Sofás ortopédicos infantis: tipos e dicas de escolha
Os sofás ortopédicos infantis são móveis funcionais projetados para o sono diário de uma criança. Basicamente, os proprietários de apartamentos pequenos param na escolha de tal móvel, já que os sofás não só garantem um sono saudável e pleno para a criança, mas também ajudam a preservar o espaço útil no quarto.
Peculiaridades
O sofá infantil com base ortopédica é um produto anatômico que contribui para a correta sustentação da coluna vertebral. Graças à ótima firmeza do colchão, a coluna da criança não cederá durante um longo sono.
Os sofás infantis têm os seguintes recursos:
- Compacto que permite instalar móveis em pequenos espaços. A largura da maioria dos tipos de modelos dobrados não ultrapassa um metro.
- A força dos mecanismos de transformação. Os fabricantes estão cientes de que as crianças costumam usar um sofá ou cama como cama elástica. Por isso, reforçam todos os mecanismos de movimentação da estrutura, conferindo-lhe resistência e confiabilidade.
- A facilidade de dobrar e desdobrar o sofá, graças à qual até as crianças mais pequenas se dão conta da tarefa de preparar um local para dormir.
Fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem uma grande variedade de sofás com colchões ortopédicos. Uma ampla variedade permitirá que cada pai escolha um modelo de acordo com os requisitos de seu design, forma, mecanismos de transformação e materiais de fabricação.
Variedades de sofás
Existem muitos tipos de sofás infantis com base ortopédica no mercado.
Dependendo do projeto, as fábricas produzem os seguintes tipos desses móveis:
- Variações diretas. Sofás clássicos concebidos para serem encostados a uma parede. Os modelos podem ser equipados com um mecanismo Eurobook (rodando a primeira metade para a frente e baixando o encosto), um livro (nas posições deitada, semi-sentada e sentada), um acordeão (um mecanismo de transformação de acordeão).
- Sofás com princípio de desmontagem roll-out. Nesses modelos, é fornecido um colchão independente, que pode ser facilmente trocado com as próprias mãos em caso de desgaste.
- Acomodações modulares para dormir. Estes sofás incluem várias peças que podem ser trocadas como quiser.
- Otomano. Produtos sem encosto, com mecanismo de elevação para desdobramento.
- Opções de canto. Móveis projetados para serem colocados em um dos cantos da sala. Ele permite que você economize espaço tanto quanto possível.
Dependendo do modelo do sofá, seu design pode incluir gavetas para guardar roupas de cama, brinquedos ou outros itens. Os móveis são produzidos com ou sem braços. Alguns itens vêm com travesseiros. Nos sofás infantis, não existem arestas, cantos e outras partes perigosas da estrutura, que possam ferir a criança durante a brincadeira.
Os sofás infantis diferem principalmente dos adultos em tamanho e aparência. Os fabricantes apresentam designs brilhantes e interessantes. O mobiliário infantil é dominado por cores ricas e coloridas, aplicações com personagens de desenhos animados. Para os menores, os fabricantes estilizam dormitórios para carros, navios, carruagens. Essas opções parecem interessantes e fora do padrão. Eles se tornarão não apenas uma peça de mobiliário, mas também uma decoração elegante no quarto do bebê.
Tipos de colchões ortopédicos
Os colchões ortopédicos para crianças podem ser sem molas ou baseados em um bloco de molas independente. Freqüentemente, para móveis infantis, são utilizadas bases sem molas, feitas de materiais naturais.
Os seguintes materiais são usados como enchimento:
- Espuma de poliuretano (PPU). Este material pode ser usado sozinho ou combinado com outros enchimentos. A espuma de poliuretano não causa reações alérgicas, é resistente à formação de fungos, limpeza ecológica. A espuma de poliuretano tem um "efeito memória", ou seja, é capaz de "lembrar" e repetir todas as curvas do corpo humano.
- Coco de coco. Enchimento natural com maior rigidez. Devido a essa característica, colchões com fibra de coco são adquiridos para crianças com escoliose ou para a prevenção dessa doença. Esses produtos são hipoalergênicos. São perfeitamente ventilados, evitando que o bebê sue.
- Látex. É usado com menos frequência porque pode causar alergias.
E também os fabricantes produzem colchões combinados. Nessas bases, vários enchimentos são usados. Neste caso, o colchão terá as propriedades inerentes a cada um dos materiais utilizados.
Critérios de escolha
Ao comprar um sofá para o berçário, é preciso focar não apenas no custo e na aparência dos produtos, mas também na segurança e comodidade para a criança.
Ao escolher os móveis, é importante considerar algumas sutilezas:
- Encontre o tamanho “certo”. O comprimento do produto deve ser pelo menos meio metro maior que a altura da criança. Se possível, é melhor dar preferência aos modelos mais largos para um sono mais confortável.
- Se o seu filho tem problemas de coluna, o produto deve ser comprado sob recomendação de um cirurgião ortopédico.
- Para crianças menores de 10 anos, é melhor comprar um sofá com colchão sem molas (sua espessura deve ser de pelo menos 10 centímetros), e para crianças maiores, produtos de molas com blocos independentes são adequados.
- O melhor é optar por um sofá com forro natural hipoalergénico (chennil, flock, linho ou algodão). Recomenda-se dar preferência a móveis em que o material do estofamento esteja impregnado com uma composição que tenha propriedades hidrorrepelentes e contra sujeira. O fato é que muitas vezes as crianças brincam no sofá, comem, bebem sucos, razão pela qual os riscos de contaminação frequente dos móveis aumentam significativamente. O enchimento com efeito repelente de água será fácil de limpar com os produtos disponíveis.
Ao escolher um sofá, não se esqueça das preferências da criança. No entanto, também não é necessário segui-los de forma imprudente. Às vezes, móveis claros com um design incomum podem ter um enchimento que não é adequado para uma criança ou ser feitos com materiais perigosos para a saúde. Para adquirir um produto de qualidade, é imprescindível solicitar aos consultores a documentação que comprove a segurança e o respeito ao meio ambiente do móvel.
Para informações sobre como escolher um sofá ortopédico infantil, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.