Almofadas de sofá faça você mesmo
As almofadas do sofá "faça você mesmo" conferem individualidade ao interior, além de tornar o espaço ao redor muito mais confortável. Esse artesanato doméstico vai deliciar especialmente, porque nesses acessórios está o seu calor e cuidado. Graças aos vários exemplos que serão discutidos neste artigo, você pode criar verdadeiras obras-primas.
Ideias de criação
Vale a pena mergulhar um pouco na história. Os primeiros travesseiros foram descobertos nas pirâmides egípcias. Seu propósito não era comodidade e conforto durante o sono, como em nossa época. Eram aparelhos com os quais era possível manter um penteado complexo depois de acordar.
Obviamente, apenas os ricos podiam comprar travesseiros.
Esses produtos foram criados a partir de pedra, madeira, metal, porcelana. Eles pareciam apoios de cabeça rígidos.
Os primeiros travesseiros macios, como costumam vê-los, surgiram na Grécia... Os gregos criaram uma variedade de opções, mergulharam no culto do conforto e da comodidade. Enriquecendo as fronhas com costura, pintura e uma paleta multicolorida de tintas, foram eles que fizeram as obras de arte das almofadas.
Então, os antigos romanos adotaram a moda.
Na Rússia, travesseiros bordados de várias maneiras eram considerados parte do dote. No mundo moderno, é quase impossível imaginar a vida sem travesseiro, é compreensível. Disponibilidade e uma vasta seleção não deixam nenhuma casa sem suaves "belezas". As almofadas podem variar em forma, cor e tamanho. Um papel importante é desempenhado pela performance de estilo, seja uma opção festiva ou uma opção tranquila do dia a dia.
O nome de uma pessoa querida pode estar no travesseiro; animais engraçados costumam ser representados nesses produtos.
Escolhendo um tecido
É aconselhável escolher um material natural para o travesseiro, já que não só deve ser bonito, mas também servir na prática. Várias opções valem a pena considerar:
- Tecido de algodão é bastante comum. É hipoalergênico, permite que a pele respire e absorva a umidade. O algodão é acessível e fácil de cuidar.
- A seda é um material muito delicado sobre o qual será agradável descansar. A única ressalva é o cuidado delicado.
- O linho é um tecido maravilhoso, perfeito no tempo quente. Tem tendência para arrefecer, não é muito exigente e tem uma textura áspera.
- A lã é indispensável no tempo frio, tem um efeito aquecedor, ao mesmo tempo que pode ter um efeito cicatrizante nas articulações e nos músculos. Requer cuidados especiais.
Não se deve ignorar uma característica tão importante do tecido como a trama da fibra. As características do tecido dependem das características da tecelagem. O material pode ser solto, arejado, denso e durável. Aqui estão os principais tipos de tecidos adequados para capas de travesseiro:
- Batiste é um tecido de algodão feito de fios finos. Os produtos feitos com esse material são delicados, arejados, como uma nuvem. Ideal para pessoas com pele sensível, incluindo crianças.
- A teca é um tecido natural com uma trama bastante densa. Difere em especial resistência e resistência ao desgaste.
- O cetim é um tecido durável caracterizado por uma superfície fina e lisa. A peculiaridade do cetim é uma excelente permeabilidade das massas de ar, o que permite que a almofada "respire".
- O jacquard de cetim é um tecido de cetim com um padrão volumétrico, que é criado de forma especial, constituído por seda ou algodão. Os produtos feitos com este material parecem requintados e "caros".Tecido durável e resistente ao desgaste.
- Percal é um tecido liso com trama característica densa e durável. Para densidade, a fibra é impregnada com um adesivo. As características de percal são maciez e durabilidade.
- A sarja é um tecido durável feito de lã grossa ou fios de algodão que adicionam um acabamento fosco ao material. A almofada de sarja acaba por ser volumosa, elástica, densa.
Opções de decoração
A decoração das almofadas é muito diversificada - desde clássicos rígidos a uma profusão de cores alegres.
As principais orientações para a decoração de travesseiros feitos à mão são:
- arcos;
- fitas;
- botões;
- flores;
- tecelagem com aberturas;
- formulários;
- artigos de malha (ou malha completa);
- desenho figurado;
- patchwork (abas);
- franja;
- puffs.
Como escolher um enchimento?
Por sua natureza, os enchimentos se enquadram em duas grandes categorias - naturais e sintéticos. Com base nas preferências, finalidade e estado de saúde, você pode escolher a opção apropriada.
Os enchimentos naturais representam um grande grupo de materiais, os tipos comuns são:
- Ervas. Estes são hortelã, lúpulo, lavanda, cascas de trigo sarraceno, mil-folhas, orégano, erva de São João, camomila, erva-cidreira, sementes de manjericão, endro. Você pode experimentar e encher seu travesseiro com plantas como achar melhor. No entanto, é preciso lembrar que é preciso ser extremamente cuidadoso com as alergias.
- Materiais de origem animal: penugem, penas, lã. Travesseiros de plumas são muito macios e leves, enquanto os travesseiros de plumas são densos e pesados. Essas almofadas requerem cuidados especiais, caso contrário, podem surgir "convidados" indesejados (na forma de ácaros, bactérias). É um pouco mais fácil com produtos de lã, mas deve-se observar que, com o tempo, a lã rola e se torna inutilizável.
- Seda. As vantagens de tal preenchimento são a hipoalergenicidade e a extraordinária suavidade. As desvantagens incluem o alto custo.
- Algodão. Material acessível adequado para quase todos. No entanto, com o uso frequente, esse tipo de almofada se tornará rapidamente inutilizável.
Os enchimentos sintéticos também são divididos em vários tipos:
- Sintepon. Material durável e leve.
- Comforl. Fibra sintética, enrolada em balões, graças à qual retém perfeitamente o calor. A almofada de conforto manterá muito bem a sua forma.
- Holofiber... Material bastante fino, respirável e inodoro. Vai servir por muito tempo, não eletrifica e não acende.
As características das almofadas de alta qualidade são hipoalergênicas e acessíveis. Esses travesseiros não iniciam parasitas. Podem ser lavados na máquina de lavar e ficarão muito tempo com o seu aspecto original.
Aula master de DIY sobre como fazer uma almofada de sofá
Para costurar um travesseiro sozinho, você precisará do seguinte:
- tecido no tamanho desejado (2 recortes medindo 51 × 51 cm, vale 1 cm para mesadas);
- tesoura;
- tópicos;
- lápis;
- alfinetes;
- máquina de costura;
- tecido para decoração;
- formulários para detalhes de desenho.
O procedimento é o seguinte:
- É necessário cortar e espalhar peças em branco redondas de diâmetros diferentes em uma base quadrada.
- Sobreponha as formas umas sobre as outras para criar um elemento em camadas e costure os detalhes resultantes no centro. Em seguida, recue 5-8 mm da borda e costure cada círculo.
- No final, costure a capa por dentro e coloque no travesseiro, costure o resto do lado com um ponto cego. O travesseiro está pronto!
Uma almofada interessante pode ser feita no estilo patchwork. Instruções detalhadas para a fabricação podem ser vistas no vídeo a seguir:
O comentário foi enviado com sucesso.