Estofamento de sofá faça você mesmo
Às vezes eu realmente quero mudar a atmosfera do apartamento e mudar os móveis. Às vezes, um sofá antigo simplesmente perde sua aparência original, mas não há dinheiro para comprar um novo. O que fazer neste caso? Há uma saída - uma faixa do sofá feita à mão!
Vamos conhecer mais detalhadamente todos os aspectos e etapas desse difícil processo à primeira vista.
Qual tecido escolher e qual enchimento é adequado?
Vamos examinar mais de perto os materiais mais populares para estofamento externo e enchimento interno. Nem todo material, de todos os existentes, pode ser adequado para alongar sofás - certas propriedades são necessárias, por exemplo:
- o tecido deve ter um alto grau de resistência ao desgaste;
- o material deve ser denso e sem cor - isto é, a cor não deve desbotar e desbotar com o tempo;
- o estofamento não deve encolher, o tecido deve encolher e esticar bem, se necessário;
- resistência ao atrito - nenhum grânulo deve se formar no tecido;
- é melhor que o material tenha uma impregnação especial, que o proteja da absorção de líquidos e do aparecimento de manchas persistentes;
- é bom se o material tiver qualidades como respeito ao meio ambiente e resistência ao fogo;
- o tecido deve ser respirável - é essa qualidade que ajudará a evitar que o material escorregue ao longo das costuras.
Vamos dar uma olhada nas opções mais populares de tecidos para estofados para sofás, as características e benefícios de cada um deles
Rebanho
Esse é o nome de um tecido não tecido, que é feito através da colagem das fibras do material com uma base especial. É resistente a danos, fácil de limpar, não desbota e não absorve umidade. Além disso, os pelos de animais não aderem a este material, portanto, ao cuidar da superfície do sofá, bastará enxugá-lo com um pano úmido.
Entre as desvantagens do material, destacam-se a baixa resistência ao desgaste - o tecido se desgasta rapidamente e também tem tendência a absorver odores, inclusive desagradáveis.
Camurça falsa
A camurça artificial possui muitas propriedades que atendem às necessidades dos consumidores. Além disso, tem um custo inferior ao da camurça natural, mas não é inferior em algumas características de qualidade.
A camurça artificial é muito durável e altamente resistente ao desgaste, não desbota e se desgasta somente após uma longa vida útil. No entanto, há uma série de desvantagens que, aliás, não se relacionam com a funcionalidade do material: ao usar agentes de limpeza químicos, torna-se rapidamente inutilizável, não pode ser durável se a base for de má qualidade.
Couro sintético
O couro sintético é um material bastante prático e barato, adequado para estofar sofás. Couro genuíno pode ser muito caro e, uma vez que uma grande quantidade de couro pode ser necessária para estofar um sofá inteiro, uma opção de couro sintético mais econômica é usada.
O couro sintético apresenta as seguintes vantagens: resistência à umidade, não se presta à abrasão rápida, prática, fácil de limpar.
Mas, infelizmente, além das vantagens, este material também tem algumas desvantagens: queima rapidamente, danos mecânicos são claramente visíveis nele e adere fortemente à pele nua de uma pessoa.
Couro ecológico
O couro ecológico é popular, que também tem uma origem artificial, mas é feito de materiais mais ecológicos e hipoalergênicos.
Jacquard
O material é tecido e tem uma textura macia semelhante às fibras de rayon. Ele contém fibras naturais e sintéticas em proporções iguais. O tecido é muito forte e durável, pelo que o sofá pode durar muitos anos sem perder o seu aspecto original. Além disso, não desbota e a variedade de cores oferece uma vasta gama de sofás à escolha.
Dentre as desvantagens do material, nota-se uma superfície levemente escorregadia, bem como a impossibilidade de se utilizar o cuidado úmido, que na maioria das vezes é o mais eficaz.
Chenille
O material, cuja superfície se assemelha a muitas pequenas lagartas, é obtido por meio de um entrelaçamento especial de fibras e fios. Este tecido é natural e sintético. As vantagens incluem a preservação da forma original - o tecido não deforma nem estica.
