (a opção média prolongará a operação, suportará a carga de peso e não causará dores nas costas associadas ao desacordo com tapetes duros ou excessivamente macios);
- o tipo de enchimento (quanto maior o tamanho da cama de dormir, mais dura deve ser a superfície, caso contrário, o meio cairá);
- a vida útil do enchimento (para que a esteira não role muito rapidamente, há três opções à sua escolha: látex natural, espuma de poliuretano densa e um bloco de mola de tipo independente);
- a espessura das esteiras (não devem ser mais finas que 8 - 10 cm);
- impecabilidade do mecanismo de transformação (sem frouxidão da estrutura - é um casamento que vai encurtar a vida do sofá);
- na hora de comprar uma opção ortopédica, você deve olhar mais de perto um modelo com lamelas de faia ou bétula;
- o mecanismo de transformação deve ser cómodo e adequado às dimensões da divisão (leve e não difícil de desdobrar por falta de espaço);
- material de moldura (aglomerado não é adequado para uso permanente, portanto, vale a pena escolher uma opção em que haja uma combinação de metal e madeira);
- o diâmetro das partes do mecanismo de transformação (quanto maior, mais confiável é o modelo e mais tempo durará).
Além disso, o nível de adaptação da capa e seu material é um indicador importante durante a inspeção. Como um sofá dobrável é comprado há muito tempo, o estofamento deve ser feito de um material denso e resistente à abrasão.
É bom se ele puder ser limpo - isso prolongará a operação.
É importante também que o estofamento seja feito com alta qualidade: não deve haver pontos tortos, defeitos na forma de arranhões, buracos, arranhões do material. Se o vendedor disser que o tecido ficará endireitado com o tempo, não é o caso: o tecido permanece o mesmo.
Ideias de interiores
Um sofá dobrável de dois lugares muda qualquer interior. Pode ficar na cozinha, complementando o conjunto de cozinha. Nesse caso, ele agrega funcionalidade ao espaço, complementa o interior.
O sofá dobrável preto e cinza com pernas encaracoladas caberá com sucesso no interior lacônico de tons neutros se você colocá-lo contra a parede. Piso laminado leve e meio-fio geométrico são excelentes componentes do design de um ambiente.
Para criar harmonia, você precisa escolher uma decoração ou gabinete no mesmo tom do sofá.
Se um sofá cinza claro for escolhido para um quarto bege com paredes bege e piso claro, você não pode prescindir de acentos. Você vai precisar de travesseiros turquesa brilhante e gavetas de uma cor semelhante. Para evitar que o sofá se misture com o tom do chão, você pode repetir a cor de destaque colocando um tapete no chão para combinar com os móveis ou travesseiros.
Para quem está acostumado a contrastes no interior, pode-se comprar um sofá nas cores creme ou leitoso com braços e almofadas. Para evitar que o modelo se confunda com a cor da parede, é melhor colocá-lo sobre um fundo escuro e colocar um tapete no chão para combinar com a parede.
A cor escura do interior pode ser repetida pegando a prateleira e a lâmpada da mesma tonalidade.
Se o quarto for feito em tons de bege e azul acinzentado, é melhor comprar um modelo dobrável de tom leitoso com estampa e pequenas pernas de madeira. Para animar o design, você pode decorar o sofá com almofadas, colocar um vaso e um armário nos tons branco e marrom.
Esse sofá ficará bem no quarto, na sala de estar, contra uma parede com prateleiras de vidro para livros.
Na hora de escolher um ou outro modelo, vale considerar que além da funcionalidade, pode delimitar espaços. Por exemplo, se você colocar um sofá no meio de uma sala de estúdio, poderá separar a borda da área de jantar. Esta é outra vantagem desse tipo de mobiliário.
O comentário foi enviado com sucesso.