Mecanismos para transformar sofás

Mecanismos para transformar sofás
  1. Tipos de mecanismos de sofá por tipo de transformação
  2. Sistemas de dobra dupla e tripla
  3. Qual é a melhor escolha para o sono diário?
  4. Preenchendo blocos
  5. O que é melhor?
  6. Como escolher o mecanismo certo?
  7. Avaliações

Na hora de comprar um sofá para casa ou residência de verão, atenção especial deve ser dada ao aparelho para sua transformação. A organização do espaço de dormir e a durabilidade do modelo dependem disso. Hoje, os mecanismos para transformar sofás são muito diversos. Eles são projetados levando em consideração a área do local, muitas vezes transformam facilmente um sofá em uma cama. Até mesmo uma criança adolescente pode lidar com eles. Para não se confundir na hora de escolher, é necessário conhecer o princípio de funcionamento, as características de cada dispositivo e o grau de carga na estrutura do móvel.

Tipos de mecanismos de sofá por tipo de transformação

Existem três tipos de sofás que usam mecanismos de transformação especiais. Eles podem ser localizados:

  • Em modelos diretos - representando um desenho familiar da parte principal com ou sem braços, possuindo uma caixa de linho (e em algumas versões - uma caixa na qual se encontra a zona de dormir).
  • Em estruturas de canto - com um elemento de canto, que tem sua própria funcionalidade na forma de um nicho, uma espaçosa caixa para roupa de cama ou outras coisas. Economiza espaço no armário.
  • Em sistemas insulares (modulares) - estruturas constituídas por módulos separados, de áreas diferentes, mas iguais em altura (dependendo do seu número, mudam de função).

O sofá deve seu nome ao mecanismo de transformação. Embora as empresas apresentem um nome interessante para cada modelo, a base do nome que caracteriza este ou aquele modelo é justamente o princípio de funcionamento de seu mecanismo.

O funcionamento do dispositivo não muda - independentemente do tipo de modelo (reto, modular ou angular). O sofá se desdobra para a frente, às vezes sobe, rola, se estende, se vira. Se for uma vista direta, a base é transformada; na versão de canto, um bloco de dormir é adicionado ao canto, formando uma área de estar retangular. Em estruturas modulares, a parte direta de um módulo é transformada sem afetar os outros.

O funcionamento de qualquer mecanismo não é tão complicado como pode parecer à primeira vista. O princípio de funcionamento das estruturas é diferente e tem prós e contras. A maioria deles pode caber em todos os tipos de sofás (retos, de canto, modulares). Para eles, a presença ou ausência de apoios de braço modelo não importa. No entanto, existem sistemas de transformação que se enquadram em apenas um tipo.

Deslizante e extraível

Os modelos que se estendem para a frente são convenientes, são compactos quando dobrados, não ocupam muito espaço e não dão a impressão de um ambiente desordenado. O princípio de sua operação é rolar o bloco para frente e levantá-lo até a altura desejada. Estruturas deslizantes são modelos, cujos detalhes são interdependentes, portanto, ao transformar uma, a outra é automaticamente envolvida.

"Golfinho"

Um dos modelos versáteis com encosto fixo e um simples dispositivo de transformação que permite colocar o sofá no centro da sala ou junto à parede.

Para desdobrar o modelo, é necessário puxar a alça da caixa localizada sob o assento, que contém o trecho faltante do berço.Quando o bloco é empurrado até o batente, ele é levantado pela alça, colocado na posição desejada ao nível do assento. Este design cria uma superfície espaçosa e confortável para dormir e pode suportar uma carga pesada.

"Veneza"

O princípio de operação do mecanismo de retirada é uma reminiscência do Golfinho. Primeiro, você precisa puxar a seção localizada sob o assento do sofá até que ela pare. Ao dirigir o dispositivo de transformação, estenda a unidade do assento, aumentando a largura da cama. Depois de desenrolar o bloco até parar, ele é elevado à altura do assento por meio de dobradiças.

Essas construções são convenientes. Eles são freqüentemente encontrados em modelos de canto, eles têm muito espaço livre em elementos de canto.

"Eurobook"

O "livro" melhorado é uma ótima opção para o uso diário. É equipado com um mecanismo de transformação confiável e fácil de usar que é resistente ao estresse diário e permite posicionar o sofá no centro da sala ou contra a parede.

Para efetuar a transformação, é necessário agarrar o assento, levantá-lo ligeiramente, puxá-lo para a frente e baixá-lo até ao chão. Em seguida, o encosto é abaixado, formando um beliche. Esses móveis raramente têm uma cama de dormir espaçosa: são compactos dobrados e desmontados.

"Konrad"

O dispositivo, que alguns fabricantes chamam de "telescópio" ou "telescópico", é um modelo de implantação. Para fazer uma cama desse sofá, é preciso puxar a seção embaixo do assento, levantar a base, colocar as almofadas na caixa, fechar a base e colocar as esteiras sobre ela, expandindo-as como um livro.

O design é conveniente e permite que você organize um espaço espaçoso para dormir sem afastar o sofá da parede. A superfície do piso deve ser plana, como para todos os mecanismos de roll-out, portanto, um carpete colocado no piso pode causar o mau funcionamento do sistema de transformação.

"Pantógrafo"

O desenho conhecido como "tique-taque" é uma variante com mecanismo de locomoção. É uma versão melhorada do Eurobook. Para transformar, você precisa puxar o assento para frente usando as dobradiças, levantando-o. Ao mesmo tempo, ele próprio assumirá a posição de que precisa, caindo. Resta baixar as costas, formando um amplo dormitório para duas pessoas.

Em alguns modelos, o fabricante fornece apoios de braço adicionais que limitam a área dos assentos. Esse dispositivo é durável e não abala o corpo do modelo. No entanto, as opções acolchoadas nas costas não são muito confortáveis. Para desdobrar tal sofá, ele terá que ser ligeiramente afastado da parede.

"Puma"

Este modelo é uma espécie de "pantógrafo" - com uma pequena diferença. Como regra, a parte de trás desses sofás é baixa e fixa, de modo que esses modelos podem ser colocados contra a parede, economizando espaço útil.

A transformação é realizada por uma extensão do assento - em contraste com o mecanismo anterior. Quando ele sobe e, abaixando, cai no lugar, ao mesmo tempo o segundo bloco da seção de dormir sobe por baixo (onde o assento estava localizado anteriormente). Uma vez que o assento esteja no lugar, os dois blocos formam uma cama de dormir completa.

"Sabre"

O conveniente mecanismo de extração "sabre" permite alterar o tamanho da cama de dormir com desdobramento total ou parcial. Este projeto se distingue por uma gaveta de linho, um lugar alto para dormir.

A área de dormir do móvel pode ser composta por duas ou três seções, dependendo do modelo. Para desdobrá-lo, em qualquer caso, é necessário estender o assento, sob o qual está a gaveta da roupa branca, para a frente. Neste caso, o encosto se inclina para trás, mantendo-se na posição desejada.

"Ganso"

O sistema de transformação roll-out original, para a operação do qual você deve primeiro desenrolar o bloco de dormir debaixo do assento e, em seguida, levantá-lo até o nível do assento. Ao mesmo tempo, devido às peculiaridades dos travesseiros que se elevam para a parte posterior da estrutura, o leito é ampliado.

A montagem e desmontagem de tais estruturas leva mais tempo - em comparação com outros sistemas.

Esse modelo é bastante complicado e não adequado para o uso diário. Mas os modelos dobrados com este sistema são muito compactos, parecem elegantes, por isso podem ser adquiridos como móveis estofados para uma cabana de verão ou sala de estar.

"Borboleta"

Os sofás conversíveis com o sistema "borboleta" são considerados um dos mais confiáveis, resistentes e duráveis. Hoje, esse sistema é muito popular entre os compradores. Ela transforma o sofá em uma cama em apenas alguns segundos. A transformação é realizada em duas fases: o assento é rebatido para a frente e o bloco superior rebatido para trás (para a parte posterior estendida).

A vantagem do modelo é o tamanho significativo da cama desdobrada e tamanho compacto na montagem. A desvantagem do mecanismo é a vulnerabilidade dos rolos durante a transformação, bem como a pequena altura da cama de dormir.

"Canguru"

O mecanismo de transformação do "canguru" lembra o sistema do "golfinho" - com uma ligeira diferença: movimentos bruscos, semelhantes aos saltos de um canguru. Possui uma seção inferior sob o assento que desliza facilmente para a frente quando desdobrada. A unidade pull-out sobe até o local desejado, firmemente em contato com as esteiras principais.

A principal característica desse mecanismo é a presença de pernas altas de metal ou de madeira. As desvantagens do sistema incluem uma vida útil curta com transformações frequentes. Este projeto não pode ser chamado de confiável.

"Hesse"

A estrutura desse mecanismo se assemelha ao sistema "golfinho". Para desdobrar um sofá assim, primeiro você precisa puxar a alça da seção inferior sob o assento, puxá-la totalmente. O assento também será estendido. Em seguida, o bloco é elevado ao nível da altura da cama, o tapete do assento é rebaixado para trás, formando uma cama de três partes.

Este sistema é usado em modelos de sofás retos e de canto. No entanto, ele também tem suas desvantagens, porque com o desenrolar constante do bloco, uma grande carga é criada na estrutura do sofá. Além disso, se você não cuidar dos rolos, o mecanismo precisará ser consertado depois de um tempo.

Dobrando

Os mecanismos com seções desdobráveis ​​não são mais complicados do que os extraíveis. Normalmente, eles são baseados nos sistemas mais versáteis ("sapo"), portanto, não levam mais do que alguns segundos para transformar o sofá em uma cama completa. Para transformá-los, você não precisa estender as seções sob o assento.

"Click-gag"

O projeto de tal mecanismo tem um segundo nome - "Tango". Alguns fabricantes chamam de "finca". Este é um modelo de dobra dupla, uma versão melhorada do clássico "livro".

Para desdobrar o sofá, você precisa levantar o assento até ouvir um clique. Neste caso, o encosto é rebaixado para trás, o assento é empurrado um pouco para a frente, abrindo as duas metades do bloco em uma única superfície para dormir.

"Livro"

O mecanismo de transformação mais simples, que lembra a abertura de um livro. Para fazer o sofá parecer uma cama, é preciso levantar o assento, baixando o encosto. Quando o encosto começa a cair, o assento é empurrado para a frente.

Este é um mecanismo clássico testado pelo tempo. Esses sofás são versáteis e adequados para transformações regulares. O seu mecanismo é o mais simples possível, por isso não está sujeito a avarias e tem uma longa vida útil.

"Tesoura"

Mecanismo de transformação de um sofá de canto, cujo princípio é transformar uma seção em outra - com o desdobramento dos blocos e a fixação segura das seções com um fecho de metal por baixo. Isso cria uma cama de dormir compacta com uma mesa de cabeceira, aberta como resultado da transformação das seções.

"Caravana"

O desenho, cujo desdobramento se assemelha ao do sistema "Eurobook", no entanto, possui um encosto fixo e, em vez de duas secções da cama-de-dormir, três são desdobradas. Neste caso, o assento também é levantado e simultaneamente puxado para a frente e, em seguida, baixado para a posição desejada no chão.Neste momento, o próximo se estende de debaixo de cada bloco, dobrando-se juntos em uma única área para dormir. Design confortável com uma espaçosa área de estar. Em alguns projetos, em vez da terceira seção, uma almofada dobrável é usada, que fica na frente do encosto fixo.

Daytona

Sistema com almofadas fixas reclináveis ​​que funcionam como encosto. O mecanismo é um pouco como uma concha. Para transformar o sofá em cama, é necessário levantar os travesseiros para a posição superior, em seguida colocar os inferiores nos locais indicados, agarrar a alça e desdobrar o assento para baixo, abrindo a cama de dormir em duas ou três partes. Quando a cama for expandida, você precisará abaixar os travesseiros enrolando-os na cama.

"Tornado"

Mecanismo dobrável projetado para uso diário. O projeto é baseado em uma "cama dobrável" dupla, que fica escondida na posição usual do sofá. Transforma-se sem retirar o assento, após inclinar as costas do modelo. O desenho é cómodo, não é muito difícil de desmontar, possui elementos de aço e uma malha na base, além de tapetes de rigidez moderada.

Desdobrando

Os dispositivos a seguir fornecem transformação ao expandir as seções. Na maioria dos modelos (com exceção do "acordeão"), o encosto é fixo e não participa da desmontagem do sofá.

"Acordeão"

O dispositivo do mecanismo, uma reminiscência de esticar o fole de uma sanfona. Para desdobrar um sofá assim, basta puxar o assento. Neste caso, o encosto, constituído por dois blocos ligados por cima, desce automaticamente, dobrando-se em duas metades.

Este mecanismo é cómodo e fiável, é bastante fácil de usar, mas não é adequado para o uso diário, uma vez que o corpo do sofá solta-se rapidamente com cargas constantes.

"Concha belga"

Este projeto é semelhante a uma "cama dobrável" escondida sob os tapetes modulares do assento do sofá. Mesmo externamente, o sistema se assemelha a uma peça familiar de mobiliário com suportes de metal. A única coisa que o distingue é que ele é fixado na base do sofá e se desdobra diretamente dele, virando a unidade do assento para baixo

"Concha francesa"

Uma alternativa ao sistema "acordeão" - com a diferença de que neste último o dormitório é composto por três blocos (segundo o princípio de dobrar um leque), e neste sistema os blocos são enrolados para dentro e desdobrados ao serem desdobrados. Eles são equipados com suportes e têm um tipo de acolchoamento estreito, o que é uma desvantagem de tais designs.

Se for desdobrar o sofá, é necessário remover as almofadas modulares do assento.

"American Clamshell" ("Sedaflex")

Esse mecanismo é mais confiável do que sua contraparte francesa. Não há necessidade de remover as almofadas do assento antes da transformação. O sistema implica seções idênticas (há três delas), que se desdobram uma após a outra quando o assento é elevado. Tal mecanismo é bastante durável, mas só é adequado como opção de hóspede, pois possui colchões finos, não há compartimento para roupa de cama e os elementos de aço da estrutura são sentidos nas juntas das seções.

"Spartacus"

Opção com mecanismo de concha. A estrutura dobrável está localizada sob o assento, que consiste em almofadas modulares. Para fazer do sofá cama, é necessário retirar os travesseiros, liberando os blocos da "cama dobrável". Como estão dobrados, eles primeiro pegam o de cima, definem a posição desejada expondo o suporte de metal e, em seguida, desdobram o restante das seções. Este design não foi projetado para transformação diária - como análogos.

Com mecanismo giratório

Os modelos com mecanismo rotativo diferem de outros sistemas em sua facilidade de transformação. Eles têm uma carga mínima sobre o quadro, já que não há necessidade de desenrolar as seções até o batente. Eles não precisam levantar blocos adicionais.

Tanto a parte integrante do sofá quanto o componente de cada bloco, dependendo do modelo, podem girar.Esse mecanismo é usado em modelos de canto, conectando duas metades de seções com blocos em um único berço. O princípio de funcionamento do sistema baseia-se em girar metade do bloco em 90 graus e rolá-lo para a outra parte do sofá (com posterior fixação).

Com braços dobráveis

Os apoios de braços dobráveis ​​são uma técnica única do mecanismo de transformação. Hoje, esses sofás são o foco das atenções dos designers. Com a ajuda deles, você pode mobiliar um quarto infantil, ajustando as dimensões dos móveis se necessário.

"Aceso"

Um design peculiar que permite alterar o tamanho da cama de dormir devido à deformação dos apoios de braços. Ao mesmo tempo, as próprias paredes laterais podem ser posicionadas em qualquer ângulo - e até mesmo as posições podem ser diferentes. Para transformar o sofá em uma cama de solteiro, primeiro é necessário levantar o apoio de braço para dentro até que ele pare e depois dobrá-lo para fora. Esses designs são projetados para tipos de sofás retos, eles são comprados para crianças e adolescentes.

"Duende"

Um sistema conveniente para quartos pequenos e quartos de crianças, uma grande área para transformação não é necessária. Os móveis podem ser colocados contra a parede. Esse sofá pode ser comparado ao seu homólogo, tem um corpo compacto e amplo espaço de armazenamento para a cama. A superfície do assento e os apoios de braços formam uma única unidade que pode ser estendida em comprimento.

Com poltronas reclináveis

Esses mecanismos do mecanismo são um pouco mais complicados do que os outros. Além disso, o design do mecanismo permite alterar facilmente a posição do ângulo de inclinação do encosto e do apoio para os pés, criando a posição mais confortável para o usuário. Este sofá pode ser equipado com um mecanismo de massagem, tem uma aparência bastante sólida, mas não se transforma em cama.

Sistemas de dobra dupla e tripla

Os mecanismos de transformação podem variar. Via de regra, quanto mais complexo for o mecanismo, maior será o número de componentes do berço (número de adições). Os sofás do tipo dobrável e extraível enquadram-se nesta categoria.

Qual é a melhor escolha para o sono diário?

Ao escolher um sofá para o uso diário, é preciso estar atento às estruturas em que a carga sobre o quadro durante o funcionamento do mecanismo é mais uniforme e não afrouxa o corpo.

É necessário escolher o certo não só o mecanismo, mas também o grau de rigidez do encosto e do assento. Também é necessário escolher um bom estofamento e prestar atenção aos modelos com possibilidade de troca de capas.

Preenchendo blocos

Ao escolher um sofá para o sono diário, vale a pena considerar o bloco de enchimento. Pode ser de dois tipos: com mola e sem mola.

As primeiras versões de gaxetas se distinguem pela presença de molas helicoidais (posição - vertical). Você pode distinguir entre tipos dependentes e independentes. No primeiro caso, o sofá se curva. Essas esteiras não são confiáveis ​​porque não têm o suporte correto para a coluna durante o repouso ou sono (sentar e deitar).

As molas de um tipo independente não se tocam, por isso cada uma funciona de forma independente, sem forçar as outras a dobrarem onde não é necessário. Como resultado, as costas sempre permanecem retas e a carga sobre a coluna é reduzida.

As esteiras sem molas se distinguem por um notável efeito ortopédico, que é a prevenção de problemas associados à coluna. Além de serem seguros, são muito confortáveis, proporcionam um descanso completo e adequado durante o sono.

Este tipo de enchimento é hipoalergênico, esta gaxeta não é suscetível à formação de bolor. É resistente ao acúmulo de poeira, pois não há vazios significativos. Os melhores enchimentos sem mola incluem látex natural ou artificial, coco (fibra de coco) e espuma HR.

O que é melhor?

Para que o sofá funcione por muito tempo, é melhor escolher um tipo de enchimento de alta qualidade: um bloco com molas independentes, látex ou fibra de coco. É muito bom se o tipo de tapete for combinado - quando não só o núcleo do recheio é adicionado, mas também outro material (para dar a rigidez necessária).

Se o bloco de látex não se adequar ao seu orçamento, procure por espuma HR para móveis ou látex sintético. Esses materiais são um pouco inferiores às juntas caras, mas com o uso adequado, duram de 10 a 12 anos.

Quanto ao mecanismo de transformação, os desenhos de golfinhos e seus análogos, modelos com sistema de concha, não são adequados para o uso diário. Os designs mais fiáveis ​​para todos os dias são "Eurobook", "pantógrafo", "puma" e mecanismos rotativos.

Como escolher o mecanismo certo?

É impossível isolar inequivocamente um mecanismo. A escolha depende de vários fatores:

  • espaço alocado para o sofá (dobrado e desmontado);
  • finalidade do sofá (opção do hóspede ou alternativa à cama);
  • modo de intensidade de carga (controle de peso levando em consideração a escolha dos blocos "corretos" do assento e encosto);
  • simplicidade e comodidade no trabalho (o sofá deve ser leve, pois sistemas complexos quebram com mais frequência e nem sempre estão sujeitos a restauração);
  • o diâmetro correto dos elementos de aço (pelo menos 1,5 cm).

Para uma compra bem-sucedida, o sofá durou muito tempo, você deve prestar atenção a:

  • movimento perfeito do mecanismo em funcionamento (não deve travar);
  • nenhuma frouxidão da estrutura durante a transformação (este é um casamento óbvio que reduz a vida útil do sofá);
  • ausência de ferrugem, arranhões, amassados, defeitos de montagem do mecanismo;
  • material de estofamento de alta qualidade que não se desgasta com as frequentes transformações do sofá (quando as seções se tocam);
  • metal forte e durável do mecanismo, resistente a cargas pesadas (duas ou três pessoas);
  • confiabilidade dos componentes da estrutura aos quais o mecanismo de transformação está conectado.

É importante escolher o mecanismo que não tenha um design complexo. Estará menos sujeito a quebras.

Avaliações

Não há opinião unânime sobre a escolha do mecanismo ideal para transformar o sofá. As avaliações dos clientes são inconsistentes e baseadas nas preferências pessoais. No entanto, muitos acreditam que os modelos em concha não proporcionam um bom descanso, embora façam um excelente trabalho nas opções de hóspedes. É perfeitamente possível acomodar hóspedes nelas, mas para o relaxamento diário vale a pena adquirir modelos mais confortáveis.

As opções mais convenientes para sofás incluem designs com os sistemas "Eurobook" e "pantógrafo". Os compradores acreditam que eles permitem que o corpo descanse durante a noite, relaxe os músculos e alivie a tensão. No entanto, os proprietários dos sofás observam que um mecanismo confortável não é suficiente para um sono tranquilo: é preciso comprar um modelo de sofá com bloco ortopédico.

Para obter informações sobre como escolher um mecanismo de transformação de sofá, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário