Teste de tapetes dielétricos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como é verificado?
  3. Tempo e frequência

A proteção contra choque elétrico é muito importante. Para tanto, podem ser utilizados equipamentos e acessórios especializados. Portanto, é importante conhecer as nuances dos testes de tapetes dielétricos.

Peculiaridades

Os tapetes dielétricos são testados por inspeção visual.

Este procedimento tem como objetivo principal encontrar todas as deformações que interferem no funcionamento normal do dispositivo.

É provável que vários problemas privem o produto de suas propriedades protetoras. De acordo com as normas técnicas, a área facial não deve conter:

  • rachaduras;
  • furos;
  • entalhes;
  • desbaste protetor;
  • inclusões estrangeiras de qualquer tipo;
  • não homogeneidade de espessura;
  • 6 e mais conchas, cuja profundidade exceda 1 mm;
  • pelo menos uma protuberância se a altura for superior a 1 mm e o diâmetro for superior a 4 mm.

Mas os requisitos são impostos na superfície e no verso. Eles procuram conchas com uma profundidade de mais de 1,5 mm, um comprimento de mais de 35 mm e uma largura de mais de 20 mm. Também é necessário procurar saliências com altura igual ou superior a 1,6 mm e diâmetro igual ou superior a 5,1 mm.

Basta ultrapassar pelo menos um indicador para que o desvio seja reconhecido como crítico para a segurança.

A presença de 6 ou mais locais anormais por metro de comprimento é inaceitável; as características elétricas dos tapetes são verificadas adicionalmente.

Um teste de curvatura é obrigatório. A verificação implica em uma única dobra de 180 graus em duas direções opostas. Isso elimina a quebra dos tapetes. Quaisquer outros defeitos mecânicos também são inaceitáveis. Os resultados das verificações são exibidos nos materiais que os acompanham. E também são inseridos nos certificados de conformidade dos produtos da empresa.

Como é verificado?

A operação de tapetes dielétricos que não atendam aos padrões da GOST 4997-75 é proibida. O teste visa verificar a adequação dos produtos para instalações elétricas interiores e para contrapartes abertas (mas apenas em tempo seco). A espessura deve ser estritamente de 5 a 7 mm. Mesmo um ligeiro desvio desses limites é proibido. O comprimento varia de 0,5 a 8 m e a largura de 0,5 a 1,2 m.

Nos protocolos de inspeção, a cor é anotada (deve haver estritamente uma cor) e o grau de ondulação da superfície frontal. O teste elétrico envolve a aplicação de uma corrente alternada com uma frequência de 49,8 a 50,2 Hz. Nesse caso, a temperatura deve estar na faixa de +15 a +35 graus Celsius e a umidade relativa do ar de 45 a 75%.

Importante: tal verificação em condições reais de produção pode ser realizada pelo menos 6 horas após o término da vulcanização da borracha. Existem várias opções de verificação.

Na primeira versão, os tapetes são puxados entre os rolos de aço. A seção transversal dos eixos pode ser de 175 a 225 mm. Na verdade, os eixos são eletrodos. O membro rotativo inferior é aterrado e forçado a girar. A velocidade do movimento pode ser de 2,7 a 3,3 cm por segundo.

O eixo superior é conectado a uma fonte de corrente de alta tensão. Este elemento gira livremente. O comprimento dos eletrodos é selecionado de forma que o teste seja realizado em toda a largura, exceto 5 cm dos pontos extremos. O valor da tensão de teste é de 20.000 V. Os pontos de retirada da tensão elétrica na saída do carpete são selecionados por engenheiros.

O segundo método de teste é válido apenas para tapetes, cujo tamanho é exatamente 0,75 x 0,75 m. Para o trabalho, use banheiras de aço ou ferro fundido. A água atua como um eletrodo aterrado.O corpo de prova é colocado de modo que suas extremidades fiquem acima das bordas do banho em cerca de 5 cm. O segundo eletrodo é colocado no banho depois de despejar água na superfície da esteira. Suas bordas devem estar perfeitamente secas.

O início do teste é considerado o fornecimento de uma corrente de 20.000 V. Com esta exposição, o tapete deve ser mantido por exatamente 60 segundos. É permitida uma corrente de fuga máxima de 67 mA.

Um método alternativo é colocá-lo entre um par de eletrodos planos. Os cantos e laterais dos eletrodos são arredondados. O raio de arredondamento corresponde exatamente a 50% da espessura do eletrodo.

O tamanho dos eletrodos é selecionado de forma que eles não alcancem as bordas do carpete de todos os lados em 0,05 m. É permitido o uso de eletrodos com área menor que a área do carpete. Em seguida, o teste é realizado em todo o volume do produto, excluindo o impacto nas áreas testadas adjacentes mais de uma vez. A corrente de tensão industrial com uma frequência de 50 Hz é sistematicamente aumentada para 20.000 V em 60 segundos. A corrente de fuga não deve exceder 160 mA por sq. m.

Tempo e frequência

Os produtos dielétricos são testados periodicamente de acordo com um cronograma aprovado pela organização.

Todos os equipamentos de proteção, incluindo esteiras, devem ter marcas especiais no momento da última inspeção e teste.

O momento de verificação e inspeção de um tapete dielétrico é marcado no mesmo em forma de selo. Na ausência de tais informações, o uso de dispositivos de proteção não é permitido. Mesmo que não cause problemas, uma multa ainda pode ser imposta.

O momento específico de tal procedimento é prescrito em padrões estaduais e condições técnicas. Muitas vezes é perguntado - em que período de tempo é necessário testar tapetes de borracha. Este ponto não está consagrado em decretos regulamentares. No entanto, está prevista uma fiscalização com registro do total na documentação de cada ano. Uma inspeção não marcada deve ser realizada antes de cada uso para evitar acidentes; se, no entanto, for necessário testar os produtos, então isso é feito de acordo com os métodos descritos acima.

Independentemente do tempo de teste prático, o produto deve resistir a um grande número de dobras sem perder suas propriedades básicas.

Ao armazenar o tapete em um depósito, todos os seus parâmetros devem permanecer inalterados por 3 anos.

A qualquer momento, o produto deve suportar uma tensão de 10.000 V por 1 sq. milímetros. O espaçamento entre os pontos ranhurados é de 1 a 3 mm. Tapetes velhos não são permitidos.

Onde os tapetes dielétricos são testados, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário