Cadeiras ortopédicas para crianças em idade escolar: características, tipos e opções

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Como escolher
  6. Opinião dos consumidores

Na idade escolar, o esqueleto da criança passa por constantes mudanças estruturais devido ao curso do processo de crescimento corporal. Para garantir as condições adequadas à formação da massa musculoesquelética infantil, são necessários a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de suas deformidades. Uma cadeira ortopédica para crianças em idade escolar ajuda a prevenir a deterioração da postura e outros distúrbios. Sua escolha e funcionamento devem ser abordadas levando-se em consideração as características individuais e físicas da criança.

Peculiaridades

A principal característica da cadeira ortopédica infantil é a capacidade de ajustar suas unidades individuais. A alteração da posição permite ajustar a cadeira às necessidades individuais de cada criança.

As vantagens funcionais desta cadeira fornecem as condições para um apoio confortável para as costas. Pode ser usado em crianças com anomalias congênitas e curvatura das costas e outras partes da estrutura do esqueleto. Atua como agente profilático para atrofia e enfraquecimento da massa muscular da criança, cujo desenvolvimento e formação são prejudicados em decorrência de defeitos congênitos ou adquiridos.

A estrutura específica da estrutura permite atingir o mais alto nível de conforto, aliado a efeitos preventivos e terapêuticos. Todos os parâmetros de qualquer modificação do dispositivo são focados em fornecer um efeito positivo, mas não no design e outras características externas. Apenas alguns modelos são feitos com elementos de design feitos em estilo infantil.

Ter uma cadeira com recursos ortopédicos pode reduzir a necessidade de distração intermitente e a quantidade de exercícios de aquecimento que precisam ser feitos durante o intervalo. Isto é porque o design distribui uniformemente a carga nas articulações e músculos entre esses elementos do corpo.

Essa abordagem compensa a fadiga e os espasmos, que são extremamente importantes durante o crescimento do corpo da criança e a formação da postura.

Vantagens e desvantagens

Uma cadeira especial para crianças apresenta uma série de vantagens e desvantagens, cuja presença deve ser levada em consideração ao escolher uma modificação adequada. As vantagens óbvias incluem o seguinte:

  • versatilidade;
  • ergonomia;
  • facilidade;
  • funcionalidade;
  • eficiência.

Estas cadeiras são fabricadas com o objetivo de alcançar a máxima versatilidade. Podem ser combinados com uma mesa comum, o que dispensa a compra de um modelo especializado desta.

A ergonomia da gama de modelos permite controlar os mecanismos de ajuste mesmo com o esforço de uma criança. Com o treinamento adequado, ele será capaz de ajustar de forma independente determinados blocos da cadeira de acordo com o tipo de atividade realizada com sua ajuda.

A utilização de materiais leves na confecção permite reduzir a necessidade de controle sobre o uso da cadeira ortopédica pela criança. Se o dispositivo for selecionado de acordo com as características da idade, o risco de ferimentos devido ao aumento do peso da estrutura é excluído.

A funcionalidade das modificações permite uma configuração multidisciplinar dos elementos, dependendo da condição física da criança, sua idade, sexo e tipo de atividade.

A combinação de vantagens de uma cadeira ortopédica, em comparação com uma convencional, a torna uma ferramenta eficaz de prevenção e correção. Sua presença ajudará a definir o vetor correto para a formação da massa musculoesquelética da criança nos estágios iniciais de desenvolvimento.

As principais desvantagens deste tipo de cadeiras incluem os seguintes critérios:

  • barra de preço;
  • limitação do alvo;
  • a necessidade de consultar um médico;
  • contras individuais.

As cadeiras ortopédicas são classificadas como produtos médicos de natureza especial. Eles só podem ser adquiridos em pontos de venda especializados ou instituições apropriadas. O limite de preço desses aparelhos é relativamente alto, o que os remete a bens de valor médio e superior. Este fato reduz a possibilidade de aquisição de cadeira de tratamento por cidadãos com patrimônio inferior ao mínimo de subsistência estabelecido. Ao mesmo tempo, existem oportunidades de obtenção de uma cota e de um programa de apoio regional, aplicável nos casos de crianças com deficiência, cujo estatuto está devidamente formalizado.

Essas cadeiras são limitadas ao uso pretendido. Eles só podem ser usados ​​por uma criança na faixa etária correspondente à modificação. Depois de cruzar a barra de idade superior, a cadeira não pode mais ser usada. Seu uso posterior não pode garantir um efeito positivo.

A compra de um dispositivo ortopédico deve ser solicitada por um médico, o que requer um exame médico direcionado completo. Usar a cadeira por iniciativa própria não pode garantir um resultado positivo. Além disso, o efeito pode ser revertido.

Cada modificação pode ter suas próprias desvantagens, ditadas pelas características da estrutura ou erros de cálculo de engenharia. Isso é verdade para os modelos que entraram recentemente no mercado.

Variedades

Dependendo do tipo, a cadeira pode ser usada por um adolescente ou uma criança em idade pré-escolar. Entre as classes principais estão as seguintes modificações.

Clássico

Eles são uma cadeira de escritório comum, cujo design é complementado com funções que fornecem um efeito ortopédico sobre a massa musculoesquelética da criança.

O modelo clássico pode ter apoios de braço ajustáveis ​​disponíveis, mas este não é um elemento de design obrigatório. Na parte traseira existe um rolo, cuja localização corresponde ao nível da cintura sentada. Não existem funções adicionais para ajustar o encosto.

A presença de regulagem de altura é um elemento obrigatório deste tipo de bancos. Também pode haver blocos de modelo individuais que aumentam a funcionalidade do dispositivo.

Com apoio para os pés

Estas cadeiras incluem toda a gama de características inerentes às modificações clássicas e um apoio para os pés especial. 

Uma característica deste modelo é a capacidade de ajustar a posição.

Dinâmico

Este tipo de cadeira está desenhada de forma a que a sua colocação e regulação sejam automáticas. Após a montagem, é realizado o ajuste inicial, cujos parâmetros correspondem às características individuais da criança. No futuro, a cadeira, após pousar nela, assume a posição desejada, que muda dependendo da postura da pessoa sentada.

Isso possibilita o aproveitamento integral do corpo muscular, repetindo sua estrutura anatômica.

Opção de sentar-se em pé

Esses modelos permitem fixar a parte pélvica em uma posição estática. Eles podem ser ajustados para uso em pé ou sentado.

Em termos de funcionalidade, este tipo de cadeira assemelha-se a uma cadeira transformadora. A única diferença está nas formas adicionais de configuração.

Avaliação das melhores modelos

Entre os modelos de cadeira mais comuns para alunos e pré-escolares os seguintes fabricantes podem ser observados:

  • DUOREST Alpha A30H;
  • Assentos Comfort Ergohuman Plus;
  • Kulik System Fly;
  • Gravitonus UP Assento para pés.

Dependendo do modelo e marca do fabricante, o preço pode ser diferente. A marca nem sempre é um sinal de alta qualidade ou adequação direcionada. Uma cadeira adequada para uma criança de acordo com as características individuais é aquela que cumpre as suas funções e tem o máximo efeito positivo.

Como escolher

Os principais critérios para a escolha de cadeiras ortopédicas:

  • características de idade;
  • indicações médicas;
  • características de design;
  • barra de preço.

Ao escolher uma cadeira de estudante, você precisa prestar atenção à faixa etária de uso indicada pelo fabricante na documentação que acompanha. A idade da criança deve estar dentro da faixa prescrita. A compra de um aparelho com expectativa de “crescimento” é inaceitável. Nesse caso, o efeito esperado não será alcançado.

Antes de comprar, deve consultar um médico, pois a falta das indicações médicas adequadas pode levar a efeitos negativos no organismo da criança e agravar o seu estado de saúde caso ocorra alguma anomalia ortopédica.

Vale a pena escolher uma cadeira cujo desenho seja o mais confortável possível para cada criança em particular. Se houver vários em uma família, é mais provável que um assento não seja adequado para todas as crianças ao mesmo tempo.

O limite de preço também é um fator determinante na escolha de um modelo de cadeira ortopédica.

Opinião dos consumidores

As opiniões dos pais que compraram uma cadeira ortopédica para o filho divergem quanto aos benefícios. mas a maioria dos votos se reduz a comentários positivos... Pessoas relatam que após a compra, a postura da criança começou a melhorar, o número de dores de cabeça, dores na coluna, região lombar e omoplatas diminui, não há cãibras e espasmos musculares.

Para informações sobre como escolher uma cadeira ortopédica para um aluno, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário