Sofás dobráveis infantis: modelos e dicas para escolher
O sofá dobrável cabe até mesmo em um pequeno berçário, pois não ocupa muito espaço quando montado. Após a transformação, obtém-se um espaço confortável para dormir, que não é inferior a uma cama. Os fabricantes equipam a maioria dos modelos com caixas para guardar roupas, o que permite maximizar o espaço para jogos.
Os sofás infantis são seguros, mesmo para bebês de 1,5 a 2 anos de idade. E não será difícil escolher o que mais lhe convier na forma e na cor, porque estão à venda modelos de desenhos diferentes: para meninos e meninas, adolescentes e pré-escolares.
Revisão de modelos populares
Os sofás retos são os mais procurados. Existem modelos em diferentes tamanhos, do compacto ao largo. Se a área da sala for muito pequena, preste atenção ao seu tipo, como uma poltrona-cama. Em um berçário mais espaçoso, pode ser usado como um acréscimo à cama principal. E se necessário, e como uma cama dobrável.
O sofá-sofá é uma combinação de sofá e cama. Devido à assimetria, parece incomum e elegante. O encosto protege contra o contato com uma parede fria. Esses modelos são equipados com colchões ortopédicos, o que será uma vantagem na hora de escolher um móvel para um escolar.
Seria bom comprar um sofá de canto para uma creche espaçosa. Ao expandi-lo, você pode conseguir um lugar para dormir para duas crianças. Durante o dia, será conveniente jogar ou hospedar um grande grupo de amigos. Pequenos sofás de canto que se movem para o lado também são populares. Eles são decorados com amortecedores ou travesseiros colocados assimetricamente. Como regra, eles são comparáveis em largura a uma cadeira.
Outra opção é modular. A criança será capaz de mudar a situação de acordo com seu humor: reúna as peças em uma estrutura ou deixe pufes para as brincadeiras.
Você pode comprar um sofá transformador em uma sala onde moram duas crianças. Desmontado, quase não difere de um beliche normal. O beliche superior é cercado e você pode subir uma escada de metal.
A parte inferior pode ser usada para dormir ou brincar, dependendo da posição dos travesseiros. A estrutura montada parece um sofá reto.
Alguns desses modelos não dobram - você recebe um sofá, sobre o qual a cama é fixada. Neste caso, os fabricantes fornecem compartimentos de roupa neles.
Para crianças mais novas, um tipo diferente de estrutura de transformador é adequado. É organizado de acordo com o princípio de um sofá desdobrável: a cama inferior desliza para fora da cama superior. As almofadas são removidas do assento, e ele também se torna uma cama. Os sofás-beliche ajudam a aproveitar ao máximo o espaço, especialmente quando várias crianças vivem na mesma divisão.
Características de escolha
O sofá infantil funciona por cerca de 7 anos, após o que é necessária uma substituição ou restauração. Quais pontos precisam ser considerados para não se arrepender de comprar?
Vamos começar com a aparência dos móveis. Uma criança com menos de 5 anos pode gostar de um mini-sofá em forma de casa, carro ou peluches. É importante que haja lados em todos os lados - permanentes ou removíveis.
Para crianças mais velhas, você pode comprar um sofá em um formato mais familiar, mas em uma cor incomum.
As meninas costumam gostar de modelos em tons pastéis, brancos e diferentes tons de rosa. Eles podem ser decorados com botões, babados e almofadas fofas.
Tanto meninas quanto meninos podem adorar um sofá com personagens de desenhos animados, fotos engraçadas ou enfeites.Às vezes, os fabricantes complementam um sofá de design neutro com almofadas incomuns. Quando o gosto da criança muda, eles podem ser substituídos por outros. Além disso, o menino pode gostar dos detalhes que fazem os móveis parecerem uma nave espacial, um carro ou um robô.
Um adolescente e uma criança com mais de 7 a 8 anos podem receber um design assimétrico em cores contrastantes. Ou compre um sofá simples com acessórios feitos em estilos diferentes e mude de acordo com seu humor.
Isso criará outro motivo para tomar a iniciativa e praticar o pensamento criativo.
No entanto, um sofá dobrável não precisa ser a peça central de um berçário. Os modelos de forma tradicional, harmoniosamente integrados no interior, não parecem piores. Outros parâmetros são muito mais importantes:
- resistência, confiabilidade e segurança da estrutura;
- a altura e o tamanho da cama, confortável para a criança;
- a presença de um colchão de alta qualidade com espessura de 8 cm;
- uso de materiais ecológicos.
Um sofá infantil terá que suportar não apenas transformações frequentes, mas também jogos ativos. Portanto, os especialistas recomendam a escolha de sofás estendidos e modelos de acordeão para crianças e alunos do ensino fundamental.
Além disso, é necessário verificar se há peças duras salientes e cantos vivos. Os fechos e mecanismos devem ser ocultados com segurança. As gavetas para roupa de cama devem ser colocadas nas guias.
Se um sofá dobrável costuma ser usado para dormir, preste atenção ao seu enchimento. Pode ser acionado por mola e sem mola.
Primavera
Blocos de molas independentes fornecem a posição mais confortável da coluna durante o sono, mas raramente são usados na produção de sofás.
As molas não estão conectadas entre si, elas são embaladas em barris separadamente. Elimina vibrações superficiais.
Bonnel é um sistema de molas conectadas entre si, cobertas com outro material - crina de cavalo, espuma de poliuretano. Tem um efeito ortopédico. Quanto mais molas finas, mais ela se manifesta.
Este tipo de enchimento é ideal para crianças com mais de 7 anos e adolescentes.
Sem mola
Móveis com enchimento sem molas podem ser usados para dormir apenas para bebês até 7 anos de idade. Eles também são divididos em 2 grupos.
- Blocos rígidos e espuma de poliuretano fundido, bolas de poliestireno. Para um sono regular, os materiais deste grupo são preferidos.
- Borracha de espuma macia, inverno sintético, durafil, hollofayber. Adequado apenas para sofás de hóspedes.
É fácil verificar a densidade do enchimento - basta pressionar na superfície. Se ele se aplainar rapidamente, significa que uma embalagem rígida foi usada.
Projeto
Os fabricantes de móveis desenvolveram mais de 10 mecanismos deslizantes. Mas nem todos permitem que você mantenha o corpo em uma posição confortável. Para sofás infantis, são usados sistemas que criam a superfície de dormir mais confortável.
- Sair da cama - mecanismo compacto e confiável, até uma criança pode manipulá-lo. Para desdobrar o sofá, basta puxar a alça da frente e a parte de trás se abaixa. Ao mesmo tempo, a estrutura torna-se ligeiramente mais baixa, de modo que será conveniente para o bebê subir nela. O cais acabou sendo plano, sem dobras e solavancos. Vale a pena prestar atenção nos modelos com rodas emborrachadas - elas não estragam o piso com o uso frequente.
- "Acordeão" - consiste em um assento e um encosto dobrado em dois. Se você puxar a alça, o assento desliza para frente, criando um lugar para dormir. Uma criança será capaz de lidar com este mecanismo de forma independente a partir dos 7 anos de idade. Quando montados, os sofás são pequenos, muitas vezes há capas removíveis no kit. Mas a área de dormir pode ser irregular.
- "Golfinho" - usado em modelos de canto. Existem opções em que o mecanismo do golfinho é combinado com um mecanismo de roll-out. Difere em alta resistência, uma vez que a estrutura é feita de aço. A área de dormir é espaçosa e alguns sofás são adequados para duas crianças. No entanto, é muito provável que um adulto tenha que colocar um sofá assim.
- "Click-gag" - uma estrutura em transformação da qual apenas a parte superior está envolvida. Existe uma posição intermediária entre montado e desdobrado, quando você pode reclinar no sofá. Durante o sono, a carga é distribuída pela armadura ortopédica. Mais adequado para um adolescente, o bebê não será capaz de lidar com o mecanismo sozinho.
Antes de comprar, verifique como um modelo específico pode ser convenientemente projetado e se é fácil para uma criança manuseá-lo.
Dimensões (editar)
É melhor escolher as dimensões do sofá com uma margem. O comprimento deve ser 50 cm a mais que a altura da criança.Para determinar a largura ideal do espaço de dormir, peça ao bebê que se deite com os braços abertos para os lados.
O comprimento dos colchões de sofá padrão começa a partir de 186 cm e a largura - a partir de 60 cm. Mas esses sofás são adequados apenas para os mais pequenos. Os modelos confortáveis têm 80 cm de largura e os sofás mais populares têm 190 cm de comprimento e 90 cm de largura. As dimensões máximas do berço são 200x150 cm.
Em caso de dúvida se um sofá caberá no espaço destinado a ele, resolva o problema como um designer.
- Desenhe uma planta da sala com os principais elementos do mobiliário, marque nela a direção de abertura das portas.
- Corte retângulos de papel que sejam do mesmo tamanho que o modelo montado e desmontado do modelo selecionado.
- Experimente diferentes opções de posicionamento. Você pode fazer o mesmo com o resto da mobília e criar um novo arranjo.
Materiais (editar)
Para a fabricação da moldura, utiliza-se madeira, compensado e metal. Cada um dos materiais é bom à sua maneira.
- Carcaça de metal - durável, permite criar modelos de formas incomuns. Usado em modelos para alunos mais velhos ou em combinação com outros materiais.
- Madeira - material ecologicamente correto, mas se não for processado adequadamente, não durará muito. A parte principal da moldura é feita de madeira e as vigas coladas são utilizadas nas partes laterais.
- Moldura de madeira compensada só é possível em pequenos sofás. É leve, mas durável - o produto dura cerca de 10 anos.
Os modelos mais confiáveis são aqueles cuja estrutura é composta por diversos materiais. Via de regra, trata-se de um mecanismo dobrável de metal e um corpo de contraplacado ou madeira.
O estofamento de material natural não causa alergias, não se desgasta com o tempo, mas é difícil remover a sujeira. Para facilitar a limpeza, você pode adquirir várias tampas de reposição feitas do mesmo material.
Aqueles que permitem o uso de sintéticos devem dar uma olhada mais de perto nos seguintes materiais.
- Os tecidos revestidos com teflon são considerados os mais resistentes a manchas. Macio, agradável ao toque.
- Chenille - facilmente limpa de manchas, não esfrega.
Os tecidos Jacquard não são adequados para móveis infantis, pois é impossível remover a sujeira deles.
Exemplos espetaculares no interior
Você não pode apenas brincar com os heróis de seu conto de fadas favorito, mas também dormir em um abraço. Este sofá de brincar pode ser usado para substituir o primeiro berço do bebê. Tal modelo irá imediatamente chamar a atenção para si mesmo, portanto, é desejável que sua cor seja combinada com o esquema geral de cores do viveiro.
Provavelmente, uma criança com mais de 3 anos gostará de dormir ao lado de personagens de desenhos animados. Então, o sofá se tornará a peça central do berçário.
Um sofá de formato lacônico e cores bastante calmas também é adequado para um quarto de criança. Graças aos travesseiros borboleta, ele parece um adulto, mas não é nada chato.
Opção de pequeno viveiro. Durante o dia, um sofá confortável e bem iluminado vai decorar o quarto dos adolescentes. E à noite ele se transforma em um beliche.
Móveis dobráveis são convenientes não apenas como um lugar principal para dormir. Esta poltrona-cama compacta é uma segunda opção para o hóspede.
Para informações sobre como escolher um sofá infantil, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.