Além disso, não é propenso a absorver odores e pellets desagradáveis.
O tecido é prático, mantém por muito tempo sua aparência original e cores vivas. As desvantagens incluem a falta de propriedades de resistência à umidade, alto custo e sensibilidade aos efeitos mecânicos das garras de animais.
Tapeçaria
A tapeçaria é o tecido de estofamento mais popular. Também é chamado de duas faces, uma vez que os enfeites que são aplicados nele podem ser usados tanto de um lado quanto do outro. O tecido contém uma grande quantidade de algodão e o resto das fibras são naturais. O material tem um alto grau de resistência e resistência ao desgaste, tem uma impregnação resistente à umidade, não desbota e agrada os clientes com uma ampla variedade de flores e padrões.
Mas, infelizmente, esse material rapidamente se desgasta e queima com a exposição ao sol, então você não deve colocar um sofá coberto com tapeçaria perto da janela.
Velours
O material é misturado, pois contém fibras de viscose, poliéster e algodão. Além do tecido ser muito atraente no aspecto e agradável ao toque, também é bastante durável, elástico e "respirável", ou seja, permite que o ar passe bem.
Mas também há uma série de desvantagens: a limpeza extremamente suave é aplicável, as manchas são muito difíceis de remover, o material está sujeito a uma perda rápida de sua aparência original, pois se desgasta muito rapidamente.
Além do estofamento externo, em alguns casos é necessário substituir o enchimento interno do sofá antigo. Vamos dar uma olhada nos materiais mais populares que são mais adequados para isso:
- Espuma de poliuretano. Um material muito prático e hipoalergênico que pode suportar cargas pesadas. Bem ventilado e promove boa circulação de umidade;
- Structofiber. Material elástico, durável e de custo bastante razoável. Não está sujeito a cáries, não permite o aparecimento de parasitas e é a base ortopédica do sofá;
- Sentiu. Material natural obtido por feltragem de lã em diversas técnicas. O material não é utilizado como colchão principal, mas seu isolamento e características de resistência ao desgaste o tornam uma excelente opção de forro;
- Látex... É considerado elite, portanto, é usado para encher sofás caros. É durável, elástico e pertence à categoria de materiais ortopédicos;
- Lã de coco... Material natural feito de fibra de coco.Um colchão feito deste material não é absolutamente elástico e sim rígido, mas é hipoalergênico e bastante rentável.
Como fazer cálculos de material corretos?
Não basta apenas escolher os materiais certos necessários para a cintura do sofá. Um aspecto importante é o cálculo da quantidade de tecido.
Vale ressaltar que é melhor levar um pouco mais do que o calculado, pois imprevistos podem surgir e o tecido pode não ser suficiente.
Calcular a quantidade de material não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista:
- Em primeiro lugar, é necessário retirar cuidadosamente o tecido antigo com que foi estofado o sofá, mantendo os detalhes intactos.
- O próximo passo é medi-los cuidadosamente e então resumir todos os resultados relativos às formas horizontais. Ao valor resultante será necessário somar a vigésima parte do resultado, que irá para a junção dos desenhos e folgas de costura. O total resultante indicará o comprimento necessário.
- A largura é calculada de uma forma diferente e é muito mais simples: você só precisa medir a parte mais larga.
Se você tiver almofadas, deve levá-las em consideração também. A quantidade de tecido necessária para costurar almofadas é calculada da seguinte forma: a largura e o comprimento dos produtos são medidos, os resultados são somados e multiplicados pela metade.
Será necessário adicionar centímetros adicionais a serem usados para as licenças.
Se o estofamento antigo não puder ser removido ou for impossível medi-lo, todas as medidas serão apenas aproximadas - normalmente são usados os valores do dobro do comprimento e da largura do sofá. Para o estofamento de um sofá com apoios de braços maciços e detalhes adicionais, o comprimento do produto deve ser multiplicado por cinco para evitar a escassez de material.
Fazendo um padrão
É bom se, ao remover o estofamento antigo, ele permanecer intacto - então, fazer um padrão não será difícil. Mas e se for impossível cortar novos de acordo com os velhos padrões? Neste caso, você terá que fazer seu próprio padrão, adequado para um determinado modelo de sofá.
Em primeiro lugar, é necessário medir todas as peças que compõem o sofá: encosto, assento e apoios de braços.
Vamos dar uma olhada mais de perto no processo de elaboração de um padrão, usando um exemplo simples:
- Apoio de braço. É necessário medir suas partes externa, interna e frontal. Como resultado, para dois apoios de braço deve haver seis partes - algumas das anteriores.
- Assento. Uma peça sólida é cortada, dividida ao meio por uma dobra. Uma parte da parte cobrirá a superfície na qual o assento está sentado, a outra parte flui para a parte frontal inferior, na superfície posicionada verticalmente.
- Voltar. Várias partes são recortadas: a parte da frente em uma única cópia e as duas metades destinadas a apertar as costas das costas. Deve-se levar em consideração que a parte de trás das costas deve ter quase o dobro do comprimento da frente, pois cobre completamente todo o encosto do sofá.
É melhor primeiro aplicar os padrões em papel especial, depois recortar os detalhes e, em seguida, transferi-los para o material. Isso o salvará de erros e danos ao tecido.
Além disso, ao cortar peças, você precisa adicionar alguns centímetros a cada borda - para processar as bordas do material e para margens de costura.
Instrumentos
Além de estampas e tecidos, ferramentas especiais de trabalho também serão necessárias para esticar sofás, sem as quais todo o processo será simplesmente impossível. Vamos dar uma olhada em toda a lista de ferramentas, bem como as funções que executam:
- Para desmontar estofados antigos e algumas peças obsoletas e, em seguida, montar o sofá, pode ser necessária uma chave de fenda, uma chave de fenda manual ou uma chave de fenda elétrica.
- Para remover o estofamento e soltar os grampos de móveis antigos, você precisa de um alicate ou de um dispositivo especial projetado apenas para isso.Tenha cuidado, pois os grampos têm pontas afiadas e, caindo no chão e se perdendo, podem facilmente cravar em sua perna e machucar você.
- Para esticar o sofá em casa e fixar o material, é melhor usar um grampeador de móveis e grampos do comprimento necessário. Para uma pequena quantidade de trabalho, pode-se usar um modelo mecânico, mas se for necessário encaixar um grande número de peças, é melhor optar por um produto eletrônico.
- Precisa de um martelo e uma faca de construção. Essas ferramentas serão úteis se você tiver que ajustar quaisquer peças diretamente no processo de fixação e fixação;
- Não se esqueça de uma fita métrica, uma régua, lápis e giz de cera, bem como uma tesoura afiada. Tudo isso é indispensável na hora de fazer medições, desenhar padrões e confeccionar peças de tecido.
Costuramos um sofá em casa com as nossas próprias mãos
Preencher móveis não é uma tarefa tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. É necessário estudar com antecedência todas as principais etapas do trabalho, bem como traçar um plano de ações futuras, que ajude a facilitar o processo e não perca um único detalhe importante:
- Em primeiro lugar, é necessário desmontar o sofá, pois é simplesmente impossível puxar o móvel quando montado. É necessário desatarraxar e desparafusar com cuidado todas as peças para não danificar os fixadores, pois após o estrangulamento, todas as peças deverão ser recolocadas em seus lugares.
Depois de desmontar o sofá, o próximo passo é remover o material estofado antigo. É necessário desatarraxar cuidadosamente os grampos e retirar o material. O colchão também pode ser substituído, se necessário.
- Substituir o enchimento interno é o próximo passo. Nesta fase, o parolone ou a estrutura da mola são substituídos. É importante notar que a primeira opção é muito mais fácil de trabalhar. No caso de colchão de molas, pode não ser necessário substituí-lo completamente. Se o quadro estiver em boas condições, as molas podem ser reparadas e remodeladas com as ferramentas disponíveis. Se as molas estiverem completamente inutilizáveis, será necessária a substituição de todo o colchão do sofá.
