Capas para sofás

Capas para sofás
  1. Características e benefícios
  2. Vantagens
  3. Visualizações
  4. Tecidos
  5. Como escolher?
  6. Ideias de interiores
  7. Como costurar?

Há móveis estofados em todas as casas. Além de seu objetivo principal, o sofá cria uma atmosfera especial de conforto doméstico. No entanto, como qualquer coisa, precisa de um tratamento cuidadoso. O que quer que se diga - não se pode passar sem uma capa no sofá. Hoje em dia, este acessório é um dos temas favoritos do design, é muito procurado e apresenta uma série de vantagens.

Características e benefícios

A capa do sofá é um acessório universal para móveis estofados. Hoje se chama capa, colcha, tapete e não tem uma, mas várias finalidades. Não se trata apenas de uma tela brilhante de material de diferentes texturas, que é jogada no sofá, é uma parte do interior que é selecionada tendo em conta o estilo da sala e tem uma série de funções úteis.

As principais tarefas de uma capa de sofá incluem:

  • proteção dos móveis contra sujeira, poeira e umidade, que surge mesmo com o uso mais cuidadoso e cuidadoso (neste caso, a capa é a segunda “pele” do sofá);
  • proteção do material do estofamento contra abrasão, desbotamento e danos mecânicos (preservação da atratividade da cor, padrão, bem como evita o aparecimento de arranhões, buracos, cortes, indícios, queimaduras de cigarro, etc.);
  • aquecimento do assento e encosto para maior conforto (a capa torna a superfície do assento mais quente e macia, o que agrada ao corpo e proporciona o descanso mais confortável);
  • criando uma atmosfera de conforto doméstico - com esse acessório, qualquer sofá parece completamente diferente, cabendo harmoniosamente em qualquer estilo da sala;
  • decoração de sofá, desenho de encosto, braços e assento.

Qualquer que seja a capa do sofá, ela certamente prolongará a vida útil dos móveis estofados. Na maioria dos casos, essas colchas são altamente respiráveis ​​e, portanto, evitam a formação de mofo ou bolor.

Vantagens

Além do conjunto de tarefas, esses acessórios têm uma série de vantagens:

  • são sempre lindos e decoram qualquer interior, trazendo cores frescas;
  • podem ser comprados em lojas especializadas, feitos sob encomenda ou costurados em casa;
  • os acessórios não são limitados na escolha da cor, por isso não será difícil combiná-los com o interior;
  • uma rica seleção de texturas de materiais permite que você compre diferentes capas para o sofá, desde opções simples de verão até macia, hera e inverno;
  • essas colchas têm preços diferentes, de modo que você pode comprá-las de acordo com o orçamento disponível;
  • pode ser decorado com diferentes decorações (trança, franja, botões, babados, folhos, cordões, bordados, borlas);
  • as capas não são feitas apenas de material sólido: graças ao design e ao tema escolhido, podem ser feitas em diferentes técnicas (por exemplo, patchwork, aplique, bordado);
  • além dos materiais tecidos, as capas podem ser feitas de tecido de malha com um padrão de orifícios diferente;
  • são fáceis de limpar (laváveis ​​quando sujos);
  • economizar dinheiro comprando móveis novos ou consertando uma capa;
  • esses acessórios podem cobrir uma parte do sofá ou cobrir totalmente as costas, assento e laterais;
  • as capas dos sofás são inteiras ou compostas, na forma de capas;
  • dependendo do modelo, podem ser fixados por meio de elementos decorativos (elásticos, atacadores, laços, botões, ilhós ou botões).

Além disso, se você abordar a composição interior de forma criativa, além de capas para o sofá, você pode fazer capas para almofadas macias. Isso criará um ambiente aconchegante, e a capa e os travesseiros se tornarão um único conjunto.

Visualizações

Graças a diferentes técnicas de design, existem muitas opções de capas. Além das telas usuais em forma de colcha, existem outros tipos de acessórios para sofás (manta, decks de sofás, capas com elástico). Vamos considerá-los.

Telas comuns são mais frequentemente colchas retangulares, às vezes arredondadas nos cantos (para conveniência de borda). Tais capas são consideradas clássicas (universais). Eles podem cobrir o assento ou encosto separadamente, e com um tamanho grande - ambos ao mesmo tempo. Às vezes, esse pano é jogado sobre todo o sofá, fechando sua parte superior junto com os apoios de braço e formando dobras para a conveniência de sentar. Para maior conforto e prolongamento da durabilidade, a colcha pode ter forro e forro de poliéster no interior.

Representantes brilhantes deste tipo são capas de retalhoscriado a partir de muitos patches de cores diferentes. Na maioria das vezes, eles são executados em um determinado tema geométrico, embora as costureiras habilidosas criem muitas vezes verdadeiras obras-primas na forma de pinturas em patchwork.

As mantas são outro tipo de capa de almofada. São versáteis e, além de sua função básica, podem ser utilizados como cobertores leves. Sua forma é retangular. Ao contrário das capas têxteis, elas não têm borda e acabamento ondulados: a ênfase está na textura do material.

Os cobertores são divididos em peles e carpetes. Estes últimos são raros hoje, pois perderam sua popularidade. Mas cobertores de pele são muito procurados e considerados uma manifestação de luxo e aristocracia.

Além das capas retangulares, os fabricantes produzem modelos em forma de divandecks, capas de duas ou quatro lonas conectadas entre si.

Uma opção interessante para uma capa são os acessórios do sofá com um elástico ao longo da borda da capa. Isso cria a possibilidade de uma fixação perfeita na superfície, sem dobras e vincos.

Existem muitas variedades de capas, todas elas diferem dependendo do modelo do sofá e podem ser projetadas para um sofá reto ou de canto, bem como para apoios de braços, que também estão sujeitos a esforços mecânicos durante o funcionamento de móveis estofados. As capas para sofás de canto distinguem-se pelo facto de, sem fixação, deslizarem constantemente e, assim, tornar o aspecto geral desleixado.

Os acessórios podem ter um efeito adicional e ser, por exemplo, massagem, à prova de água ou aquecimento. Você pode comprá-los ou fazê-los você mesmo - costurar ou tricotar. Em qualquer caso, eles parecem elegantes e originais.

Tecidos

As capas dos sofás modernos são feitas de uma ampla variedade de materiais. Na produção, são utilizados têxteis naturais e artificiais com alta resistência e resistência à deformação, bem como ao desbotamento da cor original. Esses acessórios podem ser feitos de tapeçaria, veludo coreano "chinchila", rebanho, couro sintético. No entanto, esses têxteis não são os únicos, por isso a escolha de capas é infinita.

Todas as opções de materiais podem ser divididas em:

  • têxtil;
  • pele;
  • terry;
  • tricotado

Cada um deles tem suas próprias características.

Manta de pele

Uma manta de pele é um acessório luxuoso e requintado que transforma qualquer móvel estofado, confere-lhe um aspecto premium, adiciona volume e suja mais lentamente do que os restantes. A única desvantagem desse cobertor é a difícil manutenção (não pode ser lavado, portanto, será necessário lavá-lo a seco). Mas pode criar a sensação de um cobertor macio, porque o pelo é sempre quente e aconchegante.

Colcha Terry

Essa capa é geralmente feita de material natural, portanto, permite que o ar passe bem, não causa reações alérgicas na pele e é adequada para todos os membros da família, especialmente para crianças. A colcha pode ter diferentes processamentos de fibras, em termos de maciez não é inferior ao análogo do pelo, embora não seja tão durável. Freqüentemente, é pesado (se o tamanho da tela for grande).

Manta de tapeçaria de móveis

Esses tipos de capa são considerados os mais duráveis ​​e práticos. Eles são resistentes ao desgaste, diferem em uma variedade de texturas (desde a tecelagem comum até as inserções de fibras de acabamento), permitem que você altere o design do sofá sem deixar o tema estofamento. As capas de tapeçaria são fáceis de limpar de sujeira, poeira, restos de comida e sua cor permanece brilhante por um longo tempo.

Capas têxteis

Os acessórios de seda, cetim e cetim são alguns dos mais elegantes. São leves mesmo com grandes dimensões, são fáceis de manter e têm um custo relativamente baixo. A desvantagem das opções de têxteis é o desgaste rápido. Tais modelos se desgastam mais rápido que outros, perdem o brilho da cor original, além disso, não protegem a superfície do sofá da umidade, rasgam mais rápido, enrugam e formam indícios. Essas capas precisam de manutenção cuidadosa.

Como escolher?

Ao escolher as capas para um sofá, deve-se levar em consideração o material do produto. Para que se adapte harmoniosamente ao interior existente, vale começar pelo tipo de divisão (quarto, cozinha, sala), escolhendo uma cor e tonalidade tendo em conta o tom das paredes e dos estofos dos móveis.

Antes de escolher uma capa para um sofá, vale a pena medir as dimensões dos móveis estofados. Não é apropriado comprar uma caixa que seja muito pequena ou muito grande, uma vez que ela não ficará bonita em nenhuma das duas caixas. Além disso, é importante ter em consideração o modelo do sofá: as capas em linha recta, o euro-sofá e a versão de canto têm cortes completamente diferentes. É importante prever o tipo de colcha: lona sem levar em conta os braços ou a opção oposta. Se o modelo de móvel for com prateleiras, vale a pena começar pelas características.

Se a mobília for composta de unidades modulares, uma capa separada para caber em cada unidade é ideal. Isso adicionará brilho ao sofá, refrescará o estilo do interior e aumentará a vida útil dos móveis. Essas capas são especialmente relevantes para um sofá branco e leve.

Ideias de interiores

As capas são um acessório que pode mudar o estilo de um interior. Por exemplo, um sofá cinza claro pode ser decorado com capas bege. Para evitar que o design seja muito simples, as capas dos assentos são decoradas com fita adesiva na borda frontal e ao longo da borda da capa. Para as costas é confeccionada uma capa em forma de pequenas telas quadradas independentes, ao longo da qual se repete o rebordo com trança. Se desejar, o interior pode ser complementado com capas para travesseiros macios.

Se o humor do cliente mudar, você pode comprar ou fazer suas próprias capas de sofá frente e verso. Para que se adaptem bem ao interior, é aconselhável escolher produtos coloridos com um jogo de contrastes: por exemplo, ervilhas multicoloridas e estofados contrastantes. Essas capas podem ser usadas para decorar um sofá de canto de estilo lacônico, cobrindo a maior parte de sua área.

Um excelente modelo que protegerá o sofá até da pele de animais de estimação pode ser bastante lacônico e ao mesmo tempo interessante. A textura acolchoada do material irá adicionar um toque discreto à capa. A tela é retangular com quadrados adicionados nas laterais para os apoios de braços - e uma capa minimalista mudará qualquer coisa, até mesmo o sofá mais simples.

Para que o produto não se funda com o tom do sofá e caiba no interior da sala, é melhor escolhê-lo em uma cor diferente do tom do móvel (mas não chamativo, mas discreto).

Como costurar?

Costurar capas de sofá é uma atividade divertida e criativa. Permite que você mostre sua imaginação e faça todo um conjunto de acessórios, realizando decorações para as cadeiras e o chão no mesmo estilo da capa. Não é difícil fazer uma capa exclusiva com as próprias mãos: isso vai exigir material, acessórios de costura, elementos decorativos e conhecimento das técnicas de artesãos experientes. Em alguns casos, você pode não conseguir ficar sem um padrão.

Qualquer método de costura, mesmo o mais simples, exigirá medidas do sofá. As medições são feitas no assento, nas costas e nos apoios de braços. Em seguida, recorta-se a capa, não esquecendo de adicionar folgas de costura.

Se o modelo prevê elementos decorativos diferentes do tecido de base, o material é tomado com uma margem. Se não quiser fazer uma simples tela, mas sim uma capa, vale a pena complementar a capa com a orla lateral da parte frontal.

Ao fazer um acessório em tecido, o tecido deve ser decatado antes do corte. O material é passado a ferro com vapor para que o tecido, se tiver encolhido, encolha imediatamente. Isso ajudará a eliminar a deformação do produto no futuro.

Ao cortar e costurar, alfinetes de segurança são usados ​​para maior precisão. As costuras não devem ser muito pequenas ou muito grandes.

Escolhidas as capas quadradas para cada bloco traseiro, são recortadas, acrescenta-se um forro, dobra-se com as faces da frente para dentro e esmerilha-se, deixando uma área não costurada para virar. Em seguida, a parte é virada do avesso, a orla é passada a ferro, o acabamento é costurado (se fornecido pela modelo). Para adicionar força, um ponto de acabamento pode ser adicionado ao redor de todo o perímetro do quadrado.

Praticamente o mesmo princípio é usado para fazer uma capa de assento. Porém, se a borda lateral da frente for concebida, primeiro ela é afiada para o corte inferior do tecido da capa, depois as bordas são processadas. Os apoios de braços são feitos de forma semelhante às tampas traseiras.

Este modelo é o mais simples e até um iniciante pode fazer. A única coisa que vale a pena considerar ao fazer uma capa com forro é uma pequena nuance: a base e o forro são recortados no mesmo tamanho, e quando são costurados, a borda do forro deve sobressair 2 mm além do corte do Material Principal. Isso é necessário para que não haja borda de forro na forma acabada na base.

Capa simples

Uma opção universal, que não requer muito tempo para realizar e realizar medições, é realizada da seguinte forma:

  • meça a distância entre os apoios de braço, a largura do assento, a borda frontal do sofá, a altura das costas e a margem de tolerância (adicione cerca de 20-30 cm à largura);
  • medir separadamente a largura e o comprimento desejado do apoio de braço;
  • os têxteis são afiados com uma fita de acabamento em todo o perímetro;
  • faça o mesmo com dois espaços em branco para as paredes laterais;
  • a capa do sofá e os apoios de braço são passados ​​a ferro.

Para torná-la mais durável, vale acrescentar uma camada de enchimento de poliéster, cobrindo-a com um forro e costurando as três camadas, batendo sua conexão com pontos de imitação. Resta fazer a orla da borda - e a capa estilosa para o sofá está pronta!

Você pode ver mais claramente o processo de costura de uma capa de sofá no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário