Estofamento de sofá
É impossível imaginar qualquer sala sem móveis estofados confortáveis e aconchegantes. No escritório, sua presença contribui para o sucesso das negociações comerciais. Em casa, sofás e poltronas confortáveis e macios ajudam a relaxar após um longo dia de trabalho. Na hora de escolher um móvel estofado, você precisa estar atento não só às dimensões, ao design, mas também ao material utilizado para o estofamento do modelo.
Indicadores gerais de qualidade
Todos os tipos de tecidos utilizados como estofamento de móveis estofados, além de aparência atraente e conformidade com um determinado interior, também devem atender a determinados indicadores de qualidade. As principais características que determinam a qualidade incluem vários fatores que precisam ser orientados por:
- Composição da fibra. Qualquer material de estofamento contém certas fibras - naturais, sintéticas ou artificiais. Sua combinação em diferentes porcentagens também é possível.
- Resistência ao desgaste. A resistência do tecido à abrasão, alongamento, fricção, capacidade de recuperação da compressão.
- Resistência ao fogo. A capacidade do material do estofamento de resistir ao fogo.
- A solidez da cor do material de estofamento é caracterizada por sua capacidade de reter a cor quando exposto a vários fatores, como luz ultravioleta, umidade e atrito mecânico. Este fator depende dos corantes usados para colorir o material.
- Ruga. A capacidade do tecido de formar dobras durante a ação mecânica, bem como a possibilidade de sua restauração.
- A resistência é entendida como a capacidade do estofamento de resistir ao rasgo. Este fator, mais do que outros, afeta a qualidade do material do estofamento. A resistência do material está em relação direta com as fibras, mais precisamente, com sua densidade e composição.
- Permeabilidade do ar. A capacidade do material do estofamento de permitir a passagem de ar. Depende da forma como as fibras são tecidas, com a ajuda das quais se formam os poros que facilitam a passagem do ar.
- A presença de revestimentos ou impregnações adicionais. Para dar ao material de estofamento certas propriedades, o tecido é tratado com uma certa composição. O tecido revestido de Teflon não é apenas repelente à água, mas também à sujeira. A impregnação de teflon é aplicada por pulverização ou por imersão do material na composição. Com esse tratamento, as fibras do material de estofamento são recobertas por uma bainha protetora, enquanto o material não perde suas propriedades originais, mas se torna mais prático no dia a dia.
- Para dar ao material de estofamento uma resistência especial, para evitar alongamento e encolhimento excessivos, uma base adicional é feita.
- O estofamento pode ser limpo não apenas com o método a seco, mas também com o método úmido, bem como com espuma. O tecido lavável tem a capacidade de limpar rapidamente vários contaminantes usando um dos três métodos de limpeza.
- Pilling é a capacidade de um tecido de formar pellets. A não cura do material de estofamento é um indicador de um tecido de qualidade.
Com a ajuda de vários indicadores do material de estofamento, a categoria do tecido é determinada.
Tipos, prós e contras de tecido para estofamento
Os materiais de estofamento modernos são muito diversos. Além dos principais indicadores de qualidade, existem outros fatores que permitem que sejam atribuídos a um ou outro tipo de material.
Rebanho
Esse tipo de acabamento é obtido pela combinação de fibras de poliéster, algodão e náilon. A base tecida ou tela é impregnada com cola e então colocada em um campo eletrostático para aplicar fiapos finos. O estofamento flock tem uma série de vantagens indiscutíveis que lhe permitem ocupar uma posição de liderança na produção de móveis estofados. Além de sua aparência atraente, este tecido antivandalismo é particularmente forte e durável. É resistente à luz solar, à umidade e não requer cuidados especiais, mantendo uma excelente aparência por muito tempo.
Mas também há um pequeno ponto negativo neste material de estofamento - ele absorve fortemente os odores estranhos.