- Em seguida, o enchimento do encosto do sofá antigo, almofadas e apoios de braço, se forem macios, são substituídos.
- Depois de recolocar o recheio interno, é necessário recortar todas as partes do tecido e costurar as partes correspondentes.
- Depois de cortar e costurar as peças, começa a etapa de estofamento. Apertamos os apoios de braços, assentos, almofadas e o encosto do sofá.
Na parte inferior das poltronas, apoios de braços e moldura do sofá, o material é fixado com suportes especiais para móveis.
- Após a fixação de todas as partes do tecido e finalização do estofamento do sofá, segue-se a sua montagem final. Após a conclusão desta etapa, o sofá terá uma aparência completamente diferente sem alterar seu design.
Uma mudança de estofamento ajudará uma peça de mobília desatualizada a brilhar com novas cores e se tornar um centro elegante de qualquer interior.
Um processo mais detalhado de alongamento do sofá pode ser visto no próximo vídeo.
Sofá de canto auto-transportável
É muito simples arrastar um modelo de sofá reto simples, as dificuldades podem residir apenas no trabalho com os apoios de braço. Mas é muito mais difícil trocar o estofamento de um sofá de canto, uma vez que existem diferentes modelos, com diferentes características que dificultam o trabalho.
Considere as opções para a cintura de um sofá de canto usando o exemplo de dois modelos
Com um canto retangular
Um sofá com uma peça de canto retangular é muito mais fácil de atualizar, pois menos peças precisam ser transportadas. Freqüentemente, esses modelos possuem um mecanismo de golfinho e grandes almofadas que atuam como encosto.
Os principais estágios de estofamento de tal modelo não são diferentes de nenhum outro:
- o sofá deve primeiro ser desmontado;
- restaure o colchão ou mude completamente o enchimento;
- faça medições de todas as partes;
- recorte o novo estofamento.
Além dos detalhes padrão, você precisará recortar o estofamento para o elemento retangular de canto. Se necessário, também é necessário trocar o enchimento e estofamento da parte oculta, que fica visível quando o sofá se expande e passa a integrar o beliche.
Além disso, os apoios de braço, as costas do sofá e todas as almofadas precisam ser estofados. Por serem elementos independentes e não possuírem uma moldura clara, pode-se alterar o enchimento das almofadas para qualquer outra opção, por exemplo, mais hipoalergénica ou amiga do ambiente.
Com canto arredondado
Você terá que se esforçar um pouco mais e abordar o processo com toda a atenção. A complexidade do estofamento de tal sofá reside na forma incomum do encosto, bem como na presença de elementos semicirculares adicionais presos aos apoios de braço. Além disso, a parte de canto deste sofá consiste em uma peça quadrada saliente e uma peça triangular no canto.
Para o estofamento dos assentos, você precisará de três elementos: um quadrado, um triângulo e um retângulo. Além do encosto, todos os elementos inferiores do sofá, as partes que ficam na vertical sob os bancos, também precisam ser pendurados.
Estágios de embrulhar um modelo com um bloco de mola
Encher um sofá de molas pode ser complicado. Vamos dar uma olhada em todos os principais estágios de trabalho com esse modelo de colchão de sofá:
- Em primeiro lugar, selecionamos os materiais certos. Por exemplo, o feltro denso, que é usado especificamente para móveis, é perfeito como vedação de colchão para a versão com molas.
- Usando um grampeador de móveis especial, fixamos o pedaço de feltro cortado na estrutura de madeira do assento do sofá. Use grampos pequenos, mas resistentes, para ajudar a prender e segurar o material contra a base.
- Isso é seguido pela preparação do bloco da mola. Caso você tenha adquirido um novo e ele não couber no tamanho, é necessário ajustar o tamanho usando uma trituradora e pinças especiais. O bloco de mola resultante deve ser preso à mesma base de assento de madeira. Você pode usar grampos de móveis e um grampeador.
Nesse caso, você deve escolher grampos maiores com pernas mais longas para fornecer uma fixação mais confiável.
- A seguir, é necessário cortar as tiras de espuma de borracha correspondentes à altura das molas e estendê-las em todo o perímetro de todo o bloco. Borracha de espuma também precisa ser fixada na base. Além disso, as tiras devem ser fixadas umas às outras.
- Em seguida, é necessário cortar do feltro e das peças de espuma de borracha correspondentes ao tamanho da moldura resultante e colocá-las na seguinte ordem: primeiro o feltro, depois a espuma de borracha. Deve-se observar que, para confiabilidade, as peças de espuma são fixadas melhor com uma cola especial para espuma de borracha.
- Em cima da estrutura resultante, coloque outra camada de feltro, um pouco maior. Para uma melhor aderência, será necessário colar no meio e costurar nas bordas com fortes constrições de náilon.
- Depois de preparar o assento de mola, é necessário recortar um estofamento do tamanho adequado para ele, costurar nos cantos, puxar sobre o assento e fixar firmemente na base da moldura com um grampeador de móveis.
Estofamento parcial: instruções passo a passo
Às vezes acontece que o sofá não precisa de forro completo, mas apenas de forro parcial. Isso pode ser relevante se houver arranhões e locais com pelotas formadas.
Vamos dar uma olhada nas instruções passo a passo para constrição parcial usando o exemplo de um sofá:
- Passo 1. É necessário desmontar o sofá, desfazendo absolutamente todos os detalhes, sem exceção.
- Passo 2. Removemos com cuidado todo o estofamento sem danificar as partes bem conservadas. Se algumas partes não forem hackeadas, não precisam ser tocadas (neste caso, são as partes inferiores e as bases dos apoios de braços).
- Etapa 3. Inspecionamos cuidadosamente todo o enchimento do sofá. Nós iremos restaurar se houver alguma falha séria.
- Passo 4. Recortamos as partes necessárias de tecido novo (neste caso, são os bancos, a parte superior dos apoios de braços, parte do encosto e as almofadas).
- Etapa 5. Guardamos a parte superior das costas e costuramos com as partes que podem ser substituídas.
- Etapa 6. Fazemos um estrangulamento e fixamos o material com bases de madeira.
- Etapa 7. Concluímos o processo de constrição e montamos o sofá.
Dicas dos mestres
Ao puxar o sofá, você não deve confiar apenas na sua própria força. É melhor ler os conselhos de especialistas que podem ajudá-lo em seu trabalho e salvá-lo de erros ridículos.
Considere as dicas mais populares dos mestres para alongar sofás:
- Vale a pena usar materiais densos. O sofá é o móvel mais popular no apartamento e é o mais usado, portanto, precisa ser usado para comprimir um material denso e resistente ao desgaste.
- Se você comprar deliberadamente um sofá velho para fazer uma constrição, deve cuidar da segurança do estofamento, pois substituí-lo pode ser financeiro e exigir muita energia. Além disso, você não deve escolher modelos altamente complexos para reduzir o tempo gasto no transporte.
- Não é necessário mudar o material do estofamento se quiser mudar apenas a tonalidade do sofá. Basta pintar o material.
- É melhor deixar a costura das partes de tecido para o final, após a reposição do recheio, pois ao usar material novo, o volume dos assentos e encostos pode diminuir ou aumentar levemente.
Idéias de banner
O antigo sofá com moldura de madeira necessita de uma remodelação completa para dar um aspecto mais moderno ao móvel. Neste caso, é necessária a construção de apoios de braços novos, mais volumosos e mais macios, bem como a reconstrução da parte inferior e a sua constrição com material tecido.
Neste caso, um couro sintético marrom escuro e um chenille monocromático claro são usados.
Veludo macio é usado para esticar o velho sofá de couro. O tom marfim combinado com a superfície aveludada parece incrível.
Uma opção muito elegante para o estofamento de um pequeno sofá. Neste caso, uma cortina de lã grossa foi usada. A combinação de elementos de diferentes tonalidades confere ao produto um charme extraordinário e um estilo único.
Um sofá de couro branco com almofadas macias será forrado com um tecido flock verde brilhante, graças ao qual a peça de mobiliário brilhará com cores completamente novas.
O comentário foi enviado com sucesso.