Sofás infantis: uma visão geral dos modelos populares e recomendações para a escolha
No quarto das crianças, o sofá desempenha diversas funções. Além de organizar um local para dormir, esse mobiliário pode servir de playground para jogos, comunicação com entes queridos e leitura de livros. O sofá é cómodo se os hóspedes chegaram inesperadamente com uma pernoite e, além disso, este tipo de mobiliário permite poupar espaço livre na divisão.
Variedades e modelos
Existe uma grande variedade de modelos e variedades de sofás - mini, dobrável, dobrável, poltrona-cama, sofá-livro e sótão. No entanto, primeiro você precisa descobrir o quão razoável é substituir a cama tradicional por um sofá. O fato é que até os 14 anos as crianças devem dormir em colchões ortopédicos - nessa idade a coluna vertebral está se formando e um sofá macio não pode oferecer condições normais para o crescimento e desenvolvimento do sistema musculoesquelético. Ao mesmo tempo, não é tão fácil encontrar um sofá com essa base, e os colchões do sofá raramente são vendidos separadamente. É por isso que esses móveis não são adequados para crianças com problemas de coluna.
O sofá é totalmente estofado com tecido, portanto é considerado mais facilmente sujo, e seu mecanismo de deslizamento quebra periodicamente. Além disso, não há amortecedores no sofá, que podem proteger o bebê de cair durante a noite de sono.
Ao mesmo tempo sofás são extremamente ergonômicos: quando dobrados, ocupam pouco espaço, enquanto a maioria dos modelos tem compartimentos embutidos e um local para colocar roupas de cama e outras coisas infantis. Outra vantagem do sofá é a segurança. Ao contrário da cama, que tem cantos bastante acentuados, todas as partes do sofá são arredondadas e muito macias e, mesmo com impacto, o risco de lesões é mínimo, para que as crianças possam organizar jogos ativos com os amigos com segurança.
E, claro, o custo do sofá se torna uma vantagem importante - como regra, seu preço é uma ordem de magnitude menor do que o das camas, então o sofá é mais acessível para famílias jovens e famílias com vários filhos. Deve-se destacar que o mercado de móveis modernos oferece a mais ampla seleção de sofás de vários tipos.
Talvez a opção mais inadequada de um sofá para um berçário seja a opção com um colchão de espuma de poliuretano. São produtos baratos que se caracterizam por um baixo grau de rigidez, nem crianças nem adolescentes devem dormir com eles. Este tipo de mobiliário não deve ser colocado no quarto das crianças, nem mesmo como cama de hóspedes, uma vez que se amassa rapidamente e perde a forma original. Apesar do baixo custo, a compra de um sofá com enchimento de espuma PU não se justifica economicamente, pois sua vida útil é de apenas 2 a 3 anos, e a maior carga que pode suportar é de 90 kg.
Sofá-divã
Mas a opção mais segura para um quarto de criança é um sofá-cama, ideal para crianças com mais de 6 anos. Esses projetos são estéticos, econômicos e multifuncionais. A grande maioria dos modelos pode ser utilizada como cama de solteiro ou de casal, onde, além disso, existe um espaço de armazenamento equipado para roupas de cama.A principal vantagem do modelo é a independência do sofá em relação ao colchão, o que significa que pode sempre adquirir separadamente uma confortável base ortopédica e, em qualquer caso, trocá-la por uma nova.
Outra vantagem dos sofás é um mecanismo especial de roll-out, muito apreciado em condições em que o berçário não pode se orgulhar de ser espaçoso.
otomano
Além do sofá, os pais podem voltar sua atenção para outro tipo de sofá - um pufe, que se parece com um pequeno sofá e meio com um encosto pequeno perto da cabeceira da cama e dois apoios de braços. Ao contrário do modelo anterior, o pufe não se desdobra, ele tem um mecanismo de levantamento dobrável embutido. O pufe é bastante compacto, atraente em termos de design, fácil de operar e bastante versátil para uma criança em crescimento. À noite, desempenha o papel de um local de dormir completo e, durante o dia, funciona como um espaço interior onde pode ler, ver televisão ou conversar com os amigos.
A propósito, famílias com dois filhos podem ser avisadas de um pufe sem cabeceira especial, o que economiza muito espaço e não desorganiza o espaço.
"Eurobook"
Dependendo da opção de transformação, os sofás para crianças podem ser de vários tipos. O mais popular é o Eurobook. Suas vantagens são óbvias:
- ele se dobra facilmente;
- sendo montado, ocupa pouco espaço, portanto, é ideal para quartos estreitos das crianças;
- tem um espaço de dormir espaçoso;
- equipado com caixas para armazenamento seguro de coisas;
- devido às peculiaridades do mecanismo, raramente falha.
Mas também há desvantagens - seu beliche está localizado bem alto, por isso pode ser difícil para crianças pequenas subir nele.
Modelos extensíveis
Os modelos de roll-out são fáceis de desdobrar e algumas variantes do produto permitem retirá-los não completamente, mas, ao mesmo tempo, essas variantes de sofás requerem muito espaço à frente e são consideradas inferiores qualidade do que "Eurobooks". Além disso, geralmente não têm gavetas embutidas.
Sedaflex
O Sedaflex, ou, como também é chamado, "cama dobrável americana", distingue-se pela presença de um colchão ortopédico fisiológico, portanto pode ser adquirido para migalhas desde muito jovem. Entre as lacunas, podemos notar a falta de compartimentos de armazenamento, além disso, esse mecanismo de transformação é mais pesado do que um modelo roll-out ou um "Eurobook". Se for necessário um sofá periodicamente (por exemplo, de uma avó, a quem vêm os netos nos fins de semana e nas férias), pode-se prestar atenção aos produtos com outros mecanismos.
Acordeão
"Acordeão" pressupõe um local de dormir bastante grande para dois, onde 1-2 pessoas podem caber livremente. No entanto, apenas um adulto ou adolescente pode expandir tal sofá. Não possui caixas de armazenamento, mas ocupa bastante espaço quando desdobrada.
"Concha francesa"
A garra francesa é fácil de operar. Esse sofá se dobra e se desdobra facilmente, e o design em si é muito bonito e interessante. Entre as deficiências, pode-se notar a insegurança do mecanismo, o colchão excessivamente fino e a necessidade de um grande espaço para o desdobramento.
"Click-gag"
O "Click-Klyak" é outro tipo de sofá infantil que, quando montado, ocupa muito pouco espaço, mas ao mesmo tempo o local de dormir é bastante espaçoso. Pais e filhos vão gostar da ampla gama de cores e designs do produto, bem como da possibilidade de ajustar o encosto em várias posições.
No entanto, este produto é feito com uma base de espuma de poliuretano, de forma que o sofá não pode ser usado para uso frequente de forma alguma, e as costas desse produto são muito inclinadas, o que não agrega conforto aos bebês.
"Livro"
"Book" é outro modelo de sofá econômico que costuma ser instalado sob a cama alta.Assim, é possível equipar dois dormitórios e uma área de recreação no térreo em apenas dois metros quadrados. Entre as desvantagens, deve-se observar um complexo mecanismo de dobramento que, além do mais, nem sempre é confiável.
Dimensões ótimas
Na hora de escolher um sofá, deve-se escolher a forma e o tamanho corretos, para isso deve-se partir da idade do bebê. Os mais novos vão adorar sofás em forma de animais, carros ou barcos. Externamente, parecem mais brinquedos grandes e não um lugar para dormir, de modo que invariavelmente encantam uma criança que pode usar esses modelos não apenas para um sono confortável, mas também como um lugar para jogos ativos com os amigos.
No viveiro, deve-se dar preferência a linhas suaves e formas arredondadas.
Para crianças mais velhas, a compra desses sofás, talvez, não se justifique mais, modelos com elementos de assimetria geométrica são adequados para elas - são mais elegantes e adultos, portanto, são adequados para adolescentes. Porém, mesmo nesse caso, tente ficar em produtos com cantos arredondados - a segurança é primordial, mesmo que seu filho não tenha nem 3 anos. Ao comprar um sofá, é importante correlacionar corretamente as dimensões de todo o produto e uma cama de solteiro. Se você não prestar atenção especial a isso, o bebê pode estar muito apertado, ou, ao contrário, muito espaçoso, portanto, mesmo na loja, você deve ampliar o sofá e avaliar os parâmetros do local para dormir.
O mais importante é que a área resultante seja suficiente para um sono confortável. Dependendo do fabricante, a largura do produto pode ser diferente, mas na maioria das vezes os modelos são produzidos com os parâmetros 130, 140 150, 170 190, além de 200 cm, a largura do berço é um pouco mais estreita. Para as crianças, as dimensões ideais são 70 ou 90 cm.
O comprimento necessário do sofá pode ser calculado de forma independente, para isso são adicionados 50 cm ao indicador de altura da criança. Isso permitirá que você esqueça a necessidade de atualizar o local de dormir a cada 3 anos.
Como escolher?
A saúde, a atividade e o bem-estar da criança dependem de quão confortável é o sono da criança, por isso os móveis devem ser selecionados de forma a proporcionar condições normais que correspondam às características físicas de crescimento e desenvolvimento do bebê. Em primeiro lugar, o sofá deve ter um colchão ortopédico. Isso é especialmente verdadeiro para crianças com menos de 13-14 anos. É óptimo se for um modelo com blocos de mola de elevado grau de rigidez e sempre com enchimentos naturais. É esta opção que poderá garantir a posição fisiológica da coluna durante o sono.
Observe que esse tipo de colchão não deve ser fino - a espessura mínima permitida é 6 cm, e a ideal é 12-14 cm. Certifique-se de testar esse sofá - quando carregado, o movimento das molas não deve ser ouvido. O preenchimento é um detalhe muito importante que deve ser dada a máxima atenção na hora de escolher um sofá. Via de regra, não possui mola e possui um bloco de mola. Os modelos sobre molas incluem mecanismos do tipo "Bonnel" - as molas são interligadas, portanto, a qualquer deformação, a forma de todo o bloco muda. Quanto mais finas essas molas e maior o seu número, melhor será o efeito ortopédico, o que significa que o sofá está mais de acordo com as características fisiológicas da criança. Normalmente, essas fontes são cobertas com coco, bem como crina de cavalo ou espuma de poliuretano.
Além disso, alguns produtos são feitos em um bloco de molas separado - com todas as molas conectadas em pequenos barris e colocadas separadamente umas das outras. Graças a este design, é totalmente silencioso e o próprio local de dormir está protegido de forma fiável de quaisquer vibrações. No entanto, essa opção raramente é usada para sofás. Os enchimentos sem mola podem ser duros (bolas de poliestireno e espuma de poliuretano), bem como macios (inverno sintético, bem como hollowfiber, espuma de borracha ou látex).
Isso não quer dizer que algum desses materiais seja pior ou melhor.Se for de alta qualidade, em qualquer caso, servirá fielmente por muito tempo. Mas ainda vale a pena atentar para a densidade - quanto maior esse indicador, melhor para todo o produto como um todo. Se o sofá for adquirido para uso permanente, então os modelos com molas serão a melhor escolha, mas se seu uso for limitado a várias noites por mês, então você pode escolher modelos mais econômicos do tipo sem molas.
É muito importante comprar um sofá com base na carga esperada sobre ele. Se você comprar um produto de um fabricante genuíno, este parâmetro deve ser indicado na documentação que o acompanha. É ótimo pegar um modelo em que esse parâmetro seja de pelo menos 110 kg para qualquer grau de rigidez. Como regra, esses sofás duram cerca de 10 anos, enquanto os produtos com valores mais baixos duram a metade.
Uma atenção especial deve ser dada ao enchimento. A maioria dos modelos de orçamento são representados por espuma de poliuretano, embora seja necessário esclarecer com o vendedor em que forma a espuma de poliuretano está localizada - na forma de várias camadas separadas ou como uma única peça. A primeira opção é inaceitável para a área infantil, pois não mantém a forma e se desintegra rapidamente. Se você tiver dois produtos com os mesmos parâmetros à sua frente, basta pressionar cada um deles com o punho e escolher aquele que empurrará sua mão para trás mais rapidamente.
Observe separadamente de que é feita a base do sofá. Para as crianças, você deve adquirir modelos com estrutura de pinhão e cremalheira - somente esses produtos garantem a posição correta do corpo da criança durante o sono. Deve ser dada preferência a ripas de bétula ou faia, mas as peças de pinho não serão a melhor escolha. É muito importante que a estrutura da cremalheira esteja necessariamente localizada em uma estrutura de metal, enquanto os locais de soldagem devem ser inspecionados com especial cuidado (se possível) para garantir que a adesão seja confiável.
Deve-se notar que as armações nem sempre são feitas de metal. Muitas vezes, a base é fixada a elementos de contraplacado, madeira ou aglomerado. O metal é considerado o mais forte, mas a madeira é a mais segura e ecologicamente correta. O compensado é durável e leve, além disso, não é sujeito a deformações durante o uso. Porém, o material não gruda, portanto só pode ser utilizado em sofás pequenos, mas para produtos de grandes dimensões é melhor levar aglomerado.
Na maioria das vezes, na fabricação de uma moldura com base, várias opções são combinadas, o que afeta significativamente o custo total do produto.
Certifique-se de considerar o estofamento. As crianças, infelizmente, estão longe de ser as pessoas mais organizadas da Terra. No sofá, comem, pintam e criam com tintas e massinha. É por isso a opção mais prática para o berçário serão os modelos com capas removíveis em tecido fácil de lavar. Esses requisitos são atendidos por materiais sintéticos, na maioria das vezes thermohaccard ou flock. Tecidos mistos como algodão / poliéster podem ser bem limpos. Alguns pais preferem produtos com revestimento aveludado, por ser muito bonito e estético, mas os lençóis escorregam, o que é muito desconfortável durante o sono.
Sofás feitos de couro ecológico ou couro normal também são uma boa escolha para casa. São práticos, limpam bem e mantêm a durabilidade por muito tempo, mas absolutamente não são adequados para crianças, pois é muito frio para deitar sobre eles no tempo frio e no calor do verão, quando em contato com esses materiais. , começa a transpiração intensa. Aliás, principalmente para o quarto das crianças, muitos fabricantes produzem sofás com impregnação antivandálica.
Preste atenção ao lado estético da questão. Por mais prático e confortável que seja o sofá, certamente ele deve se encaixar organicamente no interior do quarto das crianças. A cor do estofamento deve combinar com as cortinas, móveis ou carpete.Certifique-se de escolher cores de acordo com o sexo da criança, mas evite soluções muito brilhantes, pois a variegação pode distrair o bebê do sono e, além disso, sobrecarrega significativamente o interior. Idealmente, o sofá não deve ser conspícuo como um item autônomo. É melhor usar outros utensílios domésticos como cores brilhantes. Além disso, produtos muito coloridos rapidamente se tornam enfadonhos e deixam de agradar tanto os pais quanto o próprio dono do quarto. Lembre-se de que você compra um sofá a cada vários anos e os gostos das crianças mudam com muito mais frequência.
Se você for comprar móveis para uma criança mais velha, é aconselhável envolvê-la na escolha. Isto permitirá não só comprar um modelo ao seu gosto, mas também habituá-lo à frugalidade, mostrar o verdadeiro valor das coisas e fazê-lo apreciar móveis tão caros. Além disso, você precisa se concentrar nos seguintes parâmetros do produto adquirido:
- resistência à abrasão - o método de Martindale desejado é de 20 mil ciclos;
- densidade - o parâmetro mínimo permitido corresponde a 200 g / m2;
- capacidade de pilling - tendência ao aparecimento de pellets - não inferior a 500 ciclos;
- estabilidade - a capacidade de recuperar rapidamente a forma após a deformação;
- a resistência ao fogo é o chamado teste do cigarro, mas é improvável que alguém deixe você fazer isso na loja, e nada impede que você veja as avaliações na Internet.
- respeito ao meio ambiente - este indicador é comprovado por certificados sanitários e higiênicos;
- respirabilidade.
Também preste atenção a algumas funcionalidades adicionais. Um sofá não é apenas um lugar para dormir. É frequentemente usado para jogos e encontros com amigos, por isso os designers trabalham incansavelmente para tornar os modelos mais atraentes e funcionais. Por exemplo, alguns produtos têm prateleiras nas paredes laterais nas quais as crianças podem guardar livros ou artigos de papelaria. Certifique-se de verificar se o modelo possui caixas de armazenamento embutidas - isso é muito conveniente para guardar roupas de cama ou roupas de dormir para o seu bebê. Os produtos de canto costumam ter pequenas prateleiras para laptops com apoio de braço - isso é especialmente verdadeiro para adolescentes.
Fabricantes
Hoje, o mercado de móveis está transbordando de produtos para crianças dos mais diversos fabricantes, mas a maioria dos pais não hesita em dar preferência aos produtos da Ikea. São os seus produtos que cumprem o requisito básico - os locais de dormir das crianças não devem ser apenas atraentes, mas também confortáveis, macios e fáceis de limpar. Os designers da empresa desenvolvem incansavelmente uma variedade de modelos que podem agradar não apenas aos bebês, mas também às suas mães e pais. A linha de sortimento envolve a produção de produtos de diversos tamanhos - do miniatura ao enorme, para que você possa equipar ambientes de qualquer formato e tamanho.
As variantes de uma forma compacta são de particular relevância hoje. A demanda por eles se deve ao fato de que a maioria dos russos não pode se orgulhar de uma área de estar espaçosa, os quartos das crianças geralmente são pequenos e os pais são forçados a pensar constantemente sobre o uso econômico do espaço livre. Sofás Ikea são retos, angulares, redondos e semicirculares, alguns modelos são equipados com apoios de braços e os mecanismos de transformação são apresentados em uma variedade de opções.
À parte, deve ser dito que os sofás desta marca são considerados os mais seguros, pois ao desenvolvê-los, os designers tentam simular qualquer, mesmo as situações mais ridículas que podem acontecer aos bebês, e tentam segurá-los antecipadamente. Por exemplo, os especialistas do fabricante entendem que algumas crianças gostam de sentar nos apoios de braço, então eles criam com antecedência modelos que podem suportar o peso do corpo da criança.
Todos os sofás de Ikea não têm cantos agudos e, o mais importante, mais modelos têm uma altura relativamente baixa, para que o bebê, mesmo que caia, não seja atingido com força. Os sofás da empresa são muito interessantes "M-Style"... Seus produtos são projetados para os usuários mais jovens - até 7 anos de idade. Os sofás são feitos na forma de animais, carros engraçados ou personagens de desenhos animados - esses móveis podem se tornar um participante ativo nos jogos de RPG para crianças.
Lindos exemplos no interior
Os sofás infantis são a solução ideal para uma divisão pequena, uma vez que ocupam muito pouco espaço e ao mesmo tempo constituem um excelente complemento para o interior de um quarto infantil.
As meninas são pequenas princesas, então o lugar de dormir para elas deve ser adequado. Cores delicadas, abundância de babados e travesseiros são os principais componentes de um verdadeiro design feminino.
Para meninos ativos e travessos no auge da popularidade, modelos como "Makvin" na forma de carros, bem como navios ou até mesmo super-heróis. No segmento mais caro, há até produtos em forma de espaçonaves ou motocicletas. Essas propostas não deixarão nenhuma criança indiferente.
Modelos populares para crianças de 3 a 5 anos são muito interessantes no interior:
- "Dimochka";
- "Yulechka";
- "Urso";
- "Alenka".
Bem, para os adolescentes, você deve se debruçar sobre opções mais concisas e mais adultas.
Para informações sobre como escolher um sofá para quarto de criança, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.