Como apareceram os ditafones e o que são?
Existe uma expressão simpática que diz que um gravador de voz é um caso especial de um gravador. E a gravação em fita é, de fato, a missão desse dispositivo. Devido à sua portabilidade, os gravadores de voz ainda são procurados, embora os smartphones multifuncionais possam varrer este produto do mercado. Mas existem nuances que distinguem o dispositivo e o uso do gravador, e os ajudaram a não se tornarem uma relíquia técnica.
O que é isso?
O ditafone é um aparelho altamente especializado, ou seja, realiza uma tarefa específica melhor do que, por exemplo, gravar som em um smartphone. É um dispositivo de pequeno porte usado para gravação de som e subsequente audição do gravado. E embora essa técnica já tenha 100 anos, ainda é muito procurada. Claro, um gravador de voz moderno parece muito mais compacto do que os primeiros modelos.
Hoje, um gravador de voz é um aparelho pequeno, definitivamente menor que um smartphone, ou seja, suas dimensões permitem que você carregue o equipamento com você sem problemas. Pode ser necessário: alunos e ouvintes de vários cursos educacionais, jornalistas, participantes de seminários.
Um ditafone é útil em uma reunião, ele é necessário onde há muita informação, soa por muito tempo e é simplesmente impossível lembrar ou delinear tudo.
História da criação
Essa questão sempre tem uma implicação filosófica. Se um gravador é um dispositivo de gravação, uma pedra com inscrições e pinturas rupestres pode ser atribuída a ele. Mas se ainda assim abordarmos a ciência, a física, então Thomas Edison em 1877 inventou um dispositivo revolucionário que chamou de fonógrafo. Em seguida, esse dispositivo foi renomeado para gramofone. E esta invenção pode muito bem ser chamada de primeiro gravador de voz.
Mas por que, então, exatamente um ditafone, de onde vem essa palavra? A Dictaphone é uma subsidiária da famosa empresa Columbia. E essa organização no início do século 20 começou a produzir equipamentos que registram a fala humana. Ou seja, o nome do aparelho é o nome da empresa, o que já aconteceu mais de uma vez na história dos negócios. No início dos anos 60 do século passado, surgiram os ditafones, gravando sons em fitas cassete. E é exatamente isso que por muitos anos foi considerado um modelo desse dispositivo: uma “caixa”, um botão, uma fita cassete, um filme.
A primeira mini-cassete foi feita no Japão em 1969: dizer que foi uma inovação é não dizer nada. O aparelho começou a diminuir, já podia ser chamado de compacto. E na década de 90 do século passado, veio a era digital, que, claro, tocou também os gravadores. A demanda por produtos de filme caiu previsivelmente, embora o número não pudesse substituir completamente o filme por muito tempo. E então a busca por tamanhos começou: o ditafone poderia ser facilmente embutido em um relógio de pulso - parece que então todos poderiam se sentir como um agente 007.
Mas a qualidade de gravação de tal dispositivo não era igual à demonstrada por modelos de tecnologia mais familiares. Portanto, tive que escolher entre tamanho e qualidade de som. E há situações em que essa escolha não é óbvia. Hoje, quem quiser comprar um gravador vai encontrar uma grande oferta. Ele pode encontrar um modelo de amadores de orçamento ou comprar um dispositivo profissional. Existem modelos com uma variedade de microfones e aqueles projetados para gravação secreta. E, é claro, hoje existem ditafones em miniatura com excelente gravação de som, mas você não pode chamar esses aparelhos de orçamentários.
Visão geral da espécie
Hoje, existem dois tipos de gravadores de voz em uso - analógico e digital. Mas, é claro, outra classificação, mais condicional, também é apropriada. Ela divide os dispositivos em profissionais, amadores e até infantis.
Analógico
Esses aparelhos gravam som em fita magnética: são cassete e microcassete. Só o preço pode falar a favor de tal compra - eles são realmente baratos. Mas o tempo de gravação é limitado pela capacidade da fita, e uma fita normal pode conter apenas 90 minutos de gravação de som. E para quem usa o gravador de voz regularmente, isso não é suficiente. E se ainda quiser manter a gravação, você terá que armazenar as próprias fitas. Ou você ainda tem que digitalizar os registros, o que é bastante trabalhoso.
Em um mundo, agora, esses gravadores de voz raramente são comprados. E isso geralmente é feito por aqueles que mantiveram o hábito de trabalhar com fitas cassete. Eles não querem alterá-lo, para se acostumar com as novas características principais do aparelho. Embora os gravadores de voz digitais estejam atraindo o comprador para o seu lado todos os dias.
Digital
Nessa técnica de gravação, as informações ficam no cartão de memória, que, por sua vez, pode ser externo ou embutido. Em geral, os dispositivos digitais diferem apenas no formato de gravação. E então há uma forte propagação: existem ditafones com microfone externo incluído, com acionamento por voz, com sensor de som.
Existem aparelhos para crianças, cegos e outros.
Os gravadores de voz são classificados de acordo com uma série de características.
- Por tipo de alimento. Eles podem ser recarregáveis, recarregáveis e universais. Se a marcação contiver a letra B, significa que o projeto é alimentado por bateria, se A for recarregável, se U for universal, se S for um dispositivo movido a energia solar.
- Por funcionalidade. Existem modelos com uma lista simplificada de funções, por exemplo, eles gravam som - isso é tudo. Existem dispositivos com funcionalidade avançada, o que significa que a gravação pode ser ouvida, que há navegação pelas informações gravadas. Fones de ouvido, boa logística de botões de controle e até câmera - há muito no mercado hoje. O tocador de ditafone tornou-se uma associação desatualizada a esse conceito.
- Para dimensionar. De gravadores de voz que parecem uma pulseira decorativa comum, a dispositivos que se parecem com minifalantes, um isqueiro e muito mais.
Expanda os recursos do gravador de voz com funções adicionais. Nem todo comprador entende por que eles são necessários, mas os usuários regulares apreciam as idéias do fabricante. Por exemplo, quando a ativação da gravação de voz está habilitada no gravador, a gravação será ativada apenas quando o som exceder os limites de ativação. Em muitos modelos também existe uma gravação temporizada, ou seja, ligará em um determinado horário. A função de gravação em loop também é conveniente para os usuários, quando o gravador não para de gravar e quando atinge os limites de sua memória, substituindo simultaneamente as primeiras gravações.
Eles têm dispositivos modernos e funções de proteção muito importantes. Portanto, muitos gravadores de voz são equipados com uma assinatura digital - ou seja, eles permitem que você determine em qual dispositivo a gravação foi feita e se ela foi modificada. Isso é importante para evidências em tribunais, por exemplo. Também existe um mascaramento de fonogramas em ditafones modernos: ele não permitirá que você veja os fonogramas em uma unidade flash se quiser lê-los usando outro dispositivo. Finalmente, a proteção por senha impedirá o uso de um gravador de voz roubado.
Dimensões (editar)
Esses gadgets são geralmente divididos em compactos e em miniatura. Os ditafones são considerados miniaturas, comparáveis em tamanho a uma caixa de fósforos ou um chaveiro. Esses são modelos que geralmente não são maiores do que um isqueiro. Mas quanto menor o ditafone, menor é o seu potencial. Normalmente, esses dispositivos só podem lidar com a função de gravação, mas você terá que ouvir as informações por meio de um computador.
Gravadores de voz portáteis são os mais populares, já que mais usuários usam essa técnica abertamente e não há absolutamente nenhuma necessidade de torná-la praticamente invisível para eles.E para o mesmo aluno é importante não apenas gravar uma palestra, mas também poder ouvi-la durante o curso, ou seja, sem ter que transferir a gravação do som para um computador. UMA quanto mais funções um gravador de voz tiver, menos chances ele será muito pequeno. A escolha, felizmente, é ótima.
Avaliação das melhores modelos
Esta lista contém os 10 melhores modelos, que este ano foram reconhecidos como os melhores por vários especialistas (incluindo usuários reais com base em seus comentários). A informação apresenta um corte transversal de coleções temáticas, materiais de comparação de diferentes modelos: de barato a caro.
- Philips DVT1110. Um excelente gravador de voz se o seu objetivo principal for gravar notas pessoais. Dispositivo barato e compatível apenas com o formato WAV, é avaliado para 270 horas de gravação contínua. Um gadget multifuncional, compacto e leve com ampla faixa de frequência, facilidade de uso e excelente reputação de fabricante. As desvantagens do modelo incluem um microfone mono, suporte para um único formato. As marcas de gravação podem ser definidas no dispositivo. Feito na china.
- Ritmix RR-810 4Gb. Este modelo é o mais orçamentário da lista, mas cumpre seu preço mais do que. Possui memória interna de 4 GB. O ditafone tem um canal e um microfone externo de boa qualidade. Fornecido pelos fabricantes e um temporizador e bloqueio de botão e ativação por voz. O design não é ruim, há várias opções de cores, ele pode ser usado como um pen drive. É verdade que alguns usuários reclamam de pequenos botões (realmente não convenientes para todos), uma bateria que não pode ser substituída e ruídos que podem estar no material acabado.
- Ambertek VR307. Modelo universal, pois suporta 3 formatos de áudio. Ótimo dispositivo para gravar entrevistas. Ele "se disfarça" como uma unidade flash USB, portanto, com a ajuda dessa ferramenta, você pode fazer registros ocultos. Suas vantagens são leveza, tamanho reduzido, design agradável, capacidade de gravar até mesmo um sussurro, ativação por voz, 8 GB de memória, uma caixa de metal. Suas desvantagens - as gravações serão maiores, a opção de ativação de som pode demorar um pouco na resposta.
- Sony ICD-TX650. Pesando apenas 29g e ainda fornecendo gravação de alta qualidade. O modelo tem 16 GB de memória interna, 178 horas de operação em modo estéreo, corpo ultrafino, acionamento por voz, presença de relógio e despertador, design estiloso, temporizador de gravação retardado entre as opções, recebimento de mensagens e escaneando-os, excelente equipamento (não são apenas fones de ouvido, mas também um estojo de couro, além de um cabo de conexão para computador). Mas a opção já está fora do orçamento, não suporta cartões de memória, não há conector para microfone externo.
- Philips DVT1200. Incluído na categoria de gravadores de voz do orçamento. Mas não por muito dinheiro, o comprador compra um dispositivo multifuncional. O gadget é leve, o som é gravado perfeitamente em baixas frequências, o sistema de cancelamento de ruído funciona perfeitamente, há um slot para um cartão de memória. Desvantagens - a capacidade de gravar apenas no formato WAV.
- Ritmix RR-910. O aparelho é barato, mas conveniente, provavelmente, nesta classificação é a opção mais comprometedora, se você não quer gastar especialmente em um ditafone. Entre as suas vantagens - caixa de metal Hi-Tech, bem como display LCD, ativação por voz e temporizador, indicação do tempo de gravação, 2 microfones de alta qualidade, bateria capacitiva removível. E também possui rádio FM, possibilidade de utilizar o gadget como reprodutor de música e pen drive. E o dispositivo não tem desvantagens óbvias. Feito na china.
- Olympus VP-10. O gadget pesa apenas 38 g, possui dois microfones potentes embutidos, perfeitos para jornalistas e escritores. As vantagens óbvias da tecnologia incluem suporte para os 3 principais formatos de áudio, belo design, excelente memória para longas conversas, equilíbrio de voz, ampla faixa de frequência, versatilidade. A principal desvantagem do dispositivo é a caixa de plástico. Mas devido a isso, o gravador é leve.Não se aplica a modelos baratos.
- Zoom H5. Um modelo premium, de tudo o que se apresenta neste top, é o mais caro. Mas este dispositivo é verdadeiramente único. Possui um design especial com barras metálicas de proteção. Uma roda para ajuste manual pode ser vista sob a borda do meio. Ao adquirir tal dispositivo, você pode contar com um case superdurável, uma tela com a mais alta nitidez, 4 canais de gravação, alta autonomia, controle confortável, ampla funcionalidade e alto-falantes bastante potentes. Mas o modelo caro também tem desvantagens: não há memória embutida, o menu russo também não pode ser encontrado aqui. Finalmente, é caro (não é uma opção para a maioria dos alunos).
Mas você pode anexá-lo a um tripé, começar a gravar no modo automático e a classificação do sistema de redução de ruído do gadget também é alta.
- Philips DVT6010. É considerado o melhor gadget para gravar entrevistas e reportagens. Graças a uma tecnologia inovadora, a técnica garante uma gravação cristalina: o sinal de áudio é analisado na entrada e a distância focal é ajustada automaticamente em relação à distância do objeto. O modelo possui um menu simples (8 idiomas), bloqueio de teclado, indicador de volume de som, busca rápida por categoria de data / hora, caixa de metal confiável. Toda a estrutura pesa 84 G. O dispositivo foi projetado para um tempo máximo de gravação de 22.280 horas.
- Olympus DM-720. O fabricante vietnamita oferece um modelo que é líder em muitos tops do mundo. Corpo prateado feito de liga de alumínio, pesando apenas 72 g, display digital dot matrix com diagonal de 1,36 polegadas, clipe que fica preso na parte de trás do aparelho - esta é a descrição do modelo. Suas vantagens indiscutíveis incluem uma ampla faixa de frequência, design elegante, ergonomia, facilidade de uso e vida útil da bateria atraente. E este dispositivo também pode ser usado como uma unidade flash USB, que para muitos é o último motivo para comprar este modelo específico. Quanto às desvantagens, os especialistas não encontram falhas óbvias. Aqui você pode encontrar um despertador, uma secretária eletrônica, cancelamento de ruído, uma luz de fundo e alertas de voz. Uma excelente escolha, senão a melhor.
A classificação é compilada para ascensão, ou seja, a primeira posição não é a líder do topo, mas a posição inicial da lista.
Acessórios úteis
Na escolha de um gravador de voz, a possibilidade de usar acessórios adicionais com ele pode não ser a última. Isso inclui um estojo de armazenamento, fones de ouvido e até mesmo um adaptador de linha telefônica. Perfeito, se o dispositivo possui um conector para microfones externos que amplificam a gravação em vários metros e lutam contra interferências durante a gravação. Eles também ajudam na gravação ao ar livre se o gravador, por algum motivo, tiver que ser escondido atrás de roupas.
Como escolher?
A escolha entre digital e analógico é quase sempre a favor do primeiro. Mas também existem características não tão óbvias que precisam ser levadas em consideração ao escolher um gravador de voz.
- Formato de gravação. Geralmente são WMA e MP3. Cabe a cada usuário decidir se um formato proposto é suficiente para ele ou se ele precisa ter vários de uma vez. É verdade que um microfone de alta qualidade às vezes é muito mais importante do que a variedade de formatos.
- Tempo de gravação. E aqui você pode cair na isca do vendedor, que atrai em grande número. O tempo de gravação é a capacidade do cartão de armazenamento e o formato de gravação. Ou seja, características como taxa de compressão e taxas de bits entram em jogo. Se você evitar detalhes, é melhor olhar não para o número de horas de gravação contínua especificada, mas para um determinado modo. Será de 128 kbps - fornecerá boa qualidade mesmo para gravar uma longa palestra em uma sala bastante barulhenta.
- Vida útil da bateria. O tempo real de operação do gadget dependerá disso. Vale lembrar que existem modelos com bateria não removível e que não pode ser substituída.
- Sensibilidade. Isso é importante, pois a distância a partir da qual o gravador de voz gravará a voz depende dessa característica.Fazer uma entrevista ou gravar seus pensamentos é uma coisa, mas gravar uma palestra é outra. Um parâmetro significativo será a sensibilidade, indicada em metros, ou seja, quão sensível é o gadget, ficará claro pelo indicador indicado de metros de distância que o alto-falante pode estar.
- Ativação por voz (ou gravador de voz com reconhecimento de fala). Quando ocorre silêncio, o dispositivo portátil para de gravar. Isso é bem percebido em uma palestra: aqui o professor estava explicando algo diligentemente, e então ele começou a fazer anotações no quadro. Se não houvesse ativação por voz, o gravador teria gravado a moagem do giz. E então neste momento o aparelho desliga.
- Supressão de ruído. Isso significa que a técnica pode reconhecer o ruído e ativar seus próprios filtros de supressão para neutralizá-lo.
Estas são algumas das características mais importantes da escolha, outras funções não precisam de uma descrição detalhada (cronômetro, despertador, rádio, trabalho em um microcontrolador). As marcas são certamente mais preferíveis, mas de orçamento simples, modelos não tão conhecidos não devem ser excluídos dos considerados.
Onde e como é usado?
Para muitas pessoas, um gravador de voz é uma técnica profissional. Quanto a jornalistas, por exemplo. O objetivo do gadget é registrar informações de alta qualidade que não podem ser obtidas de nenhuma outra forma (esboço, uso de filmagem de vídeo).
Onde mais o ditafone é usado?
- Gravação de palestras, informações em seminários e reuniões. O último ponto às vezes é privado de atenção, mas em vão - pode ser mais difícil desvendar as notas do caderno mais tarde.
- Gravação de provas de áudio (para tribunal, por exemplo). Existem nuances quando este registro será adicionado aos materiais de investigação, mas em geral, esse uso é generalizado.
- Para gravar conversas telefônicas. E nem sempre isso é algo da série “para contencioso”, só que às vezes é mais fácil transferir o conteúdo da conversa para terceiros.
- Para manter um diário de áudio. Moderno e bastante prático: esses discos pesam pouco, ocupam pouco espaço. Sim, e às vezes é bom ouvir seu antigo eu.
- Como fiador de contratos. Por exemplo, se você emprestar a um amigo ou precisar definir os termos de um acordo.
- Para desenvolver suas próprias habilidades oratórias. Treinar na frente de um espelho nem sempre é tão eficaz, porque você tem que se avaliar online. E se você gravar sua voz, os erros e erros podem ser desmontados em detalhes. Muitas pessoas não têm ideia de como soam por fora, ficam ofendidas se os entes queridos lhes fazem comentários (“você fala muito rápido”, “engole cartas” e assim por diante).
Para gravar música, o ditafone raramente é usado hoje, apenas se você precisar corrigir uma melodia com urgência, a qual deseja encontrar para ouvir.
Visão geral da revisão
É sempre interessante ouvir usuários reais que já testaram o funcionamento deste ou daquele gravador. Se você ler as resenhas nos fóruns, poderá fazer uma pequena lista de comentários dos proprietários de gravadores de voz. O que os usuários avançados dizem:
- se você comprar um gravador com um grande número de funções, pode acabar sendo necessário raramente, mas você terá que pagar a mais por eles - você não deve duplicar o que já está no smartphone:
- os modelos de marca são quase sempre garantia de qualidade e não se deve temer se o equipamento for chinês (as marcas japonesas e europeias têm pontos de montagem na China e não se trata apenas de ditafones);
- comprar um gravador de voz profissional para uso pessoal, fora dos fins comerciais, é mais um impulso do que uma ação ponderada (um aluno não precisa de aparelhos caros para registrar seus pensamentos ou gravar palestras);
- a caixa de metal protege melhor o gravador de choques, que são quanto mais possíveis, menor é o dispositivo.
Não são apenas os jornalistas que trabalham com o ditafone, e se você tiver que gravar som com frequência, o smartphone pode não ser mais capaz, é hora de comprar outro gadget. Boa escolha!
O comentário foi enviado com sucesso.