Chenille
É caracterizada por uma estrutura de rosca especial. Externamente, o fio se assemelha a uma lagarta, tufos de pêlo são tecidos entre dois fios extra fortes, que por sua vez se retorcem. Com a ajuda deste fio estrutural, criam-se vários padrões, conferindo ao tecido um volume aveludado e algumas aberturas. A composição do chenille pode ser diferente e depende do tipo de matéria-prima utilizada. Algodão, rayon, poliéster e acrílico são os mais comumente usados. Normalmente, esses tipos de fibras são misturados em diferentes porcentagens. O material do estofamento é particularmente durável. Tecido espesso e durável a um preço acessível, fácil de limpar a seco.
As desvantagens incluem a baixa resistência da chenille à umidade e sensibilidade às garras de animais.
Velveteen
Possui textura de tecido semelhante a veludo. A superfície aveludada é formada devido ao arranjo diferente das fibras fofas. As fibras podem ser totalmente naturais e compostas de algodão, ou podem ser totalmente sintéticas. Existem amostras com adição de viscose. O tecido durável e resistente ao desgaste tem baixa condutividade térmica, o que é especialmente confortável para a pele. O tecido é resistente a sujeira e rugas. O material elástico e relativamente durável pode ser facilmente limpo com uma solução simples de sabão.
Mas também existem desvantagens. O tecido para estofados não tolera influências mecânicas ásperas, fazendo com que o aspecto exterior do móvel fique muito estragado. Além disso, o tecido é sensível à luz ultravioleta e queima. A limpeza excessiva danificará a estrutura do tecido.
Microfibra
Visualmente lembrando flock e feito de fibras de poliéster, é conhecido por sua durabilidade e praticidade. O arranjo denso das vilosidades confere a esse material de estofamento a capacidade de repelir líquidos e sujeira variada, impedindo-os de penetrar em seu interior. Esse recurso torna a microfibra um tecido muito popular e exigido, usado como material de estofamento. Além disso, este material tem um efeito anti-garra, o que é uma vantagem definitiva, especialmente para os donos de animais de estimação. Tecido hipoalergênico com alta resistência à abrasão.
O alto custo do tecido é a principal desvantagem. Além disso, ela precisa de cuidados específicos com produtos especiais.
Tapeçaria
Baseia-se em uma grande porcentagem de algodão. O material durável e durável é altamente resistente à umidade. Existem também desvantagens neste material. O aumento da abrasão está em proporção direta com o número de fios de algodão. Quanto maior a porcentagem de algodão, mais rápido o estofamento se deteriora. Além disso, a tapeçaria vai desbotar ao sol.
Jacquard
Baseia-se em uma estrutura lisa e sem fiapos. O ornamento original, baseado em uma grande relação, é criado por uma tecelagem intrincada. O tecido Jacquard, devido à sua resistência e durabilidade, é frequentemente utilizado como forro de móveis estofados.Este tecido não desbota ao sol e é altamente durável.
As desvantagens do tecido incluem uma superfície escorregadia e alto custo de material. Além disso, este material de estofamento não tolera limpeza úmida, o que faz com que a cor original do tecido possa desbotar significativamente ou mudar completamente de tonalidade.
Linho
O material natural de origem vegetal apresenta muitas vantagens. Material agradável ao toque, perfeitamente absorvente e respirável. As fibras naturais aceitam bem os corantes, por isso este tecido pode ser tingido em qualquer cor. Tecido durável e resistente à abrasão não desbota nem desbota ao sol e, com a adição de uma pequena porcentagem de fibras sintéticas, é menos suscetível a enrugamento.
Para as pessoas que preferem o estilo ecológico no interior de um apartamento ou casa, a opção mais adequada seria móveis com forro de linho. Tolera perfeitamente os esforços mecânicos, como limpeza úmida e seca, bem como secagem com ferro. A única desvantagem desse tecido é seu alto custo.
Pano de saco
A serapilheira também pertence aos materiais ecológicos, que podem consistir em fios de algodão ou linho. Na aparência, o tecido se assemelha a um tapete com a mesma trama característica em xadrez. Sua estrutura fibrosa grosseira é caracterizada por maior resistência ao desgaste, portanto, móveis estofados cobertos com estopa servirão por muito tempo. O tecido prático, durável e resistente ao desgaste é muito fácil de limpar. As desvantagens deste tecido de estofamento incluem o alto custo e a suscetibilidade ao apodrecimento com umidade excessiva.
Couro e suas variedades
Para a fabricação de móveis estofados de alta qualidade, utiliza-se couro genuíno. Este material tem uma aparência apresentável. Móveis revestidos com couro genuíno não são apenas duráveis no uso, mas também não tem medo de cargas prolongadas. O alto custo desse material é quase a única desvantagem.
Uma alternativa ao couro natural é o artificial. O couro sintético é um material bastante resistente ao desgaste que se parece muito com o couro natural, mas, na verdade, é diferente dele. Material, agradável ao toque, resistente ao estresse e à sujeira, não absorve odores. É fácil cuidar dele. Mas o couro sintético também tem suas desvantagens: queima sob a influência da luz solar e tem medo de altas temperaturas.
O couro ecológico é um tipo de couro artificial, mas com qualidades aprimoradas. Na aparência, lembra couro natural. A superfície deste material é excelente para permeabilidade ao ar, não tem medo de altas temperaturas e é muito resistente ao desgaste. Além disso, o preço desse material é muito inferior ao do couro natural.
Camurça falsa
Um material moderno durável, resistente ao desgaste e à abrasão. Tem um pêlo baixo e possui uma estrutura com muitos microporos, pelo que possui tais características de desempenho. Após o processamento do material com impregnação de Teflon, ele se torna resistente à luz ultravioleta e vários contaminantes.
O que é tecido complementar?
Muitas vezes, um sofá, uma poltrona, um sofá ou um pufe não é feito de um tipo de tecido, mas de dois ou mesmo três. O principal material de estofamento, via de regra, predomina, ou seja, ocupa grande área do produto. Usado para cobrir os assentos e encostos. O tecido de acompanhamento ocupa menos espaço e geralmente fica localizado na parte frontal do sofá, sob o assento. É usado para instalar apoios de braços, se houver, e também é usado em almofadas localizadas nas costas ou nas laterais.
O tecido complementar deve ser combinado em textura e cor com a opção principal. Via de regra, o tecido principal tem um padrão brilhante, e o acompanhante tem um tom neutro e calmo.
Textura, cor e impressão
A estrutura de um material com relevo liso ou rugoso característico é chamada de textura responsável pelas sensações táteis.A textura do material do estofamento é considerada um padrão ou padrão visível. Cada tipo de tecido tem sua própria textura, que geralmente é uniforme. Nos tecidos felpudos, é formada devido às diferentes inclinações do pelo.
Dependendo das tecnologias utilizadas, uma superfície diferente é obtida:
- textura aveludada - com disposição perpendicular ao pelo;
- encaracolado - quando o pelo tem alturas diferentes e é aplicado em ângulos diferentes em relação à base.
O padrão é aplicado ao tecido felpudo usando impressão a seco ou úmido. O segundo método é mais preferível, pois graças a ele a cor do tecido se distingue por sua durabilidade, saturação e durabilidade. Além disso, um método como o relevo é usado para dar ao tecido felpudo um certo padrão. O rolo é enrolado sobre os tecidos e deixa entalhes que formam o padrão.
A textura do couro genuíno é de origem natural e depende do tipo de animal. O couro artificial pode receber qualquer textura inerente ao material natural. Para isso, um revestimento de PVC é aplicado à base do tecido. Via de regra, o couro artificial e o natural são monocromáticos. As cores mais populares são preto, branco, ameixa, marrom e bege.
Os tecidos baseados em uma estrutura lisa e sem fiapos, como jacquard, scotchguard, tapeçaria, linho, algodão, caracterizam-se pela presença de uma textura formada pelo entrelaçamento de fios. O tecido pode ter uma superfície lisa com ou sem um padrão colorido. Existe também uma superfície texturizada, que se caracteriza por um padrão formado pela combinação de fios de diferentes espessuras.
A tapeçaria usada como estofamento é geralmente caracterizada por estampas abstratas e florais. A composição abstrata pode ser representada por figuras geométricas de diferentes tamanhos, dispostas em uma ordem caótica. O tema floral é representado principalmente por desenhos com várias rosas, margaridas, orquídeas e muitas outras flores. O padrão é aplicado à tapeçaria em forma de tecido, tecendo fios de várias cores.
O padrão de tecido jacquard consiste em um ornamento original baseado em um grande relacionamento criado por uma tecelagem intrincada. Este tecido é caracterizado por uma ampla gama de cores.
Chenille é outro representante dos tecidos sem fiapos. A textura macia do chenille vem em uma variedade de cores e padrões. A gama de cores é representada não apenas por cores tradicionais como preto, marrom, branco, verde, mas também por tons menos comuns: terracota, carmesim, vermelho, esmeralda. As estampas desse tipo de tecido são muito variadas. Listras, florais e temas abstratos são especialmente populares como estofados.
A grande variedade atual de texturas, texturas, cores e estampas de tecidos para estofados permite que todos escolham móveis estofados de acordo com suas preferências de gosto e capacidade financeira.
Como escolher um material?
A vida útil de qualquer tipo de mobiliário estofado depende diretamente da qualidade do estofamento. Portanto, ao comprar um sofá, poltrona, pufe ou sofá, você precisa decidir como pretende usar os móveis.
A instalação de móveis estofados na sala envolve o uso cotidiano não só para relaxamento, mas, às vezes, para comer, assistir a um filme interessante ou programa educacional. Portanto, além de uma aparência atraente, o estofamento deve ser resistente a diversos tipos de sujeira e danos mecânicos. Isso é especialmente importante se houver animais de estimação que amam um sofá macio, tanto quanto seus donos.
Ao escolher um sofá ou sofá para um berçário, você deve seguir alguns outros critérios:
- O tecido do estofamento em móveis estofados destinados à instalação em um berçário deve ser seguro, hipoalergênico e resistente a vários tipos de contaminação.
- Os mais seguros são os tecidos com fibras naturais. Tecidos que contêm fibras sintéticas que não atraem poeira são considerados hipoalergênicos. A resistência à sujeira é obtida com revestimentos especiais.
- A versão combinada de estofamento de móveis é preferível para quartos de crianças: as fibras naturais no tecido do estofamento devem prevalecer sobre os fios sintéticos e, para resistência à sujeira, o tecido é tratado com um revestimento de Teflon.
- As almofadas do sofá colocadas sobre móveis estofados desempenham não apenas uma função puramente prática, mas também estética. O tecido das almofadas é escolhido levando-se em consideração o estilo do interior, a cor e a textura dos estofados. Além disso, é necessário que o material destinado aos travesseiros seja seguro e bem limpo.
Como refrescar seu estofamento em casa?
Móveis estofados são o local de férias preferido de toda a família, por isso os estofados costumam ficar sujos. Para dar uma aparência apresentável, você pode usar vários métodos, dependendo da contaminação.
- A poeira pode ser removida com um aspirador de pó. Com um bico especial, a limpeza será muito mais rápida e eficiente. Para refrescar a cor do tecido do estofamento, você pode colocar uma gaze embebida nessa solução em um bico especial: 2-3 colheres de sopa de sal são adicionadas à água morna. Uma exceção a esse método de limpeza são os tecidos com veludo ou estofamento em veludo.
- Outra forma de arrumar o tecido do estofamento é retirá-lo com um pano úmido embebido em uma solução: 2 colheres de sopa de sal e 1 colher de sopa de vinagre são adicionadas a 1 litro de água morna. Um pano embebido nesse líquido é colocado sobre móveis estofados e o pó é retirado com o auxílio de meios improvisados, com enxágue periódico. Via de regra, a sujeira se acumula no pano úmido.
- Você pode refrescar o estofamento com Vanish. Para fazer isso, dissolva 1 parte do produto em 9 partes de água e bata a solução resultante até formar uma espuma forte. Aplique este último no estofamento e limpe, deixe o estofamento secar um pouco e, em seguida, aspire.
Tudo sobre a limpeza do sofá em casa, veja o próximo vídeo.
Como faço para mudar a pele velha sozinho?
Com o tempo, a aparência de qualquer móvel estofado torna-se pouco apresentável e a substituição do material é necessária. O estofamento desatualizado pode ser alterado em casa e com as suas próprias mãos. Embora o processo não seja rápido e consuma muito tempo, está ao alcance de todos embainhar seu sofá ou sofá favorito.
Primeiro você precisa preparar as ferramentas necessárias e, claro, novos estofados. Nas ferramentas, você precisará de chaves, um removedor de grampos e uma tesoura grande.
Para que o resultado atenda às expectativas, é necessário seguir o passo a passo da recomendação.
- Primeiro, desmontamos o sofá. Se o design dos móveis for muito complexo e repleto de detalhes, eles podem ser numerados para facilitar a remontagem subsequente. Para garantir que os fechos não sejam confundidos, eles podem ser dobrados em uma caixa.
- Em seguida, começamos a remover cuidadosamente o estofamento antigo, desfazendo com cuidado todas as costuras. Via de regra, o estofamento é fixado ao móvel com grampos e, nos modelos mais antigos, com pequenos tacões. É altamente indesejável arrancar o estofamento antigo de grampos ou pregos, porque um erro de mesmo alguns milímetros levará a um resultado indesejável.
- Depois que o estofamento antigo for removido, é necessário inspecionar todos os mecanismos do sofá. Isso ajudará a identificar itens quebrados, se houver. Se todas as peças e mecanismos funcionarem, você pode simplesmente lubrificar todas as conexões com óleo de máquina.
- Após a separação do material do estofamento da estrutura, deve-se vaporizá-lo. Isso é feito para cortar com precisão todos os elementos.
- Prosseguimos para o padrão. Para fazer isso, espalhamos o novo material de estofamento sobre uma superfície plana e colocamos os elementos vaporizados do estofamento antigo sobre ela, para maior confiabilidade, os fixamos com alfinetes.Em seguida, contornamos cada detalhe com um pedaço de sabão, retiramos os pinos de fixação e recortamos. Agora vamos embainhar os detalhes e você pode começar a esticar o estofamento acabado da mobília.
- Para fixar o material do estofamento na moldura, você deve usar um grampeador. Para que o material assente uniformemente, nesta fase é melhor envolver um assistente: um irá esticar e o outro irá prender o material. Quando todos os elementos são anexados, tudo o que resta é se alegrar com o resultado.
Sugerimos assistir a uma vídeo aula sobre este tópico abaixo.
Opções de interiores
Para que o mobiliário estofado tenha uma boa aparência no interior de um apartamento ou casa, ao escolhê-lo é necessário seguir algumas regras:
- O tecido do estofamento deve estar em harmonia com o interior existente em cor, textura e textura. O estofamento não deve ser apenas bonito, mas também prático.
- A combinação da cor do estofamento com o estilo do interior existe em várias versões clássicas.
Móveis estofados em tons de azul escuro ou vermelho vão ficar bem em uma sala decorada no estilo do construtivismo e do techno.
Móveis estofados em preto, branco e cinza combinam com o estilo gótico e minimalista.
As cores do estofamento em marrom, branco e dourado ficarão bem em uma sala de estilo barroco, renascentista e imperial.
Os tons de vermelho, preto, amarelo, bege e azul do tecido do estofamento combinam com o estilo de decoração artística.
Tons brilhantes de estofamento são adequados para um estilo de alta tecnologia. O estofamento com a imagem de flores e padrões vai bem com os estilos Barroco, Art Nouveau e Clássico.
Para uma visão geral harmoniosa da sala, é necessário que a estampa e a cor se repitam nos demais elementos do interior.
Avaliações
Para a maioria dos compradores, o flock continua sendo a escolha mais popular para estofamento hoje. O tecido recebeu críticas positivas devido às suas propriedades de desempenho e preço razoável. As propriedades antivandalismo do rebanho são observadas por muitos compradores que mantêm animais de estimação.
O segundo material mais popular é o chenille. Sua resistência, durabilidade e propriedades ambientais foram apreciadas por muitos compradores.
Jacquard, veludo e tapeçaria, respectivamente, estão localizados em 3, 4 e 5 lugares. Esses materiais de estofamento são populares com um grande número de compradores por sua durabilidade e originalidade de cores.
Essa classificação de tecidos leva em consideração o preço ideal e as características de desempenho de cada tipo.
O comentário foi enviado com sucesso.